O primeiro passo é comprar um domínio. Funciona basicamente em regime de aluguer por um período máximo de 10 anos. É possível comprar por um ano, dois anos, três anos, … até dez anos. Sendo possível a sua renovação. Eu comprei os meus no Namecheap.
O segundo passo é ter um e-mail num serviço que permita a utilização de domínios próprios. No meu caso, estou a utilizar o Skiff Mail. A utilização de um domínio é gratuita. Mais do que um, só com subscrição paga.
Terceiro passo - e utilizando o meu exemplo - consiste em configurar tanto no Skiff Mail como no Namecheap o domínio. A partir daí, está pronto a utilizar. Há depois algumas nuances que dependem do tipo de utilização. Eu tenho configurado um catch-all no domínio secundário (o que utilizo para contas menos importantes). Significa que qualquer e-mail enviado para o domínio em questão, vem parar à minha caixa de entrada. Seja
[email protected],
[email protected] ou
[email protected], eu vou sempre receber. É útil quando vou a uma empresa ou loja qualquer e me pedem o e-mail. Normalmente digo
[email protected]. Caso comecem a enviar muito SPAM, crio uma regra para que todos os e-mails enviados para
[email protected] sejam automaticamente apagados. Mas isto são processos que vão sendo melhorados com o tempo em função do tipo de utilização que se pretende.
Obviamente que esta é uma versão muito resumida mas creio que dê para entender os traços gerais de como proceder.
A grande vantagem de um domínio próprio é - para mim - a possibilidade de alterar o servidor de e-mail sem que seja necessário atualizar o e-mail em todas as contas. Por exemplo, estou a utilizar como servidor de e-mail o Skiff. Se quiser mudar para o Proton Mail posso fazer a “portabilidade” do meu domínio. Aos olhos de quem tem o meu e-mail, nada aconteceu. O e-mail continua a ser
[email protected]. O serviço de e-mail que o está a gerir é que deixou de ser o Skiff Mail e passou a ser o Proton Mail.
Todo este processo é demorado e trabalhoso. Implica mudar o e-mail em todas as contas que utilizamos. Depois de estar feito, não há nada mais fácil de gerir.