• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Upgrade Dell XPS 15 9500

redrose

Power Member
Boa noite:
Em 2020 comprei um Dell XPS 15 9500 e tem-me mantido satisfeito sobretudo pela qualidade de construção, beleza, portabilidade, ecrã e som fantásticos.
Apesar disso, sinto que posso melhorar um pouco a performance.
Por exemplo tem mostrado algum lag a abrir ficheiros em pastas locais sincronizadas com o sharepoint (quando tenho mais de 20 GB sincronizados).
Também mastiga um pouco a processar ficheiros Excel de grandes dimensões e com muitas fórmulas.

O que acham que posso melhorar com impacto real na performance tendo em conta que a configuração atual é a que apresento abaixo:

Captura-de-ecr-2024-03-24-223732.png


Obrigado
 
Boa noite:
Será que um upgrade à RAM de 16 para 32 faz muita diferença nesta máquina?
Quanto à memória, o melhor que consigo meter é esta ou é possível colocar melhor?

Memória RAM SO-DIMM Corsair Vengeance 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL22 (75€)​


ou esta:

Crucial De 32 Gb Kit Ddr4 3200 Mt S 16 Gb X 2 So - CT2K16G4SFRA32A (89€)​


Quanto a disco, o que tem já é bom ou consigo melhor performance de forma significativa com um mais atual?

Obrigado
 
Boas,

Duvido um bocado que memória apenas seja a causa, porque já tens um kit 2x8 GB 3200MHz em Dual-Chanel, mas poderia ser.
Também tens um disco nvme, há alguns que são uma m3rd4 como alguns Toshiba que aquecem descomunalmente e "reduzem a speed", usa o Crystal Disk Info para saberes o modelo, estado e etc.

Antes de mais, experimenta monitorizar os recursos e temperaturas quando estiveres nesses trabalhos.
Tem sido limpo? Ainda está com o "cimento pseudo-térmico" original? Tens o disco cheio?
Vi que tens o Win 11, fizeste uma diminuição da "tralha" inútil e espionante da MS? Experimenta isto se quiseres, mas faz backup antes: Privacy dashboard for Windows .

Cumps.

EDIT: Vi agora que tens um WD SN730, hà pouco tempo tive um SN730 a dar o berro com pouco mais de 2 anos, se não me engano havia um update ao firmware para eles.
aqui se quiseres, mas só o faças se sabes fazer e tens a info em backup.
 
Última edição:
O Disco está com o último firmware.
O Windows 11 acho que não ajudou. Na verdade, quando atualizei para o Win 11 a lentidão nas pastas sincronizadas era bem notória. Agora está melhor mas ainda assim, quando abro pastas não sincronizadas a abertura é instantânea e nas sincronizadas aparece a rodinha do cursor durante 1 segundo!

Já nos ficheiros excel grandes, já acontecia o mesmo no Win 10.
Não é nada preocupante mas se RAM ajudasse investia os 75€.

Relativamente ao aquecimento, acho que é mesmo o ponto menos bom deste portátil.
Aquece bastante. Um ecrã 4K de 15.6" e todos os componentes enfiados numa caixa com 37.2 x 25.4 x 1.8 não é fácil...
Vou levar a limpar e colocar pasta térmica. Deve ajudar, certo?
 
Boas,

O windows 11 vem ainda mais carregado de espioware e inutilidades, daí aconselhar o WPD para retirar alguma coisa.
Se foi actualização e não instalação de raíz, o melhor é fazeres uma instalação de raíz, actualizações nunca ficam boas.

Sobre a memórias, esse portátil tem as mems muito perto do CPU e GPU, podendo algumas ficar com os módulos "para baixo" e aquecerem ainda mais, aconselho cuidado na escolha.

Esse CPU aquece, ainda por cima tem a 1650 mesmo ao lado e nos mesmos heat-pipes, portanto convém manter os ventiladores e saídas limpas.
A levares a alguém convinha que fosse alguém que usasse uma pasta térmica boa como a AC MX4 ou MX5 e a saiba aplicar, assim como limpar os ventiladores e as saídas.
Tens aqui um video de como o fazer, embora na minha opinião ache que o tipo "barra" pasta térmica em vez de colocar só o necessário para assegurar a total condutividade.
Ao procurares uma empresa pergunta que pasta colocam e como limpam, passar uma lata de ar só não chega. Ou podes fazer tu mesmo...

Cumps.
 
Sem fazeres testes para detectares o(s) problema(s) estás a dar tiros no escuro e gastar dinheiro para nada eventualmente.

