Router ZTE F680 - Bridge

Boas.

Aderi à Nowo, e o serviço até está impecável. Speed test de 250/140 num serviço de 200/100.

Quando aderi, disse na linha que seria imprescindível que o router permitisse bridge. Garantiram que sim. Afinal, parece que não dá, e na minha zona só podem usar este router (zte f680). Já me deram razão ao telefone e disseram-me para cancelar o serviço sem custos. O router, de origem, permite bridge. Gosto do serviço e a verdade é que é bem mais barato que a concorrência. Poupo uns 300€ em 2 anos. O que me levou a pensar em hipóteses. Será que consigo flashar o router com um firmware que permite bridge e consigo continuar a ter o serviço? Ou depois de flashar é preciso fazer configurações que só eles conseguem?

Outra questão: se eu comprar um modem FTTH com porta ONT, é só ligar a fibra lá e fica a funcionar? Posso depois ligar o meu próprio router ao modem?

Obrigado
 
Última edição:
Boas.

Aderi à Nowo, e o serviço até está impecável. Speed test de 250/140 num serviço de 200/100.

Quando aderi, disse na linha que seria imprescindível que o router permitisse bridge. Garantiram que sim. Afinal, parece que não dá, e na minha zona só podem usar este router (zte f680). Já me deram razão ao telefone e disseram-me para cancelar o serviço sem custos. O router, de origem, permite bridge. Gosto do serviço e a verdade é que é bem mais barato que a concorrência. Poupo uns 300€ em 2 anos. O que me levou a pensar em hipóteses. Será que consigo flashar o router com um firmware que permite bridge e consigo continuar a ter o serviço? Ou depois de flashar é preciso fazer configurações que só eles conseguem?

Outra questão: se eu comprar um modem FTTH com porta ONT, é só ligar a fibra lá e fica a funcionar? Posso depois ligar o meu próprio router ao modem?

Obrigado
Para configurar um router FTTH precisas acima de tudo dos dados de autenticação. Não sei o método que a NOWO utiliza para a autenticação dos routers deles. Não basta ligar um router à fibra, é necessário autenticação.
Não podes flashar um router da operadora, pode acarretar problemas legais.

Já agora, tens a certeza que esse router não tem bridge? Julgo que existem serviços da NOWO com este router que suportam bridge.
Ou então tem a ver com a zona onde está ligado.
 
Afinal, parece que não dá, e na minha zona só podem usar este router (zte f680).
Deve ser zona DST então.
Já me deram razão ao telefone e disseram-me para cancelar o serviço sem custos. O router, de origem, permite bridge.
Julgo já ter lido que eles ativam o modo bridge do lado deles, se pedires. Podes não ter falado com o departamento correto...
Será que consigo flashar o router com um firmware que permite bridge e consigo continuar a ter o serviço?
Estou bastante certo que não consegues, pelo menos não conseguirás fazer com que funcione. Para que precisas do modo bridge? Não será nada que dê para fazer de outra forma? É que a net é mesmo muito boa, os meus pais têm, era pena teres de mudar tendo em conta que ainda por cima é mais barato que a concorrência.
Já agora, tens a certeza que esse router não tem bridge? Julgo que existem serviços da NOWO com este router que suportam bridge.
Ou então tem a ver com a zona onde está ligado.
Posso confirmar que não tem opção para isso e o firmware parece nem ter sido personalizado de maneira nenhuma pela nowo. Tem lá uma miríade de opções que simplesmente não se aplicam ao serviço da nowo. Opções relacionadas com modems usb 4g, etc... Até dá para revogar o acesso remoto por parte da nowo.
 
Já agora, tens a certeza que esse router não tem bridge? Julgo que existem serviços da NOWO com este router que suportam bridge.
Ou então tem a ver com a zona onde está ligado.
Sim. Falei com o departamento técnico. E depois na linha de contratos, confirmaram novamente com o apoio técnico.
Para que precisas do modo bridge? Não será nada que dê para fazer de outra forma? É que a net é mesmo muito boa, os meus pais têm, era pena teres de mudar tendo em conta que ainda por cima é mais barato que a concorrência.
É a minha opinião também. Preferia manter. O router é bastante limitado. Tinha meo antes (ainda tenho mais 1 mês) e já tenho também dessa forma. O router deles em bridge e o meu a fazer tudo. Tenho reencaminhamentos de portas, servidor FTP, VPN, e sobretudo tem uma cobertura wifi espetacular. Wifi e VPN é pra esquecer com o da nowo, para além de não ser 100% compatível com os dispositivos mesh que tenho na cabe e no primeiro piso.
Li num sítio que talvez dê para fazer algo parecido ao bridge com DMZ, e reparei que o da nowo tem DMZ. Tenho que experimentar.

