Sony Trinitron - Melhor CRT

marcopsf

Membro
Boa tarde,

Desde há 1 anos para cá tenho vindo a ficar obcecado com tecnologia retro gaming, consolas, CRTs, Pi's, MisTer, etc....
Relativamente às consolas antigas e soluções de emulação de hardware ou software, existe documentação, vídeos, podcasts...etc. Não falta informação para tomar decisões fundamentadas a quando de uma compra ou modificação de algum equipamento/consola.

Relativamente aos CRTs a história é bem diferente. Não encontro informação que me consigam esclarecer as dúvidas. Só tenho interesse (para já) nas TV Sony Trinitron para consumidores domésticos (vamos por agora ingorar os PVMs e BVMs) porque me parecem de qualidade superior e ainda acessíveis aos consumidores.

Tenho adquirido alguns CRT Sony Trinitron e a qualidade de imagem é sem dúvida soberba.

À medida que vou explorando o tema, fico sempre com inúmeras dúvidas às quais não encontro respostas concretas e fundamentadas.

Como sabem existem inúmeros modelos Trinitron (europeus) com inúmeras designações: Trinitron/Super Trinitron, FD Trinitron. E inúmeros chassis: AE1, AE-2B, FE-1, AE-4, BE-3D....e por aí fora.

Existe algum especialista ou artigo, ou qualquer coisa que me possa guiar para tentar entender as diferenças entre as diferentes versões ou mesmo as diferenças tecnológicas de cada chassis/versão/modelo....etc?

Já pensei colocar esta questão ao Bob (RetroRGB) mas ele é americano e certamente que não ia achar o tema com interesse para a sua população alvo.

Vi alguns posts antigos neste forum (que desconhecia) e parece-me que deve haver algum ou vários especialistas nesta tecnologia defunta.

Alguém me pode dar mais informação relativamente aos gloriosos CRTs da Sony?

MF
 
Boas,

Tens o "Tópico de Qualidade de Imagem" em https://forum.zwame.pt/threads/topico-de-qualidade-de-imagem.857325/page-28, já antigo, mas tem muita informação que te pode ser útil. Cá no forum, o especialista em Sony Trinitron é o I_Eat_All https://forum.zwame.pt/members/i_eat_all.2669/, mas nunca mais o vi por ai.

Eu posso te dar alguma ajuda, visto que sou obcecado por tvs e monitores CRT desde sempre. Desde há vinte anos que já devo ter experimentado mais de 30 modelos diferentes, incluindo monitores arcade. Presentemente ainda tenho comigo uns 3 monitores de PC, 2 PVMs, 1 BVM, 4 Sony Trinitron consumer TVs, 3 Grundigs, 5 Samsung, e mais umas marcas VA.

A questão dos chassis sony está mais do que documentada pela net fora, e nesse tópico acima. Basicamente os primeiros chassis AE eram os melhores ainda em analógico e as variantes posteriores iam decaindo em qualidade de construção, provavelmente para cortar custos no fabrico. Eu noto melhor qualidade por esta ordem cronológica e de fabricas: 1-Japão, 2-Alemanha ocidental, 3-UK, 4-Espanha. E atenção que isso quer dizer que as Japonesas eram as mais antigas, depois Alemanha, e Espanha/UK as mais recentes, quase em simultâneo pois dependia dos modelos.

Os chassis FE são completamente digitais e claro mais modernos e com menos anos em cima ligados e a qualidade também foi decaindo nas gerações posteriores. Sou pouco conhecedor dos FE, mas têm boa imagem, apesar de um pouco diferente das anteriores.

Acho que é mais uma questão de gosto pessoal do que dizer qual a melhor. Tem atenção é que andares à pesca apenas de modelos made in Jap e AE1 vais apanhar TVs de 1987 e podem estar a funcionar bem quando se ligam e vais buscar, trazes, e depois de andares uns dias a brincar com elas dão o ultimo suspiro e avariam. Das duas uma, ou tens know how para a reparar tu, ou se tens de a mandar reparar já começa a encarecer a brincadeira dos tvs velhos.

Eu na minha opinião/gosto pessoal prefiro ecrãs curvos, ou ligeiramente curvos. Sony prefiro os ecrãs NÃO planos, pois eles nunca tiveram monitores curvos como os convencionais.

