A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Não consegui encontrar nenhum artigo que diga que a Sony usa a plataforma da Microsoft atualmente.

A coisa mais perto foi este artigo da The Verge que também tem essa dúvida:
Sony’s confirmation of PS5 cloud streaming comes more than four years after it unveiled a surprising partnership with Microsoft that would see the companies collaborate to develop future cloud solutions for game and content-streaming services. We haven’t heard much about that deal since 2019. In 2021 PlayStation chief Jim Ryan said Sony was still at the “exchanging ideas” stage, despite an original promise of the gaming rivals exploring the use of Microsoft Azure datacenter-based solutions for Sony’s game and content-streaming services. Given Sony’s recent mentions of AWS in its job listings, the Microsoft strategic partnership could well be over.
https://www.theverge.com/2023/6/14/23760879/sony-ps5-cloud-streaming-games-test

Diria que depois de a Microsoft ter anunciado a aquisição da ABK, a Sony deva ter acabado com o acordo que tinha com a Microsoft para a cloud. E tendo em conta os fracassos da Google e Amazon no espaço da cloud gaming, a Sony deve também ter ficado mais confortável em trabalhar com uma das antigas ameaças (se bem que a Amazon Luna continua disponível).
 
Esta comparação devia envergonhar qualquer pessoa da Microsoft que pertence ao departamento de Gaming, mais precisamente cloud.
Uma empresa com uma rede de servidores Azure espalhada por todo o lado do planeta, deixa-se "comer" por uma bem mais "pequena", que não teria à partida a mesma capacidade para competir nesse espaço.

O xcloud como existe atualmente e já há bastantes anos é só para marketing.
 
Não consegui encontrar nenhum artigo que diga que a Sony usa a plataforma da Microsoft atualmente.

A coisa mais perto foi este artigo da The Verge que também tem essa dúvida:

https://www.theverge.com/2023/6/14/23760879/sony-ps5-cloud-streaming-games-test

Diria que depois de a Microsoft ter anunciado a aquisição da ABK, a Sony deva ter acabado com o acordo que tinha com a Microsoft para a cloud. E tendo em conta os fracassos da Google e Amazon no espaço da cloud gaming, a Sony deve também ter ficado mais confortável em trabalhar com uma das antigas ameaças (se bem que a Amazon Luna continua disponível).


Porque é que a Amazon está misturada com a Google aí? O Luna ainda mexe,ao contrário do Stadia. A Google passou a ser apenas uma fornecedora de tecnologia no que toca a cloud gaming,mas a Amazon não.
 
Alguém me explique: Microsoft, Playstation, EA e outros têm milhões de lucro, como resultado despacham trabalhadores aos milhares. O que me está a faltar aqui?
 
Eu acho que durante o início da COVID, onde muita gente ficou em casa por motivos óbvios, e para passar o tempo as pessoas recorreram a videojogos, o consumo de videojogos aumentou de forma substancial, e algumas empresas, ao verem os bolsos a ficarem com mais dinheiro que o costume, investiram em mais recursos humanos.

Agora, algumas empresas viram que têm recursos humanos a mais, e toca a despedir pessoal.
 
Alguém me explique: Microsoft, Playstation, EA e outros têm milhões de lucro, como resultado despacham trabalhadores aos milhares. O que me está a faltar aqui?
O que te está a escapar é que "milhões" numa empresa que vende a nível mundial não é assim tanto, ainda para mais quando estão a diminuir.

Analysis: Why PlayStation's profits are so low

Nos últimos 3 ou 4 trimestres fiscais, tiveram margens de lucro mais baixas dos últimos 8 anos:

96494_9_analysis-why-playstations-profits-are-so-low_full.png
 
O que te está a escapar é que "milhões" numa empresa que vende a nível mundial não é assim tanto, ainda para mais quando estão a diminuir.

Analysis: Why PlayStation's profits are so low

Nos últimos 3 ou 4 trimestres fiscais, tiveram margens de lucro mais baixas dos últimos 8 anos:

96494_9_analysis-why-playstations-profits-are-so-low_full.png

Excelente artigo

A Sony resolve facilmente o problema se lançar os seus exclusivos no PC no dia de lançamento (e noutras plataformas)

PSVR 2 devia ter sido lançado logo desde o lançamento com suporte PC, decidiram mudar isso há dias (foi noticiado), o VR é muito forte no PC, iam vender muito mais unidades do capacete logo com suporte desde início

Por mim todos deviam lançar os seus exclusivos em todas as plataformas, quanto mais cópias venderem de um jogo, mais lucros

Um sistema de subscrição semelhante ao gamepass era boa ideia também, tipo Netflix, EA Acess, por 10 ou 15 euros ter acesso aos exclusivos da Sony

Os ganhos estão na venda de software e subscrições, quantas mais pessoas pessoas puderem comprar ou aderir, independente da plataforma, é só lucro
 
A Sony passar a lançar os seus jogos para consolas Playstation e PC ao mesmo tempo é uma boa solução. Mas imo é uma solução que não resolve o problema, é apenas uma solução temporária.

