• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Novo pc - 900€

queiroga12

Power Member
Boa tarde, estou a ajudar um amigo meu a montar um pc novo (o que ele tem não se aproveita nada da torre) e vinha aqui pedir-vos alguns conselhos.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
900€. quanto antes

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
pc completo


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming - maioritariamente 1080p, nada muito pesado. talvez uns god of war, horizon, etc sejam os mais pesados
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
o mais tardiamente possivel

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não se irá aproveitar nada

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> um pouco irrelevante aqui. que tenha um bom airflow e seja barata.

b. Processador (Intel ou AMD)
> irrelevante a marca, tivemos a olhar para um ryzen 5600X, que está barato e parece chegar para o que se pretende

c. Motherboard (chipset, formato)
> Abertos a sugestões, olhámos para a B550M

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 2x8gb chega, mais tarde se for preciso mete-se mais 2 pentes para chegar aos 32. aceitam-se conselhos de marcas, modelos, etc

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> preferência por nvidia, olhámos para a 4060 ti que parece o melhor negócio qualidade/preço para estas gamas

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 1tb ssd nvme

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> sem preferências

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
O objetivo é ligar à tv da sala e jogar por aí.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Neste momento, mantendo as opções que referi, vou com 625€ (cpu, mb e gpu) na amazon.de

Queria saber opiniões sobre as opções, e que sugerem para o resto (fonte, disco, ram, caixa)

Obrigado a quem puder ajudar
 
i5 12600KF +- 180 Promos em varios sitios. Bem superior ao 5600x...
Cooler Artic Freezer 36 +- 30 (19 euros no site da marca.
B760 +- 110
2x8GB 3600 CL18 +- 45
RX 6750 XT 350 na amazonia....
SSD NVME 500 GB Gen3 +- 35
Tens mts fontes de 850w 80 GOLD ATX 3.0 e PCI/E 5.0 a +- 100
Caixa a teu gosto...
 
Antes de mais obrigado pela resposta...algumas duvidas:

o cpu é superior, mas tb é mais caro. são 60€ de diferença, um aumento de 50%! Mas o cpu não é 50% superior. além do que tenho lido, o intel precisa de um cooler sem ser o stock, e o ryzen aguenta-se em gaming normal (o que aumenta o preço). confirmas?

em relação à gráfica, o meu amigo já teve alguns dissabores com amd e queria intel, tanto que nem procurei alternativas na amd. vou-lhe sugerir a ver o que ele diz, parece-me melhor negócio.

no resto dos componentes, estava mais numa de tentar ter alguma noção de marcas e modelos, que tenho andado por fora disto: que marcas recomendam, que marcas é melhor fugir, etc...
 
obrigado, nós no cooler o que iamos fazer era ver como se comportava o stock, e caso não gostássemos comprava-se um melhor depois, mas assim sendo vai já
 
em relação à gráfica, o meu amigo já teve alguns dissabores com amd e queria intel, tanto que nem procurei alternativas na amd. vou-lhe sugerir a ver o que ele diz, parece-me melhor negócio.

Penso que querias dizer Nvidia e não Intel 🙂 mas nesta gama é complicado porque a AMD tem uma vantagem grande em preço/qualidade sobre a Nvidia (e em VRAM disponível que dará um pouco mais de longevidade à gráfica, a não ser que vás para a versão de 16GB da 4060Ti). 4060 e 4060Ti normalmente não são consideradas boas compras a não ser que haja alguma razão muito específica para este PC onde a Nvidia tenha grande vantagem sobre a AMD, p.ex PC que vai trabalhar com AI, ou o consumo/calor gerado seja extremamente importante.
 
Penso que querias dizer Nvidia e não Intel 🙂 mas nesta gama é complicado porque a AMD tem uma vantagem grande em preço/qualidade sobre a Nvidia (e em VRAM disponível que dará um pouco mais de longevidade à gráfica, a não ser que vás para a versão de 16GB da 4060Ti). 4060 e 4060Ti normalmente não são consideradas boas compras a não ser que haja alguma razão muito específica para este PC onde a Nvidia tenha grande vantagem sobre a AMD, p.ex PC que vai trabalhar com AI, ou o consumo/calor gerado seja extremamente importante.

isso =D

pois, a minha ordem de ideias foi ver qual a gráfica que conseguia com o orçamento, só olhando para a nvidia devido à restrição. fiquei limitado à 4060 ti ou 3070, e pelos testes que vi online a 4060 ti saía a ganhar...vou ver o que ele diz.
 
So para terminar se o teu amigo "sabe tudo", pk perg aqui?
Apenas dar esta ultima informacao,relembrar que ja foram lancados os Ryzen 8400F e 8700F, eu nao concordo eu comprar um sistema tao perto das novas plataformas da geracao anterior, se queres AMD ias para o Ryzen 7600

Cumprimentos
 
Quem é que disse que ele sabe tudo, ou sequer algo parecido? Eu apenas disse que ele preferia não comprar gráfica AMD por ter tido más experiências no passado. Parece-me algo normal, todos nós já tivemos más experiências com a marca X ou Y. Mas eu, concordando convosco vou tentar convence-lo a comprar gráfica AMD.

relembrar que ja foram lancados os Ryzen 8400F e 8700F
Obrigado pela informação, mas do que pesquisei agora parece-me que ainda não está à venda, pelo que não são opção.

se queres AMD ias para o Ryzen 7600
Tendo em conta que custa praticamente o dobro do outro, não vejo como se enquadra no orçamento referido.
 
Back
Topo