Sony tem excelente imagem, mas eu prefiro jogar em outras marcas pois: A definição mais elevada e os scanlines mais pronunciadas afasta-me do que vivenciei desde cedo quando jogava em casa ou ia às salas de jogos. Por isso que tenho o BVM/PVM com uma imagem espectacular o BVM é capaz de fazer 720p/1080i e para jogar jogos 240p prefiro a tv crt da grundig ou a samsung.

Sony usadas, com o tempo tendem a agravar defeitos na geometria da imagem. Por isso o que seria uma TV que veio perfeita quando comprada agora vais ter imperfeições e vais te ver com muito mais dificuldade em corrigires esses defeitos nessas TVs do que em qualquer outra marca. Eu às vezes vou buscar TVs usadas de outras marcas, ligo, vou ver a geometria e está perfeita, tvs com 20 ou mais anos. Isso nunca acontece na sony.

Gosto muito de alguns modelos grundig/samsung pois: Menu serviço acessível e facilmente ajustável para poder usar a qualquer momento sempre que troco de plataforma de jogo.

Por outro lado, mais recentemente voltei a usar com mais frequência a sony pois o meu novo gadget preferido é o MiSTer e ele permite-me em tempo real ajustar a posição da imagem, etc e escuso de ter de me chatear com menus de serviço.

Quanto a tamanhos, o meu preferido é 51cm na diagonal (20", 21"). Já tive cá de 29" 4:3 e só vai aumentar as imperfeições já presentes nos mais pequenos. Como só quero isto para jogar, chega perfeitamente 51 cm e estar a jogar perto da TV.

Nunca compro nada 16:9, mas podes perfeitamente ir buscar e vais ter tvs ainda mais modernas, mais recentes e com menos anos e horas de uso em cima. Basta apenas meteres no modo 4:3 quando vais jogares jogos pré 128 bits e nos 128 bits alguns até podes deixar em wide.

Lê tudo e depois se tiveres alguma duvida, pergunta especifica diz :)
 
Obrigado pela resposta!

Eu só tenho e só quero TVs Trinitron. Tenho umas 6, já vendi algumas. Fui experimentando os chassis e percebi que (a menos da calibração interna do CRT), os chassis FE e AE são os melhores. Já tive algumas com chassi BE e notasse claramente que não têm imagem tão nítidas.

Sempre que compro um CRT, vai direto para a reparação. Envio para um reparador que vê o que falta, o que tem que substituir e calibra-me a imagem. Até agora tudo tem corrido bem. Por acaso o meu CRT preferido é o que está em pior estado...o transformador de linha está a dar o berro.

Relativamente aos BVMs e PVMs, tentei encontrar alguns, sem sucesso. Não deve haver muitos em PT. Se souberes onde posso procurar avisa. Adorava ter um pelo menos.

O MiSTer vai ser a minha próxima aquisição. Usas o MiSTer em CRT ou nos LCDs normais?

Eu prefiro TVs de 25'' e 29''. Não tenho nenhuma de 21''. O problema é mesmo o peso.....algumas pesam mais de 50kg.

Obrigado pela resposta.

De uma forma geral e por experiência, fui adquirindo Sony Trinitrons e estou satisfeito com os tubos Trinitron e Super Trinitron (chassis AE) e mesmo o tubo FD trinitron usado no chassi FE (FD de Flat Display).

Falta-me mesmo a experiência com os PVM e BVM. Se conseguir recriar essas experiência com o MiSTer num LCD era fantástico.

Cumprimentos e bons jogos!!

MF
 
De nada, gosto sempre de partilhar experiências com pessoal com o mesmo gosto. Infelizmente cá em PT tenho encontrado poucos :( Falo mais com pessoal estrangeiro. Conheço cá algumas pessoas viciadas, mas mais focadas em monitores Arcade e máquinas de salão completas. O que é pena, pois à excepção dos PVM/BVM que por exemplo no UK e Alemanha se arranja com mais facilidade, nós temos CRTs a serem oferecidos, postos à beira da estrada e vendidos barato, mas isto não vai durar muito mais tempo...

Se já passaste por esses modelos todos e ainda tens esses todos, experiencia não te falta, e é muito melhor assim, ver para crer, do que ler opinião na net :)
Concordo com a diferença de qualidade entre AE e BE, tenho cá e comprovei o mesmo.

