Novos AMD/ATI Catalyst 9.10 (pag 17)

:'(:004::004:http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2009-03-05-025-35-RV-HW-SW

Grandes filhos da mãe estes da ATI... vão deixar de suportar a R600 logo a minha ATI X1600 do portatil vai deixar de ser suportada!!!! :004::004:

ATI nunca mais!!!!!!!!!!!!!! :004:

Neps... vão deixar de suportar anteriores a R600. A R600 (HD2000 e HD3000) e R700 (HD4000) mantém-se. Mas é chato... já estou na última geração suportada. Quando comprei o meu laptop já haviam HD3000 mas só em desktop grr...! E agora HD4000 em laptop também nem vê-las! Espero que as R600 se aguentem mais uns tempos (até mudar de portátil e tal).

Na NVIDIA ainda suportam até à Geforce 6 de 2004 que tenho uma no Desktop. A ATI sempre dropou muito cedo o suporte.

Também fiquei apreensivo e com receio :(
 
Última edição:
A diferença é que os vários drivers legacy da NVIDIA ainda vão levando updates que permitem que funcionem com a evolução do kernel e Xorg... enquanto este driver legacy da ATI vai ficar estático e eventualmente deixar de funcionar.

Se um fabricante dropasse assim desta maneira o suporte para os clientes que correm windows, era outra história... por estas e por outras é que depois dizem que o Linux é que não presta :|
 
A diferença é que os vários drivers legacy da NVIDIA ainda vão levando updates que permitem que funcionem com a evolução do kernel e Xorg... enquanto este driver legacy da ATI vai ficar estático e eventualmente deixar de funcionar.

Se um fabricante dropasse assim desta maneira o suporte para os clientes que correm windows, era outra história... por estas e por outras é que depois dizem que o Linux é que não presta :|

O Drop não é geral para Windows e Linux?
EDIT:
Já confirmei no Phoronix... o drop tanto é para Windows como para Linux. Filhos da mãe! Ainda não me afecta mas estou solidário pois em breve serei eu!
EDIT2:
Em Windows ainda é capaz de haver tools tipo esta: http://www.driverheaven.net/modtool.php
Mas para Linux não me parece!
 
Última edição:
É uma palhaçada! Consideram obsoleto um portatil com 2 anos? O meu LG S1 quando saiu era um grande portatil e ao fim de 2 anos retiram o suporte!

Sinceramente ATI NUNCA MAIS!

PS- Só espero que isto não me faça regressar ao Ruindows!
 
É uma palhaçada! Consideram obsoleto um portatil com 2 anos? O meu LG S1 quando saiu era um grande portatil e ao fim de 2 anos retiram o suporte!

Sinceramente ATI NUNCA MAIS!

PS- Só espero que isto não me faça regressar ao Ruindows!

O meu tem 1 ano e meio... já apanhe HD2xxx mas compreendo a tua revolta! Quem me diz que mais 1 ano não sou eu grrrr...

A NVIDIA é muito melhor... pode ter gráficas mais caras, e por vezes inferiores para o mesmo preço, mas presta um serviço de suporte muito melhor.
 
Se um fabricante dropasse assim desta maneira o suporte para os clientes que correm windows, era outra história... por estas e por outras é que depois dizem que o Linux é que não presta :|

phoronix.com disse:
Beginning next month with the Catalyst 9.4 release, support for the R300/400/500 generations of graphics processors will be dropped from AMD's mainline ATI driver. In a move they hope will allow them to focus their efforts on newer and upcoming graphics processors, the mainline Catalyst driver on both Linux and Windows will stop supporting cards older than the Radeon HD 2000 series.
FAIL :007:

É uma palhaçada! Consideram obsoleto um portatil com 2 anos? O meu LG S1 quando saiu era um grande portatil e ao fim de 2 anos retiram o suporte!

Sinceramente ATI NUNCA MAIS!

PS- Só espero que isto não me faça regressar ao Ruindows!
Sim o pessoal percebeu à primeira que já não vais comprar outra grafica ATI.

