Fibra Óptica Redes Nova Geração - zonas rurais para quando ????

Boa tarde, resido em Almodôvar, distrito de Beja, onde existe a rede de nova geração (RNG) da DS Telecom. Há dois anos que opera a Vodafone Fibra em Almodôvar, nesta rede, que não dá canais sem box, nem passa dos 100 megas de download, com 20% do upload.
Na semana passada, começou a operar a MEO FIBRA nesta vila, através da rede da DST. Já tenho instalado o serviço em casa, que em nada difere da rede própria da MEO, até porque a central de fibra da PT está na própria central de Almodôvar da Portugal telecom. Depois é feita a interligação a nível local, entre a Central da PT e a da DST e "voilá" !
Bem, tenho 200 canais na Box, o ONT fabricado pela altice labs, em Portugal, o novo Router Technicolor, já com Wi-Fi 5 G, só se mantiveram as box's, fiquei com as duas por opção. A MEO na rede da DST não faz distinção para a rede própria, atinjo os 205 megas de download, 106 megas de upload em wi-fi, tenho mais de 100 canais digitais sem box através da rede RF de casa, bem como 21 canais de rádio, como se fosse TDT e tenho ainda disponívels 60 canais em analógico. Estou muito satisfeito, a MEO na rede própria não faria melhor do que aquilo que está a fazer na DST.
A Vodafone não tem canais sem box porque não quer investir nas PON, e não dá mais velocidade também poqu enão quer, depois anda a dizer aos clientes que a fibra rural é diferente. Não tem diferença nenhuma! Em breve chega a NOS, que também não vai dar RF's. Resultado: MEO - 1 / VDF-Nos - 0
 
Em RNG a meo supera e muito! Investem como deve ser na RNG, para não diferenciar os clientes.

Que investimento se têm as centrais espalhadas pelo país fora?
O que vês nas RNGs é, mais uma vez, reflexo, da posição dominante da MEO que nem sequer foi acautelado quando se construiu estas redes, metade delas só opera a MEO, e na outra metade, deixou-se ao encargo dos operadores criarem infraestrutura se queriam fornecer mais do que serviços sobre IP...

No caso da NOS é algo peculiar porque a NOS injecta sinal digital na rede, por isso foi falta de vontade em colocar um RF a dar...
 
Que investimento se têm as centrais espalhadas pelo país fora?
O que vês nas RNGs é, mais uma vez, reflexo, da posição dominante da MEO que nem sequer foi acautelado quando se construiu estas redes, metade delas só opera a MEO, e na outra metade, deixou-se ao encargo dos operadores criarem infraestrutura se queriam fornecer mais do que serviços sobre IP...

No caso da NOS é algo peculiar porque a NOS injecta sinal digital na rede, por isso foi falta de vontade em colocar um RF a dar...

A Meo chegou a frente e eu no final do contrato nas condições atuais vou deixar a Vodafone ja nao fazem os 26,90 e por acaso em rng ate tenho os 100/100 mas rf nem ve lo e preciso investir e a Meo fez lo e muito provavelmente porque a Vodafone nao vai manter o preço que me faz vai ganhar um cliente a Vodafone andou anos a dizer que por razoes técnicas da própria rede era impossível o rf e a meo entra com rf eu nao estou insatisfeito de todo com a Vodafone mas pagar o mesmo.que os outros sem rf sem equipamentos decentes e pagar mais que anteriormente não obrigado ou me mantêm o preço e adicionam uma box gratis para me calar ou volto para a Meo assim se perdem clientes...
Cumprimentos
 
A Meo chegou a frente e eu no final do contrato nas condições atuais vou deixar a Vodafone ja nao fazem os 26,90 e por acaso em rng ate tenho os 100/100 mas rf nem ve lo e preciso investir e a Meo fez lo e muito provavelmente porque a Vodafone nao vai manter o preço que me faz vai ganhar um cliente a Vodafone andou anos a dizer que por razoes técnicas da própria rede era impossível o rf e a meo entra com rf eu nao estou insatisfeito de todo com a Vodafone mas pagar o mesmo.que os outros sem rf sem equipamentos decentes e pagar mais que anteriormente não obrigado ou me mantêm o preço e adicionam uma box gratis para me calar ou volto para a Meo assim se perdem clientes...
Cumprimentos

Mas que investimento se as centrais estão lá? A Vodafone não têm uma rede de centrais equiparável à MEO, logo são coisas não comparáveis.

Acho que fazem muito bem em mudar para a MEO, do ponto de vista do consumidor é o mais barato e o que der mais e melhor. Do ponto de vista dos ISPs, a MEO parte em vantagem entendem?
 
Mas que investimento se as centrais estão lá? A Vodafone não têm uma rede de centrais equiparável à MEO, logo são coisas não comparáveis.

