Que distro usas?

Que distro usas?


  • Total voters
    530
Agora é a minha vez, visto que não andava com GNU/Linux instalado no PC devido a uns problemas :D

O meu background é simples, comecei por Ubuntu, como muita da gente que para aqui anda. Tinha-o em VM's, desde a 6.06. Exprimentei tb LiveCD's, neste caso Backtrack e Gentoo. Mas nada de instalações em discos, já que os PC's não eram meus.
Este ano tive finalmente oportunidade de ter um PC meu. A 1ª coisa que lhe fiz foi instalar o Ubuntu 6.10. Depois de umas lutas, lá tinha tudo o que queria a funcionar correctamente. Mas depois cheguou a 7.04 e cometi o erro que menos me arrependo (já vão perceber pq) na minha vida: instalei-o na máquina, e deixei o 6.10 para tras. Não gostei nada do 7.04, era demasiado limitativo na progressão que uma pessoa pode fazer e comecei realmente à procura da proxima distro que ia usar.

E ai chegou o Debian. E eu adoro Debian :D Tem repositórios imensos, tres opções referentes à estabilidade dos pacotes, uma user-base muito calejada que dá excelente apoio, tem o apt (o que me ajudou na adaptação) e foi aqui que aprendi muita coisa. E também das distros com melhor suporte para 64 bits, condição essencial para mim.
Tem realmente algumas falhas, é realmente chato alguns pacotes demorarem tanto tempo a chegar a testing, o ciclo de avaliação dos ditos ser minucioso demais, mas tudo o resto, a meu ver, compensa.

Provavelmente, não irei mudar tão cedo. E se mudar, só se for para Gentoo :D
 
Votei Debian, que é a que usava até há bem pouco tempo. E digo usava porque não consigo configurar a distro no meu PC novo.
Agora vou usar Ubuntu é que a distro onde há mais tutoriais e mais suporte, mas é só provisoriamente.
 
Por aqui usa-se slackware depois de muitas experiencias boas ou mas...
comecou se por kurumin ha 2 anos atras em maquinas virtuais quando ainda nao se sabia muito sobre este mundo... nada de mal nesta distro mas achei que trazia muita coisa agarrada... entao decidi experimentar ubuntu... e assim foi durante uns meses... mas esta distro tem o objectivo de ser tao simples que complica pois acabava por nao saber o que estava a fazer devido ao que deveria ter feito anteriormente ja estar feito... e o desempenho desta distro deixa algo a desejar em relacao as que usei depois... seguiu se gentoo... rapidez muito grande,,, gostei bastante mas havia um problema que era o tempo que demorava a instalar as coisas pela portage... entao fez se luz porque nao slackware? e assim se ficou... uma boa filosofia... apenas pacotes estaveis e bla bla bla slackware + fluxbox + kde devido as optimas ferramentas que tras e voila:) perfeito eheh
so da um pouco de trabalho no que diz respeito a instalar dependencias e essa tralhada toda mas com um pouco de paciencia ta pronto e agora com a criacao de ferramentas como o slapt-get o trabalho fica mais leve:) porem acho que para quem da apenas umas voltinhas com o computador ubuntu e optimo:) ou sabayon uma vez que ja tras todas as coisas instaladas vem do gentoo e tras a portage:) que apesar de lenta como disse atras e tendo em conta que um usuario que seja do tipo navegar na net e msn nao precise de recorrer muito a ela:) enfim... linux e simplesmente fantastico
 
Votei Ubuntu, smp fui utilizador windows, a uns dias resolvi optar por algo diferente, smp ouvi falar mt bem de linux...
Instalei facilmente o modem, q era a minha maior preocupaçao :)
É claro q existe hardware q fica smp por instalar bluetooth, card reader e por ai fora...
Fiquei mt admirado quando fiz um teste no fccn a minha ligaçao deu o dobro da velocidade isto em kanguru, o q é optimo !
Vou manter me em linux e quem sabe ficar como unica SO.
 
