ZXS ZX Spectrum 128k +2

Jogador

Power Member
Boas
Hoje decidi tirar a zx spectrum da prateleira e ver se ainda corria, mas parece estar com um problema e ainda não percebi qual. Assim que liguei a spectrum e sintonizei o canal apareceu-me este ecrã:

e se carregar no botão de reset o ecrã fica assim com umas "barras" azuis a piscar:

Se voltar a carregar simplesmente vai alternando entre os dois. Andei a mexer no cabo da spectum para TV e não alterou nada, quando mexi no cabo de alimentação a imagem ficava pior (mais cores aleatórias) ou como está aí. Cheguei a por uma cassete e o ecrã continuava igual, apesar de começar a fazer um ruído constante e ao fim de uns 5-10 minutos desliguei.
Acho que a spectrum não tem humidade, porque nestes últimos dias esteve bastante calor e o livro que está na mesma caixa não apresenta sinais de humidade.

Eu procurei na internet, mas não encontrei nada sobre este ecrã. Sabem qual pode ser o problema?

Hoje voltei a tentar com algumas cassetes várias vezes. Apesar de não conseguir ver nada (imagem como no post anterior), pelos sons parece que está a tentar carregar o jogo.
 
Pelas imagens o spectrum está avariado, qual a avaria em si não te sei dizer.
Não adianta tentares carregar os jogos, pois não vai funcionar.
 
Como diz o colega de cima,tens o Spectrum avariado.Não tentes carregar jogos,pois não vias conseguir que nenhum funcione.Não te quero estar a enganar porque também não tenho a certeza,mas quáse que apostava que o chip gráfico deu o berro.
 
Estou familiarizado com alguns ecrâns de erro, mas apena 4 barras verticais nunca vi antes :(

Vou levar esta situação a um certo grupo de pessoas que tenho a certeza por amanhã já sabem dizer o que se passa ;)
 
Ora então, o mais provável parece ser um problema com um dos módulos de RAM.

Se possível tenta deixar o Spectrum ligado durante uns minutos e vê se algum aquece mais do que os restantes.

Outra solução seria trocar o CPU, não sei é se tens hipótese de arranjar outro CPU para testar...
 
modulos de ram??? trocar cpu??? num spectrum??? a sério...
speccy_2a.jpg



o spectrum tem 4 integrados(estão no fundo da imagem todos alinhadinhos) de memoria (32kbx4)128kb, o dito cpu(integrado maior de todos na imagem) é outro integrado que nem sequer é possivel arranjar, é tudo onboard e é tecnologia com 30 anos, nem é possivel arranjar peças para substituir...

o problema que dele ter deve ser o tunner(peça grande quadrada cinzenta onde liga o cabo para a tv) deve estar com algum problema...

para quem numca vi nenhum aberto...
o spectrum lá por dentro é isto:
img_2326.jpg
 
Última edição:
vender , eles a trabalhar já pouco ou nada valem , então avariado esquece lá isso, pois o valor é apenas nestalgico nada mais, quanto a reparar, não existe componentes para isso, ou melhor só recorrendo a outro igual que não sofra do mesmo, e já é um tiro do escuro...

eu tenho dois mais antigos, dos primeiros 1 de 16kb e 1 de 48k de 1983, portanto teem já 30 anos nas minhas mãos, hoje ainda funcionam, mas tenhos guardados apenas para recordar, os bons tempos quando comecei a olhar para a informatica...
 
Back
Topo