• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil para pai reformado

noikeee

Power Member
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

600€, flexível, tou a apontar um número ao ar dado que para o que se pretende não é necessário lá grande equipamento.

A adquirir logo que possível, embora também não seja urgente.


2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

c) Office / Navegação web / Filmes


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. 15" - 16.1"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

a. 1080p 60Hz
b. 1080p 120-165Hz
c. 1080p 240-300Hz
d. 1440p - 1800p 60Hz
e. 1440p -1800p 90-120hz
f. 4k 60Hz

(qualquer uma)


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

A Lenovo frequentemente recomendada aqui no fórum (configurador no site) não entrega para a Ilha da Madeira, logo é uma hipótese fora da mesa (embora não tenha nada contra a marca caso consiga comprar noutros sites)


6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

É para o meu pai reformado que passa metade do dia com ele no sofá. Também temos um posto de trabalho em casa em que dá para ligar a monitor 24" 1080p 60Hz.


7) Quantas horas de bateria necessitas?

Não é o ponto mais importante, na maior parte do tempo onde ele tiver o portátil tem tomada para ligar o carregador.


8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Não



Vi em loja nacional este

HP 15-fc0012np 15.6" R7 7730U 16GB 1TB Radeon Graphics a 599,00€ (+ portes para a Madeira, + sistema operativo)

Chamou-me a atenção por ter um bom processador AMD, 16GB de RAM, e SSD de 1TB, tudo coisas que não tou a ver muitos para o preço. Se bem que o armazenamento não é super importante. Até tou admirado, será que o ecrã é mau? "Ecrã FHD(1920 x 1080),de 15,6", moldura fina, antirreflexo, 250 nits, NTSCa 45%"

Boa opção ou vale a pena esticar orçamento?
 
Sim esse ecrã é fraco, não é IPS.
Já viste no site da lenovo o IdeaPad Slim 3i Gen 8 (16" Intel)? Fica a 460€. Se for só para casual tasks 8GB RAM deve dar perfeitamente, mas podes subir na RAM ou no SSD no configurador. Só não sei é se eles enviam para as ilhas...mas era porreiro veres isso porque o ecrã é de longeo o melhor que arranjas nesta gama de preços.
 
Sim esse ecrã é fraco, não é IPS.
Já viste no site da lenovo o IdeaPad Slim 3i Gen 8 (16" Intel)? Fica a 460€. Se for só para casual tasks 8GB RAM deve dar perfeitamente, mas podes subir na RAM ou no SSD no configurador. Só não sei é se eles enviam para as ilhas...mas era porreiro veres isso porque o ecrã é de longeo o melhor que arranjas nesta gama de preços.
Não enviam para as ilhas, não me deixa meter o código postal e também já confirmei que não enviam com a ajuda do site. É esse o problema que eu tenho...
 
Excluindo os do site da Lenovo. Os melhores que tou a ver em loja local com ecrã IPS ou OLED:

HP 255 G9 - 616,95€
Processador AMD Ryzen5 5625U
Ecrã IPS 1080p
RAM 8GB
Disco SSD 256GB

Asus Zenbook UM3402YA - 735,95€
Processador AMD Ryzen5 5625U
Ecrã OLED 1440p
RAM 8GB
Disco SSD 512GB
edit: nem tinha reparado que este é um portátil de 14"!!

Boas compras para o preço? CPU parece-me consideravelmente inferior ao que eu pus acima (7730U), para além de ter metade da RAM. Por outro lado ganhamos em ecrã, e o computador não será para tarefas de processamento intensivo. O meu pai até agora estava ok com um computador com um CPU Intel i3 de há 10 anos.... (o ecrã do portátil morreu, daí querermos comprar um novo)
 
Última edição:
O problema é a memória, para o uso do teu pai um CPU de qualidade na gama media baixa serve. 8Gb fica curto. O ecran do Zen é bom, se é OLED será reflectivo, no entanto com o brilho 400 nits compensa. Pena ser 14".
O ecran do HP depende se tem 100% sRGB ou não. Dúvido se não anuncia, ou seja será um ecran bastante inferior ao do Asus. Por quanto estão os Vivobook com ecran OLED e 16Gb aí na Madeira?
 
Última edição:
O problema é a memória, para o uso do teu pai um CPU de qualidade na gama media baixa serve. 8Gb fica curto. O ecran do Zen é bom, se é OLED será reflectivo, no entanto com o brilho 400 nits compensa. Pena ser 14".
O ecran do HP depende se tem 100% sRGB ou não. Dúvido se não anuncia, ou seja será um ecran bastante inferior ao do Asus. Por quanto estão os Vivobook com ecran OLED e 16Gb aí na Madeira?
Não vejo em loja local. O ASUS Vivobook M1503QA loja nacional ficaria a 799€+portes (20€?). Parece muito bom (CPU muito superior 5800H, 16GB RAM, 1TB SSD, OLED) mas já estica bastante o orçamento.

Epa não tou a descartar o tamanho de 14". Não pus essa dimensão porque julgava que não se conseguia bom hardware a bom preço em dimensões mais reduzidas.
 
Os 5800H é "demasiado bom" ficaria melhor com qualquer CPU acima pois só gastaria mais energia sem precisar.

Há alguns pontos a considerar, supondo que será um investimento para uns 5 anos minímo.