Ires para o Windows porquê? Ficares em pior posição que em Linux? Em Linux tens 3 drivers alternativas à binária e se quiseres continuar a usar a binária, não basta não actualizes o Kernel e o Xorg... que para quem tem um computador com uma gráfica dessas não é problema.

Sim, é uma má jogada da ATI, porque abandona o suporte, ao contrário da nvidia que simplesmente delegou o suporte para uma versão mais antiga que recebe updates menos frequentes. No entanto não é nada de surpreendente... o historial das drivers binárias da ATI é auto-explicativo. O verdadeiro valor está no fornecimento da documentação para ajudar as drivers opensource.
 
Not fail, a situação em Linux e em Windows não é a mesma. O driver para Windows como está ainda vai poder ser utilizado durante bastante tempo nas plataformas actuais do Windows, provavelmente também no Windows 7, e possivelmente só deixará de funcionar na plataforma que se seguirá ao Windows 7. Enquanto no Linux, o driver proprietário corre o risco de deixar ser compatível com versões subsequentes do kernel e do Xorg uma vez que não vai ter mais qualquer suporte.
 
"Provavelmente"...
Então aplica-se o mesmo ao Linux... eu adivinho que "provavelmente" vão haver hacks para as deixar a funcionar. A ATI fez borrada com as drivers de 64bits e em Arch, os utilizadores ainda estão encravados com a 8.12. No entanto, no AUR esteve um PKGBUILD que instalava a 9.2 em 64bits.
Suporte é suporte... não é por "provavelmente" vir a funcionar que a empresa vai corrigir os problemas quando eles aparecerem.
 
Também é verdade que muita gente usa o Windows XP há anos e assim vai continuar, o mesmo acontecerá em relação ao Vista que muita gente vai continuar a usar durante bastante tempo... o pessoal do Linux normalmente faz upgrades muito mais frequentemente (não deve haver muita gente que hoje vá buscar e instalar o Ubuntu 5.10 por preferir essa versão). Logo ali levam uma versão mais recente do kernel e tudo o mais, logo o risco de incompatibilidade com o driver que está parado. Poderá haver hacks, mas claro que sempre era melhor que houvesse suporte oficial.
 
FAIL :007:


Sim o pessoal percebeu à primeira que já não vais comprar outra grafica ATI.

Ires para o Windows porquê? Ficares em pior posição que em Linux? Em Linux tens 3 drivers alternativas à binária e se quiseres continuar a usar a binária, não basta não actualizes o Kernel e o Xorg... que para quem tem um computador com uma gráfica dessas não é problema.

Sim, é uma má jogada da ATI, porque abandona o suporte, ao contrário da nvidia que simplesmente delegou o suporte para uma versão mais antiga que recebe updates menos frequentes. No entanto não é nada de surpreendente... o historial das drivers binárias da ATI é auto-explicativo. O verdadeiro valor está no fornecimento da documentação para ajudar as drivers opensource.

Isso seria verdade se as actuais drivers fossem muito boas... mas não são!!! E deixar de utilizar novas distros (logo novo kernel) só porque a ATI acha que a placa é velha... sinceramente não gostei mesmo nada desta atitude!

A minha esperança está na evolução das drivers opensource isso sim!
 
Some of the fixes in the Catalyst 9.5 driver include fixing screen corruption after performing a VT switch when using a VESA frame-buffer, a blank screen issue when resizing the video window, supports TV properties when RandR 1.2 is being used, finishes the GLSL 1.4 support, and there are also various OpenGL fixes.

Overall the feedback so far on the Catalyst 9.5 has been fairly positive with some users reporting minor improvements. The latest ATI Catalyst driver for Linux can be downloaded at AMD.com if you are not relying upon your distribution's package management system.

The Catalyst 9.5 driver for Linux continues to lack support for X-Video Bitstream Acceleration (XvBA). Well, technically everything is in place since last year, but AMD still has not released the documentation or patches to make this accelerated video interface usable by any media players. There is also no Linux 2.6.29 kernel support yet, nor any support for the forthcoming Linux 2.6.30 kernel.
Fonte
Página Oficial
Release Notes
 
Não consigo arrancar o catalyst em super user da um erro deste género
Could not launch 'ATI Catalyst Control Center (super-user)'
Failed to execute child process "amdxdg-su" (No such file or directory) , alguém consegue.

