Problema com máquina de lavar roupa Ariston Margherita 2000

samuka

Power Member
Olá a todos :)

A mínha máquina de lavar roupa começou a fazer uma barulheira danada ao centrifugar (rolamento gripado pensei eu), chamei o técnico da marca que me disse o seguinte:

"sim, é rolamento gripado mas você tem aqui folga nas varetas, a substituição do rolamento vai fazer funcionar bem mas por um curto espaço de tempo pois irá voltar ao mesmo, isto tem de levar a peça toda completa para ficar bom (peça completa é a peça do tambor toda)"

irá enviar-me o orçamento hoje mas pela conversa será coisa na casa dos 300 aéreos (mais vale comprar uma equivalente nova)...

o pessoal mais experiente no assunto que me diz desta opinião do técnico?

obrigado desde já por qualquer ajuda
 
Esta semana abri a minha.

Dava saltos durante a lavagem, já estava a ver preços de máquinas novas e como não tinha nada a perder abri-a.

Nunca tinha aberto nenhuma, depois de uma rápida analise vi que tinha um amortecedor partido, tal e qual um amortecedor de um carro mas em ponto pequeno.

Pesquisei na net o livro de serviço e descobri o nº da peça partida.

Liguei para a marca, soube onde era a venda das peças.
Dirigi-me lá, comprei o amortecedor: 15€.


E tenho a máquina como nova, por 15€.


O meu conselho: Abre a máquina e vê se há algo à vista fora do comum. Se não for electrónico ou no motor há boas possibilidades de ser algo de fácil reparação.


Quanto a ti Tostex, não perdes pela demora :D
 
Eu sou um bocado como o Silver Wolf, quando algo avaria, como não há nada a perder.. tento arranjar eu.. o máximo que pode acontecer é poupar o dinheiro de uma maquina nova :)
 
Eu penso que isso é desculpa para não substituir o rolamento, porque dá muito trabalho e para ele muda mais rápido o tambor completo e ganha mais dinheiro....
 
Existem uns condensadores grandes na máquina de lavar (normalmente têm uma forma cilíndrica), que devem ter carga elétrica acumulada.
Devem ter os devidos cuidados para não serem eletrocutados. Um choque desses pode ser fatal.
 
Tenho uma maquina igual a essa:)

Já tenho tido alguns pequenos problemas, e muitas das vezes é na valvula de saida (filtro). Já limpaste alguma vez??
 
O Silver Wolf já te vem ajudar nisto. Ele é expert em máquinas de lavar.

Esta semana abri a minha.

Dava saltos durante a lavagem, já estava a ver preços de máquinas novas e como não tinha nada a perder abri-a.

Nunca tinha aberto nenhuma, depois de uma rápida analise vi que tinha um amortecedor partido, tal e qual um amortecedor de um carro mas em ponto pequeno.

Ai está, o ADN do verdadeiro engenheiro...



Pesquisei na net o livro de serviço e descobri o nº da peça partida.

Como é que se chama o livro de serviço? Isto é, provavelmente o livro só existe em ingles...
 
como ficar expert em maquinas de lavar em 2 dias, tenho de comprar esse livro.

É assim tão difícil ler o o post do Tostex e depois o meu e não entender que era uma brincadeira? Pelos visto sim...


Adiante.

@ tripas
Eu pesquisei por "service manual". Percebi que dentro das marcas eles têm outras referências (internas), mas explicando ao telefone o que era e a referência que tinha ele percebeu logo o que era.

@samuca
Por 300€ (quase) compras uma nova. Esperas uma promoção dos 20%, metes mais alguns euros e tens algo novo com garantia de 2 anos, no mínimo.
 
@samuca
Por 300€ (quase) compras uma nova. Esperas uma promoção dos 20%, metes mais alguns euros e tens algo novo com garantia de 2 anos, no mínimo.

Há rumores que a promoção dos 20% está para sair, dizem que é para a malta "estoirar" o subsidio de Natal.


@ tripas
Eu pesquisei por "service manual". Percebi que dentro das marcas eles têm outras referências (internas), mas explicando ao telefone o que era e a referência que tinha ele percebeu logo o que era.

Estive a ver uns vídeos na net (duma loja de peças no UK) de como substituir os rolamentos da maquina. O barulho que a máquina dos meus pais aparenta ser dos rolamentos. Talves me meta numa de abrir a maquina e trocar os rolamentos. O pior nem são as peças, é comprar as ferramentas necessárias para desmontar aquilo (martelos, silicones, chaves de mecanico, chave torx e não sei mais que...)
 
Estive a ver uns vídeos na net (duma loja de peças no UK) de como substituir os rolamentos da maquina. O barulho que a máquina dos meus pais aparenta ser dos rolamentos. Talves me meta numa de abrir a maquina e trocar os rolamentos. O pior nem são as peças, é comprar as ferramentas necessárias para desmontar aquilo (martelos, silicones, chaves de mecanico, chave torx e não sei mais que...)

Também vi esses vídeos... mas para trocar o raio dos rolamentos é preciso desmontar a máquina quase toda :(
 
Também vi esses vídeos... mas para trocar o raio dos rolamentos é preciso desmontar a máquina quase toda :(

Se viste os vídeos, sabes que não é muito complicado, é uma tarde de Sábado ou Domingo que se perde. Na pior das hipóteses, tem que se comprar uma máquina nova que fica + ou - ao mesmo preço da "reparação".
 
Por esse preço eu ia comprar uma nova.

E como já está o dinheiro perdido, convidava um amigo para te ajudar e abria isso.

Ainda para mais anda aí o boato que há 20% em talão brevemente numa das grandes cadeia.
 
e o que me dizem a isto?

além da barulheira danada que fazia na centrifugação também se notava, quando se rodava o tambor à mão, que o movimento não era fluído, parecia que havia uns "saltinhos" algo muito subtil.

andei a investigar e a ver mais uns DIY e havia um gajo a explicar como se via se os rolamentos estavam gripados, basicamente consiste em abanar o tambor e verificar a folga, enfim... abana para um lado abana para o outro e de repente... puf... ao rodar o tambor à mão pareceu-me super fluido... enfim... botei a máquina a centrifugar a 800 rotações e... perfeito! Mais um teste na velocidade máxima, 1200 e... perfeito!!!

Que raio!

Seria alguma" porcaria" entre o eixo e algum dos rolamentos que com os abanões saiu?!?!?

Espero que se aguente assim se não vou ter de convidar o Silver Wolf a vir cá uma tarde de sábado (eheheheheh)
 
Última edição:
Tens os rolamentos gripados têm que ser substituídos bem como o vedante. Quando se compra normalmente é em kit 2 rolamentos e vedante 20-30€ tens o kit. A cruzeta só depois de abrir é que se vê o estado, se não estiver corroída é meter rolamentos e fica nova. Por teres mexido no tambor pode ser que o rolamento fosse ao sitio mas com carga e água vai a vida outra vez.

É uma reparação que dá trabalho porque tens que retirar a cuba fora e desmontar mas há muitos vídeos a explicar como substituir os rolamentos pela net fora.

Outra coisa são estas máq. baratas que depois duram pouco e o custo de reparação pode não compensar. Claro que é difícil dar bom dinheiro por uma boa máq de lavar mas normalmente compensa o custo porque acabas por comprar duas máq. enquanto a de qualidade ainda dura, ariston hotpoint indesit é tudo igual é de baixa qualidade. Hoje em dia os fabricantes fazem cada vez mais produtos de baixa qualidade porque o seu negocio baseia-se em vender o produto novo com tecnologias xpto que no final não passam do mesmo e de marketing.
 
Back
Topo