Windows Vista ALERTA para os utilizadores do xp e do vista

tb é verdade... mas repara.. o que me parece é que este update não usa o updater

de forma que não usa um programa do updater, mas algo a parte.. por isso nao avisa..

lol confuso mas é a ideia..

depois se não quisessem actualizar o updater tb já não actualizavam mais nada..

porém olhem.. ponham os jogos a dar em linux, e criem um sistema unificado de instalação de programas no linux, tipo Windows, com uma aplicação executavel, ou entao como no mac.. e voila.. good bye windows :D

nessa altura o windows vai se tornar freeware xD


Acho que não entendes bem o que uma acção destas pode acarretar .

A ms tem de pedir se aceitamos ou não . . . o não cumprimento dessa alinea abre novas portas para situações mais obscuras .

Seja um update ao sistem update ou mesmo um sistem update paralelo .. Tem de ser dada escolha ao consumidor (user) se quer ou não essa funcionalidade ou esse lixo espião .

Afinal todos temos direito a pintar nossas casas de preto ou rosa porque razão temos de aceitar algo que nos foi escondido , nem deram uma explicação aceitável .

Isto é um atentado á nossa liberdade de escolha .
 
Os meus ficheiros são os desta versão que foram actualizados sem autorização e nos logs tenho lá duas actualizações feitas sensivelmente às 15:00 do dia 24 de Agosto.

Eu mesmo tendo isto com as actualizações automáticas ligadas ele pergunta-me sempre se quero instalar e só depois disso é que pode instalar.

Como tinhas as actualizações automáticas não posso dar a certeza que não dei autorização mas isto é uma situação muito grave.

Quem usa Windows já nem no seu próprio computador manda!

Edit: Vejam a segunda lei desta página.
 
Última edição:
Acho que não entendes bem o que uma acção destas pode acarretar .

A ms tem de pedir se aceitamos ou não . . . o não cumprimento dessa alinea abre novas portas para situações mais obscuras .

Seja um update ao sistem update ou mesmo um sistem update paralelo .. Tem de ser dada escolha ao consumidor (user) se quer ou não essa funcionalidade ou esse lixo espião .

Afinal todos temos direito a pintar nossas casas de preto ou rosa porque razão temos de aceitar algo que nos foi escondido , nem deram uma explicação aceitável .

Isto é um atentado á nossa liberdade de escolha .

eu sei o que queres dizer.. e sim, pode representar isso tudo, estou bem consciente para isso.. mas o facto é que estamos a falar apenas da actualização do proprio updater.. que eu saiba se ao instalares o vista disseres para ele escolher as actualizações mais recentes ele não te pergunta o que queres..

por isso digo que isso não é novidade! afinal tens o caso do WGA tb..

porém não acho mal se for isto.. agora se falarmos de aspectos de ficheiros pessoais.. nesse caso o problema já é maior.. mas não me parece que uma empresa como a MS va entrar assim nos documentos pessoais.. já viste o que acarretava para eles ? ;)
 
porém não acho mal se for isto.. agora se falarmos de aspectos de ficheiros pessoais.. nesse caso o problema já é maior.. mas não me parece que uma empresa como a MS va entrar assim nos documentos pessoais.. já viste o que acarretava para eles ? ;)

Estás enganado. Os ficheiros alterados são ficheiros pessoais. Enquanto estiverem no teu computador são teus para utilização tua. O mesmo tipo de lógica que diz que não é mau modificar ficheiro x diz que não é mau modificar ficheiro y. Independentemente do que seja x ou y.

Faz lembrar um comentário triste da RIAA quando sugeriu carregar ficheiros exe com filenames de musicas conhecidas com malware para "empacotar" os PC's dos users de P2P. Aparentemente tiveram foi mais bom senso (ou melhores advogados...) que a MS, pq perceberam rapidinho o que isso ia dar.

A lei informática, apesar de pouco clara e pouco detalhada, assume um principio simples. Se não tens autorização explicita (ou muito implicita), então é proibido. Alterar ficheiros sem permissão do dono cai claramente na segunda vertente.

O que me espanta é a MS fazer uma destas. Ou estava tudo com os copo (pouco provável...), tiveram um momento de insanidade mental (pouco provavel) ou vais ver um developer qualquer a queimar na estaca e arcar com as culpas do "deslize" (muuuuito provavel...).
 
so que eu quando disse ficheiros pessoais falava de ficheiros cujo autor fosse o utilizador final..

como disse percebo exactamente o teu ponto de vista, e não estou de forma alguma contra ele.. por isso digo.. se a alteração for num serviço prestado pela propria empresa e enquanto não te instalar o Big Brother em casa está bem..
 
andais todos ai a falar? já alguem verificou se efectivamente esses "updates" aconteceram no vosso pc??

é que no meu não aconteceu nada... pelo menos não parece...
 
so que eu quando disse ficheiros pessoais falava de ficheiros cujo autor fosse o utilizador final..

como disse percebo exactamente o teu ponto de vista, e não estou de forma alguma contra ele.. por isso digo.. se a alteração for num serviço prestado pela propria empresa e enquanto não te instalar o Big Brother em casa está bem..
Não costumo entrar em discussões deste género, mas esta parece-me digna disso.