Qual o bottleneck quando isto acontece... RAM, disco, CPU, temps?
Por exemplo tem mostrado algum lag a abrir ficheiros em pastas locais sincronizadas com o sharepoint (quando tenho mais de 20 GB sincronizados).
Também mastiga um pouco a processar ficheiros Excel de grandes dimensões e com muitas fórmulas.
 
Como posso ver isso?

Tentei abrir um ficheiro grande e os dados são estes:

Captura-de-ecr-2024-03-26-004940.png


Captura-de-ecr-2024-03-26-005307.png


Sem perceber nada disto parece-me que o CPU fica limitado por causa das temperaturas.
Será isso?
 
Boas,

Se não tem a 1650 então o tipo vai aquecer mais um cadito no CPU.

Da memória não foi, porque ficaste com cerca de 1/3 livre.

Sim, é a temperatura. Ou precisa de limpeza e mudança de pasta térmica, ou vais ter que procurar undervolts para esse CPU.

Cumps.
 
Boas,

Num CPU que já é um forno qualquer redução de temperatura é bem vinda, portanto desviar Célsius para outro componente só beneficiaria.

Antes de ires ao mais pecaminoso do Undervolt, aconselho a fazeres um teste:

Vai às opções de Energia -> Editar Avançadas -> Gestão de enrgia do CPU -> Define o máximo nos 95 a 98%. (Aplicar -> Ok -> Reiniciar)
Testa novamente e compara, depois diz o que aconteceu.

Ainda está em garantia?

Cumps.
 
Como posso ver isso?

Tentei abrir um ficheiro grande e os dados são estes:
Sim o CPU está ser limitado por causa das temps.
Ideias: undervolt, limpeza, elevares a traseira do laptop. Nada disto custa.

Pode ver no HWINFO na parte da memória que estás a usar 8.2% do page file isso quer dizer que estás a aceder ao disco, embora não esteja a usar toda a memória física podes ter aberto vários programas diferentes que fizeram a gestão usar o page file. Diria que se tiveres 32 GB iria melhorar isso. Mas o bottleneck é o CPU.

Para veres uso do disco podes abrir o Windows task manager e abrir a tab Performance.

Eu diria para considerares comprares um laptop novo com mais enfase na performance porque as limitações de performance desse modelo cpu/chassis arrefecimento estarão sempre presentes. Os 22W um valor baixo para esse CPU (45w TDP) chegarem aos 98ºC e pelas imagens bonitas sem aberturas de saida de ar do portátil é mais para office ligeiro do que para fazeres esse tipo de trabalho.
 
Boas,

Num CPU que já é um forno qualquer redução de temperatura é bem vinda, portanto desviar Célsius para outro componente só beneficiaria.

Antes de ires ao mais pecaminoso do Undervolt, aconselho a fazeres um teste:

Vai às opções de Energia -> Editar Avançadas -> Gestão de enrgia do CPU -> Define o máximo nos 95 a 98%. (Aplicar -> Ok -> Reiniciar)
Testa novamente e compara, depois diz o que aconteceu.

Ainda está em garantia?

Cumps.

Devo estar cegueta mas não encontro essas definições de energia no Windows 11!!


Sim o CPU está ser limitado por causa das temps.
Ideias: undervolt, limpeza, elevares a traseira do laptop. Nada disto custa.

Pode ver no HWINFO na parte da memória que estás a usar 8.2% do page file isso quer dizer que estás a aceder ao disco, embora não esteja a usar toda a memória física podes ter aberto vários programas diferentes que fizeram a gestão usar o page file. Diria que se tiveres 32 GB iria melhorar isso. Mas o bottleneck é o CPU.

Para veres uso do disco podes abrir o Windows task manager e abrir a tab Performance.

Eu diria para considerares comprares um laptop novo com mais enfase na performance porque as limitações de performance desse modelo cpu/chassis arrefecimento estarão sempre presentes. Os 22W um valor baixo para esse CPU (45w TDP) chegarem aos 98ºC e pelas imagens bonitas sem aberturas de saida de ar do portátil é mais para office ligeiro do que para fazeres esse tipo de trabalho.

Eu uso sempre o portátil numa base elevada. Pontualmente numa base com refrigeração.
Acho que é mesmo urgente fazer uma limpeza e mudar pasta térmica porque em 4 anos nunca foi feito.

Importa dizer que comprar um novo laptop não é opção de momento.
Até porque não sinto necessidade disso.
Relembro que abri este tópico não por ter problemas sérios de desempenho no portátil mas para ver se podia melhorar alguma performance investindo um pouco.

O desempenho do portátil ao fim de 4 anos continua a ser bastante bom para a utilização que faço dele.
Também não foi barato... 2600€

Obrigado a ambos pelas sugestões!
 
Back
Topo