Porque é que a Sony está querendo investir mais no PC (e também no mobile e cloud)? Porque é que eles vão reestruturar a forma como operam? Porque os orçamentos dos seus jogos AAA estão demasiado altos, e as vendas nas consolas Playstation não são o suficiente. Por isso, lançando os seus jogos day one numa Playstation e PC permite que vendam mais cópias do mesmo jogo, porque estão lançando não em apenas 1 plataforma mas sim em 2 plataformas.

Contudo, o custo de produção desse tipo de jogos vai continuar a aumentar. Pode ser que daqui a uns anos, o orçamento de um jogo singleplayer da Playstation seja tão elevado, que mesmo lançando o jogo numa Playstation e PC não vão ter vendas satisfatórias devido ao elevado orçamento.
 
A estratégia da Sony, de gastar milhões em roubar exclusividades, agora começou a correr menos bem. Vale mais tarde que nunca!
Agora é usar esse dinheiro em contratar estúdios para bons ports para PC que a Nixxes não dá para tudo.
 
A estratégia da Sony, de gastar milhões em roubar exclusividades, agora começou a correr menos bem. Vale mais tarde que nunca!
Agora é usar esse dinheiro em contratar estúdios para bons ports para PC que a Nixxes não dá para tudo.

Falaram em diminuir o investimento em produção de exclusivos, duvido que diminuam investimento em exclusivos temporários, quanto muito aumenta.
 
Esta comparação devia envergonhar qualquer pessoa da Microsoft que pertence ao departamento de Gaming, mais precisamente cloud.
Uma empresa com uma rede de servidores Azure espalhada por todo o lado do planeta, deixa-se "comer" por uma bem mais "pequena", que não teria à partida a mesma capacidade para competir nesse espaço.


Por acaso relativo ao Cloud Gaming, o Xcloud desaponta-me.
Usei Stadia durante 1 ano (curiosamente estava gradualmente a deixar de usar o PC para jogos SP e jogar tudo no Stadia), havia sempre bons titulos a entrar na subscrição, ao ponto que não conseguia dar conta, e a qualidade de imagem (do stream) era muito boa, excepção para jogos escuros em que a compressão arruinava tudo, ou jogos de carros que perdia-se nitidez na estrada (anyway qualquer jogo de carros com motion blur perde, mas sim é diferente).

E assim que o Stadia acabou, procurei alternativas easy to use como o Stadia era, e não encontrei.
GFN é excelente, mas era um freak show por causa de logins e por causa do Shader Cache, todo e qualquer jogo que não compile os shaders no arranque, era um stutter fest porque atuava-me sempre como se fosse o primeiro run.

O XCloud nem tem app no android para fazer stream, tive de fazer sideload de uma app vindo de um apkmirror não oficial qualquer e era crash atrás de crash, já para não falar que o input lag é pior que o GFN ou o Stadia, o facto de os comandos ligarem-se por bluetooth ao invés de 2.4 tambem se nota bem com o cloud gaming.
Além disso, correr numa Series S por mim era aceitavel, o que não é aceitavel é o bitrate e a péssima qualidade de imagem.

PSN, nunca experimentei desde que investiram a fundo, mas se tem melhor qualidade de imagem e bons jogos para mim já é progresso, falta massificar isso nas TVs, e arranjarem maneira de os comandos não se ligarem via bluetooth, ou arranjar maneira de o bluetooth ter tanta latência (pouca) como ligado por 2.4ghz ou diretamente ao router (como era o do Stadia).

Nunca testei o Luna, mas parece-me um Stadia 2.0 olhando para o modelo de negócio.

Resumindo, espero que o Xcloud pense em evoluir, porque sempre que se fala em cloud agora, fala-se na Xbox e no GFN, mas parece-me que a PSN está muito bem preparada agora.
 
O Xcloud não tem APP em android? Não percebi essa parte pois eu jogo no Xcloud em android sem ter de inventar nada, está integrada na APP do Gamepass
 
Desculpem, não elaborei.
Não temos na googleTV que é aonde fazia sentido para dar ali um "replace" no Stadia na TV.

No android existe, mas curiosamente no meu Samsung A52, parece que o framepacing nunca está bom. parece que nunca tenho os 60 FPS fluidos como devia, no entando via browser do proprio telemovel, fica excelente :)

O máximo que fiz foi ligar o PC à TV e experimentar, para imaginar como ficava, e o bitrate é pessimo e o tamanho da TV enaltece o problema.
 
O bitrate se bem me lembro, andava pelos 10Mbps ou abaixo disso. É realmente pouco... Em mobile ainda se percebia, mas em wifi ou com cabo de rede devia poder subir bem mais que isso, num PC ou TV.
 
Back
Topo