Postes e condutas da Altice vão poder ser acedidas por outros operadores de telecomunicações

Starcabo

Power Member
A Anacom aprovou o projeto que simplifica o acesso da rede de postes e condutas da MEO para A Anacom aprovou o projeto que simplifica o acesso da rede de postes e condutas da MEO para facilitar a instalação das redes 5G pelos restantes operadores.
Postes e condutas da MEO vão poder ser acedidas por outros operadores de telecomunicações


A MEO vai ter de abrir a sua rede de condutas (ORAC) e postes (ORAP) a outros operadores de telecomunicações. O projeto foi aprovado pela Anacom, abrangendo medidas para facilitar o acesso e diminuir os custos de instalação das redes 5G, alargando a oferta de serviços aos utilizadores finais.
Segundo o regulador, a MEO vai acompanhar as instalações e intervenções que sejam realizados pelos respetivos beneficiários, estabelecendo o limite máximo mensal e a forma de faturação quando os mesmos abrangem o horário útil e não útil. As regras também estabelecem o limite máximo do valor que os operadores vão pagar à MEO, com direito a penalizações por incumprimento.
O documento também define os procedimentos associados à regularização de situações de ocupação indevida das infraestruturas e utilização de cabos que não estejam previstos no catálogo e respetivas penalidades. O objetivo é aproximar as ofertas de equivalência entre a MEO e restantes operadores.

Há também novas regras para a instalação do troço final da rede à casa do cliente final (os chamados drops). Os operadores (cujos funcionários detenham a credencial ORAP válida) podem instalar o cabo drop no cliente sem ter de notificar a MEO. A MEO de eliminar da ORAP a obrigatoriedade do envio de cadastro do cabo de drop de cliente aos respetivos beneficiários. Qualquer penalidade de acesso e ocupação indevida, e por ausência do envio de cadastro não se aplicam aos cabos de drop de clientes. A ORAP também deixa de ter qualquer preço mensal aplicado de ocupação em postes da MEO.
O regulador afirma que estas medidas elevam a concorrência no mercado, permitem acelerar e aumentar a flexibilidade do processo de instalação das redes, facilitando a oferta de serviços de banda larga aos utilizadores finais.

Em fevereiro, a Anacom já tinha deixado o sinal que a MEO tinha de baixar o preço de acesso às infraestruturas de rede ORAC e ORAP em 35 e 20%, respetivamente. “O acesso às infraestruturas (condutas e postes) da MEO continua a assumir uma particular relevância no mercado nacional, estando os operadores a expandir a cobertura das suas redes, móveis e fixas, para áreas cada vez mais remotas (com baixa densidade populacional e maiores desafios de viabilidade económica), o que será reforçado pela recente atribuição de direitos de utilização de frequências, designadamente associadas ao 5G, e pelo cumprimento das obrigações de cobertura que lhes foram associadas”, referiu na altura.
A decisão será submetida à consulta da Comissão Europeia, BEREC e autoridades reguladoras nacionais dos restantes Estados-membros.
 
Muito bem, grande decisão da ANACOM. Já não era sem tempo.

Os outros operadores podem aproveitar postes e condutas para a rede 5G e outros postes ainda vão poder aproveitar para ligar o cliente. Isto funciona também como um estímulo à abertura de novos sites 5G por esse país fora, porque os operadores podem por aí aproveitar para fazer a expansão da sua rede FTTH (justificando com o alargamento da rede 5G), ficando à sua responsabilidade só meia dúzia de postes até aos PLC.

A Altice não vai gostar, suponho.
 
Se forem verificar já em 2018/2019 a ANACOM fez o mesmo em relação ao mesmo assunto, por isso não vejo que haverá assim grandes mudanças. Sem ler o conteúdo da ANACOM, acho que a mudança seja talvez, principalmente e mais uma vez limitar os valores que a MEO cobra para acesso aos mesmos.
 
Última edição:
Esperemos que seja desta que a Altice não venha dificultar a transição de postes para o cliente final de clientes da concorrência em 40 dias úteis..
 
A Altice não vai gostar, suponho.

Não vai gostar ?
Ainda vai ser paga por isso !
Vão definir o limite máximo ( ou perto disso) para o acesso dos operadores aos seus postes e condutas.
E havia de ser a Altice que não ia aproveitar isso...

