Raspberry Pi 5

Bom, não é propriamente o mesmo que estava listado nas aplicações a correr. Para o que lá estava chega perfeitamente.
Por isso mesmo é que acho que é preciso mais do que um 02W. Se o meu com apenas aquilo já se borrava, com Pi-Hole e Homebridge mais recursos necessitaria. Eu diria 2GB para um uso muito reduzido, 4GB para um uso mais intenso, conforme os users a usar DNS e limpeza de ads com Pi-Hole e o número de dispositivos ligados ao Homebridge.
 
O Pi Hole (funções Core, entenda-se servidor DNS/config base) corre sem problemas num 02W, a RAM (512MB) não é problema para os setups caseiros normais. Além disso, o BCM2710A1, mesmo a 1GHZ, é suficiente para suportar aquele usecase.

Homebridge, se é só para controlar ou fazer automações de coisas simples, também não é problema.
Tens Documentação que indica os recursos necessários, e a performance esperada.

Óbvio que estamos a falar de instalações headless, e limpas de processos não necessários para o uso em causa.
Há que gerir expectativas...

O "problema" do arrasto que falas não tem diretamente que ver com a RAM do dispositivo, se estivermos a falar de uso caseiro comum.
Acho que estás a confundir processamento (o CPU) com a pool de RAM necessária para o caso.
Uma vez mais digo, para o que o user listou, em uso comum, o 02W serve perfeitamente.

A partir daí, e visto isto ser uma plataforma "tinker", obvio que com mais (seja CPU ou RAM) se pode fazer mais.
É a maior característica e mais valia do RPI.
 
Ora viva.
Estava a pensar comprar um destes para meter cá em casa.
Principais objectivos:
Instalar Pi Hole.
Instalar homebridge para gerir as luzes etc.
Outras finalidades ainda por descobrir 😅

Para os efeitos acima aconselham? Se sim chegam 4gb ram?
Tenho 2 RPi Zero 2W ambos com Pi-hole, Unbound e Wireguard e chegam perfeitamente. RAM anda pelos 25~30 %.
 
Pi-hole por si só já vale ter isso. Claro que o 5 só com ele é overkill.

O que consiste isso do HomeBridge? Eu tenho já vários LEDs "smart" e ar condicionado que controlo pelo telemóvel, ou poderia controlar tudo pelo PI e não usar as apps?
 
Eu já usei isso foi no Synology, porém a empresa não permite usar time machine mas pediu para usar google drive para backup
 
Com o preço atual de um rpi, fica difícil justificar o mesmo.

Com 150€ arranja-se um N100 e mete-se a correr proxmox e fica muito mais versátil para uma variedade enorme de aplicações.

Neste momento só se justifica caso se necessite do GPIO ou algumas das partes específicas do ecossistema RPI
 
Com o preço atual de um rpi, fica difícil justificar o mesmo.

Com 150€ arranja-se um N100 e mete-se a correr proxmox e fica muito mais versátil para uma variedade enorme de aplicações.

Neste momento só se justifica caso se necessite do GPIO ou algumas das partes específicas do ecossistema RPI

Mas é mesmo ai que o RPI justifica a diferença do PC ou seja a necessidade do GPIO coisa que num PC não se obtém, o valor não é descabido pelo RPI até porque os HAT's para as diversas aplicações são feitos especificamente para o RPI e não para o PC, no final as aplicações são outras em que um PC não é sequer viável...

Por isso é que não podemos andar a comparar PC com RPI com base em valores...
 
Com o preço atual de um rpi, fica difícil justificar o mesmo.

Com 150€ arranja-se um N100 e mete-se a correr proxmox e fica muito mais versátil para uma variedade enorme de aplicações.

Neste momento só se justifica caso se necessite do GPIO ou algumas das partes específicas do ecossistema RPI
Dai que fui pro 4, que me basta. Gastei 78 euros no total (rpi 4 4GB + caixa + fonte oficial + cabo hdmi + cartao 64GB).
O consumo de energia e o tamanho e fator decisivo alem da quantidade de software e guias.
 
Última edição:
Mas é mesmo ai que o RPI justifica a diferença do PC ou seja a necessidade do GPIO coisa que num PC não se obtém, o valor não é descabido pelo RPI até porque os HAT's para as diversas aplicações são feitos especificamente para o RPI e não para o PC, no final as aplicações são outras em que um PC não é sequer viável...

