Overclocking Para Iniciados

hm...ok então.Como provávelmente vou precisar de bastante tempo vou deixar isto para o fim-de-semana, porque assim vou poder fazer isto com calma. Se fosse Terça só dava mesmo ao fim da tarde e assim,era á pressa.
Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda :)
Abraço
 
_Rock_ disse:
Ok,mas não sei se percebeste.
Depois de saber o máximo do cpu e o máximo das memórias tenho de os combinar,certo?
Pronto,o meu multi. de origem é de 9,e vamos supor que o máximo que as rams deram foi 250 e que o máximo do cpu foi de 2100. (isto tudo inventado)
Então ponho o multi. a 9 e multiplico com o máximo das rams ou seja 250. Isto dá 2250.
Isto assim não daria pois não? Então tinha de baixar por exemplo o multi. para ficar mais ou menos certo,não é? Ou então mudar os divisores das mems,certo?
Já me confundi todo :D lol
Abraço


pera aí...


uma coisa que ja podes meter na cabeça é: esse CPU vai esticar muito mais que as memorias! vou te dar um exemplo...


max do CPU 300 (2.7ghz...)
max da RAM 250

config ideal: 300 x 9 = 2.7ghz e ram com divisor 166 ficas com ambos no maximo!
 
Sway disse:
nao estas a perceber... os divisore só são precisos quando as memorias nao aguentam o HTT... se elas estiverm em 1:1 é perfeito!
Isto não é inteiramente verdade do ponto de vista de banda de memória. uma vez q a 300htt podes ter de por uns 3 4 4 11 e teres banda de 6800mb/s e ao aplicar um divisor e por a 250htt a 2.5 3 3 11 ter uma banda de 7000mb/s. é uma questão de timings também.
 
Já tinha perguntado isto antes mas não tinha percebido a tua resposta Sway.A pergunta é:
-Quando for para testar as mems,tenho de baixar o multi para 7x ,deixar o LDT a 2.5 ou 3,o V.Core como tinha para testar o Cpu e depois meter os divisores a 1/01. Isto é o que está no guia. Agora a pergunta: Não será mais segura para as mems, por divisores não tão puxados e depois testar ?
Não será abusado para as minhas mems ir logo para o 1/01? :)

Peço desculpa por ter feito a mesma pergunta outra vez,mas não tinha percebido...:P

Obrigadão! :cool:
Abraço


Já agora o Memtest,quando feito o unzip fica aquela iso da direita e depois é só gravar para um cd certo? :P
 
Última edição:
qualquer divisor que metas vai relaxar as memórias. se não o entendes dessa maneira é porque percebes mal o significado e acção de um divisor.

A ideia é do tipo:

meteres o multi a 7 e depois ires subindo o htt em 1:1 até brekar e depois disso utilizas os divisores para tares sempre com esse htt nas mems e afinares o CPU. Isto no entanto é uma tarefa dificil pois pode não ser facil encontrar o multi certo para o divisor certo no caso de escolheres um multi X.5.

No meu caso tenho +- isto:

350x8 e tenho o divisor de 150 e as mems tao a 280

não tenho o pc agora a frente mas e algo disto
 
Pois,estou a ver. Esta parte das mems é que me deixa confuso...:confused:
Obrigado pela explicação :)
Abraço

EDIT: Tenho de arranjar € rápidamente,para meter o WC. Tenho o quarto mesmo quente e tenho neste momento o Opteron em Full a 39ºC (default) ...:(
 
Última edição:
Daniel Maia disse:
num t assustes com os 39º em full....é normal

nao é normal nao...

é um single core e tem éssa temp em default... o meeu tem essa temp em full folding e a 2700mhz.. dual core btw...

WC? why?
 
Sway, mete um stock cooler no teu, e vê as temps a default... Até fugias...

Os 39º é mais que normal, desde k ele não passe dos 50º não tens problemas _Rock_...

Epah metes as mems a 1:1 (Isso é o default) e o CPU a 200 de HTT, mudas o multiplicador para 7 por exemplo, e vais subindo o HTT, até as mems darem de si... Não sei quais são senão dava-te uma ideia por alto...
 
God_Lx disse:
Sway, mete um stock cooler no teu, e vê as temps a default... Até fugias...

Os 39º é mais que normal, desde k ele não passe dos 50º não tens problemas _Rock_...

