iOS [Rumor] iOS 18 (junho/2024)

@spsantos
1- A AI é a "next big thing" se os rumores estiverem certos e a Apple quiser "alugar" o Gemini Ai é porque ainda não tem nada relevante. fala-se que desviou os recursos do carro para AI generativa mas mesmo a correr bem vão demorar 2 anos a criar e treinar para ter aquilo que a concorrência já tem hoje. vai ter que dar ao pedal para apanhar a concorrência.

2- Os resultados económicos são desse ano. No ano a seguir tem que vender tanto ou mais. é o trabalho do CEO manter a continuidade de bom desempenho. tudo aponta aponta que a Apple vai ter mais dificuldade que a concorrência em vender. Seja IOS seja MacOS portanto a estratégia chegou ao ponto que não serve mais. A economia ao mínimo sinal de ameaça a capitalização da empresa vem por ai abaixo..

3- Microsoft já integrou AI à quase 6 meses no Windows, google tem integrado no Android. IOS MACOS nada em concreto.
Open Ai, Mistral Ai trabalham para a Microsoft, Gemini é da google, depois tens a Meta que devido a privacidade não deve dar para a Apple, tens o XAI do musk que ainda não se sabe bem o que vai ser. Mesmo com os bolsos fundos a Apple não parece ter o que comprar.

basta ver o video da figure 001 para ver a capacidade atual da OpenAI no Speech-to-Speech Reasoning. estamos a falar de capacidade de instrução, tradução, seleção, compreensão que o ecocistema apple vai ignorar durante uns anos..

se acham que a Apple está numa posição confortável são opiniões..
e eu tenho IPhones há muitos anos mas consigo ver que não estão no cominho certo. A Microsoft de todas é a mais capacitada.
 
@spsantos
1- A AI é a "next big thing" se os rumores estiverem certos e a Apple quiser "alugar" o Gemini Ai é porque ainda não tem nada relevante. fala-se que desviou os recursos do carro para AI generativa mas mesmo a correr bem vão demorar 2 anos a criar e treinar para ter aquilo que a concorrência já tem hoje. vai ter que dar ao pedal para apanhar a concorrência.

2- Os resultados económicos são desse ano. No ano a seguir tem que vender tanto ou mais. é o trabalho do CEO manter a continuidade de bom desempenho. tudo aponta aponta que a Apple vai ter mais dificuldade que a concorrência em vender. Seja IOS seja MacOS portanto a estratégia chegou ao ponto que não serve mais. A economia ao mínimo sinal de ameaça a capitalização da empresa vem por ai abaixo..

3- Microsoft já integrou AI à quase 6 meses no Windows, google tem integrado no Android. IOS MACOS nada em concreto.
Open Ai, Mistral Ai trabalham para a Microsoft, Gemini é da google, depois tens a Meta que devido a privacidade não deve dar para a Apple, tens o XAI do musk que ainda não se sabe bem o que vai ser. Mesmo com os bolsos fundos a Apple não parece ter o que comprar.

basta ver o video da figure 001 para ver a capacidade atual da OpenAI no Speech-to-Speech Reasoning. estamos a falar de capacidade de instrução, tradução, seleção, compreensão que o ecocistema apple vai ignorar durante uns anos..

se acham que a Apple está numa posição confortável são opiniões..
e eu tenho IPhones há muitos anos mas consigo ver que não estão no cominho certo. A Microsoft de todas é a mais capacitada.
Não digo que não, mas vamos esperar por junho e setembro para ver. Como disse, a Samsung por exemplo só iniciou a AI nos seus flagships em janeiro deste ano.
Verdade que até pode nem vir nada, mas vai vender muito e muito na mesma. A Apple tem um produto muito maduro e fiável e isso conta muito.
Embora acredite em ti no que dizes da Microsoft, neste segmento não conta para o totobola.
 
Acho que quando AI for relevante e for decisão na compra de um telemóvel para o consumidor geral, estes iPhones vão ser irrelevantes.
 
A Microsoft conta no MacOS..
as coisas estão estáveis e de repente mudam. ou está dentro ou esta fora...

e a maior red flag é quando quadros de topo começam a sair.. claro que há sempre ajuste e novos projetos mas em massa é um sinal de problema e que as coisas não estão assim tão bem.

