Pequena Review entre PSP e DS by RavenMaster

Vá lá pessoal, não vamos entrar numa guerrinha do tipo "o meu pai é mais forte que o teu" :P

Vamos apreciar o melhor dos dois mundos...por um lado a PSP, toda artilhada de tech e boas promessas para este ano (GPS, cam, RSS video, PSOne Emulator...)...e por outro a DS, toda cheia de inspiração e pormenores originais (jogos, duplo ecrã, interacção com o jogador com o touch screen) ;)

Quanto a consolas, prefiro a PSP...Agora estão a surgir propostas muito interessantes de jogos realmente originais ... again.... LocoRoco....(já tou completamente viciado...). Depois o grande ecrã, o verdadeiro trunfo da consola...

Quanto a autonomia tenho que dar o prémio à DS...mas também...os jogos não chegam sequer a "puxar" como "puxam" os da PSP...porque isto de colocar jogos ao nível de uma PS2 (como o Daxter e o GTA, por exemplo...arrebenta a bateria toda...). Acredito que com o tempo saia no mercado novas propostas de baterias...

Eu já joguei Nintendo DS duas vezes.
Uma joguei o tal jogo do Wario....pareceu interessante...mas não me cativou muito (talvez por não ter jogado numa Lite...)
Joguei também o Animal Crossing: Wild World, que me pareceu muito original (se bem que não me pareceu bem um jogo...mais uma simulação "fofinha" :)......mas tem pormenores altamente....como já debatido noutros tópicos...)


Resumindo, acho que as duas consolas são para dois públicos distintos. Eu fico-me pela PSP... Não estou nada arrependido. Já tive muitos anos com o Gameboy quando era puto pequeno...e foi para mim a consola portátil que mais me marcou!
Mas por agora, estou-me a deixar render pela PSP....(e neste momento pelo fantástico LocoRoco...) ;)
 
Sem ter que fazer quote de tudo o que disseste Silenx, não achas que o Loco Roco, o grande trunfo da PSP neste momento no que a originalidade se refere (tal como afirmas), não é um jogo tipicamente "nintendesco"?

A PSP é uma excelente consola, não lhe retiro o mérito da superioridade tecnológica em relação à DS em nenhum aspecto, no entanto não posso deixar de achar curioso que quase todos os possuidores da PSP (aqui no fórum) se tenham deliciado com um jogo tão simples e "básico" como o Loco Roco. Penso que isto só prova uma coisa, por mais potente que seja a plataforma, se os jogos não forem bons a consola pouco ou nada vale.

Foi este argumento que pesou na compra da minha DS, a jogabilidade/originalidade. E, como não sou "hardcore gamer", optei pela DS, onde jogos como o Loco Roco (simples e básicos) são ao pontapé. É ligar a consola e jogar, tão simples como isso.

Isto já foi dito e repetido, a DS é uma consola para pessoas que não "jogam", apenas procuram uma pequena distracção ocasional. Não faz sentido sequer pensar uma "guerra" entre as duas consolas, tal como o Silenx disse e bem, são consolas muito diferentes para públicos muito distintos.

Para rematar, não deixa também de ser interessante o facto de ultimamente (aqui no fórum pelo menos) se começar a ver pessoas que investem nas duas consolas, muito provavelmente com finalidades bastante diferentes.
 
Última edição:
Jintro disse:
Sem ter que fazer quote de tudo o que disseste Silentx, não achas que o Loco Roco, o grande trunfo da PSP neste momento no que a originalidade se refere (tal como afirmas), não é um jogo tipicamente "nintendesco"?

A PSP é uma excelente consola, não lhe retiro o mérito da superioridade tecnológica em relação à DS em nenhum aspecto, no entanto não posso deixar de achar curioso que quase todos os possuidores da PSP (pelo menos aqui no fórum) se tenham deliciado com um jogo tão simples e "básico" como o Loco Roco. Penso que isto só prova uma coisa, por mais potente que seja a plataforma, se os jogos não forem bons a consola pouco ou nada vale.

Foi este argumento que pesou na compra da minha DS, a jogabilidade/originalidade. E, como não sou "hardcore gamer", optei pela DS, onde jogos como o Loco Roco (simples e básicos) são ao pontapé. É ligar a consola e jogar, tão simples como isso.
Não nego que a DS tem jogos mais originais, porque os tem :) Eu gosto da PSP pela envolvência que o ecrã me dá...também porque posso ver filmes/séries TV ...(vi bastante LOST nela...aproveitar as horas mortas em salas de espera, etc...).

