Discussão Traffic Shaping

Os headlines regra geral não contam a historia toda, como sempre disse, TS é uma ferramenta util e necessária em redes.

https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/open-internet-net-neutrality


TS/congestionamente/whatever não afecta só streams piratas. Tens imensos relatos sobre as streams de twitch e até youtube.

E estás a confundir TS com QoS. São duas coisas diferentes: https://hardforum.com/threads/qos-vs-traffic-shaping-what-is-the-difference.1535686/

QoS sim é necessário. TS não. TS apenas serve para adiar/evitar investimento e prejudicar o serviço dos clientes.
 
Última edição pelo moderador:
Traffic Shapping (Capping, Policing, etc) são políticas que já funcionam fora do contexto normal do QoS. Numa linguagem leiga podemos dizer que são "extras". E não são extras necessários como tu afirmaste. São extras que são colocados quando a rede está com falta de capacidade ou até mesmo para reduzir o tráfego da mesma. Enquanto o QoS por si só apenas define prioridades na rede e não limitações.
 
Última edição pelo moderador:
Traffic Shapping (Capping, Policing, etc) são políticas que já funcionam fora do contexto normal do QoS. Numa linguagem leiga podemos dizer que são "extras". E não são extras necessários como tu afirmaste. São extras que são colocados quando a rede está com falta de capacidade ou até mesmo para reduzir o tráfego da mesma. Enquanto o QoS por si só apenas define prioridades na rede e não limitações.

não, não é so prioridades... in wiki...

One compelling example of the need for QoS on the Internet relates to congestion collapse. The Internet relies on congestion avoidance protocols, as built into Transmission Control Protocol (TCP), to reduce traffic under conditions that would otherwise lead to "meltdown". QoS applications, such as VoIP and IPTV, require largely constant bitrates and low latency, therefore they cannot use TCP and cannot otherwise reduce their traffic rate to help prevent congestion. QoS contracts limit traffic that can be offered to the Internet and thereby enforce traffic shaping that can prevent it from becoming overloaded, and are hence an indispensable part of the Internet's ability to handle a mix of real-time and non-real-time traffic without meltdown.
 
@rjSampaio "QoS contracts" é o que conhecemos como "TS": https://networklessons.com/quality-of-service/qos-traffic-shaping-explained

Nos atribuímos as limitações de tráfego ao chamado "TS". Mas Traffic Shaping é a modelagem do tráfego. As limitações são conhecidas tecnicamente por "Shaping", "Policing" ou "Capping". São configurações aplicadas ao QoS, é verdade, mas este não vem com estes definições por defeito. São limitações que são implementadas.
 
Última edição:
E continuas a confundir... Tu confundes a simples gestão de rede com a implementação de limitações propositadas com vista a limitar velocidade e tráfego do serviço.

Provavelmente não és do tempo do TS em P2P das 14h às 2h. Ou seja, independentemente da utilização da rede as limitações estavam lá. São limitações propositadas, programadas e definidas pelo ISP com o único propósito de limitar a utilização do serviço naquele protocolo.

No caso das streams não posso afirmar se é TS ou é mesmo falta de capacidade. Mas não me admirava que fosse TS e programado como acontecia (não sei se ainda acontece) no P2P.
 
Última edição:
E continuas a confundir... Tu confundes a simples gestão de rede com a implementação de limitações propositadas com vista a limitar velocidade e tráfego do serviço.

Provavelmente não és do tempo do TS em P2P das 14h às 2h. Ou seja, independentemente da utilização da rede as limitações estavam lá. São limitações propositadas, programadas e definidas pelo ISP com o único propósito de limitar a utilização do serviço naquele protocolo.

No caso das streams não posso afirmar se é TS ou é mesmo falta de capacidade. Mas não me admirava que fosse TS e programado como acontecia (não sei se ainda acontece) no P2P.

Hum não me parece que hoje em dia façam no p2p se existir são casos reduzidos. Própria nos que era uma das mais agressivas hoje já não se compara a uns anos atrás esse tal ts agressivo.

Cumps
 
E continuas a confundir... Tu confundes a simples gestão de rede com a implementação de limitações propositadas com vista a limitar velocidade e tráfego do serviço.

Não confundo coisa nenhuma, ou isso ou então convem revogar alguns certificados meus...

QoS é propositado, não é sem querer que esta activo, são regras implementadas, e não sabes se as regras estão implementadas a fazer throttling porque sim(vulgo porque sabe se lá porque já que ninguém aqui sabe quem deu a ordem a um ISP) ou dentro do autorizado pela UE.
Já disse isso várias vezes, não digo que é ou não malícia, mas por algum motivo parece que não querem perceber isso, e já disseram que devo trabalhar para um ISP...


Provavelmente não és do tempo do TS em P2P das 14h às 2h. Ou seja, independentemente da utilização da rede as limitações estavam lá.

Visto que o meu primeiro modem era dial-up 12k, diria que sou.
 
A MEO no período nocturno faz bastante "gestão", pelo menos aqui na zona até ligações para o YouTube falham por vezes. É já sabido que atualizações na Apple store à noite por vezes é impossível. Eu e outros users até já deixamos os relatos de updates de apps que à noite demoram tempos infinitos nos tópicos do IOS.
Inclusivamente já deixei o meu próprio relato que uma vez até conometrei a situação...uma hora e meia para atualizar 4 ou 5 apps de meia dúzia de megas cada uma...até demorou mais tempo que isso mas cheguei a uma altura que até me esqueci de ir ver se já tinham acabado os updates ou não. Nas últimas semanas por acaso não tenho sentido esta lentidão na app store à noite mas também já evito...
 
Última edição:
Não confundo coisa nenhuma, ou isso ou então convem revogar alguns certificados meus...

QoS é propositado, não é sem querer que esta activo, são regras implementadas, e não sabes se as regras estão implementadas a fazer throttling porque sim(vulgo porque sabe se lá porque já que ninguém aqui sabe quem deu a ordem a um ISP) ou dentro do autorizado pela UE.
Já disse isso várias vezes, não digo que é ou não malícia, mas por algum motivo parece que não querem perceber isso, e já disseram que devo trabalhar para um ISP...




Visto que o meu primeiro modem era dial-up 12k, diria que sou.


Não é malícia... As redes ficavam congestionadas às 14h e descongestionadas às 2h em ponto!

Essa da UE também está muito boa...

Hum não me parece que hoje em dia façam no p2p se existir são casos reduzidos. Própria nos que era uma das mais agressivas hoje já não se compara a uns anos atrás esse tal ts agressivo.

Cumps

Quando era cliente NOS HFC sofria de TS no P2P. Foi um dos motivos que me levou a rescindir o serviço.

Actualmente não sei como isso anda. Desde que mudei para a Vodafone não sei o que é TS.

Quem é que no seu perfeito juizo defende a pratica deste tipo de medidas?

Não se trata de juízo, mas sim interesses...
 
Traffic Chaping? Content censored in my country? Not letting me enjoy what I pay for? Violating Internet Neutrality? Pff...
V.P.N. - the only way to be free and escape the real pirates/criminals: ISP that use Traffic Shaping.
 
Boas malta,

Estou a sofrer de TS principalmente a noite por parte da MEO.
Como poderei resolver?
Com VPN resolvo o problema?
Basicamente passo de 200Mbps para 30/15 Mbps....
 
Porque dizes que é TS? Por acaso és dos Açores? Há falhas conhecidas em alguns clientes dos Açores, não sei se és de lá, é esperar que seja resolvido, mas nada tem a ver com TS.
 
Back
Topo