Review - Compal HGL30

Anamuh

Power Member
Composição:
Processador – Core 2 Duo T7200
Memória – 2Gb Corsair 677mhz
P. Gráfica – Nvidia Go 7600 256 Mb (underclocked segundo dizem, não testado)
Disco – 100Gb Sata 7200 rpm
Wireless + Bluetooth
DVDRW Supermulti
Windows XP Professional
Bateria extra 9 Células
Oferta Mala e rato (Mais sobre isto mais tarde)
Preço 1585€ (já com iva e transporte do Porto para Lisboa)

Vou ter que contar a história da aquisição deste portátil pois é no mínimo, hilariante. Para quem não esteja interessado numa novela Mexicana com contornos de filme Indiano, pode saltar directamente para o ponto 2.

1 – Telenovela - Encomendei este bicho na segunda-feira dia 11 de Dezembro na websevinfor.
Paguei adiantado por transferência bancária (como é normal nos casos em que não se levanta na loja) e acordou-se que a ***** (na pessoa do sr. Luis Oliveira) iria tentar tudo para me entregar o portátil na sexta-feira dia 15. Caso isso não fosse possível, havia a garantia que a entrega seria feita no sábado de manhã.
Na quinta-feira dia 14 telefonei para a ***** para saber se sempre iria ter o portátil na sexta-feira e foi-me informado que a máquina ainda não estava lá e por isso só no sábado como já tinhamos falado.
No sábado não recebi nada.
Telefonei para lá e o sr. Luis Oliveira informou-me que nas encomendas que recebeu do fornecedor da *****, faltavam dois pacotes, um deles o que continha o meu computador e por isso só me podia adiantar o que se tinha passado na segunda-feira seguinte, visto os escritórios da Intel e da DHL estarem fechados ao fim de semana.
Segunda-feira não recebi qualquer telefonema.
Na terça-feira telefonei eu para a ***** e foi-me informado que tinha havido um problema nas entregas, mas o meu computador estava a 20 minutos de chegar á loja e portanto podia contar com a entrega para o dia seguinte, quarta-feira dia 20 de dezembro, em minha casa por EMS12 o que significa que seria entregue até ás 12 horas.
Quarta-feira não saí de casa á espera da entrega. Esperei até ás 13 horas e nada. Coloque-me a mim mesmo a hipótese de ter havido um engano e a encomenda ter sido despachada em EMS18 o que significaria que entrega seria feita até ás 18 horas. Decidi esperar até ás 19h, para controlar qualquer atraso, e depois telefonaria para a ***** a pedir explicações.
Ás 19h em ponto estava eu a ligar para lá, pois nada tinha chegado. O sr. Luis Oliveira explicou-me que tinha havido um problema e que a transportadora tinha entornado vinho (no natal entregam-se muitas garrafas de vinho como presentes entre empresas) nas caixas dos computadores e portanto a ***** estava a testar as máquinas todas antes das enviar para que tudo estivesse bem. Foi-me dito que no dia seguinte poderia levantar a encomenda no balcão da Renex a partir das 7h da manhã e que já tudo estava em ordem. Fui lá levantar o portátil e qual não é o meu espanto quando ao abrir a caixa da máquina não vinha lá o cd do sistema operativo. Vltei a telefonar para a ***** e sr. Luis Oliveira já nem queria acreditar no que estava a acontecer. Aparentemente foi um erro da técnica que enpacotou a encomenda que não percebeu que o cd era para enviar, pensando que tinha sido só para testar a máquina por causa do acidente com o vinho. Recebi hoje de manhã, sexta-feira dia 22 de Dezembro a encomenda que devia ter chegado a 16.
Quero no entanto realçar a honestidade e disposição do sr. Luis Oliveira que desde o início se prontificou a enviar-me um portátil de substituição para eu usar até tudo estar resolvido ou mesmo para a devolução imediata do dinheiro que eu já tinha pago, gesto que eu considero digno de registo. No fim por todos os problemas, teve a gentileza de me oferecer uma mala muito melhor que a prevista inicialmente, como gesto de desculpa pelo sucedido.

2 – Review - Quando comecei a abrir o pacote com a encomenda tive uma agradável surpresa, o HGL30 que me tinham enviado não tinha aquela côr verde azulada ou azul esverdeada que eu já tinha visto em muitas reviews e da qual todos se queixavam. O meu é cinzento escuro antracite com os plásticos interiores em cinzento mais claro. O design não é de espantar, mas eu também não comprei o computador para enfeitar. Mesmo assim não é tão feio como o que tenho visto por aí como o HEL80 ou os Clevos.
Para quem ainda não sabe vou fazer uma breve descrição das entradas do computador. Lado direito: Entradas para microfone e altifalantes, duas portas usb, drive de dvd e saida para ligar a um monitor.
Atrás: Saida para ligar a video ou televisão, bateria (ao comprido) ligação de modem e ventilador.
Lado esquerdo: Lock, ventilador, porta usb, porta de rede e duas portas pcmcia (uma das novas outra das antigas).
Frente: Leitor de cartões e botão de ligar/desligar conexões wireless e bluetooth.
O ecrâ tem uma imagem excelente e por cima deste tem a câmara e um microfone incorporado.