Até dá para revogar o acesso remoto por parte da nowo.
Onde está essa opção?
 
Li num sítio que talvez dê para fazer algo parecido ao bridge com DMZ, e reparei que o da nowo tem DMZ. Tenho que experimentar.
É o que fiz com o dos meus pais, e como tenho configurado em minha casa em que tenho vodafone, que não suporta bridge em nenhum dos routers que instala. É mais expedito meter bridge, mas julgo que conseguirás fazer o que precisas com DMZ, mesmo que tenhas de perder um bocado de tempo a afinar a coisa de modo a ter tudo a funcionar
Onde está essa opção?
Ainda hoje ou amanhã já te digo, já comprovei até que eles ficam mesmo sem acesso. Julgavam que os meus pais estavam sem net depois de tentarem entrar no router no dia após a instalação do serviço, para verificar se tinha ficado tudo ok, e não conseguirem. Tive de os sossegar que estava tudo OK (obviamente que nao disse que lhes tinha revogado o acesso), porque queriam logo mandar alguém lá a casa no dia seguinte
 
É o que fiz com o dos meus pais, e como tenho configurado em minha casa em que tenho vodafone, que não suporta bridge em nenhum dos routers que instala. É mais expedito meter bridge, mas julgo que conseguirás fazer o que precisas com DMZ, mesmo que tenhas de perder um bocado de tempo a afinar a coisa de modo a ter tudo a funcionar
Pelo que estive a ver, no router deles, na parte do DMZ, ponho o IP do meu router. Depois desactivo o DHCP e o WiFi no router deles, e fica tudo a funcionar no meu. Só ainda não percebi muito bem a parte dos IPs. O IP do router deles é "192.168.1.1". O IP do meu é "192.168.0.1". Será que posso manter assim ou devia tê-los na mesma gama? Outra questão que não percebo muito bem é que os guias que li falam em procurar o WAN IP do meu router, e penso que estes IPs sejam IPs LAN, e não WAN. Se me conseguires dar uma ajuda, visto que já tens isto a funcionar, era brutal.
 
Pelo que estive a ver, no router deles, na parte do DMZ, ponho o IP do meu router. Depois desactivo o DHCP e o WiFi no router deles, e fica tudo a funcionar no meu.
É isso.
O IP do router deles é "192.168.1.1". O IP do meu é "192.168.0.1". Será que posso manter assim ou devia tê-los na mesma gama?
Podes deixar assim. Tens só de no router deles meter uma regra para fixar esse IP (192.168.0.1) para o MAC do teu router.
Outra questão que não percebo muito bem é que os guias que li falam em procurar o WAN IP do meu router, e penso que estes IPs sejam IPs LAN, e não WAN.
Basicamente no teu router metes a wan com IP fixo e metes esse IP também, 192.168.0.1

Edit: esse 192.168.0.1 é o endereço que o router deles atribuiu para o teu? O endereço que tens de usar nos passos que referi é o que o router deles atribuiu para o teu, nao o que o teu router se auto-atribuiu! Este ultimo é que sim poderá estar numa game diferente, o que o router deles atribui provavelmente não estará
 
Última edição:
É isso.

Podes deixar assim. Tens só de no router deles meter uma regra para fixar esse IP (192.168.0.1) para o MAC do teu router.

Basicamente no teu router metes a wan com IP fixo e metes esse IP também, 192.168.0.1

Edit: esse 192.168.0.1 é o endereço que o router deles atribuiu para o teu? O endereço que tens de usar nos passos que referi é o que o router deles atribuiu para o teu, nao o que o teu router se auto-atribuiu! Este ultimo é que sim poderá estar numa game diferente, o que o router deles atribui provavelmente não estará
Está feito. Demorou, mas depois percebi e ficou.

Verificar IPs. Router da Nowo tinha 192.168.1.1. O meu tinha 192.168.0.1. Até aqui tudo perfeito, porque o meu router já tinha tudo configurado porque estava a funcionar com o da Meo em bridge. Não mudei nada aqui. Quanto ao IP WAN no meu router, mudei para estático e atribuí o 192.168.1.254. Como gateway e DNS ficou 192.168.1.1. Reservei esse IP (254) no router da Nowo para o MAC address do meu router, e desliguei o DHCP e as redes WiFi do router da Nowo. Assim que fiz isto, ficou logo tudo a funcionar, sem precisar se activar o DMZ. Não percebi esta questão. De qualquer forma configurei o DMZ no router da Nowo a apontar para o IP do meu router. Continuou tudo a funcionar.

Todos os serviços que já estavam configurados no meu router estão a funcionar bem, desde DynDNS até à VPN. Agora é ver como se porta a longo prazo.

Obrigado pela ajuda 😁
 
Back
Topo