NES The Legend of Zelda

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The Legend of Zelda é o primeiro jogo de uma das mais famosas séries de videojogos, criada por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong, tendo sido lançado em 1986, sendo um jogo que revolucionou por completo a indústria, tendo sido destacado a dimensão enorme do mapa do jogo, sendo de tal forma grande que foi o primeiro jogo a permitir fazer saves, atraves da introdução de um chip interno no cartucho. O jogo não foi lançado em cartucho, e sim na forma de disquete, para rodar na Famicom Disk System, acessório da Famicom que foi lançado somente no Japão.

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The Legend of Zelda foi lançado nos Estados Unidos para a consola Nintendo Entertainment System (NES), sendo o primeiro jogo da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas na América (excetuando
Super Mario Bros
., que já vinha com a consola). O jogo foi lançado em duas versões de cartuchos: uma dourada e outra cinza, com a primeira a ser lançada com um número de cópias limitada.

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Em todo o mundo, o primeiro Zelda vendeu mais de 6,5 milhões de unidades, tornando-se numa das bandeiras da Nintendo e numa das séries favoritas dos jogadores. O jogo vinha com um guia de ajuda, que continha um mapa principal, mapas das seis primeiras masmorras, dicas e descrições dos monstros

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O jogo passa-se no reino de Hyrule, num ambiente repleto de fantasia e misticismo, que fez sonhar acordados muitas crianças e jovens nos anos 80, tal a complexidade e dimensão do mapa, algo nunca visto antes em videojogos. Para criar o tema de Zelda, Miyamoto inspirou-se nas suas andanças enquanto criança em Kyoto, em que explorava cavernas e florestas, sendo esse sentimento de aventura e descoberta que ele quis transmitir na sua produção. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG e puzzles que exigem reflexão e inteligência, oferecendo aos jogadores alguns dos momentos mais brilhantes da história dos videojogos.

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O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa o poder, atribuído a Ganon, um significa a sabedoria, atribuída a Zelda, e um significa a coragem, atribuída a Link.

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Durante um tempo, a Nintendo proibiu as revistas de fazerem soluções completas, de forma a que o jogo fosse desafiante e os jogadores não tivessem forma de o terminar sem o explorar a fundo.

Se há serie de jogos que dispensa apresentações, essa série é The Legend of Zelda. O seu primeiro jogo é o "pai" de todos os Zeldas, tendo revolucionado por completo a indústria e a forma como se via os videojogos, ao demonstrar que estes também podiam ser aventuras que levassem os jogadores a mundos fantásticos.

Quem jogou The Legend of Zelda no seu tempo sabe o quão revolucionário ele foi. Obrigado Nintendo e obrigado Myamoto.

Zelda Retrospective

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THE LEGEND OF ZELDA 30th Anniversary


 
Este jogo é muito bom. Para a altura que saiu então é uma obra-prima, mas nos dias de hoje, já mostra a sua idade, do trio maravilha Super Mario Bros., Metroid e The Legend of Zelda para a NES, o primeiro foi sem dúvida o que envelheceu melhor, mas os outros ainda são muito bons de jogar na minha opinião, principalmente para quem cresceu a jogar jogos 8bits.

Quanto ao jogo propriamente dito, é impressionante a sua dimensão. E somos atirados para o meio do jogo sem ajudas, só nós e uma espada, uma verdadeira aventura. É muito recompensador explorar e descobrirmos as coisas por nós próprios, eu senti-me orgulhoso de mim mesmo por ter conseguido encontrar as masmorras sem um guia, pois fui falando com os velhotes que aparecem no jogo e eles dão as pistas todas. Mas tive de recorrer a um guia para encontrar os upgrades da espada, sítios com corações extra, um ou outro item e para a última dungeon.

Este jogo tem um problema que também já o Metroid tinha, que é depois do Game Over (e tive muitos muitos Game Over's) começarmos com apenas 3 corações de vida, mas aqui não é tão mau, pois podemos ir ter com a fada para sermos curados ou comprar poções e evitamos ter de farmar, mas ainda assim é chato.

Outro problema são os bosses, são desapontantes. Se tivermos o item certo, morrem quase todos com um ou dois hits. É tal e qual o Metroid, jogo difícil, mas bosses fáceis.
 
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