A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

A Sony (e a divisão da SIE) teve lucros menores do que o esperado. De onde vêm esses biliões de prejuízo? Números atirados ao ar?

São capazes de diminuir o tempo para lançarem os jogos no PC (também precisam de mais mão de obra, pois só o Nixxes não vai dar para tudo), mas duvido que haja grandes alterações. Já se fala é em mais remasters e remakes das 2 últimas gerações que também serão lançados no PC (dinheiro fácil).

A notícia que vi sobre os 10 biliões de prejuízo foi está aqui

Screenshot-2024-03-08-04-07-44-547-com-android-chrome-edit.jpg


https://www.cnbc.com/2024/02/19/son...-after-ps5-sales-cut-sparks-stock-plunge.html

Olha que a Sony conseguiu logo lançar o Helldivers 2 no lançamento, quando eles querem e têm interesse, fazem-no

Como a Microsoft consegue lançar os seus exclusivos no lançamento na Xbox e PC?

Os próprios estúdios fazem desde raiz as 2 versões, a versão PC não é dada a nenhum estúdio externo, o próprio estúdio faz as 2 versões

A Sony se quiser resolver o assunto, têm dinheiro, eles obviamente não têm interesse em lançar as versões PC logo de início e dão a estes estúdios externos que fazem os ports por meia dúzia de tostões

O ideal era a Sony fazer logo desde raiz versão PC e PS desde início, até para poder tirar partido das duas plataformas

Não sei onde foste buscar essa informação de milhares de milhões de prejuízo, quando a empresa publica um relatório financeiro detalhado. No terceiro trimestre do ano fiscal de 2023 (Setembro 23 - Dezembro 23) a PlayStation teve 600 milhões de dólares de lucro. Sim, as margens são (e diria que sempre foram) relativamente curtas para a receita que a divisão faz, daí haver um cuidado na estratégia a nível de preços, apostas em jogos, etc. Ao contrário de outras marcas, este é um negócio de risco para a Sony.

Quanto à primeira parte do teu post, é possível que as coisas mudem com o Totoki à frente da marca. Diria que para 900 pessoas já houve mudanças, se é que me faço entender. No entanto, o problema do pessoal ligado a números, que é o caso do Totoki (ele também tem o cargo de CFO da Sony), é que a incessante procura de números constantemente a subir pode ter o efeito oposto a médio/longo prazo.

Meti o link para a notícia acima, diz-me que achas

Sim tenho visto as declarações do Totoki e parece que a Sony vai começar a levar a plataforma PC mais a sério 👍
 
A notícia que vi sobre os 10 biliões de prejuízo foi está aqui

Screenshot-2024-03-08-04-07-44-547-com-android-chrome-edit.jpg


https://www.cnbc.com/2024/02/19/son...-after-ps5-sales-cut-sparks-stock-plunge.html

Olha que a Sony conseguiu logo lançar o Helldivers 2 no lançamento, quando eles querem e têm interesse, fazem-no

Como a Microsoft consegue lançar os seus exclusivos no lançamento na Xbox e PC?

Os próprios estúdios fazem desde raiz as 2 versões, a versão PC não é dada a nenhum estúdio externo, o próprio estúdio faz as 2 versões

A Sony se quiser resolver o assunto, têm dinheiro, eles obviamente não têm interesse em lançar as versões PC logo de início e dão a estes estúdios externos que fazem os ports por meia dúzia de tostões

O ideal era a Sony fazer logo desde raiz versão PC e PS desde início, até para poder tirar partido das duas plataformas



Meti o link para a notícia acima, diz-me que achas

Sim tenho visto as declarações do Totoki e parece que a Sony vai começar a levar a plataforma PC mais a sério 👍

Esses 10 mil milhões não são prejuízo, é apenas o valor total da variação da cotação da ação.

Na realidade, no último trimestre de 2023 tiveram um lucro de 2,4 mil milhões de dólares, falando realmente em lucros e não valor da ação.

https://english.elpais.com/economy-...ic-games-pictures-sensors.html?outputType=amp
 
Coloco aqui também para visibilidade extra e porque existem jogos baseados em Dragon Ball e jogos de outros IPs que utilizaram a sua arte.

Akira Toriyama faleceu aos 68 anos.


Meu deus, há 1 semana andava a ler artigos da história da vida dele, vídeo de entrevista na TV, a casa dele no maps, e a pensar que um dia vai morrer...

Que porcaria. Morreu bastante novo. É o que digo, isto tudo é um totoloto, quem fica e quem vai.
 
A notícia que vi sobre os 10 biliões de prejuízo foi está aqui

Screenshot-2024-03-08-04-07-44-547-com-android-chrome-edit.jpg


https://www.cnbc.com/2024/02/19/son...-after-ps5-sales-cut-sparks-stock-plunge.html

Olha que a Sony conseguiu logo lançar o Helldivers 2 no lançamento, quando eles querem e têm interesse, fazem-no

Como a Microsoft consegue lançar os seus exclusivos no lançamento na Xbox e PC?

Os próprios estúdios fazem desde raiz as 2 versões, a versão PC não é dada a nenhum estúdio externo, o próprio estúdio faz as 2 versões

A Sony se quiser resolver o assunto, têm dinheiro, eles obviamente não têm interesse em lançar as versões PC logo de início e dão a estes estúdios externos que fazem os ports por meia dúzia de tostões

O ideal era a Sony fazer logo desde raiz versão PC e PS desde início, até para poder tirar partido das duas plataformas



Meti o link para a notícia acima, diz-me que achas

Sim tenho visto as declarações do Totoki e parece que a Sony vai começar a levar a plataforma PC mais a sério 👍

Isso não é prejuízo,quanto mais queda na avaliação. Sony diz que conta vender 25 milhões de consolas,mercado avalia a Sony mais alto. Sony diz que afinal não vai vender tanto,mercado revê avaliação em baixa. Não é dinheiro a sério. E esse tipo de coisas até acontece quando a Sony nem faz nada ela própria. Quando a MS iniciou o processo de comprar da Activision-Blizzard King a Sony perdeu 20 mil milhões em avaliação.
Mas esse tipo de coisas é uma montanha russa. Tanto desce como sobe.

