iPad iPad mini 6th gen 8.3" (2021)

@J[PT] qual é essa?
A que me faz mais sentido é esta: https://tropicalprice.com/product/B099RWHDXC porque permite usar como essa e ao mesmo tempo como uma tradicional.

Estou preocupado com essa parte do refresh do ecrã. Estou para ver como é que a Apple resolve isso.

Também vem uma dessas mas chega amanhã :)

Captura-de-ecra-2021-09-27-a-s-18-09-37.png


A que está "instalada agora é esta:https://tropicalprice.com/product/B09DD59VXM como não achei nada cara acabei por mandar vir, e fica mesmo Slim.

A da ESR foi já a pensar no apple pencil 2 que mais dia menos dia vou acabar por comprar.

Pelo que tenho visto já há muita gente mesmo com report do ecrã, eu também já abri um ticket na aplicação de suporte da Apple, vamos ver o que dizem.
 
Confirmo que acontece no mini 5 em landscape. É algo relativo à orientação do varimento na matrix, portanto induzido pelo hardware. Teoricamente seria possível programar o controlador do ecrã de modo a introduzir um delay/buffer nas subdivisões da matrix adiantadas se em determinada orientação, mas não sei até que ponto tal seja possível no controlador actualmente presente.
 
@J[PT] Muito obrigado pelo feedback. Era mesmo o que precisava de saber.
Eu acabei por comprar um iPad mini que chegou ontem e a capa que acabaste de receber, mas no meu caso a previsão de chegada é só para 7 de Outubro. Ainda bem que o teu feedback é tão positivo. Era o que esperava. Não me assusta andar sem capa até lá porque tenho o máximo cuidado com as minhas coisas. Não vou gastar dinheiro numa capa apenas para usar uns dias.

O problema do ecrã, testei ontem e fiquei com dor nos olhos que ainda não passou completamente. Já sabia o que fazer e foi à bruta que fiz scroll mas não era preciso. Por favor não o façam. Façam devagar que vão notar e vai ser suficientemente incomodativo.

Não vou desculpar a Apple nem lá perto, mas o meu uso, não é fazer o tipo de scroll que me fez ficar a doer os olhos. Em uso normal não sei se teria descoberto muito rapidamente. Isto é muito mau.

Vou aguardar uns dias para dar a minha opinião. Não é um equipamento que use "ativamente" muito tempo por dia pelo que quero ter algo substancial para dizer. Espero para ver se a Apple consegue fazer algo em termos de software, o que duvido, que possa minorar o problema do ecrã.
 
@J[PT] Muito obrigado pelo feedback. Era mesmo o que precisava de saber.
Eu acabei por comprar um iPad mini que chegou ontem e a capa que acabaste de receber, mas no meu caso a previsão de chegada é só para 7 de Outubro. Ainda bem que o teu feedback é tão positivo. Era o que esperava. Não me assusta andar sem capa até lá porque tenho o máximo cuidado com as minhas coisas. Não vou gastar dinheiro numa capa apenas para usar uns dias.

O problema do ecrã, testei ontem e fiquei com dor nos olhos que ainda não passou completamente. Já sabia o que fazer e foi à bruta que fiz scroll mas não era preciso. Por favor não o façam. Façam devagar que vão notar e vai ser suficientemente incomodativo.

Não vou desculpar a Apple nem lá perto, mas o meu uso, não é fazer o tipo de scroll que me fez ficar a doer os olhos. Em uso normal não sei se teria descoberto muito rapidamente. Isto é muito mau.

Vou aguardar uns dias para dar a minha opinião. Não é um equipamento que use "ativamente" muito tempo por dia pelo que quero ter algo substancial para dizer. Espero para ver se a Apple consegue fazer algo em termos de software, o que duvido, que possa minorar o problema do ecrã.

Também recebi ontem o meu da amazon. Sinceramente e para o meu uso não notei nenhum problema no scrolling. Também não andei à procura. Vinha de um ipad de 2018 (versão base).

A única nota para já é que o conteúdo dos widgets é muito pequeno (letra minúscula, que penso não dê para alterar). De resto, grande máquina para o seu tamanho.
 
@J[PT] Muito obrigado pelo feedback. Era mesmo o que precisava de saber.
Eu acabei por comprar um iPad mini que chegou ontem e a capa que acabaste de receber, mas no meu caso a previsão de chegada é só para 7 de Outubro. Ainda bem que o teu feedback é tão positivo. Era o que esperava. Não me assusta andar sem capa até lá porque tenho o máximo cuidado com as minhas coisas. Não vou gastar dinheiro numa capa apenas para usar uns dias.

