Substituição das frames, layout dos websites

Olá alguem pode-me fazer basicamente "um desenho" ? lol
Estava aqui a tentar o que voces estão a referir... mas ando meio atrapalhado. Dêm-me um exemplo simples para eu ver a sintaxe do seguinte caso.

Tenho um ficheiro chamado menu.cfg ... que tem lá dentro o código de uma tabela com 2 linhas escritas de "blablabla"

Agora quero chamar esse mesmo ficheiro para mostrar a tabela dentro de uma pagina que eu criei chamada yeye.html.

Já andei por aqui a googlar mas tudo o q experimentei não deu resultado... se poderem dar uma ajudinha!
 
Para incluires o ficheiro menu.cfg fazes um ficheiro (por exemplo, index.php) com:

Código:
<html>
<body>
<?php include('menu.cfg'); ?>
</body>
</html>

Aproveita e dá uma vista de olhos aqui também. ;)
 
Epá isto pode ser ignorância minha mas para quê usar o raio do formato .CFG? Não basta fazer um include dum simples ficheiro HTML ou de um ficheiro PHP?
 
Epá isto pode ser ignorância minha mas para quê usar o raio do formato .CFG? Não basta fazer um include dum simples ficheiro HTML ou de um ficheiro PHP?
A extensão pode ser qualquer uma, provavelmente nestes casos utiliza-se outras extensões que não .html ou .php para identificar mais facilmente os ficheiros com os conteúdos para incluir nas páginas e as páginas propriamente ditas.
 
Má idea. Se um ficheiro é php deve ter sempre uma extensão php. Caso contrário será sempre possível para um user malicioso ver o vosso código.

Podem é por tipo inc.php ou cfg.php. Mas nunca sem o .php
 
Vou deixar aqui um exemplo:

Ficheiro inc.php:

Código:
<?php
function menu(){ ?>
<ul class="navbar">
		 <li><a href="./index.php" class="nav">Home</a></li>
		 <li><a href="./about.php" class="nav">Sobre n&oacute;s </a></li>
		 <li><a href="./prototypes.php" class="nav">Prot&oacute;tipos</a></li>
		 <li><a href="./reports.php" class="nav">Relat&oacute;rios</a></li>
</ul>
<? } ?>

<?php 
function last_update() { ?>
<script language="javascript" type="text/javascript"> 
<!-- hide script begin 
var m = document.lastModified;
var p = m.length-8; 
document.write(m.substring(p, 0)); 
// End --> </script> 
<? } ?>

E depois em cada uma das página em que eu precise do menu ou da data da ultima modificação faço:

Ficheiro index.php
Código:
<?php include "cenas.php" ?>

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
<title>IHMaq</title>
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="screenstyle.css" /></head>
<body>
<div class="container">

<div>
<?php
[B]menu();[/B]
?>

aqui leva o bl bla todo

 <p>Última actualiza&ccedil;&atilde;o: <? [B]last_update();[/B] ?> </p>
</div>

</body>
</html>

Espero ter ajudado.

E sim, também penso que convém a extenção do ficheiro ser .php.
 
Já agora, porque é que não metem o ficheiro todo como PHP e usam echos em vez de abrirem e fecharem o código PHP sempre que precisam de fazer algo?
É por o conteúdo do echo (logo, o HTML) ficar todo da mesma cor no Notepad++ e por isso ser mais chato fazer o HTML? :-D
 
Já agora, porque é que não metem o ficheiro todo como PHP e usam echos em vez de abrirem e fecharem o código PHP sempre que precisam de fazer algo?
É por o conteúdo do echo (logo, o HTML) ficar todo da mesma cor no Notepad++ e por isso ser mais chato fazer o HTML? :-D

Olha que sim, em grandes códigos de HTML para mim é muito mais cómodo pô-lo fora do PHP, e sempre não tenho de usar ' em vez de ".
 
Já agora, porque é que não metem o ficheiro todo como PHP e usam echos em vez de abrirem e fecharem o código PHP sempre que precisam de fazer algo?
É por o conteúdo do echo (logo, o HTML) ficar todo da mesma cor no Notepad++ e por isso ser mais chato fazer o HTML? :-D

É muito mais simples trabalhar o código HTML do que com os echos. Se utilizares por exemplo o dreamweaver que dá para ires trabalhando no layout, aí então fica mais simples utilizar código HTML do que echos.
E com os echos existe algumas coisas que tens de fazer diferente do HTML, como o caso das barras e mais alguns afins.
Parece-me bem mais simples assim.
 
É pá para tudo isso q voces falam...
Porque n usam xsl/xml???

Voces estao c tanto trabalho a estruturar os varios ficheiros php... a fazer varias funcoes...

No xml colocam tudo tipo uma BD no xml e depois no xsl e mt mt simples aceder aos conteudos...

por exemplo:

no xml:

<menu>
<link_img>imagens/folder_home.png</link_img>
<url>./index2.php?content=home</url>
<name>Página Inicial</name>
</menu>
<menu>
<link_img>imagens/kate.png</link_img>
<url>./index2.php?content=missao</url>
<name>Missão</name>
</menu>
<menu>
<link_img>imagens/kedit.png</link_img>
<url>./index2.php?content=estatutos</url>
<name>Estatutos</name>
</menu>

no xsl basta escrever basta fazer uma funcao do genero:

<xsl:template name="menu">
<xsl:element name="td1">
<xsl:element name="img">
<xsl:attribute name="src">
<xsl:value-of select="link_img/text()"/>
</xsl:attribute>
</xsl:element>
<xsl:element "a">
<xsl:attribute name="href">
<xsl:value-of select="url"/>
<xsl:attribute>
<xsl:value-of select="name"/>
</xsl:element>
</xsl:element>
</xsl:template>

na minha opiniao o xsl/xml é muit mais pratico de trabalhar no que estao a falar!
Espero ter ajudado.
Alguma duvida:
http://www.w3schools.com/

Abraços!
 
Não conheço nem trabalho com xsl/xml, mas tenho de exprimentar a ver se dá jeito.
De qualquer forma, parece-me à vista mais simples como eu utilizo o php:

<?php
function menu(){ ?>
<ul class="navbar">
<li><a href="./index.php" class="nav">Home</a></li>
<li><a href="./about.php" class="nav">Sobre n&oacute;s </a></li>
<li><a href="./prototypes.php" class="nav">Prot&oacute;tipos</a></li>
<li><a href="./reports.php" class="nav">Relat&oacute;rios</a></li>
</ul>
<? } ?>

E depois é só chamar este pedçado de código html com:
<? menu(); ?>
 
Back
Topo