Já agora, é possível activar a opção triple buffer no ubuntu, é que no windows aparece me no ccc e neste SO não:confused:
 
Última edição:
Não consigo arrancar o catalyst em super user da um erro deste género
Could not launch 'ATI Catalyst Control Center (super-user)'
Failed to execute child process "amdxdg-su" (No such file or directory) , alguém consegue.

Já agora, é possível activar a opção triple buffer no ubuntu, é que no windows aparece me no ccc e neste SO não:confused:


9.7 e a bost* repete-se, para alem do mais que o ccc ainda é o antigo!:grumpy:
 
De facto ja sairam os 9.7, mas novidades são praticamente nulas. Ainda nada sobre o XvBA(X-Video Bitstream Acceleration) :(
Few Features
(vazio)

Support for new Linux operating systems
This release of ATI Catalyst™ Linux introduces support for the following new operating
systems:
z RedFlag DT 7.0 production support

Resolved Issues

The following section provides a brief description of resolved issues with the latest
version of the ATI Catalyst™ Linux software suite. These include:

z X segmentation fault no longer occurs after applying reflections or rotations on some
systems that support Xrandr 1.2 or higher
z Catalyst Control Center hot plugging a secondary display no longer causes screen
corruption in clone mode
z Monitor are now disabled after removing the secondary display when system is in
standby
z Some systems now report CrossFire adapters available during driver re-install
z On some multi-monitor configurations disabling one display no longer causes both
displays to become disabled
z X Server does not intermittently fail to start on some multi adapter configurations
z Executing xrandr --prop no longer causes Ubuntu 9.04 X Server to stop responding
z [Ubuntu 9.04] Segmentation fault no longer occurs with X server Xinerama is
enabled

Known Issues

The following section provides a brief description of known issues associated with the
latest version of ATI Catalyst™ Linux software suite. These issues include:

z Toggling between terminals may cause the system to become unresponsive
z Catalyst Control Center Display Manager may fail to display HDTV PAL modes
z The mouse cursor may fail to switch between primary and secondary display in some
dual-head configurations
z “aticonfig -xinerama=o”n may result in different dimension and dpi settings between
Ubuntu 8.10 and 9.04
z RandR 1.2 specifying Rotate in xorg.conf may cause X startup to fail
z The mouse cursor may show incorrect rotation and position on some systems with
large desktop enabled
z Removing secondary display may cause the login screen to appear on the ghost
monitor
z Moving the mouse cursor between two displays may show a the cursor on both
displays simultaneously
z System may stop responding when running Return to Castle Wolfenstein
Página Oficial
 
boas pessoal
venho por aqui uma duvida porque eu não percebo nada disto
eu comprei uma placa radeon hd 4670 de 1 GB a minha duvida e se vale a pena fazer a actualização para cersao 9.7 visto que não uso o pc para jogar mas tenho o pc ligado ao lcd por hdmi para ver filmes ,valera a pena fazer esta actualização ou não ?
se me puderem tirar a duvida agradecia
fiquem bem
 
A lista que apresentas:

ATI Desktop and Integrated Product Family Support

The ATI Catalyst™ Linux software suite is designed to support the following ATI desktop products:
Radeon® X1900 series
Radeon® X600 series
Radeon® X1800 series
Radeon® X550/X300 series
Radeon® X1600 series
Radeon® 9800 series
Radeon® X1300 series
Radeon® 9700 series
Radeon® X850 series
Radeon® 9600 series
Radeon® X800 series
Radeon® 9550 series
Radeon® X700 series
Radeon® 9500 series
Radeon® Xpress1200 series
Radeon® Xpress 1100 series
Radeon® Xpress 200 series

não está correcta, visto que a ATI deixou de suportar as placas X600, X700, X800 ... etc. A lista de compatibilidades correcta é desde a ATI HD 2400 até a ATI HD 4890, nas release notes correctas está lá a lista.
 
Back
Topo