Epah metes as mems a 1:1 (Isso é o default) e o CPU a 200 de HTT, mudas o multiplicador para 7 por exemplo, e vais subindo o HTT, até as mems darem de si... Não sei quais são senão dava-te uma ideia por alto...
ok God_Lx obrigadão :)

Quanto ao OC das mems: Não sou suposto testar primeiro o CPU? E não é depois de saber o máximo do CPU que devia fazer essa parte de meter os divisores a 1/01 e baixar o multiplicador?

Imaginemos que faço como dizes aí,vai haver uma certa altura em que as mems não dão mais,não é? E supomos que é 220 de HTT,mas eu queria subir mais o HTT porque queria mais no CPU,então aí é que deveria usar os divisores certo?

Man,as mems confundem-me :D

Sway, WC porquê? Também pensei nisso,mas o meu quarto por vezes fica muito quente e isso iria prejudicar,além disso já tenho alguns componentes WC,portanto só me falta algumas peças.
BTW: Fui agora ver a temp do cpu e está a 40ºC,á tarde estava a 34ºC. Isto aquece sempre á noite que é quando eu tenho quarto mais quente...

Obrigado a todos! :)
Abraço
 
Estas a falar de temps em full certo?entao esquece la isso que esta bom...tambem ando a pensar em WC mas é para manter isto calado,porque de resto para mim é igual ter isto a 20/30/40 graus...
Imaginemos que faço como dizes aí,vai haver uma certa altura em que as mems não dão mais,não é? E supomos que é 220 de HTT,mas eu queria subir mais o HTT porque queria mais no CPU,então aí é que deveria usar os divisores certo?
Exacto,é mesmo isso.Quanto ao que perguntaste antes,é indiferente o que fazes primeiro.
 
BOAS!!!

eu sou totalmente novato nestas experiências....

e queria aprender a fazer a nobre arte do OC, tenho aqui o meu pc "velho" em q vou treinar...
como estou em vias de comprar um novo queria primeiro aprende cm s faz, s estragar este n há problm... é da maneira q o outro vem + depressa!!!:lol:

portanto tenho um P3 1.0 6_ _MHz, e 393mb d ram 128/256.. e queria saber cm fazer isto li o guia e já fiquei a saber alg coisa....ms inda preciso d ajuda, por onde começo??? agradeçia ajuda

cumps
 
greeneyes_scp disse:
BOAS!!!

eu sou totalmente novato nestas experiências....

e queria aprender a fazer a nobre arte do OC, tenho aqui o meu pc "velho" em q vou treinar...
como estou em vias de comprar um novo queria primeiro aprende cm s faz, s estragar este n há problm... é da maneira q o outro vem + depressa!!!:lol:

portanto tenho um P3 1.0 6_ _MHz, e 393mb d ram 128/256.. e queria saber cm fazer isto li o guia e já fiquei a saber alg coisa....ms inda preciso d ajuda, por onde começo??? agradeçia ajuda

cumps


se leste um guia deves saber por onde começar... mas normalmente o ponto de partida é na BIOS!
 
Luis_ disse:
Estas a falar de temps em full certo?entao esquece la isso que esta bom...tambem ando a pensar em WC mas é para manter isto calado,porque de resto para mim é igual ter isto a 20/30/40 graus...

Exacto,é mesmo isso.Quanto ao que perguntaste antes,é indiferente o que fazes primeiro.
Thanks man! :)
Abraço
 
pois, ms o manual da board!!! quê dê! lol

acho q vou fazer por instinto, lol... já tive a ver umas coisitas na bios... s tiver alg dúvida pergunto... amanhã vou começar a comprar o outro dps quero lá saber deste!!!!

já ag a minha grafica é d 8Mb, posso fazer alg coisa pr pôr mais Mb? sem gastar dinheiro!

cumps
 
greeneyes_scp disse:
pois, ms o manual da board!!! quê dê! lol

acho q vou fazer por instinto, lol... já tive a ver umas coisitas na bios... s tiver alg dúvida pergunto... amanhã vou começar a comprar o outro dps quero lá saber deste!!!!

já ag a minha grafica é d 8Mb, posso fazer alg coisa pr pôr mais Mb? sem gastar dinheiro!

cumps

nao!:lol:
 
greeneyes_scp disse:
pois, ms o manual da board!!! quê dê! lol

acho q vou fazer por instinto, lol... já tive a ver umas coisitas na bios... s tiver alg dúvida pergunto... amanhã vou começar a comprar o outro dps quero lá saber deste!!!!

já ag a minha grafica é d 8Mb, posso fazer alg coisa pr pôr mais Mb? sem gastar dinheiro!

cumps

overclock não é propriamente multiplicar,como que por magia,o hardware :002:
 
Back
Topo