Faça ideia o que eles devem ter cobrado na minha zona para a Nos e Vodafone poderem passar a fibra pelas caixas da antiga PT.
A MEO nem sequer instalou fibra posteriormente, aqui na minha zona, portanto já estás a ver...
Podem não ter ganho clientes, mas encherem os bolsos na mesma.
É win-win.
 
Não vai gostar ?
Ainda vai ser paga por isso !
Vão definir o limite máximo ( ou perto disso) para o acesso dos operadores aos seus postes e condutas.
E havia de ser a Altice que não ia aproveitar isso...

Faça ideia o que eles devem ter cobrado na minha zona para a Nos e Vodafone poderem passar a fibra pelas caixas da antiga PT.
A MEO nem sequer instalou fibra posteriormente, aqui na minha zona, portanto já estás a ver...
Podem não ter ganho clientes, mas encherem os bolsos na mesma.
É win-win.
Mas não pagam qualquer preço pelos drops segundo estas regras que estão no site da ANACOM. Estava a falar disso.

E vão limitar ainda mais o valor recebido pela Altice noutras situações
 
O que eu passei por causa da Altice não permitir a passagem do drop final num poste deles sendo eu novo cliente da VDF, espero que haja agora mão firma da ANACOM e não permitir mais abusos destes da ALTICE...
E sim estive 2 meses a espera da transição do poste e a ALTICE não dava licença para instalação, tive de recorrer por outros meios a minha conta
 
Não vai gostar ?
Ainda vai ser paga por isso !
Vão definir o limite máximo ( ou perto disso) para o acesso dos operadores aos seus postes e condutas.
E havia de ser a Altice que não ia aproveitar isso...

Faça ideia o que eles devem ter cobrado na minha zona para a Nos e Vodafone poderem passar a fibra pelas caixas da antiga PT.
A MEO nem sequer instalou fibra posteriormente, aqui na minha zona, portanto já estás a ver...
Podem não ter ganho clientes, mas encherem os bolsos na mesma.
É win-win.

Ao contrario do que pensas a Altice não tem qualquer interesse é ceder estruturas, há situações que não é assim tão linear como pensas, nenhuma empresa gosta de ter outsiders a mexer no que é seu.
 
Mas não pagam qualquer preço pelos drops segundo estas regras que estão no site da ANACOM. Estava a falar disso.

E vão limitar ainda mais o valor recebido pela Altice noutras situações

Mas é dinheiro que entra na mesma.
Agora vão ter um limite para cobrar.
E vão sempre andar a cobrar valores próximos do máximo que poderão cobrar.

Ao contrario do que pensas a Altice não tem qualquer interesse é ceder estruturas, há situações que não é assim tão linear como pensas, nenhuma empresa gosta de ter outsiders a mexer no que é seu.

Claro, se tivesse interesse haveria mais partilhas com os outros operadores.
Mas não, a grande maioria é partilhas nos/vodafone.
Se ainda investissem em melhorar a sua rede, mas em muitos casos não é assim.
Por aqui ficaram-se pelo adsl...
E depois são selectivos, se morares perto de bairros sociais, não tens fibra da meo.

Agora tem de deixar os outros operadores usar as estruturas deles, mas ainda vão receber por isso.
É sempre win-win para eles.
 
Rubenzito

Acho que ainda não percebeste, isto não é de modo alguma situação win-win como pensas, não é por irem ganhar algum por cederem acesso as infraestruturas que custam milhões a serem feitas, são obrigados a ceder acessos por tostões e em caso de os que acedem fazerem treta isso custa milhares e muitas dores de cabeça. está muito longe de ser algo benéfico para ambos os lados como pensas.

De resto, infelizmente compreendo que continua a existir muitas zonas descriminadas e sem meios e ninguém lá mete fibra por questões de retorno de investimento e eles olham para o lado, outras que avançam e andam de mãos dadas uns com os outros, basicamente o primeiro que tomar a iniciativa o outro vai logo a trás.
 
A PT andava tão feliz a ceder, a troco de um pagamento, a outros operadores, nomeadamente, Clix, que os processos demoravam semanas ou até meses.
 
