5G em Portugal

Continuo a não perceber essa do 5G fake, 5G DSS é uma das formas de implementação possíveis sobretudo numa fase de transição.

E como o exemplo apresentado mostra não é necessariamente pior que uma implementação NSA.

Quanto aos 95% da população serem também falsos não faz grande sentido tirar essa conclusão com base nos dados da Anacom, porque os dados que a Anacom apresenta são de novas estações com uso das frequências consignadas no leilão que não apanham o uso de outras frequências para 5G.

Se formos puristas todo o 5G que não seja SA é fake , e desse ainda não há cá. (esta quase segundo dizem). Pelo menos andam há anos a prometer melhores velocidades e latências e estas ultimas só são possíveis com o SA.

Quanto ao 5G na N78 permite realmente melhores velocidades que o 4G portanto é "semi-verdadeiro " faltam a latências e tudo o resto do SA

O DSS (que a MEO usa e abusa) como o nome indica partilha espectro com o 4G portanto além do ícone bonitinho qual é mesmo a vantagem em relação ao 4G que faça com que não seja fake ?



Obrigado. Lá está, dizer que é o 5G da Meo é "fake" não é verdade, pelo menos há locais onde há 5G NSA, até ver.

Que se diga que há locais em que não há 5G "for real" ainda vá, agora estar a querer passar a ideia (com ou sem intenção, não sei) que é tudo "fake" 5G, não é correto, como se pode ver. Naturalmente que entendo que haverá locais, provavelmente muitos, em que isso não acontece.

Certo, não é tudo fake 5G mas a grande maioria é ! Tens a AML e AMP e o resto do país não conta ?

Colocar n78 numa ou duas BTS nas capitais de distrito é muito giro para a estatística , mas na prática o resto é "quase" tudo DSS.
Não sou eu que digo foi o antigo presidente da anacom que disse, e com razão, que a MEO não está a investir no 5G tanto como as outras, nomeadamente a NOS. Se é só para ter o icone e gastar bateria não vejo vantagens no DSS.
 
Certo.
Não discordo, pelo que vou lendo, que a Meo é a que está mais atrasada.
Mas isso não é sinónimo de só ter 'fake' 5G, só isso.
 
A ALTICE na minha área onde mais frequento, está a atualizar os seus sites, mas de forma lenta mas vai.Em relação a Nós dá 10 a zero, mas a boleia do RAN a VDF tem atualizado e muito os seus sites.O que noto aqui também, é que a VDF tem retirado muitas das suas estruturas metálicas, devido a partilha com a NOS, e é provavelmente a única que tem propriedade das mesmas em Portugal.
 
Isso estará relacionado com as frequências utilizadas. O 5G DSS utiliza as frequências do 4G, não sendo necessário instalar rádios 5G, por isso dizemos fake 5G

Não houve investimento na estrutura à semelhança da NOS e Vodafone, só para dizerem que têm 5G em todos os Concelhos, quando o mesmo não é 5G NSA (com antenas novas 5G por exemplo)
 
Aqui na minha zona é ao contrário, a MEO é a que tem mais cobertura (NSA)

MEO, NOS, VDF
MEO
NOS
VODAFONE
Referencia Velocidades
 
Tenho 1 cartão SIM da MEO à cerca de 5 anos, atualmente migrei para VDF e vou ter o S24U que suporta 5G, é necessária a troca de SIM? Se sim como se processa? Abraço e obrigado.
 
Tenho 1 cartão SIM da MEO à cerca de 5 anos, atualmente migrei para VDF e vou ter o S24U que suporta 5G, é necessária a troca de SIM? Se sim como se processa? Abraço e obrigado.
se vais mudar (ou já mudaste) de operadora o cartão será trocado, e terá sido trocado por um que suporta 5G.
 
Passei de VDF para NOS (Madeira) e apesar de ser ran sharing, a qualidade de serviço é notória e superior. Além de que, muitas zonas indoor, tem rede NOS, mas não tem rede VDF.
 
No brasil a Vivo/Telefonica já vai começar a comercializar 5G residencial: Vivo Box 5G e utiliza tecnología FWA (Fixed Wireless Access).

150 reais (30 dolares/mes) com 150 GB de consumo.


Em portugal só esta semana removeram a taxa extra para usar 5G porque vem aí a digi e como não vai aplicar essa taxa, ficavam mal vistos.

Prioridades.
 
@matuto Em Portugal consegues ter internet 5G ilimitada por 16€/mês (as vezes até por menos) e não importa se metes num router em casa ou no telemóvel. Não existe restrição do tipo de dispositivo ou geográfica. Quanto a taxa 5G é claro que nunca iam aplicar. Nunca ninguem pagou essa taxa. Foi só conversa.
 
Back
Topo