• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Placa Gráfica até 550€

migueltomas

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
- 550€. Assim que tiver decidido.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

- Placa Gráfica

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1440p e o máximo será 144Hz)
b) Edição vídeo / imagem (DaVinci Resolve para editar podcast a partir de vídeo. Photoshop e lightroom mas algo não muito pesado)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
- 3-4 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

- Caixa: Micro-ATX Asus Prime AP201 Mesh White Edition
- CPU: AMD Ryzen 5 7600 6-Core (4.7GHz-5.2GHz) 38MB AM5
- Motherboard: MSI PRO B650M-A WiFi 7D77-001R
- RAM: Kingston Fury 32GB (16Gbx2) DDR5-5200 CL40 (KF552C40BB-16 x2)
- Disco: Crucial P3 Plus 1TB M.2 PCIe Gen4 NVMe - CT1000P3PSSD8
- Fonte: Modular Kolink Enclave 700W 80+ Gold

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

- Não pretendo, só se for aconselhado.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Nvidia

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
- Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

- AOC CQ27G2

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

- Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

- Não

11) Contexto, comentários adicionais.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

O objectivo será jogar Overwtach2, Fortnite, Diablo IV, Forza, Battlefield 2042, CoD e CyberPunk. Para já acho que é só mas queria ficar já salvaguardado para o futuro.

Estaria a pensar em uma 3080 ou 3080ti usada. É boa opção? Será que a fonte aguenta?
 
@mata-pombos , comprei tudo novo, excepto a RAM que comprei a um user aqui no fórum. Está a fazer 1 ano o resto do material (Junho 2023).

Dos vídeos que vi na net, a 4070 em alguns jogos tem performance igual a 3080ti outras vezes ligeiramente inferior, certo?
 
Na Amazon Alemã, encontrei esta (até é branca). Está a 591€.

ASUS Dual GeForce RTX 4070 OC White Edition 12 GB GDDR6X Gaming Graphics Card​


Pelo que vejo, tem menos uns 15/20 fps vs a 3080ti. No entanto, a 4070 é nova e tem garantia. Como a diferença é residual, não vale a pena ir para a usada, certo?

Outra questão, a RAM é assim tão fraquinha? Vai ser bottleneck?
 
Em termos de marcas é basicamente a mesma coisa, certo? Seja Zotac, MSI, etc...?

Eu preocupar-me-ia mais com o bottleneck no processador…
Ok, é bom saber isso para o futuro. Ainda bem que já tenho AM5, assim apenas preciso de atualizar o CPU.
Tenho o cooler que trazia, é suficiente para agora?
 
Em termos de marcas é basicamente a mesma coisa, certo? Seja Zotac, MSI, etc...?


Ok, é bom saber isso para o futuro. Ainda bem que já tenho AM5, assim apenas preciso de atualizar o CPU.
Tenho o cooler que trazia, é suficiente para agora?
Na minha opinião chega.
Vê a AMD 7600XT, casa melhor com o teu atual processador e poupas uns euros.
 
Para perceber a lógica: como o CPU é bottleneck com a 4070 ou 7800xt. Vale mais baixar a gráfica, fica equilibrado e quando atualizar, no futuro, ser gráfica e CPU , certo?
Isso são contas que tu tens de fazer e decidir, mas é isso que estás a dizer.
Ou baixas na gráfica e atualizas tudo quando sentires necessidade, ou optar por uma dessas gráficas já pensado num upgrade ao processador. Isto se quiseres tirar o maximo partido.
 
Não creio que o 7600 seja bottleneck com essa gráfica. O bottleneck nesse sistema é mesmo a RAM que é fraquíssima...definitivamente um ponto a da upgrade no futuro.
Outra questão, a RAM é assim tão fraquinha? Vai ser bottleneck?
Vai dar um ligeiro bottneck sim, é do mais rasca que há de DDR5...com RAM melhor podiamos estar a falar de incrementos de performance de 10 a 15%.
Para perceber a lógica: como o CPU é bottleneck com a 4070 ou 7800xt. Vale mais baixar a gráfica, fica equilibrado e quando atualizar, no futuro, ser gráfica e CPU , certo?
O CPU está muito bem, assim como a tua escolha de gráfica.
No futuro preocupar-me-ia com a troca de RAM para umas 6000mhz cl30.
Na gráfica, 7800xt que de momento estão a bom preço
 
Depois de ver uns vídeos entre a 7600xt e a 7800xt, acho que prefiro ir já para a 7800xt pois a diferença de performance ainda me pareceu um pouco considerável. No futuro, troco a RAM e o CPU fica para mais tarde.

A gráfica já vem com os cabos para ligar à fonte? (nunca comprei só uma gráfica em separado).

A escolha:
Gráfica Sapphire Radeon RX 7800 XT Pulse 16GB GDDR6 - 539€ (acho que foi o preço mais baixo que vi)
 
Depois de ver uns vídeos entre a 7600xt e a 7800xt, acho que prefiro ir já para a 7800xt pois a diferença de performance ainda me pareceu um pouco considerável. No futuro, troco a RAM e o CPU fica para mais tarde.

A gráfica já vem com os cabos para ligar à fonte? (nunca comprei só uma gráfica em separado).

A escolha:
Gráfica Sapphire Radeon RX 7800 XT Pulse 16GB GDDR6 - 539€ (acho que foi o preço mais baixo que vi)
Quem tem os cabos de ligar à fonte é a própria fonte de alimentação.
 
Depois de ver uns vídeos entre a 7600xt e a 7800xt, acho que prefiro ir já para a 7800xt pois a diferença de performance ainda me pareceu um pouco considerável. No futuro, troco a RAM e o CPU fica para mais tarde.

A gráfica já vem com os cabos para ligar à fonte? (nunca comprei só uma gráfica em separado).

A escolha:
Gráfica Sapphire Radeon RX 7800 XT Pulse 16GB GDDR6 - 539€ (acho que foi o preço mais baixo que vi)
Por acaso és da zona de Lisboa? Tenho 1 voucher de 1.000€ da empresa que me da 23% de desconto em alguns componentes, mas de momento não preciso de comprar nada, e expira já este ano (não sei bem que faça..). Estava a ponderar comprar 1 placa gráfica e por a venda no OLX por exemplo, essa por exemplo ficaria por apenas 420€...
 
E ja agora, conheço o forum ha muito tempo, mas é a primeira vez que escrevo algo: vi este topico por acaso e tenho noção que o comment é um pouco offtopic. Li as regras, espero não estar a violar nenhuma!
 
Não há "bottleneck" com um ryzen 7600 e 4070. Tecnicamente bottleneck há sempre em algum componente, e isto varia de aplicação e no caso dos jogos resolução. Até um disco lento pode ser um bottleneck.

Dito isto um Ryzen 5 7600 e uma RTX 4070 são dois componentes que casam bem um com o outro. o HUB tem um video recente em que usa até um 5600 e uma 4080
nos benchmarks também usa um 7600 para comparação. E podemos concluir que mesmo uma 4080 é gráfica que vai funcionar bem no 7600
 
Back
Topo