Se o teu reparador é de confiança, tem experiencia com CRTs e gosto por continuar a reparar material antigo, caso seja da area da grande Lisboa, Margem sul ou arredores, gostava de ficar com o contacto se possivel. Faz-me sempre falta ter alguem assim para possiveis reparações. Tenho cá uma Sony AE1, Made in Japan, que esteve imenso tempo num reparador autorizado Sony para no fim perceber que nem lhe pegaram :(

Os Sony PVM/BVM são raros em PT, principalmente BVM. Apanha-se muito pvm de 14", o que pode ser giro para experimentar, mas pouco interessante para jogar. A maioria é modelos mais entrada gama, made in UK e alguns nem RGB/YyPbr permitem. Alguns vendedores pesquisam no google e acham que têm ali uma mina de ouro e vão para o OLX.

Eu já desisti de OLX, apesar do meu primeiro PVM 2950QM ter sido comprado no OLX através de um anuncio de alguem que já tinha vendido o dele, mas sabia de outro igual que um colega espanhol tinha levado de cá para Espanha, deu me o contacto dele e depois de muita conversa confusa consegui que ele mandasse por transportadora para casa do colega PT e fui lá buscar. Era gigante, ainda dos anos 90 e com alguns defeitos já visiveis na imagem. Vendi a um outro fã de crts a preço de amigo, que mais tarde me disse que até já tinha uma pequena fuga no transformador de linhas e fui comprar o BVM a um studio que estava-se a desfazer do equipamento mais antigo analógico, o PVM 21" já foi depois, tambem num outro studio, mas que ia mesmo encerrar portas em breve.

Por isso o meu melhor conselho é mesmo os estudios, mesmo que pequenos, podem sempre ter algum equipamento do género. Raramente anunciam nos classificados, excepto quando vão fechar portas. Tem de se andar atrás deles, pesquisar por área, telefonar, ir lá bater a porta, etc.

Os BVM tem vantagem que tal como os FE consumer, podes ver o numero de horas de uso no menu de serviço. Sempre dá para ter uma ideia da rodagem, alem da inspeção apenas visual.

O pior desta brincadeira toda, é como dizes em cima, o peso, hehe
 
Para jogar já ouvi falar muito bem deste CRT Sony, o KD-34XBR960.
Esse CRT parece-me ser HD, já com entradas HDMI. Não quero esses CRTs para retrogaming.

@Overkill

O meu reparador não tem feito nada de especial. é uma pequena loja de reparação de electrodomésticos que deixa muito a desejar. Sou de VN Famalicão. Já me apeteceu meter as mãos à massa e começar a tentar reparar estas máquinas, mas a realidade é que além de ser perigoso, de ser complexo, caso avarie alguma parte fundamental do CRT, não vamos ter peças para substituir.

Os CRTs que tenho estão em bom estado e vou tentar preserva-los assim. E sempre que encontro uma oportunidade de compra aproveito. Até me acabar o espaço.

Vou comprar o MiSTer e testar, mas pelo que vi, a reprodução do que um CRT permite fazer é muito boa.

Que estúdios são esses? Onde posso procurar?

O meu Trinitron FE tem 10.500 h aproximadamente. Pelo que percebi, faz umas 30.000h facilmente. Sabes quantas horas de vida útil tem um CRT deste género (KV-29FX20E)?

MF
 
Última edição pelo moderador:
Esse CRT parece-me ser HD, já com entradas HDMI. Não quero esses CRTs para retrogaming.
Para mim o mais interessante não é a entrada HDMI mas sim as entradas componentes.

Quem tiver uma Xbox Original, uma PS2, uma Gamecube ou uma Wii é a melhor ligação que pode ter.

Onde é que vocês procuram estas televisões? Usadas claro...
 
Component é equivalente a RGB. Tudo que tenho (desde a NES) dá em RGB, portanto a entrada component é redundante.
A única consola que tenho ligada por cabos component é a Xbox original ligada um LCD, mas tive que fazer o cabo. A imagem é muito boa mesmo. É uma das minhas consolas preferidas. Mas vou comprar outra OG Xbox para ligar ao CRT, por SCART/RGB.

MF
 
Para além das TVs Trinitron, já consideraste monitores Trinitron?