Quanto ao me deliciar com um jogo simples como o LocoRoco, é verdade.. e concordo que seja um bocado "nintendesco"...

Mas eu também me delicio com jogos (não tão originais), mas muito bons, como o Wipeout Pure (sou fã assumido da saga...), GTA (levar a Liberty City no bolso é uma proesa para o mundo das consolas portateis...) e o viciante Burnout, p.e. Imagina também quando sair o Gran Turismo 4 para a PSP. Como é que a DS iria lidar com isso? Não ia, simplesmente...


Lá está...se calhar é por eu ser um "hardcore gamer" (embora cada vez menos....então no tempo de aulas, chapéu...só de vez em quando...),que me decidi pela PSP ;)


Por essas razões optei pela PSP, por ter jogos que conheço e que jogo numa PS2, ou PC, mas em ambiente portátil! E isso para mim interessa-me....embora muitos não o queiram...e eu respeito a opinião, sem dúvida.

Agora, está a surgir uma vaga de jogos sem ser "ports" para a PSP... (E já tem alguns...como p.e. Mercury, Exit, Lumines, LocoRoco, etc..)

Mas para finalizar, a minha escolha foi por: ter "ports" de jogos ao nível de uma PS2, só que em ambiente portátil; o grande e deslumbrante ecrã; e ser como um media center...
Agora espero mais jogos originais, mais "ports" (GT4 e Final Fantasy...), e novidades, mais para o fim do ano, como o emulador de PSOne, RSS video, GPS e Eye toy camera...



É isso Jintro, nada de guerras entre as duas :) concordo plenamente ;)
 
Última edição:
Jintro disse:
Para rematar, não deixa também de ser interessante o facto de ultimamente (aqui no fórum pelo menos) se começar a ver pessoas que investem nas duas consolas, muito provavelmente com finalidades bastante diferentes.


essa boca foi para mim ? :x2: j/k ;)
sim, sem dúvida
como está descrito lá em cima, foi para ir à procura de algo mais que adquiri a PSP senão tinha-me ficado com a DS
não troco uma pela outra e caso acontecesse algo neste momento que tivesse de me despachar de uma, a PSP seria a sacrificada sem pensar duas vezes

senão vejamos o meu caso em particular, mesmo com a DS de origem, sem acessórios adicionais:

- jogos => DS, Qtek 9000 (corre tudo o que é emuladores)
- mp3 => leitor MP4 1Gb, Qtek 9000 SD2Gb, Motorola E1000 TF512Mb, SonyEricsson K700i
- video => Qtek 9000, leitor MP4 (sim, o ecrã é pequeno, mas ve-se :D )
- internet => Qtek 9000

e mesmo assim comprei a PSP :)
por necessidade não foi, visto o Qtek fazer tudo o que ela faz excepto, obviamente, correr os jogos com a qualidade da PSP visto não ter sido construido para isso, embora já corra uns jogos 3D muito porreiros
eu quis ter nas mãos o que está a captar tanta gente e ver se realmente compensava o investimento que se faz em relação a uma DS (penso que o base são ou eram 50€ de diferença entre elas)
sem duvida que me estou a divertir tanto que ando a gastar uma bateria por dia mas isso realmente irrita :P

para mim, não compensou em Londres (tanto que não esperei pela PSP e trouxe a DS) e continua sem compensar
agora cada um faz a sua equação de ponderação :D
 
Isto é simplesmente uma questão de gostos e sobretudo de $$$. Qualquer pessoa tem a liberdade de comprar uma PSP ou uma DS, e a única razão de compra será sempre os seus próprios gostos. E se os seus gostos servirem as duas máquinas, só a falta de $$$ é que pode impedir de comprar ambas as máquinas. Tudo o resto são os "gostos" dos outros, que de pouco ou nada nos servem.