Ok,olhando para o sublinhado já percebeste que é uma questão de política,por isso podemos parar de carregar sempre na mesma tecla? E verdade seja dita maioria dos ports foram de estúdios internos. Assim de cabeça acho que a única diferença foi com o remake do Last of Us 1 em que a Iron Galaxy apoiou a Naughty Dog.
E o novo CEO do gaming disse que iam apostar mais no mobile e PC,mas com primazia para a consola. O que alinha com o que o Helmen Hurst disse uns anos atrás,em que ia sempre haver um atraso de pelo menos um ano nos single players.
 
Screenshot-2024-03-08-21-39-11-833-com-android-chrome-edit.jpg


https://www.eurogamer.pt/a-ps6-nao-e-uma-certeza-diz-peter-moore

Screenshot-2024-03-08-21-50-58-096-com-android-chrome-edit.jpg


https://www.eurogamer.pt/halo-na-playstation-foi-ponderado-pela-microsoft

Screenshot-2024-03-08-21-40-08-394-com-android-chrome-edit.jpg


https://www.eurogamer.pt/compositor...ue-a-musica-nos-jogos-esta-a-ficar-aborrecida

Alan Wake 2 tem uma banda sonora única e diferente do habitual, simplesmente espetacular, até .... um certo evento ocorre no jogo ... teve direito a fazerem uma réplica ao vivo nos game awards...

Vou deixar o videoclip de uma das músicas do jogo e o concerto no game awards

O que acontece no jogo é ainda melhor...

(spoilers obviamente)


 

Eu digo que ele já não está lá,e mesmo quem está não tem autoridade para fazer mudanças na filosofia de negócio sem ordens de cima.

E mesmo assim ele não fala de abrir a comporta completamente como tu às vezes falas quando é da Xbox. Quando é da PS ficaste por day one no PC,e ele fica-se por isso.
Dito isso há uma razão pela qual houve despedimentos na Insomniac. É para começar a descer custos nos blockbusters,já que nos leaks eles falam que licença da Disney à parte os maiores custos são com pessoal.
 

O que digo? Digo duas coisas. Primeiro, seria bom parar de aplicar os problemas da Xbox ás outras marcas. É uma mania que já acontece há anos e continuo sem perceber porquê. Segundo, não é a primeira vez que o Shawn faz esse tipo de comentários e ele devia de não dizer muito sobre o assunto, porque foi sob a sua gerência que começou o "menos jogos mas maiores".

https://www.cnet.com/culture/sonys-shawn-layden-wants-fewer-bigger-playstation-games/
 
Primeiro, seria bom parar de aplicar os problemas da Xbox ás outras marcas.

Curiosamente o problema da Microsoft com os despedimentos também passou para a Sony, que não só despediu, como fechou pelo menos um estúdio.

Todas estão com o mesmo problema, custos demasiado altos, logo toca a despedir, cortar nos budgets, etc etc.
 
Curiosamente o problema da Microsoft com os despedimentos também passou para a Sony, que não só despediu, como fechou pelo menos um estúdio.

Todas estão com o mesmo problema, custos demasiado altos, logo toca a despedir, cortar nos budgets, etc etc.
Só estás a falar de estúdios próprios.

Aquele Deviation Games ali em cima fechou porque? Estavam a produzir jogo para a PS e a PS cancelou projeto.
Já é o segundo estúdio.

E a Firesprite e mais devem haver, onde as condições de trabalho caíram a pique, mais exigências, mais entregas, o mesmo número de recursos.

Isso dos Budgets é muito bonito mas quantos milhões gastam num FF7 para ter exclusividade? Quantos ordenados pagavam?
Gastar dinheiro para terem jogo fora do Gamepass ou para terem jogos com pior performance na plataforma rival.
Só políticas que perde o consumidor e perdem os funcionários da própria empresa que vêm o seu dinheiro canalizado para acordos que para mim cada vez fazem menos sentido.
Quanto é o prejuízo que tiveram no Forspoken e na sua exclusividade?

Culpar sempre budget e custos de produção também não me parece correto.
Se alguns jogos viam a luz do dia sem acordos de exclusividade? Se calhar não.


Infelizmente são todas iguais, podíamos falar da EA das suas compras e destruição de estúdios e recursos também. Etc etc
 
Última edição:
Curiosamente o problema da Microsoft com os despedimentos também passou para a Sony, que não só despediu, como fechou pelo menos um estúdio.

Todas estão com o mesmo problema, custos demasiado altos, logo toca a despedir, cortar nos budgets, etc etc.

Curiosamente, ou não, não percebeste o que quis dizer, ainda para mais porque também vem da conversa de trás que houve com o user que citei.

Só políticas que perde o consumidor e perdem os funcionários da própria empresa que vêm o seu dinheiro canalizado para acordos que para mim cada vez fazem menos sentido.

Os funcionários perdem sempre, quer hajam ou não acordos. Chama-se capitalismo.

EDIT:

Em relação ao que está a bold, às vezes é complicado discutir algo de forma coerente. Ainda há pouco mais de um mês pedias acordos e exclusividades, mas agora já fazem menos sentido.
 
Última edição:
Back
Topo