Apple’s New Challenge: A Wave of Key Executives Leaving the Company


o problema é que não passa de um smartphone para "AI Phone" numa geração. mas ao ritmo que as coisas estão cada ano dado à concorrência é um de dificuldade acrescida.
As pessoas compravam Nokias para jogar Snake.. não menosprezem a capacidade de pequenas inovações quando está tudo saturado do mesmo.
 
Eu cá não quero ter nada a ver com a Google, é um dos motivos pelos quais uso iPhone. Se a Apple acordar algo com a Google para usar Gemini e for obrigatório usar, não sei se não arranjo alternativas.
 
Acho que a Apple ainda não ter nada em concreto em AI, do género do que a Google ou Microsoft tem é normal. A Apple nunca é a primeira a chegar às coisas, mas quando chega, vem com um ângulo próprio e com as coisas afinadas.

ainda assim, para mim uma das grandes falhas da Apple nos últimos 7 anos foi a forma como trataram a Siri, completamente chutada para canto
 
Não concordo. Na minha geração a Apple foi disruptiva no IPod, IPhone, MacBook Air, IPad, Apple Watch.
Tim Cook teve 2 grandes projetos tecnológicos. Os processadores M (grande sucesso) e o projeto do carro (grande fracasso).
Uma empresa como a Apple tem obrigação de estar na frente.. não é por falta de dinheiro..
 
Nunca percebi o fascínio da Apple em querer fazer um carro. É um negócio em que as margens de lucro (por unidade) são muito baixas. Depende da gama, mas num fabricante “tradicional” deve andar em torno dos 5%.

No fim de criarem um carro, precisavam de criar uma rede de concessionários e disponibilizar peças aos proprietários e teriam de as garantir uns anos após o fim da produção…

A Siri é fraquinha quando comparada com a concorrência, acho que as posições da Apple quanto à privacidade prejudicam imenso o desenvolvimento da Siri face à concorrência.

Quanto à inteligência artificial, é fantástico o que é possível de fazer com ela, mas geram-se muitas questões éticas sobre a mesma.

Não estou aqui a defender a Apple, mas questionem-se a vocês próprios, dos incrementos anuais que têm acontecido nos iPhones o que é que vocês usam ou acham indispensável?

No meu 12 Pro acho que a única coisa que gostava de ter que há nos mais recentes é o ecrã Promotion.
 
@saccor tim cook tem o seu mérito. Além de diversificar o que vemos atualmente da Apple, é eximio no campo business, e no fim do dia é isso que conta para a empresa. Uma empresa que desde as mãos dele valorizou o que valorizou, e dizer que é por estar a apanhar ainda os frutos do steve jobs é so tirar mérito ao tim.
Não sou fã do homem, mas sei reconhecer o mérito que tem em segurar o barco. Só por si, o peso de suceder a alguem tão carismatico como o steve jobs já seria algo negativo. Mas a apple está aí, no topo das empresas tech mais valiosas, é sinal de que não andou só ao sabor do vento, soube ir pelo caminho certo.

Se inova mais ou menos, se não lançam os produtos tao brutais como dantes eetc... são outras coisas... A realidade é como empresa e a sua avaliação, esta para durar.
 
Não concordo. Na minha geração a Apple foi disruptiva no IPod, IPhone, MacBook Air, IPad, Apple Watch.
Tim Cook teve 2 grandes projetos tecnológicos. Os processadores M (grande sucesso) e o projeto do carro (grande fracasso).
Uma empresa como a Apple tem obrigação de estar na frente.. não é por falta de dinheiro..
Estava a falar em termos de software.

 
@chrispy todo o hardware que referi veio com software que era melhor que a concorrência.
Quando ao Tim Cook o CEO da Boeing também foi brilhante, maior valorização de sempre, até os aviões começarem a cair.

A Apple não é a Coca-Cola ou McDonalds que não importa como mas tem sempre a preferência do consumidor.
este artigo resume de forma clara o que penso da Apple. já foi escrito depois de postar aqui portanto já não sou o único a achar isto.
A Apple não vai implodir mas está numa trajetória descendente.