Acho que fazem muito bem em mudar para a MEO, do ponto de vista do consumidor é o mais barato e o que der mais e melhor. Do ponto de vista dos ISPs, a MEO parte em vantagem entendem?

As centrais estão la mas nao eram alimentadas por fibra antes de fazerem a oferta em RNG bem os vi passar cabos de fibra para a Central aqui pelo menos...Parte em vantagem porque a Vodafone por parvoíce e poupança de dinheiro alugou a rede que estava previamente instalada pela DST tivesse investido na fibra escura e não precisava das centrais da pt para nada sei de fonte limpa que as centrais da DST teem local vago para equipamentos das operadoras injetarem o sinal na rede ao invés a Vodafone utilizou vpns a redirecionar o tráfego para Braga aumentando os pings a NOS colocou RF mas codificado para que so as powerbox consigam aceder a Meo louvavelmente fez o investimento certo e mandou pastar a história da "fibra rural" oferecendo a todos os clientes fibra um serviço idêntico a Vodafone nem ao trabalho de configurar ou adquirir equipamentos iguais para todos os clientes se dignou...paga se por um smartrouter e depois vem um 784v3 ou pior ainda um ADB manhoso quando os clientes normais ficam com um router xpto e RF e ate bem pouco tempo so tinham 10-ou 20 MB de upload bem haja a Meo que tardou mas fez o correto nao discriminar ninguém se fosse hoje mudava faltam me 10 meses muita coisa pode mudar e a Vodafone nao deve querer perder clientes por isso espero que respondam a MEO e façam o mesmo agora se fosse hoje e se me fizessem a proposta de refidelizar como esta por 28,90 preferia pagar os 32 da MEO sem dúvida.
 
Última edição:
Na minha modesta opinião parece-me que no caso da Vodafone a tomada de decisão na oferta de serviços reduzidos nas redes DST deve-se maioritariamente a fatores económicos. Os motivos é os mesmos de sempre, infraestrutura e possivelmente falta de escala em termos de carteira de clientes.

O que é cobrado pela rede de DST possivelmente afeta algumas margens de lucro em termos de faturação. Depois do ponto de vista tecnico poderá ter que ser necessário investir no backbone até aos centrais onde operam essas DST. A Vodafone pode ter que ter alugar fibra para poder interligar essas redes ao seu backbone.

Existem soluções mais baratas? Sim existem. Mas todas elas implicam algum investimento que provavelmente a Vodafone não quer.

Outra maneira de reduzir os custos seria a DSTs providenciarem o backbone até a um PoP neutro no país operado pelo estado ou algo assim.

A MEO tendo mais infra-estrutura e mais clientes pode simplesmente providenciar os mesmo serviços a um custo mais baixo.
 
Boa tarde, neste momento estou a escrever para vos dar um ponto de situação relativamente à RNG da DS Telecom, a operar na vila de Almodôvar, distrito de Beja.

Na rede da DST está a operar a Vodafone Fibra, desde Abril de 2015. A Vodafone não fornece canais em RF (Sem Box), colocando até 3 box's por cliente a 1 euro cada. A desculpa da conversa de "a rede de fibra rural não suporta esse serviço" é mentira. A Vodafone é que não quis gastar dinheiro a instalar os equipamentos necessários na rede para fornecer esse serviço. Estive com os técnicos da DS Telecom, que me garantiram que a rede não só é igual à fibra das redes próprias dos operadores, como é mais potente, pois percorre centenas e centenas de quilómetros pelo país. Foi-me ainda garantido que a rede suporta tudo o que os operadores quiserem injetar, não havendo desculpas para afirmar que a fibra "rural" é pior que as outras. Só se chama assim na gíria porque foi financiada por fundos comunitários para levar igualdade de oportunidades ao interior, onde em alguns locais não compensava para já as operadoras investirem em rede própria. Este modelo de fibra partilhada até funciona muito bem, eliminado uma série de pdo's de cada operador nas paredes, etc, servindo a rede para todos.

Segundo ponto, a MEO FIBRA também já começou a operar em ALmodôvar através da rede da DS Telecom. Neste caso, a meo não faz distinção nenhuma na rede da DST para a rede própria os serviços são iguaizinhos, sei diss por experiência própria pois há um mês que sou cliente MEO FIBRA através da DST. São fornecidos os 123 canais digitais sem box, a emitir em DVB-T, podendo inclusivamente ser sintonizados com uma box TDT Para além destes 123 canais digitais de tv e rádio, ainda são fornecidos em simultâneo 60 canais analógicos. São fornecidos igualmente 3 canais UHD 4 K, quer com, quer sem box. O Router é AC, o Technicolor mais recente da MEO e é já 5G. Para além disso, tenho 200 megas reais de download e 100 megas reais de upload, mesmo em Wi-Fi, dado que o Router já é o 5 G, como referi e o meu equipamento suporta essa norma (Computador portatil).