Quanto teclado, como todos já sabem tem um ligeiro abaixamento, mas nada que seja desconfortavel. Embora todos falem mais relativamente á dos cursores, eu acho que o meu tem um maior abaixamento do lado esquerdo. (junto ás teclas a,s,d,w, etc...)

Tem efectivamente a tecla fn por fora do crtl, mas o meu compaq antigo tb já tinham, por isso já estava habituado.

Tal como já descrito a ventoinha tem ciclos de on/off, mas não se notam a não ser em completo silencio. Mesmo o disco a 7200 rpm é completamente silencioso.

Relativamente a aquecimentos, existe um ligeiro “amornar” da zona do pulso esquerdo e da zona debaixo do computador imediatamente por baixo do touchpad.

3 – Stats –
Aquamark 03 – 52103 (GFX-7209 e CPU-9399)
3Dmark2001 – 14547
3Dmark2005 – 3099
3DMark2006 - 1875
Battery Eater05 – 6 Células-2:03:51 9 Células-3:17:23
SuperPi 1M – 49s

p.s - As fotos ficam para um post mais tarde.
 
Esse super PI está mt mt lento... os core 2 duo que eu vejo é tudo abaixo dos 30s.. esse faz 49 :o

Nao tinhas programa nenhum a correr por tras quando fizeste o teste?? tinhas isso a funcionar ao maximo (aquela opção na bios que te faz poupar bateria)?

é que eu estava a ponderar esse portatil, mas esses resultados ficam um pouco aquem dos que eu pensava..

cumps
 
Pois tb acho que esse superPi tem algum problema
o meu T5600 faz
SuperPi (1MB): 34,264 s
3Dmark06 - 2191 (go7600)
3dmark06ao3.png


Isto é com as drivers 91.31 originais da Zepto
 
Última edição:
o meu T5600 faz
SuperPi (1MB): 34,264 s
3Dmark06 - 2191 (go7600)

T5600 a 1968mhz? Veio com overclock de fábrica? :P

Btw, não te esqueças que os clocks da gráfica do HGL30 são 350/350, enquanto a tua é 450/350. Isso explica a diferença de resultado, mas não significa que ele não consiga atingir esse resultado com overclock.
 
T5600 a 1968mhz? Veio com overclock de fábrica? :P

Btw, não te esqueças que os clocks da gráfica do HGL30 são 350/350, enquanto a tua é 450/350. Isso explica a diferença de resultado, mas não significa que ele não consiga atingir esse resultado com overclock.

pois mas segundo sei o super pi rola à volta da ram e do processador... os clocks do hgl sao underlock na grafica...o que vai influenciar apenas o desempenho grafico/3d mark...


eu ponderava este em opçao ao asus a8js... mas pelos vistos vou mesmo ter que gastar mais uns trocos e esperar mais uns tempinhos..

de ***** forma quero agradecer desde ja ao Anamuh pela review.. agora as fotozinhas eram bem-vindas ;)

cumps
 
OK! Pessoal, peço desculpa mas ainda sou um pouco nabo a utilizar as bench tools.
De facto havia alguns programas a correr em background e (estupidez das estupidezes) fiz o teste a funcionar com a bateria (daaaahhh). Olvidei-me foi o que foi.

Aqui ficam os testes realizados com a EDP a fornecer energia:

SuperPi 1M - 25s (iá, quase metade)
Aquamark - 52729 (GFX - 6966 ; CPU - 10838) estranho, o CPU aumentou mas a gráfica baixou! Ideias? Hipóteses?
3DMark2001 - 18825
3DMark2005 - 3122


E também algumas fotos:

hpim0475ko3.jpg



hpim0476jn8.jpg


O ecrâ, como podem ver, mesmo com o flash da máquina tem uma boa imagem.


hpim0482bq3.jpg


E por fim a agradável surpresa de ter um computador sem aquelas cores manhosas que eu via por aí.
 
ahhhhhhhhhhhh

assim já me parece muiiito melhor... assim ja me agrada bem mais :)

só tiveste menos pontuação no aquamark (nc usei..) pk no 3dmark 2001 tiveste muito mais... tiveste tt como a minha 6600gt faz de origem.. já a diferença no 3dmark 2005 nao a axei tao significativa...

bem mas assim ja me parece melhor :)

agr tenho mesmo é que o ir ver ao vivo... espero que a poweron o tenha em exposiçao :)

tirando isso continuo com duas reticencias:

- como será a assistencia
- Nao tem entrada dvi... Queria ligar isso ao meu lcd por entrada hdmi nao sei se com a entrada vga nao perderá demasiada qualidade...

se pudesses dizer era excelente :)
cumps
 
O meu LCD é um pouco velhinho. Tem menos qualidade que o do portátil, por isso será difícil ter uma opinião certa.

Quanto á assistência, já li por aqui tantas opiniões negativas acerca das marcas de topo, que acho que neste momento não sei se fará muita diferença.

Mas, mesmo assim, penso que compensa a diferença de preço, e o facto de poderes escolher o que lá metes dentro.
 
Comprimento - 34cm
Largura - 26cm com bat 6 células e 27,5 com bat 9 células
Espessura - 4 cm com pés e 3,5 sem contar com os pés (não que eles possam ser tirados, só para efeitos de o ter na mão).

Já agora, offtopic, alguém me ensina a colocar na assinatura essas cenas de hattrick player, google user, etc...?
 
Back
Topo