O problema do ecrã, testei ontem e fiquei com dor nos olhos que ainda não passou completamente. Já sabia o que fazer e foi à bruta que fiz scroll mas não era preciso. Por favor não o façam. Façam devagar que vão notar e vai ser suficientemente incomodativo.

Não vou desculpar a Apple nem lá perto, mas o meu uso, não é fazer o tipo de scroll que me fez ficar a doer os olhos. Em uso normal não sei se teria descoberto muito rapidamente. Isto é muito mau.

Vou aguardar uns dias para dar a minha opinião. Não é um equipamento que use "ativamente" muito tempo por dia pelo que quero ter algo substancial para dizer. Espero para ver se a Apple consegue fazer algo em termos de software, o que duvido, que possa minorar o problema do ecrã.
https://arstechnica.com/gadgets/202...from-uneven-jelly-scrolling-in-portrait-mode/

Update, 9/28/2021: In response to our inquiry, Apple has told us that the "jelly scroll" issue on the 6th-generation iPad mini is normal behavior for LCD screens. Because these screens do refresh line by line, there is a tiny delay between when the lines at the top of the screen and lines at the bottom are refreshed. This can cause uneven scrolling issues like the ones observed on the iPad.

We maintain that this effect is noticeable on the iPad mini in a way that it is not noticeable on other 60 Hz LCD iPads we've tested, like the iPad Air 4 and the latest $329 iPad. There's also a clear dividing line down the middle of the screen in portrait mode, as observed in our testing and in the video linked below—it's not a problem isolated to the extreme edges of the display. The upshot is that the company doesn't believe there is a hardware or software issue to "fix," and that the screen apparently is the way it is.


Totally expected, this reply is.

Holding it wrong, they are.
 
Fui buscar hoje o meu...
- tamanho perfeito, mas estava à espera de ser ligeiramente mais leve;
- o ecrã não me convence muito, bem inferior ao do iPhone 12 ou do iPad Pro. Por este preço, tinha obrigação de ser melhor; EDIT: estava com o true tone ligado… embora mantenha que não está ao nível de iPhone e iPad Pro, já estou mais satisfeito.
- o tamanho da letra de algumas partes do OS, como a indicação da bateria e Safari, é demasiado pequeno para mim. Já andei a aumentar nas definições do Ecrã, mas não estou satisfeito.

Não noto o problema de jelly scroll no meu, mas também não quero testar muito :p
 
Última edição:
Sim, só se nota na vertical mas nota-se de forma muito pronunciada e de tal forma que faz doer os olhos em algumas situações. A resposta da Apple é inaceitável.
 
https://arstechnica.com/gadgets/202...from-uneven-jelly-scrolling-in-portrait-mode/

Update, 9/28/2021: In response to our inquiry, Apple has told us that the "jelly scroll" issue on the 6th-generation iPad mini is normal behavior for LCD screens. Because these screens do refresh line by line, there is a tiny delay between when the lines at the top of the screen and lines at the bottom are refreshed. This can cause uneven scrolling issues like the ones observed on the iPad.

We maintain that this effect is noticeable on the iPad mini in a way that it is not noticeable on other 60 Hz LCD iPads we've tested, like the iPad Air 4 and the latest $329 iPad. There's also a clear dividing line down the middle of the screen in portrait mode, as observed in our testing and in the video linked below—it's not a problem isolated to the extreme edges of the display. The upshot is that the company doesn't believe there is a hardware or software issue to "fix," and that the screen apparently is the way it is.


Totally expected, this reply is.

Holding it wrong, they are.

Não querendo defender ou acusar quem quer que seja, mas duvido muito que a resposta da Apple tenha sido exatamente nesses moldes e que pelo menos não tentem fazer alguma correção nem que seja por via de software (introduzir algum tipo de logaritmo/programação para que compensar o atraso de um lado do ecrã em relação ao outro).

Caso isso não seja feito, estou a ver que algumas pessoas vão acabar por devolver os produtos, ou queixarem-se ainda mais pois isto para muitos pode não fazer diferença, mas certamente fará para alguns.

Falando pessoalmente é algo que "chateia" mais na leirutra de PDF's, alguns sites web que tenham mais texto, e sobretudo com APP Kindle nos Ebooks.