Última edição pelo moderador:
Se bem me recordo a minha primeira instalação de linux foi Suse na altura dos pentium 3 500 (1999 mais coisa menos coisa). Um amigo queria mostrar-me o que era linux e tal e la me deu uma ajudazeca. Como nunca me entendi muito com aquilo acabei por deixar de usar linux, até á cerca de 2 anos. Voltei a instalar linux, até porque com a faculdade tornou-se necessário, mas desta vez Ubuntu. Lá aprendi qualquer coisita e como iniciado neste mundo lá me deu aquela pica de aprender um pouco mais. Actualmente uso Arch quer no desktop quer no portátil. Acho a uma excelente distro, rápida (uma vez que é compilada para a arquitectura dos meus processadores), estável, leve e extremamente actualizada. Fiz a instalação base em ambos os pc's e posteriomente instalei tudo aquilo que necessitava. Assim sei aquilo que tenho instalado, e sei mexer nos ficheiros de configuração de quase tudo aquilo que tenho instalado. DIstro 5* para quem gosta de saber aquilo que tem e gosta de ter uma distro mais ou menos customizada, sempre actualizada, sem ter que perder tempo com compilações:D
 
Depois de Arch meti Debian e vou-me aguentando... gosto muito da filosofia "free" se bem que no mundo de hoje cheio de caca proprietária tipo flashs e drivers gráficas, dá uma dorzita de cabeça instalar a tralha ao inicio, mas depois de estar a base a funcionar é um paraíso. :D
 
Já usei de tudo um pouco, desde Redhat a OpenSUSE, Ubuntu, Mandriva e Mandrake, etc... pois gosto de testar as distros.
De momento uso Sabayon juntamente com o belo do XPzeco.

Só não vou muito à bola é com o gestor de pacotes desta, mas há sempre o emerge.
 
Comecei com Mandrake e depois, quando fartei-me de esperar pelas actualizações do KDE, passei para o Kubuntu 5.04. A partir daí foi sempre a bombar com Kubuntu quer no portátil como no de secretária, principalmente motivado pela disponibilidade dos novos lançamentos do kubuntu e do kdevelop em repositórios do projecto.

Agora que o KDE 3 atingiu um nível que já está praticamente perfeito e as principais aplicações estão quase todas extremamente estáveis (envergonha-te, knode), as mais recentes atitudes do projecto Ubuntu face à aceitação de software não-livre está a fazer-me torcer um pouco o nariz. Provavelmente no futuro salte para Debian.
 
Viste? Não percebi, ou querias dizer vieste?

Eu comecei com o RedHat 9.0 (salvo erro), depois mudei-me para os Fedoras onde me aguentei até ao Fedora 3..., de onde me fartei, nunca gostei do sistema de upgrades que eles tinham, demoravam um pouco mais do que a conta e sentia-me sempre a usar um sistema beta.

Depois desisti de GNU/Linux :x Só usava nos laboratórios na faculdade..., até que a febre do Ubuntu começou a ser um fenómeno..., comecei a usar o Ubuntu 5.10, na altura achei uma certa piada e voltei ao mundo do GNU/Linux. Aguentei-me até à versão do 6.10, até aí a Fevereiro passado, altura em que voltei a deixar-me do GNU/Linux..., nunca consegui configurar com sucesso a e-U na faculdade, e como morava na residência de estudantes (onde só tinha net pela e-U) deixei-me do Ubuntu...

Até hoje que finalmente entrei de férias e me dei ao trabalho de fazer o format semestral, por sugestão do esquiso e do AndreAPL segui para o Debian, estou a usar o lenny. Até agora estou a gostar bastante, e estou a sentir-me mais noob do que nunca..., parece que regredi nos meus conhecimentos :(

E este é o resumo da minha curta viagem pelo GNU/Linux.

HecKel
 
Ubuntu... não tenho muita paciência para ler... então andar a configurar coisas à pata não é comigo...

Comecei por usar Fedora porque é o que a minha univ usa, mas não gostava daquilo, porque além dos updates serem parvos e constantes, era uma distro muito pesada para o meu gosto, além de vários problemas de compatibilidade que tive...

Agora estou com o ubuntu e gosto! Faço tudo o que faço no XP, e em muitos casos melhor (como programar...) não me estou a ver a mudar nos próximos tempos... por falta de paciência talvez...

Já agora, é UbuntU 7.04 :) (só pro hemquele ficar feliz... LOL)
 
Última edição:
Até hoje que finalmente entrei de férias e me dei ao trabalho de fazer o format semestral, por sugestão do esquiso e do AndreAPL segui para o Debian, estou a usar o lenny. Até agora estou a gostar bastante, e estou a sentir-me mais noob do que nunca..., parece que regredi nos meus conhecimentos :(


Format semestral?? LOL :P
 
Ao fim de cada semestre de aulas lá tem de ser :x2:

Durante o semestre é impossível, ou tenho trabalhos, ou simplesmente tenho de estudar e não tenho tempo para desperdiçar de volta do pc..., então no final de um semestre, nas férias, formato sempre o pc ;) Para o ter em condições na entrada do semestre seguinte :)

HecKel
 
Back
Topo