Rubenzito

Acho que ainda não percebeste, isto não é de modo alguma situação win-win como pensas, não é por irem ganhar algum por cederem acesso as infraestruturas que custam milhões a serem feitas, são obrigados a ceder acessos por tostões e em caso de os que acedem fazerem treta isso custa milhares e muitas dores de cabeça. está muito longe de ser algo benéfico para ambos os lados como pensas.

De resto, infelizmente compreendo que continua a existir muitas zonas descriminadas e sem meios e ninguém lá mete fibra por questões de retorno de investimento e eles olham para o lado, outras que avançam e andam de mãos dadas uns com os outros, basicamente o primeiro que tomar a iniciativa o outro vai logo a trás.

Não disse em lado algum, que a Altice ia recuperar o investimento que teve na rede.
Mas ainda assim vai ganhar uns valentes trocos.
Tostões aqui, tostões ali, grão a grão enche a galinha o papo.
E se isto fosse um mercado livre, as condutas e postes eram comuns às operadoras.
E cada uma acedia conforme quissesse, sem terem que pagar uns aos outros.
Não tenhas pena da Altice, que eles não vão ter pena dos clientes.
 
Não disse em lado algum, que a Altice ia recuperar o investimento que teve na rede.
Mas ainda assim vai ganhar uns valentes trocos.
Tostões aqui, tostões ali, grão a grão enche a galinha o papo.
E se isto fosse um mercado livre, as condutas e postes eram comuns às operadoras.
E cada uma acedia conforme quissesse, sem terem que pagar uns aos outros.
Não tenhas pena da Altice, que eles não vão ter pena dos clientes.
A Altice não tem interesse nenhum em ceder os seus postes, apenas o faz porque é obrigado pela ANACOM a fazer.
 
A Altice não tem interesse nenhum em ceder os seus postes, apenas o faz porque é obrigado pela ANACOM a fazer.

Mas vai receber por isso, simplesmente não pode é cobrar o que quer.
Dai eu ter dito que eles entretanto devem ter cobrado pequenas fortunas, enquanto esta norma não estava em vigor.
Aqui na minha zona, a passagem de fibra é subterrânea, tudo por caixas da PT.
Portanto já dá para ter uma ideia do que cobraram à Nos e Vodafone para as usar.
 
É obvio que cobravam balurdios, como pedem também no aluguer da rede neutra fastfiber e às mvno

A anacom teve a necessidade de intervir e ainda bem
 
A ALTICE nunca quis ceder os seus postes ou condutas a concorrência, não fosse obrigada a isso pela ANACOM ainda hoje teríamos um monopólio em muitas zonas do país..
O dinheiro nunca foi o problema para a Altice mas sim a concorrência
 
Na minha opinião acho bem que haja cedencia de espaço nos postes desde que os mesmos sejam bem mantidos. Imaginemos numa localidade... há 4 operadoras, cada operadora metia os seus postes.... Daqui a mais é um estendal de roupa que ninguém se entende. Aliás, já o é em muitos sítios.
Para mim era uma rede neutra em todo o país, evitava-se cada uma ter os seus PDO's e evitava-se a duplicação ou triplicação de investimento muitas vezes.
 
Na minha opinião acho bem que haja cedencia de espaço nos postes desde que os mesmos sejam bem mantidos. Imaginemos numa localidade... há 4 operadoras, cada operadora metia os seus postes.... Daqui a mais é um estendal de roupa que ninguém se entende. Aliás, já o é em muitos sítios.
Para mim era uma rede neutra em todo o país, evitava-se cada uma ter os seus PDO's e evitava-se a duplicação ou triplicação de investimento muitas vezes.

Eu ainda sou de outra opinião. Acho que deveria ter existido uma rede nacional de fibra otica, gerida por uma entidade à semelhança da EDP Distribuição, que depois alugava aos operadores finais os serviços para ligação ao cliente. Teriamos o país fibrado mais rapidamente, com menos custos e quem sabe melhor serviço.
 
@rikardoalves no limite, uma entidade participada por todas as operadoras onde fosse feito um investimento conjunto.
Mas já no passado a atual Altice veio insurgir-se que uma arquitetura destas não teria a qualidade que pretendiam e isto e aquilo.
 
Back
Topo