No ipad de 5ª geração que tenho de 2017 não consigo notar de todo este efeito seja em orientação vertical ou horizontal, por isso se está presente deve ser mesmo de forma muito ténue, daí a Apple dizer que é algo que afeta todos os ecrãs, não digo que não seja verdade mas não afeta da mesma forma ou com a mesma intensidade o que para o utilizador final faz toda a diferença.

De resto este IPAD mini é uma máquina 5 estrelas, como também ou musico, ontem levei o mini com a minha biblioteca de samples e sons, teclado midi controlador e uma interface áudio e consegui deixar o macbook pro em casa e usar só isto, sem qualquer problema, sem lag, com a mesma qualidade e sem comprometer de que forma fosse o desempenho :) Minimalista mas muito funcional !
 
Desde que na altura do iphone 4 por causa das antenas o Steve disse para as pessoas agarrarem no telemóvel de forma diferente xD...já se espera tudo.... mas lá fizeram o programa de oferecer capas e bumpers para contornar o problema.

Quanto ao mini
Voltei a ver em loja e o tamanho é mesmo porreiro. é aquele plus/max que se quer ter maiorzito.
 
Desde que na altura do iphone 4 por causa das antenas o Steve disse para as pessoas agarrarem no telemóvel de forma diferente xD...já se espera tudo.... mas lá fizeram o programa de oferecer capas e bumpers para contornar o problema.

Quanto ao mini
Voltei a ver em loja e o tamanho é mesmo porreiro. é aquele plus/max que se quer ter maiorzito.

Aqui isso não vai pegar, quando o próprio Tim se mostra desta forma e quando em todos os sites de venda do IPAD mini ele surge em Portrait mode...

A Apple responder tão cedo que isto é uma "feature" e que é mesmo assim, permite à grande maioria devolver o produto nos primeiros 14 dias. Mas todos sabemos que mesmo que não venha um "fix" a maioria vai acabar por conseguir conviver com isto.

5ca42d95-adb5-4e2f-a388-92f00bf28e7f-jpeg.1851649
 
Podiam ter chamado ao ecrã outra coisa, Liquida Retina Display não se aplica muito.
Podia ser Gelatina Retina Display, com um preço "Royal"
 
- o tamanho da letra de algumas partes do OS, como a indicação da bateria e Safari, é demasiado pequeno para mim. Já andei a aumentar nas definições do Ecrã, mas não estou satisfeito.

Cheguei a ponderar comprar este novo mini mas esse factor que referes para mim é essencial e desisti.
No passado já tive dois mini, o 2 e o 4, e ao fim de uns anos acabei por trocar pelo iPad normal. Gosto bastante do tamanho dos mini mas depois em termos de utilização prefiro o tamanho do ecrã do iPad normal, actualmente com 10,2"
Nos mini já noto as coisas demasiado pequenas, e como uso bastante o Ipad em casa, é o equipamento que mais uso, o mini já não dá para os meus olhos.
 
No primeiro impacto também achei logo a letra demasiado pequena. Estou a deixar passar uns dias para perceber se isso passa ou se vou continuar a achar que não é mesmo confortável.

O que não é confortável é o Gelatina Display. Acho que o vamos batizar aqui.

Alguém com uma pen destas? https://tropicalprice.com/product/B08LFWNV4J Também existe em preço. Pelo que percebi não carrega via wireless o que para o meu uso não é problema e não é sensível à pressão. Como é apenas para escrita e não desenho também não é crucial.
Não aparece compatível com o 6 mas é compatível com o iPad Pro 2021, iPad mini 5, por isso não devem ter atualizado. Pode haver alguém que já tenha e possa deixar feedback.
 
@Metro ainda estes dias naqueles videos de ipad + acessórios essenciais vi essa caneta.
vi por alto e reparei que ligava e desligava com toque em cima se nao estou em erro.
não sei é se consigo encontrar o video, mas de certeza que não deve faltar só da caneta

edit.
pois, basta pesquisar por ESR ipad stylus pen que aparece muita coisa
 
Mas viste um vídeo com essa pen a funcionar com um iPad mini 6?
Eu imagino que funcione e que seja só uma questão de atualizarem a informação no site e na Amazon.
 
Pois, estava a responder pelo telemóvel e nem me lembrei desse detalhe do mini 6.
Realmente se funciona no ipad pro, air e mini 5 deveria dar no mini 6.
Supostamente nem é preciso emparelhar, é usar e pronto. Não é o que faz uma caneta com ponta de borracha? Sendo que a vantagem que vejo é a ponta ser ao estilo apple pincel e supostamente reconhecer inclinação.
 
Back
Topo