Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

Este tem wi-fi 6 e na caixa até diz ser o router ideal para quem está em teletrabalho! Para já a funcionar perfeitamente! Mas gostava de feedback dr alguém que o tenha à mais tempo!!
Esse router foi dirigido para as empresas e talvez zonas rurais por isso nao se vê muita gente com ele.
 
Para quem usa este router com um Pi-hole : Conseguiram colocar o Pi-hole a actuar como servidor DHCP para a rede Guest?

Eu tenho o servidor de DHCP desligado no router (substituído pelo Pi-Hole) e funciona tudo bem nas redes principais. Tentei criar a rede Guest e não consigo encontrar nenhuma opção no router que me permita fazer com que o Pi-hole filtre também esses dispositivos...
 
Alguma razão em específico para teres desactivado o DHCP no router? Podes muito bem usar o Pi-hole em conjunção com o DCHP do router. Deixas o router na mesma a funcionar como DHCP server e metes o Pi-hole a trabalhar em exclusivo como DNS server para te filtrar as queries dos equipamentos. Vejo muito tutoriais para o Pi-hole a dizer para usar antes o DHCP do Pi-hole, mas na maioria dos casos/utilizadores não é necessário.
 
Alguma razão em específico para teres desactivado o DHCP no router? Podes muito bem usar o Pi-hole em conjunção com o DCHP do router. Deixas o router na mesma a funcionar como DHCP server e metes o Pi-hole a trabalhar em exclusivo como DNS server para te filtrar as queries dos equipamentos. Vejo muito tutoriais para o Pi-hole a dizer para usar antes o DHCP do Pi-hole, mas na maioria dos casos/utilizadores não é necessário.
É uma boa questão. Ainda estou a fazer testes mas as duas razões principais foram:
  • Limitar o range de IP's que são fornecidos aos dispositivos para não interferir com alguns dockers que tenho na rede;
  • Nomes locais de LAN para os dockers;
  • Atribuir IP's a dispositivos que se ligam à rede e identificar. Algumas vezes no router da Vodafone não consigo saber que equipamentos é que estão ligados porque só me aparece o endereço MAC ... Assim passam a ter endereço fixo e sei quais é que são.
Se desligar o DHCP do Pi-Hole e activar o do Router, já teria o Pi-hole a actuar como filtro na rede de WiFi? Faria sentido mas quero apenas confirmar ...
 
Última edição:
Eu não uso a guest wi-fi, pelo que não te consigo confirmar, mas poderá ser por causa disso. Isto se o router aplicar o endereço de DNS estático correspondente ao Pi-hole a ambas as redes, à privada e à guest. Mas espera por mais opiniões.

Quanto à questão de identificar os equipamentos, tenho o Conditional Fowarding activo no Pi-hole estando o router como DHCP server.
 
Pessoal, depois de terem trocado o router HG8247X6-8N-10 pelo SAGEMCOM FAST 5671, ontem o mesmo voltou a reiniciar-se ou seja, o problema dos reinicios mantém-se mesmo com routers diferentes!! Alguém que tenha tido o mesmo problema e que tenha conseguido resolver?! É que já ando. Esta luta há mais de um ano!!
Desde já agradeço.
 
Pessoal, depois de terem trocado o router HG8247X6-8N-10 pelo SAGEMCOM FAST 5671, ontem o mesmo voltou a reiniciar-se ou seja, o problema dos reinicios mantém-se mesmo com routers diferentes!! Alguém que tenha tido o mesmo problema e que tenha conseguido resolver?! É que já ando. Esta luta há mais de um ano!!
Desde já agradeço.
Verifica na info do ONT a temperatura do router, estes routers mais recentes aquecem demasiado. Demasiada temperatura no dito desencadeia um reinicio. A tomada elétrica onde está ligado também é importante assim como a fonte de alimentação. Muitas vezes trocam os routers e a fonte de alimentação é sempre a mesma. Se o router é de 3 amperes, a fonte deve respeitar esse valor.

NOTA: recomendo criares novo tópico em virtude de este ser de discussão do router da Huawei OptiXstar HG8247X6-8N ou OptiXstar HG8247X6-8N-10.
 
Pessoal, depois de terem trocado o router HG8247X6-8N-10 pelo SAGEMCOM FAST 5671, ontem o mesmo voltou a reiniciar-se ou seja, o problema dos reinicios mantém-se mesmo com routers diferentes!! Alguém que tenha tido o mesmo problema e que tenha conseguido resolver?! É que já ando. Esta luta há mais de um ano!!
Desde já agradeço.
Já verificaste se esta tudo bem do teu lado? como falhas de energia, quedas na potencia, local bem refrigerado....
 
Como trocaste o router pelo menos ficaste a saber q o problema não é do router. Já é um avanço, em minha casa a luz da sala interferia com a box cada vez que ligava a luz, devia ter uma má ligação no candeeiro e só resolvi o problema trocando o interruptor.
 
Como trocaste o router pelo menos ficaste a saber q o problema não é do router. Já é um avanço, em minha casa a luz da sala interferia com a box cada vez que ligava a luz, devia ter uma má ligação no candeeiro e só resolvi o problema trocando o interruptor.
Isto e problemas das tomadas, a fazer mal ligação.
 
Mas os routers anteriores também faziam isto e já experimentei em varias tomadas e faz o mesmo! A mim dá-me a sensação que o router fica demasiado cheio de tarefas e faz um auto-release para voltar a ficar com memoria e cpu suficiente! Isto porque tenho mesmo mtos aparelhos de iot e outras coisas ligadas! Acho que os routers é que não se aguentam!!
Obrigado pelas respostas ☺️
 
Mas os routers anteriores também faziam isto e já experimentei em varias tomadas e faz o mesmo! A mim dá-me a sensação que o router fica demasiado cheio de tarefas e faz um auto-release para voltar a ficar com memoria e cpu suficiente! Isto porque tenho mesmo mtos aparelhos de iot e outras coisas ligadas! Acho que os routers é que não se aguentam!!
Obrigado pelas respostas ☺️
Quantos IOT tens por curiosidade 😁 ?
 
Back
Topo