5G em Portugal

Enquanto a NSA cria uma rede 5G com infraestrutura 4G usando conectividade dupla, o DSS permite que 4G LTE e 5G NR coexistam na mesma banda de frequência. As redes 5G têm uma variedade de bandas de espectro disponíveis para uso, e o DSS distribui o espectro entre as bandas
Portanto só agora é que fiquei a saber que o 5G da MEO numa capital de distrito é fake como já tinha ouvido falar por aqui, é DSS então. Curiosamente as velocidades indoor da MEO aqui em casa são um pouco superiores às da NOS NSA.

Quanto ao sinal de rede indoor, MEO tenho por volta dos -95dBm, NOS pelos -80dBm, muito melhor.

Assim sendo resta-me presumir que a nível de consumo de bateria consiga melhores resultados se mudar para a NOS dado o sinal muito melhor.
 
Baseado no facto de aqui, numa capital de distrito, ser DSS como o Starcabo explicou. Se pesquisares por "falso" neste tópico percebes o que leva o pessoal a dizer isso, acaba por ser um "4G+ com o símbolo do 5G".
Do que vi não mostras-te nenhuma evidência de ser DSS.

Para além disso considerar fake por ser DDD faz muito pouco sentido, sobretudo quando até dizes que tens melhores resultados com meo (dss supostamente) do que com nos (nsa)
 
Do que vi não mostras-te nenhuma evidência de ser DSS.

Para além disso considerar fake por ser DDD faz muito pouco sentido, sobretudo quando até dizes que tens melhores resultados com meo (dss supostamente) do que com nos (nsa)
Não sabia que havia aqui acionistas da Altice...


Melhores resultados, como disse, apenas por uma leve margem na velocidade. Em termos de potencia de sinal, é uma diferença de mais de -10dBm.
 
vai haver leilão mais tarde. Foi estratégia da Europa começar com Low band e Mid Band para ter 5G em todo o lado mais rápido e, passados uns anos, apenas focar o High band onde necessário. Em Portugal atrasou pois o Low e Mid band deveriam ter começado o leilão perto de 2020.

Poderiam ter feito logo o lançamento das 3 como nos Estados Unidos mas foi a estratégia que adoptaram. O leilão do high band deve estar para breve e a sua comercialização deve começar para 2025
A comercialização se existir cá vai ser casos muito pontuais e o leilão a ser feito nunca será este ano e duvido muito para 2025
Portanto só agora é que fiquei a saber que o 5G da MEO numa capital de distrito é fake como já tinha ouvido falar por aqui, é DSS então. Curiosamente as velocidades indoor da MEO aqui em casa são um pouco superiores às da NOS NSA.

Quanto ao sinal de rede indoor, MEO tenho por volta dos -95dBm, NOS pelos -80dBm, muito melhor.

Assim sendo resta-me presumir que a nível de consumo de bateria consiga melhores resultados se mudar para a NOS dado o sinal muito melhor.
Basta o da Nos que chega aí ser só B20+N28 e o DSS ser uma B1+B3+B7 é normal teres mais velocidade
 
Basta olharem para os dados oficiais da Anacom da atualização de sites 5G por parte da Meo e percebem que estão bem atrasados.
E aqueles 95% do pais com 5G é uma farsa monumental.
 
Continuo a não perceber essa do 5G fake, 5G DSS é uma das formas de implementação possíveis sobretudo numa fase de transição.

E como o exemplo apresentado mostra não é necessariamente pior que uma implementação NSA.

Quanto aos 95% da população serem também falsos não faz grande sentido tirar essa conclusão com base nos dados da Anacom, porque os dados que a Anacom apresenta são de novas estações com uso das frequências consignadas no leilão que não apanham o uso de outras frequências para 5G.
 
Quando se queixavam da NOS anunciar Fibra onde era Coaxial, estes anunciam 5G e oferecem 4G.

Se é assim (não conheço as realidades dos operadores para opinar) então porque é que, por exemplo, no local onde estou:

- 4G: velocidades entre 100 e 200 mbps
- 5G: velocidades entre 600 e 800 mbps

Se é o 5G é, na realidade, 4G, como se explicam as diferenças de velocidades?
 
Se é assim (não conheço as realidades dos operadores para opinar) então porque é que, por exemplo, no local onde estou:

- 4G: velocidades entre 100 e 200 mbps
- 5G: velocidades entre 600 e 800 mbps

Se é o 5G é, na realidade, 4G, como se explicam as diferenças de velocidades?
A questão não está aí. Há zonas com 5G, aliás a Meo tem em mais concelhos con cobertura 5G apesar de ter em menos estações. Mas o número de zonas/sites onde o 5G é apenas um símbolo é muito superior.
Mas a Meo já fazia isto com 4G+, onde todas as zonas os telemóveis mostravam 4G+ mas na prática não era.

Último dados que existem penso que são do 3 trimestre, aguardemos do 4.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1763109
 
Não respondeste ao que perguntei. Se não sabes ou não queres responder, tudo bem mas não estou interessado em divagações. Apenas porque é que se verificam diferenças grandes de velocidades no que insistem em chamar de falso 5G.
Está respondido.
Tu aí não tens falso 5G, apanhaste 5G nessa zona.
Mas como vês no link Anacom apenas 17% dos Sites tinham 5G.
Logo se fizeres teste sempre que vires 5G noutras zonas, não terás sempre esses 600Mbps, vais ficar desiludido.
 
Está respondido.
Tu aí não tens falso 5G, apanhaste 5G nessa zona.
Mas como vês no link Anacom apenas 17% dos Sites tinham 5G.
Logo se fizeres teste sempre que vires 5G noutras zonas, não terás sempre esses 600Mbps, vais ficar desiludido.

Obrigado. Lá está, dizer que é o 5G da Meo é "fake" não é verdade, pelo menos há locais onde há 5G NSA, até ver.

Que se diga que há locais em que não há 5G "for real" ainda vá, agora estar a querer passar a ideia (com ou sem intenção, não sei) que é tudo "fake" 5G, não é correto, como se pode ver. Naturalmente que entendo que haverá locais, provavelmente muitos, em que isso não acontece.

Curiosidade, este ano estive de férias em Albufeira e vi bem a diferença entre 4G e 5G, na primeira via stream aos soluços, na segunda via sem problemas.
 
Mas o 5G não é só ter mais 300Mbps de download... Basta como disseram agregar mais bandas em DSS do que em NSA para teres mais velocidade.
 
Back
Topo