Discussão Preços das operadoras para 2024

Sp@k

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Porque é uma notícia transversal a todos os operadores, não faz sentido postar apenas no tópico de um deles, assim fica aqui:

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), que cessa hoje as suas funções, afirma em entrevista à Lusa estar "absolutamente convencido" que em 2024 as operadoras "vão ter que reduzir preços" para não perder clientes.

Os três principais operadores de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal vão aumentar os preços no próximo ano, depois de há um mês o regulador ter pedido "contenção" na subida.

"Penso que [2024] será o último ano em que as empresas, sem ouvir nada nem ninguém, sem ouvir o regulador, sem ouvir os consumidores, decidem continuar a aprofundar esta divergência de preços", nomeadamente com a entrada de ofertas competitivas, considera João Cadete de Matos, aludindo ao novo concorrente Digi.

"Estou absolutamente convencido que no próximo ano as empresas, para não perderem os seus clientes, vão ter que reduzir os preços", previu o responsável, no último dia da sua presidência na Anacom.

À semelhança do que o regulador tinha feito em 2022 - também este ano pediu moderação nos preços -, considera que o aumento previsto para 2024 "voltará a ser excessivo e aprofunda o fosso", insistindo que os preços das telecomunicações em Portugal "são dos mais altos da União Europeia".
Ora, do ponto do regulador e da proteção dos consumidores, "isso é injustificável".

"Claro que, do ponto de vista dos acionistas das empresas, é muito interessante porque aumenta os lucros da empresa e, portanto, esse é o ponto de vista e o interesse das empresas, mas as empresas têm que ter também uma preocupação de terem preços que sejam competitivos e que satisfaçam os seus clientes, nomeadamente numa situação em que grande parte da população portuguesa tem dificuldades em gerir os seus orçamentos familiares e, por isso, nós temos recomendado contenção nos aumentos dos preços", argumenta Cadete de Matos.

"Insistimos nesta recomendação, temos muita dificuldade em perceber que as empresas não oiçam a autoridade reguladora, não oiçam as associações de proteção dos consumidores", nem a "do Governo, da Assembleia da República para precisamente proteger os rendimentos das famílias que enfrentam uma dificuldade", lamenta.

Este panorama, sublinha, "só reforça a convicção da Anacom de que foi correta a decisão" tomada de promover o aumento da concorrência.
"Porque com a entrada que vai acontecer agora nos próximos meses de uma nova empresa [a Digi] no mercado das telecomunicações em Portugal, essa nova empresa vai trazer para as comunicações preços que ela pratica já hoje em Espanha e que são, nalguns casos, metade do preço que os outros operadores praticam em Portugal", sublinha João Cadete de Matos.

O responsável alerta para o facto de as operadoras terem os "clientes amarrados" às fidelizações, alertando para a questão das refidelizações.
"Tenho vindo a alertar os consumidores para terem muito cuidado com as refidelizações", insiste João Cadete de Matos, que tornam os consumidores 'presos' ao contrato por mais dois anos, sendo que para a cessação antecipada do contrato terão de pagar "um custo de centenas de euros". "A única expectativa que eu tenho e que se materializou em Espanha, em França e Itália" é que o aumento da concorrência baixe os preços.

"Vamos ter ainda no início do ano, infelizmente" subida de preços da parte dos operadores, "mas quando começarmos a ter concorrência durante o ano com novas ofertas, aí a tendência terá que ser de redução dos preços e espero também que se consiga aquilo que aconteceu em Espanha, que é termos - como tem esta empresa que vai entrar no mercado português - não só preços, que são metade dos preços de Portugal, como tem contratos que, em vez de ter uma fidelização de dois anos", tem "uma fidelização de três meses", diz.

A diferença "é abissal e, portanto, o mercado das comunicações em Portugal precisa desta alteração profunda que vai acontecer fruto daquilo que foram as medidas que a Anacom tomou ao longo dos anos", remata.

https://radiocomercial.pt/noticias/...ido-que-operadoras-vao-reduzir-precos-em-2024

Sou só eu que acho que este presidente da Anacom só agora, que se vai embora, é que decidiu finalmente meter o dedo na ferida?
 
Infelizmente normalmente só quanto estão de saída e já sabem que não lhe vão dar nenhum tacho ou quando já o têm fora da da área é que são assolados por essa franqueza.
 
Infelizmente normalmente só quanto estão de saída e já sabem que não lhe vão dar nenhum tacho ou quando já o têm fora da da área é que são assolados por essa franqueza.
Sou só eu que acho que o homem fez um bom trabalho? A ANACOM não tem quase poderes nenhuns de decisão legislativa, o governo sim mas com os escândalos recentes duvido que não compactuem com os 3 do cartel... Portanto o que é que devia ter sido feito melhor durante a sua presidência?
 
fica para a historia como o melhor regulador que tivemos.
conseguiu novos players no mercado, e ter todos os operadores existentes contra ele, de forma coordenada deveria dizer algo da forma como o mercado está montado.
 
Eles ouviram a recomendação do regulador. Tanto que o MEO me enviou um email a dizer que, de acordo com a intenção do regulador, ia aclarar a cláusula e tornar ainda mais claro que ia haver aumento!

O regulador pediu clareza e eles clarificaram 😂😂😂

Que mais é que se pode pedir? (Ironia off)


Nota 19/20 para o mandato do Cadete de Matos. Esteve excelente.
 
Esperar que o próximo(a) presidente faça um trabalho de igual modo exemplar... E que a DIGI faça "tremer" o mercado para o nosso lado...
 
Não teve mal, tecnicamente falando, mas tem tudo menos liderança. Saiu com os trabalhadores de costas voltas. ANACOM apresenta, segundo inquéritos internos, dos índices de satisfação mais baixos de sempre ao nível dos funcionários internos. Quezílias e falta de liderança originou isso.

No entanto, concordo que deixou um legado positivo. Então este levantamento integral das zonas brancas para o avanço do concurso, com fundos europeus, para cobrir as zonas brancas com fibra ótica, acaba por ser um término de mandato no seu melhor.

Agora é ver o que faz esta nova Presidenta. Ela já referiu que terá como prioridade a questão interna da ANACOM, que ainda não começou a trabalhar e já sabe que vai te de enfrentar colaboradores insatisfeitos. E com isto se perde tempo de regulação...
 
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