PS The Need For Speed (Electronic Arts/ Road & Track)

JPN.PT

To fold or to FOLD?
The_NFS_Video_cover.jpg



Editor: Electronic Arts
Produtor: Electronic Arts Canada
Género: Condução
Plataformas: PC (Microsoft Windows; DOS), Playstation, 3DO, Sega Saturn
Modos: Single-player, Multiplayer (lan)


O primeiro título da famosa saga Need For Speed, foi lançado em 1994 para a 3DO, de onde foram feitos ports para as diversas outras plataformas. Produzido pela Electronic Arts com ajuda da Road & Track (revista automóvel), que tinham como objectivo facultar imagens dos veículos presentes no jogo, ajudar com o comportamento e sons de cada automóvel, este foi um dos títulos com mais sucesso do mundo dos video-jogos, construindo o que é hoje uma das sagas mais amadas do género em diversas plataformas e um pouco por todo o mundo. A GameSpot (Jim Varner) avaliou o jogo com 8.3 em 10 e a revista Inglesa PC Power avaliou o The Need For Speed com uma belissima nota de 95%, criticando apenas o tipo de hardware que era necessário ter-se para conseguir jogar.
Foi lançado o The Need For Speed Special Edition (SE) para PC, preparado para funcionar em DOS e Windows 95. Esta versão tinha duas pistas adicionais (Transtropolis e Burnt Sienna) e ainda bastantes melhorias no motor gráfico.


Features
O jogo trazia um sistema inovador e super realista a diversos níveis como sonoro e também gráfico. Uma das caracteristicas mais marcantes deste jogo foi precisamente o Showroom, que apresentava algumas imagens dos veículos, informações específicas e um pequeno vídeo de apresentação.
Estavam presentes as corridas contra os adversários mais impressionantes, e por vezes havia mesmo fugas à polícia, onde o jogador era multado e, passadas as três multas, era preso e a corrida acabava (particularidade que, na versão da Sega Saturn, não eram três mas sim duas as multas "permitidas" para se ser preso).
Sistema de records diversos como record de tempos em cada pista, velocidades máximas e posição nas corridas.
Replays fenomenais, com diversas camaras disponíveis e ainda a possibilidade de gravar esses mesmos replays.
Aquando da finalização do Torneio, o jogo disponibilizava um modo "Rally", que tornava o jogo mais arcade e simplista na condução dos automóveis.
A versão DOS, através do DOXbox, permitia jogar Head-2-Head, trazendo aos video-jogos o primitivo do multi-jogador. Através de um modem, era possível jogar contra um amigo através do DOSbox utilizando uma normalissima ligação TCP/IP.


Pistas
O jogo contava com sete pistas diferentes e mais uma pista bónus para os verdadeiros aficionados.
Eram elas:
-City;
-Coastal;
-Alpine;
-Rusty Springs;
-Autumn Valley;
-Vertigo Ridge;
-Lost Vegas (bónus).


Veículos
Nove dos carros mais exóticos alguma vez construidos estavam presentes desde o inicio do jogo, todos eles com a opção de caixa automática ou manual. Para além disso, constava ainda um décimo carro, o carro bónus.
-Lamborghini Diablo;
-Ferrari 512TR;
-Dodge Viper RT/10;
-Chevrolet Corvette ZR-1;
-Porsche 911 Carrera;
-Toyota Supra Turbo;
-Acura NSX;
-Mazda RX-7;
-Warrior (carro bónus).
 
Última edição:
O original. E já na altura tinha vista interior nos carros.

Nos dias que correm é preciso DOSBox para isso funcionar. Still, grande jogo.
 
Back
Topo