Eu sou um feliz dono de um monitor Sony Trinitron Multiscan CPD-G500 21'', que tem entradas VGA + RGBS BNC. Comprei-o através do OLX faz alguns anos, a um indivíduo que fazia edição de vídeo nele. Uso-o principalmente para jogar Dreamcast com os seus gloriosos 480p.

Nos monitores tens também outras variações como os Diamondtron.
 
Para além das TVs Trinitron, já consideraste monitores Trinitron?

Eu sou um feliz dono de um monitor Sony Trinitron Multiscan CPD-G500 21'', que tem entradas VGA + RGBS BNC. Comprei-o através do OLX faz alguns anos, a um indivíduo que fazia edição de vídeo nele. Uso-o principalmente para jogar Dreamcast com os seus gloriosos 480p.

Nos monitores tens também outras variações como os Diamondtron.
Eu tenho um Sony Trinitron Multiscan CPD-E400 19''. Mas comprei este recentemente para ligar um MiSTer. Como ligas a DC ao monitor?

Cumprimentos,

MF
 
Eu tenho um Sony Trinitron Multiscan CPD-E400 19''. Mas comprei este recentemente para ligar um MiSTer. Como ligas a DC ao monitor?

Cumprimentos,

MF

Ligo utilizando os conectores BNC do monitor, da seguinte forma:

DC - Toro VGA box - cabo SCART - cabo SCART p/ BNC da retrogamingcables.co.uk (na altura ainda não tinham criado o cabo PACKAPUNCH, que também é muito bom, e permite eliminar a VGA box para quem não queira scan lines, por exemplo).

Poderia ligar por VGA, mas uso a ficha VGA do monitor para ligar um PC com WinXP, pelo que teria que andar sempre a trocar cabos VGA na traseira do monitor ou arranjar um VGA switch/KVM. Como a Toro VGA box emite 480p por SCART, assim alterno entre o PC e a DC com o switch disponível na frente do monitor. Foi por isso que o adquiri.

Só tenho um "problema" com ele, é que tal como a maioria dos monitores, não suporta o modo RGB de 15,6 kHz (diz "out of scan range"), pelo que não consigo jogar nele jogos que não possuam um modo 31 kHz, aka VGA mode. Numa TV isso não seria um problema, mas tratando-se de um monitor, e de forma a conseguir reproduzir jogos @ 15,6 kHz, a coisa só lá vai com uma board GBS-8220 CGA to VGA
ou então com um OSSC. Esta última solução obrigar-me-ia depois converter o output do OSSC em HDMI novamente para VGA ou SCART. Como os jogos sem modo VGA são uma minoria na DC, ainda não me meti nesta aventura. Alguns podem ser enganados a correr em modo VGA ainda que nunca o tenham suportado oficialmente, através do swap trick, mas outros não o conseguem de todo.

Mas mesmo para ligar a um PC ou consola actual, o monitor é um regalo para os olhos.
 
Ligo utilizando os conectores BNC do monitor, da seguinte forma:

DC - Toro VGA box - cabo SCART - cabo SCART p/ BNC da retrogamingcables.co.uk (na altura ainda não tinham criado o cabo PACKAPUNCH, que também é muito bom, e permite eliminar a VGA box para quem não queira scan lines, por exemplo).

Poderia ligar por VGA, mas uso a ficha VGA do monitor para ligar um PC com WinXP, pelo que teria que andar sempre a trocar cabos VGA na traseira do monitor ou arranjar um VGA switch/KVM. Como a Toro VGA box emite 480p por SCART, assim alterno entre o PC e a DC com o switch disponível na frente do monitor. Foi por isso que o adquiri.

Só tenho um "problema" com ele, é que tal como a maioria dos monitores, não suporta o modo RGB de 15,6 kHz (diz "out of scan range"), pelo que não consigo jogar nele jogos que não possuam um modo 31 kHz, aka VGA mode. Numa TV isso não seria um problema, mas tratando-se de um monitor, e de forma a conseguir reproduzir jogos @ 15,6 kHz, a coisa só lá vai com uma board GBS-8220 CGA to VGA
ou então com um OSSC. Esta última solução obrigar-me-ia depois converter o output do OSSC em HDMI novamente para VGA ou SCART. Como os jogos sem modo VGA são uma minoria na DC, ainda não me meti nesta aventura. Alguns podem ser enganados a correr em modo VGA ainda que nunca o tenham suportado oficialmente, através do swap trick, mas outros não o conseguem de todo.