Para mim a PSP é a consola portátil por excelência, o sonho de qualquer Hardcore Gamer no mundo portátil. Não vejo a DS tanto como consola portátil na sua essência, mas sim pela sua proposta Casual Gamer.
 
xetiro disse:
Isto é simplesmente uma questão de gostos e sobretudo de $$$. Qualquer pessoa tem a liberdade de comprar uma PSP ou uma DS, e a única razão de compra será sempre os seus próprios gostos. E se os seus gostos servirem as duas máquinas, só a falta de $$$ é que pode impedir de comprar ambas as máquinas. Tudo o resto são os "gostos" dos outros, que de pouco ou nada nos servem.

Para mim a PSP é a consola portátil por excelência, o sonho de qualquer Hardcore Gamer no mundo portátil. Não vejo a DS tanto como consola portátil na sua essência, mas sim pela sua proposta Casual Gamer.

o hardcore gamer n gosta de esperar e na PSP por vezes tens tempos de loading graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnndddddddddddeeeeeeeeeessssssssss a n ser que jogues a partir do cartão de memoria!!

a ds tem uma bateria de maior duração e a PSP tem graficos, a DS o jogo inovação e a PSP o franchise ... quem pode tem as 2 consolas...
 
Em termos da Lite, as diferenças nos ecrãs são tão grandes que até fazem os jogos parecer outros. Procura uns videos no YouTube para fazeres a comparação entre as duas. É que a diferença é muita, e significativa.

A DS espera um browser mais para o final do ano, mas em principio será pago (uma menos valia claro) e actualmente não tem serviço de download de demos ou actualizações.

Esclarecendo - pago no sentido de comprar o cartucho, nada mais. E apesar de em portugal ainda não estar disponível, já existe um serviço de download de demos e extras para a DS.

Para mim a PSP é a consola portátil por excelência, o sonho de qualquer Hardcore Gamer no mundo portátil. Não vejo a DS tanto como consola portátil na sua essência, mas sim pela sua proposta Casual Gamer.

Mais uma vez, devias jogar primeiro para comentares apenas aquilo que conheces e a que tens acesso.
 
Última edição:
HugoMF disse:
Esclarecendo - pago no sentido de comprar o cartucho, nada mais. E apesar de em portugal ainda não estar disponível, já existe um serviço de download de demos e extras para a DS.
A DS não tem serviço de downloa de Demos muito menos de Extras. O que estás a falar são os Demos partilhados por HotSpot local que existem a pontapés no Japão tanto para a Nintendo DS como para a Sony PSP e que vão ser trazidos também para a Europa. Básicamente é uma partilha local de um hotspot fixo para a consola DS (Nintendo Spot) ou PSP (PlayStation Spot), em que te é permitido jogar os demos que estão a servir por wifi, mal desligues o wifi da consola ou te afastes da zona acabou, nunca ficas com os demos na consola. Isso é diferente do serviço online de Game Content que a PSP tem, onde podes fazer downloads de extensões para jogos entre outros inúmeros extras incluindo demos, que ficam armazenados no memory stick.
 
Última edição:
xetiro disse:
A DS não tem serviço de downloa de Demos muito menos de Extras. O que estás a falar são os Demos partilhados por HotSpot local que existem a pontapés no Japão tanto para a Nintendo DS como para a Sony PSP e que vão ser trazidos também para a Europa. Básicamente é uma partilha local de um hotspot fixo para a consola DS (Nintendo Spot) ou PSP (PlayStation Spot), em que te é permitido jogar os demos que estão a servir por wifi, mal desligues o wifi da consola ou te afastes da zona acabou, nunca ficas com os demos na consola. Isso é diferente do serviço online de Game Content que a PSP tem, onde podes fazer downloads de extensões para jogos entre outros inúmeros extras incluindo demos, que ficam armazenados no memory stick.

Claro que o serviço é de download de demos, desaparecem quando desligas a consola mas isso não lhes retira o facto de fazeres o download das demos ou dos extras de certos jogos (esses ficam) para a consola - os items da nintendo do animal crossing ja se encontram distribuidos desta forma, tal como sudokus extra do brain training. No caso da nintendo ja foram trazidos para a Europa, e no caso da DS não tem nada a ver com o facto de desligares o Wifi visto que estamos perante um demo sharing de download play como ja existe incorporado em muitos jogos da DS (estás mal informado). Só não é possivel no caso da DS é manter as demos após desligares a consola, mas nada te impede de te afastares do spot de wifi.
 
Back
Topo