Apple sem IA parece mais Coca-Cola do que tecnologia de alto crescimento

é uma opinião. só o tempo dira o que vai acontecer..
 
@chrispy todo o hardware que referi veio com software que era melhor que a concorrência.
Quando ao Tim Cook o CEO da Boeing também foi brilhante, maior valorização de sempre, até os aviões começarem a cair.

A Apple não é a Coca-Cola ou McDonalds que não importa como mas tem sempre a preferência do consumidor.
este artigo resume de forma clara o que penso da Apple. já foi escrito depois de postar aqui portanto já não sou o único a achar isto.
A Apple não vai implodir mas está numa trajetória descendente.

Apple sem IA parece mais Coca-Cola do que tecnologia de alto crescimento

é uma opinião. só o tempo dira o que vai acontecer..
Acho a discussão bastante interessante e pertinente, mas não me parece que este seja o tópico ideal para tal.
Um moderador que possa verificar e mudar para outro lado.
Quanto ao artigo, a não ser que tenham inside information, parece-me extemporâneo pois refere " Os executivos da Apple dizem ter grandes planos para a IA, o que os otimistas esperam que ajude a reviver o crescimento. Mas até agora é difícil medir suas perspectivas."
Mais à frente " O problema é que a empresa não mostrou nada sobre IA num momento em que as vendas de iPhones estão lentas e a empresa enfrenta crescentes ameaças regulatórias."
Ora: Se os executivos dizem ter grandes planos para a IA, devem ter informação que a mesma está em desenvolvimento, ou não?
Depois, diz que a empresa não mostrou nada sobre IA. Como pode a empresa apresentar algo sobre a IA, se o novo IOS só será apresentado em junho. A Samsung só no passado mês de janeiro, apresentou a sua IA para os S24, antes dessa apresentação o que a Samsung tinha apresentado sobre a IA?
Tudo o que é referido até pode vir a concretizar-se, não digo que não, mas para já parece-me muita especulação e jogo de mercado.
Em junho quando chegar o novo iOS veremos.

 
A Samsung e outras construtoras terá sempre a google a potenciar +50% das novidades AI.
O que os executivos dizem e o que tem nem sempre é o mesmo.
uma empresa como a Apple tem sempre leaks. se conseguirem apresentar AI ao nível da concorrência em junho para mim será uma completa surpresa. (a não ser por acordo com a google).

sim não vale apena continuar com off topic. só o tempo vai dizer o caminho da Apple.
 
A Samsung e outras construtoras terá sempre a google a potenciar +50% das novidades AI.
O que os executivos dizem e o que tem nem sempre é o mesmo.
uma empresa como a Apple tem sempre leaks. se conseguirem apresentar AI ao nível da concorrência em junho para mim será uma completa surpresa. (a não ser por acordo com a google).

sim não vale apena continuar com off topic. só o tempo vai dizer o caminho da Apple.
Se for só ao nível da Siri e algumas tarefas mais básicas como já ouvi, pode realmente ser pouco, mas só o tempo dirá. Certo é que passados 2 meses da saída da AI da Samsung, passado o hype inicial da publicidade, muito utilizadores já estão desiludidos e dizem "é só isto". Aguardemos.
 
@spsantos não espero qualquer melhoria na Siri. Alexa que tinha modelos mais evoluídos suspendeu a equipa para "refazer". não vejo motor na Apple para potenciar isso e mesmo que consigam licenciar o gpt ou Gemini talvez no IOS 19.
O problema é que a Google I/O 2023 já foi a quase 1 ano. Antes de veres o que a Apple tem ainda vais ver a Google I/O 2024...
A Samsung vende. "ninguém" compra um Samsung pela One UI..

mas andamos a repetir-nos.. Na WWDC já vai dar para medir o pulso...
 
Última edição:
Tudo muito bonito mas vi vários vídeos sobre todas as novas funcionalidades de AI dos novos Samsungs e vejo zero utilidade para mim.

As do Pixel, nem sequer existem por cá na maior parte.

A Siri é fraquíssima? Sim.
 
Back
Topo