Mas mesmo para ligar a um PC ou consola actual, o monitor é um regalo para os olhos.

WOW!!! Os meus cabos são todos PACKAPUNCH da RGC.

Para a DC tenho este cabo. E tenho um monitor VGA aqui à espera para ligar a DC, mas acho que preciso mesmo do OSSC não, do tipo:

Saída da DC em RGB 31kHz para um OSSC e do OSSC para o monitor??? Talvez...Mas estou à espera do OSSC PRO, que acho que vai fazer maravilhas. A feature que mais espero é o downscaler, tipo, pegar no output da X360 e jogar num CRT em 240P.....deve ser demais.....heehhee.

Com este cabo da RGC, qual a forma mais simples de ligar a um monitor VGA como o que tenho aqui (Multiscan E400)? Há alguma forma barata de o fazer?

MF
 
WOW!!! Os meus cabos são todos PACKAPUNCH da RGC.

Para a DC tenho este cabo. E tenho um monitor VGA aqui à espera para ligar a DC, mas acho que preciso mesmo do OSSC não, do tipo:

Saída da DC em RGB 31kHz para um OSSC e do OSSC para o monitor??? Talvez...Mas estou à espera do OSSC PRO, que acho que vai fazer maravilhas. A feature que mais espero é o downscaler, tipo, pegar no output da X360 e jogar num CRT em 240P.....deve ser demais.....heehhee.

Com este cabo da RGC, qual a forma mais simples de ligar a um monitor VGA como o que tenho aqui (Multiscan E400)? Há alguma forma barata de o fazer?

MF

É mesmo esse o cabo PACKAPUNCH de que estava a falar ;) Como o cabo ainda é caro, e como os jogos que não suportam VGA mode são uma minoria como já referi, ainda não mexi no setup desde que o montei para aí em 2016. Andei a ver possíveis soluções mas não me aventurei mais. O cabo PACKAPUNCH seria para eliminar o "trambolho" da VGA box, mas perderia a funcionalidade das scan lines e não me resolveria o problema dos jogos sem VGA mode, no entanto seria uma boa combinação com um OSSC.

Antes de comprar o G500, cheguei a ver vários E400 como o teu, mas como só tinham uma entrada VGA descartei o modelo. Na altura vi um modelo que já não me recordo qual, que tinha duas entradas VGA, que também daria para o pretendido de alternar entre dois inputs sem andar a trocar cabos, mas os poucos exemplares que vi à venda não estavam em grandes condições. Acabei por comprar o G500 de 21'' após ver que as entradas BNC suportavam RGBS e que serviram para o que queria. Até hoje contente, embora note que o monitor já mostre a imagem ligeiramente desfocada nos cantos.

Quanto à tua questão, se queres mesmo usar o cabo da RGC, tens que arranjar algo que te converta a saída SCART do cabo para VGA como queres. Assim de repente, dá uma vista de olhos ao Sync Strike da arcadeforge.net. Parece servir para o que queres. São sediados na Alemanha se não me engano, pelo que portes deverão ser acessíveis e alfândega inexistente.
 
Última edição:
Boas pessoal!

Comprei há uns dias atrás este CRT com objectivo de adaptar um RGB Pi e transforma-la numa pseudo-máquina de arcada.


Infelizmente esta compra não foi muito ponderada pelo que o ecrã aparenta estar em muito bom estado mas a coluna tem um som meio roto e o comando está espatifado. Vou tentar negociar com o vendedor o reembolso do valor do comando para comprar um usado no ebay. O meu palpite é que a coluna esteja mesmo danificada porém os valores dos graves e agudos estão ajustados para um valor algo elevado. Gostava que me pudessem dar a vossa opinião se possível.

https://sndup.net/npk9/

Agradeço desde já!
 
Bom, se houver alguma coisa que esteja menos bem, que seja o som, o fundamental é que a qualidade de imagem seja a melhor possível, é o que todos procuramos.
E sim, os comandos Sony não são afamados pela sua durabilidade.
Basta prestar atenção aos anuncios dos Trinitrons prateados, quase sempre têm a tinta gasta no botão de ligar da tv, quase sempre morre o comando primeiro..
De facto o ideal seria mesmo experimentar com um comando original Sony, talvez procurando quem possa emprestar um só mesmo para configurar o som e determinar se é apenas distorção, ou altifalante danificado.