Portanto aqui está a prova que a rede da DST faz o mesmo serviço que as redes próprias. Não existe qualquer limitação, ainda que alguns operadores queiram enfiar areia para os olhos das pessoas, desprestigiando a chamada "fibra rural".No caso da MEO, o serviço vem todo por fibra própria da MEO até À central local da PT. Depois vai um cabo da rede MEO ligar à central local da DS Telecom, onde o sinal da MEO entra em distribução da rede própria. Já o sinal dos outros operadores vem "à boleia" por toda a rede DST.

Dito por um técnico da própria PT que me instalou o serviço MEO FIBRA através da DST, "a rede da RNG é muito superior em relação à rede própria da PT, os PDO's têm 24 saidas, são mais modernos, pois é só encaixar a fibra através de ficha, enquanto nos próprios da meo, têm ue andar a fazer a fusão, na DST tem ligações com ficha como se fosse RJ 45 por exemplo (mas não é).

No próximo dia 5 de junho vai começar a operar também em Almodôvar, a NOS FIBRA, também pela rede DST. Segundo apurei com os comerciais que já andam porta a porta, não estava previsto darem o sinal RF (analógicos). MAs como a NOS não utiliza IPTV mas sim tecnologia como a da rede cabo HFC, vão descodificar os canais digitais em DVB-C, mas so sintonizáveis em tv's com a opção de procura por cabo ou box's com essa norma, já a meo utiliza DVB-T como se fosss TDT. A própria DST afirma ue pode instalar mais PDO's ao lado, quando os que exsitem estiverem cheios. A própria central da DST em cada zona, tem espaço para os operadores utilizarem e instalarem os equipamentos próprios para levarem o serviço completo às pessoas, mas a Vodafone e a NOS não quiseram saber. No caso da MEO, têm tudo na central da PT, por norma têm uma pelo menos em cada sede de concelho dado que a PT é a operadora hostórica.

Em suma, em ALmodôvar através da rede DS, neste momento operam a Vodafone, a Meo Fibra e a NOS. A MEO é a única que fornece o serviço 100% igual em todo o país, seja ou não rede própria.
 
Boas.
A fibra ficou a 500 metro de minha casa.
Eu mais 3 vizinhos estamos interessados em aderir ao serviço.
Existe alguma hipotece de entrar em contacto com a meo para ver se podem fazer alguma coisa?
 
Se não sabes é provável que seja rede própria e como tal já fizeste a mesma pergunta no tópico certo(pt fibra óptica)... Resta aguardar resposta lá.
 
É MEO rede própria ou "fibra Rural" ?
Boas, esta semana o meu vizinho instalou fibra da meo, estive a seguir o cabo pelos postes da PT e a mesma está ligada a um PDO da RNG rural, ou seja nesta zona (Souselo - Cinfães) já temos as 3 operadoras nas rng!!! A Vodafone e a nos não faziam a instalação devido à distância (800m) e agora a PT já faz e muito mais longe, pois o cabo vai pelo monte e não pela estrada.
 
Última edição:
Ouvi falar que na zona de Viana do Castelo (nos meios mais rurais, vila franca do lima, mazarefes, subportela), a DS Telecom está a preparar fibra para a NOS usar!? Alguém pode confirmar sff? :)

Sou de subportela e as obras da DST são na minha rua. Confirmo que pelo menos os tubos para fibra estão a ser montados. Se vão cablar a zona não sei, mas estou extremamente interessado em saber!!
 
É a DSTelecom que ficou com o projecto de cobertura de fibra para as zonas rurais de Tomar, certo?

A situação é que eles em 2014 fibraram toda a cidade de Tomar, e deixaram as aldeias para trás. Portanto fibra nas aldeias do concelho de Tomar é ZERO!

Alguém sabe se no âmbito do projecto Portugal 2020, o país ficará com 90% das casas cobertas?

Quando ficará o país totalmente coberto com fibra?

EDIT: Tive a reler algumas páginas atrás do Forum e lembrei-me que em principio as aldeias da cidade de Tomar não estão contempladas pelas RNG.

Sendo assim quando é que estas aldeias irão ter Fibra? Só depois das cidades todas e vilas estarem cobertas?!
 
Última edição:
O projeto das RNG é para zonas rurais, logo tomar não está abrangida porque é uma cidade. A cidade foi fibrada por iniciativa de alguma das operadoras, provavelmente zonas rurais perto da cidade nem se enquadram no projeto das RNG nem as operadoras querem fazer o investimento, pelo que é uma situação complicada. Mas atenção, não sei se vai haver mais fases das RNG ou algum projeto Portugal 2020 que fibre essas zonas
 
Back
Topo