É duvidoso que o software e SO se tornem mais leves. Logo 8Gb em questão. No entanto está a usar um portátil de há 10 anos com disco mecanico? se assim for tudo o que vier será mais rápido, pode é a exigência dele aumentar.

Uma pessoa com idade tende a perder a visão logo tenderá a colocar a cabeça mais perto do ecran o que vai contra o 14" e estar confortável. Os olhos não cansam tanto se estiveres a um distância confortável do ecran que te permita olhar para além deste para variar o foco dos olhos.
Mas o ecran 14" do Zen é boa qualidade e corres o risco de ele ficar todo o dia no sofá em vez de meio :)
Talvez se estiver em exposição levares o teu pai podem confirmar se agrada. Abre uma data de tabs num browser e coloca videos de 4K no youtube por exemplo.

Com base nos 2 acima que listaste o Zenbook é o melhor. Os pontos de pressão são o tamanho e a RAM.
 
É possível que esteja algo errado no site onde estou a ver. Pesquisei noutras lojas nacionais o mesmo modelo (90NB0W95-M007E0), e aí aparece a indicação que o ecrã é IPS e não OLED:
Ecrã: 14", 400nits, WQXGA (2560 x 1600), 16:10, Anti-Glare, 100% sRGB, 60Hz, Nível IPS
Os restantes detalhes batem certo:
  • AMD Ryzen™ 5 5625U Hexa Core (2.30 GHz com Turbo até 4.30 GHz, 19 MB Cache)
  • 8GB LPDDR4X SODIMM
  • 512GB SSD M.2 NVMe PCIe 3.0

Tenho quase a certeza que não é touch
 
Na altura não avançamos para a compra, vamos avançar agora. Configurador do site da Lenovo continua fora de hipótese.

Pesquisei por portáteis todos com 16GB de RAM, 15.6" de tamanho e ecrã 1080P, encontrei os seguintes:

Opção 1) Loja local - MSI Modern 15 B13M-445XPT - 693,95€
I5-1335U / 512GB SSD / ecrã IPS

Opção 2) Loja local - Dell Vostro 3520 - 669,95€
I5-1235U / 512GB SSD / ecrã IPS

Opção 3) Loja local - Dell Vostro 3520 - 808,95€
I7-1255U / 512GB SSD / ecrã IPS

Opção 4) Loja nacional - ACER Aspire 5 15 A515-48M-R4B2 - 699,99€
Ryzen 7 7730U / 512GB SSD / não sei o tipo de ecrã

Opção 5) Loja nacional - ASUS Vivobook F1605Za - 799,99€
I7-1255U / 512GB SSD / não sei o tipo de ecrã

Opção 6) Loja continente - HP 15-fc0012np - 599,99€ + portes
Ryzen 7 7730U / 1TB SSD / ecrã TN? falamos deste no início no 1º post

Opção 7) Loja continente - Lenovo IdeaPad Slim 3 - 649,90€ + portes
Ryzen 7 7730U / 512GB SSD / ecrã TN


Inclinado para a opção 1 por ter CPU 13ª geração, ecrã IPS (apesar de ter lido na net que é um ecrã algo fraco), e caso houver problema não ter de andar a enviar o computador pelo correio. Opção 6 também não me parece mau pelo CPU ainda melhor (?) e ser o único com disco 1TB.

Também não é preciso nada de espectacular a nível de ecrã, é para web browsing, office, e pouco mais..
 
Pessoalmente dava preferência a um ecrã IPS, mesmo que "fraco", essencialmente pelos melhores ângulos de visualização, que os tornam mais confortáveis de usar, mesmo em tarefas básicas.
Dessas opções, talvez fosse pela segunda. 12ª ou 13ª geração vai dar no mesmo, é na mesma de loja local, poupas uns trocos e, sendo um Dell, talvez favoreça a lotaria da qualidade do ecrã.
 
Eu estou em situação parecida à do colega, também tenho orçamento parecido para oferecer um portátil ao meu velhote para utilização igual.

Não tenho pressa, posso aguardar até dois meses se compensar. Não precisa de ter grande ecrã já que quando quer ver vídeos com melhor qualidade vai para a TV, agradeço já as vossas recomendações. Segue a resposta ao questionário:

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

600€ aproximadamente.

A adquirir logo que possível, mas posso aguardar aproximdamente 2 meses.


2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

c) Office / Navegação web / Youtube


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. 15" - 16.1"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)



(qualquer uma)


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Também sou madeirense, o site da Lenovo não envia para cá.


6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Ele vai a umas aulas naquelas "universidades" sénior organizadas pela Câmara Municipal, pelo que transporta o portátil com alguma regularidade.


7) Quantas horas de bateria necessitas?

Não é muito importante.


8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Não


Obrigado.
 
Qualquer coisa com 16GB ram serve... tens aí nas grandes superfícies estas duas opções por exemplo a 599:

Portátil LENOVO IP 1 15ALC7-6 78 (15.6'' - AMD Ryzen 7 5700U - RAM: 16 GB - 1 TB SSD - AMD Radeon Graphics)
Portátil ASUS E1504FA-R57ALHDPB1 (AMD Ryzen 5 7520U - AMD Radeon Graphics - RAM: 16 GB - 512 GB - 15.6'')
 
Back
Topo