Se estiver danificado, restam 2 hipóteses; arranjar ou contornar o problema, com uma fonte de som externa.
Uso uma soundbar, nem ligo para o som do Trinitron (FD Trinitron KV-21LS30E) que habitualmente uso para retrogaming.

Pelo que li no manual desse modelo, tem entrada S-video, será sempre uma mais valia para melhorar a qualidade de sinal dessa N64, investir num cabo s-video para ela.
 
Eu não sou especialista em diagnosticar problemas de imagem nos CRTs mas gostei da luminosidade e do contraste, o cinescópio demora pouco a aquecer logo vou assumir que não haja problemas de maior. Gostaria de facto de substituir as colunas por umas novas nem que fossem de uma marca branca mas para já a ideia é tentar fazer um roteamento do som para o audio out do Rasberry Pi. Apesar de ter ligado aí a N64 não é o meu foco para já.
 
Os Trinitron’s sempre de destacaram no brilho e contraste, embora também haja boas alternativas (alguns modelos Philips, Toshiba e Panasonic também não lhe ficam atrás).

Tenho um Raspberry Pi 4 com o RGB-Pi no FD Trinitron de 21” (chassis FE-2) ligado via Scart RGB e PC via S-video, com output via GeForce 9500GT com s-video out, para o Batocera/RetroArch.

No Super Trinitron Wide de 32” (KV-32WX10B, chassis AE-4) está, para além da box NOS, uma Wii U ligada via Scart RGB e modificada com biblioteca NES/SNES/N64/Gamecube/Wii, para além da da própria Wii U.

E agarrada a um Samsung SyncMaster 957MB, está uma PS4 Pro.
Que apesar de muito bom, em termos de brilho, a shadow mask não chega aos valores de brilho dos Trinitron’s, mas está lá perto.

Contra, só mesmo o peso bruto que os Trinitron’s têm.. o de 32” pesa 61kgs (!) e tem o som de degauss mais forte que alguma vez ouvi num CRT.
Isso e se precisarem de conserto, já são poucos os técnicos e os que há já nem querem mexer nestes monstros, para além de haver material que para além de caro, é cada vez mais raro.

Bom proveito com essa compra.
Como já li várias vezes, a melhor TV será sempre aquela a que conseguirmos deitar as mãos.
 
Pois, eu estou aqui a "roer as unhas" para que este monitor ainda dure uns anitos nas minhas mãos. Daí não me aventurar a "desmontar por desmontar". Entretanto consegui obter um reembolso parcial do valor dele para poder comprar um controlo remoto funcional visto que não sei se vou conseguir reparar o velho.
Enquanto lia o wiki do RGBpi descobri que existem algums modelos mais actuais dos Trinitron (FE se não me engano) onde a amostragem do vermelho é efectivamente castanho. Tive sorte em ter mitigado essa falha pois quando comprei esta TV não investiguei isso.
Tirei daqui algumas lições que vou enumerar para quem pretende aventurar-se neste tipo de compras:

1- Fazer um pré-estudo sobre os modelos que pretendamos adquirir (SCART RGB-in é fundamental) e possíveis INCOMPATIBILIDADES.
2- Tentar ver se não temos um amigo ou familiar próximo que pretenda doar este tipo de televisores sem custos.
3- Tentar negociar o valor do televisor com uma oferta FUNDAMENTADA e FIRME.
4- Perguntar SEMPRE se a televisão vem acompanhada do comando ORIGINAL a funcionar e respectivo manual preferencialmente.
5- TESTAR o funcionamento do equipamento no local. Caso o vendedor não se pre-disponha a tal, reajustar o valor da oferta.
6- Investigar o peso do equipamento e ter a certeza que ou podemos com ele ou temos um amigo por perto para chatear... :D
 
Última edição:
Pois, eu estou aqui a "roer as unhas" para que este monitor ainda dure uns anitos nas minhas mãos.
Uma das falhas comuns são os eletroliticos, que acredito que nesse modelo já tem mais de 20 anos. Não quero dizer que vai falhar já, mas é algo a ter em mente. Uns eletroliticos em falha podem causar a falha dos ICs, e aí já se torna complicada a reparação.
 
Back
Topo