Por isso é que não podemos andar a comparar PC com RPI com base em valores...
A verdade é que a maioria do pessoal que usa os RPI acaba por nem usar essa grande mais valia deles, daí o meu comentário
 
@kilermachinegun

Não podes fazer esse tipo de avaliação com base em naquilo que vês por ai pela web, se me disseres que uma minoria não faz um estudo daquilo que pretende e opta por comprar um RPI e não tira partido de todo o seu potencial, porque o que vai fazer com ele qualquer pc faz o mesmo isso já é outra história, mas longe de ser a maioria, pois quem opta por RPI sabe bem para o que vai usar e inúmeras aplicações em que o pode empregar, não o vê como um simples micro pc, é muito mais do que isso.

Dai eu ter dito não se poder andar a comparar RPI Vs PC e sobretudo em questões de preços, são coisas destintas para finalidades diferentes.
 
Com o preço atual de um rpi, fica difícil justificar o mesmo.

Com 150€ arranja-se um N100 e mete-se a correr proxmox e fica muito mais versátil para uma variedade enorme de aplicações.

Neste momento só se justifica caso se necessite do GPIO ou algumas das partes específicas do ecossistema RPI
Disse exatamente isso aí há uns tempos atrás.

O RPI sofre neste momento do efeito "popularidade", em que a popularidade tem feito com que o preço dispare de versão para versão, além de que há imensa gente a comprar apenas porque é "engraçado".

Ou se vai usar o GPIO (se calhar 90% nao utiliza) ou neste momento um N100 é claramente melhor compra. Existe por aí bons mini pcs com o Intel N100 + SSD 512GB + 16GB RAM por 150€!

Daquilo que vejo em foruns e reddit, há muita gente a comprar um RPI só porque é "fixe", quando ficava melhor servido com um N100, mas pronto, são gostos e cada um manda na sua carteira. :P
 
Última edição:
Pois eu não uso o GPIO (yet), entretanto para min o N100 ficaria muito mais caro e olha que já tenho SSDs sobrando.
Eu achei uns que sem memória e sem SSD já fica mais do dobro do que paguei pelo RPI4 e ainda tem impostos de 92% por vir da china.

Agora o RPI5 que tá bem caro e dificilmente compensa
 
Exato, a comunidade e o GPIO é o must have.
Mas o consumo e o tamanho também são um plus.

Talvez para min que não devo usar GPIO, o N100 seria mais interessante de facto...
 
Tenho o RPi4 desde 2019 comprado propositadamente para media player, pequeno, silencioso e baixo consumo, hoje em dia já servia para mais coisas, adquiri o RPi5.
 
Na minha humilde opinião, sempre considerei este tipo de device para se criar projectos de aprendizagem (inspirando o estilo MacGyver) a um valor simbólico (fazer muito com pouco). No fundo a estabilidade, a comunidade, a creatividade e a versatilidade é enorme e vai mais além, obtendo trabalhos concisos e espectaculares (basta uma rápida pesquisa na Net).

Reaproveitar o equipamento para outros fins/projectos e não ser "descartável" é um trunfo. Sendo também "polivalente" e não servir só para um fim tendo em conta as suas limitações mas também capacidades de se saber espremer o "sumo" todo.

Como já referido comparar com outros equipamentos, não é justo, porque o que se propõe com estas "placas" é totalmente o oposto/diferente, apesar que a funcão como PC desktop serve (um exemplo).

O preço (uníco que considero justificação no ponto anterior), o tamanho, consumo eléctrico, térmico (sem cooler), ruído, manutenção, são factores muito importantes na decisão para tais projectos.

Tendo um Pi3B+ a fazer neste momento:

FTP (disco SSD via USB)
SAMBA (disco SSD via USB)
MediaTV (TDT PT/ES + RF ISP + OTT streams + etc).
Scripts/CronJobs (rotinas, configurações, tokens, etc.)
Acesso/controlo remoto UPS
Acesso/controlo router ISP (este em bridge)

e mais algumas coisas, tirando alguns serviços ao router (por exemplo). Neste momento: 240MB~ de ram - CPU 4/8% - 36Cº.

Futuramente queria controlar uns devices IoT, testar servidores VPN (Wireguard, OpenVPN, actualmente no router), bloqueador de ADS, etc.

No inicio deste ano adqueri um Pi4B (8GB) a um excelente preço (sorte), pelo único motivo da velocidade da rede (não se compara com a versão anterior) e assim com objetivo de migrar tudo do Pi3 para o Pi4. Libertando o Pi3 para realizar outros testes.

Os valores praticados a partir do 4, creio que afasta o propósito inicial de low cost para ideias criativas, mas mesmo assim não afecta a suposta demanda (ou pouca oferta em produção). :001:
 
Back
Topo