Confesso que todos os PCs que uso (com excepção do portátil, que só tem o XP Home) são geridos através do WSUS, para diminuir os consumos de tráfego e gerir melhor as actualizações, pelo que creio que ainda não deva ter sido afectado por este "acontecimento".

Agora, a parte mais técnica. Já foi dito várias vezes, é só para sintetizar.

1) Quem compra software adquire apenas uma licença de utilização, e não o software em si;
2) Não obstante, depois de instalar o software, é o utilizador final que decide o que fazer com ele, seja o que for, desde que cumpra o EULA (acordo de utilização);
3) EULA esse onde se inclui, por exemplo, a proibição de "desmontar" o software, para saber como foi feito;
4) QUALQUER alteração ao software instalado TEM de ser autorizada pelo utilizador, ou pelo menos partir de uma acção directa deste (autorização implícita), quanto mais não seja porque alterações ao software podem pôr em causa o funcionamento desse próprio software, ou de outros que dele dependam;
5) Pelo que acabei de dizer, não pode haver NADA no EULA que obrigue o utilizador final a aceitar todas e quaisquer actualizações/modificações ao software postas à disposição por parte da empresa criadora;
6) Consequentemente, TODA E QUALQUER violação destas normas constitui, por parte do software violador um comportamento de "malware", e, por parte da empresa que cria/distribui a modificação um comportamento contrário ao EULA (que dá direito a reembolso do preço de aquisição), um abuso de confiança e uma invasão da privacidade, qualquer delas punida pelo ordenamento português.

Posto isto, a minha opinião pessoal.

Confesso que gosto da Microsoft, e até sou um Microsoft-o-dependente. Contudo, não posso concordar com este tipo de atitudes. O que a Microsoft quer, e isso já se sabe, é ter o maior controlo possível sobre a base instalada de software por si produzido, e em especial do que não foi pago. Isto talvez passasse despercebido, não fosse o facto de o Autopatcher ter deixado de existir, por ordem da Microsoft.

Concordo que a Microsoft queira impedir o acesso a actualizações e downloads de PCs com o Windows que não tenha sido pago. No entanto, esta NÃO é a forma de o conseguir, e só passa a mensagem de que está disposta a cometer ilegalidades para atingir os seus fins, o que só vem dar razão a muita gente que diz que a empresa tem complexos de Big Brother.

Aguardo para ver novos desenvolvimentos deste caso, nomeadamente notícias sobre o que mudou no serviço de actualizações, que provavelmente passou a ter "carta branca" para mudar o WGA/WGN sem sequer o utilizador dar conta disso. Eu pessoalmente recuso-me activamente a ter o WGN em funcionamento, em qualquer sistema. Consome recursos e é mais uma potencial brecha na segurança do PC, que não tem qualquer fundamento de existir. Quem tem o Windows ilegal sabe-o perfeitamente sem precisar que o avisem disso (mesmo o "Zé da Esquina" que não percebe nada de PCs consegue dar conta de que não recebeu um dístico com "muitas letras e números, e com um holograma", que todos os PCs OEM trazem, ou então um CD com muitas cores e o símbolo do Windows), e o WGA encarrega-se de impedir o acesso aos downloads do Windows Update e do site da Microsoft...

Como disse, aguardo novos desenvolvimentos. Até lá, limitar-me-ei a observar.

Cumps.

Miguel
 
editado.
o artigo completo para que todos possam ler...

Files changed with no notice to users

In recent days, Windows Update (WU) started altering files on users' systems without displaying any dialog box to request permission. The only files that have been reportedly altered to date are nine small executables on XP and nine on Vista that are used by WU itself. Microsoft is patching these files silently, even if auto-updates have been disabled on a particular PC.

It's surprising that these files can be changed without the user's knowledge. The Automatic Updates dialog box in the Control Panel can be set to prevent updates from being installed automatically. However, with Microsoft's latest stealth move, updates to the WU executables seem to be installed regardless of the settings — without notifying users.

On systems that were checked recently by Windows Secrets readers, the Event Log shows two installation events on Aug. 24. The files were stealth-updated in the early morning hours. (The time stamp will vary, of course, on machines that received the patch on other dates.)

ler mais sobre esta grave violação praticada pela microsoft, aqui.
e depois de lerem ...ponderem se não chegou a altura de mudar para linux....

Uso linux há mais tempo do que uso o windowsXP ... comparado com o que existia antes de existir XP ... não arranjas nada melhor do que o XP actualmente. :004:

Nenhuma distro de Linux se compara a uma distro "basica" do XP ... isto claro falando em termos de usabilidade pro "dumb user/average joe" apenas. 8|

Quanto á gravidade da situação ... conheces quem são os autores de 1/2 do codigo quer metes no autoinstall de q.q. distro de linux ??? sabes o que faz 100% do codigo que instalastes junto á ultima distro ??? ... se respondes que sim ou és um cromo de 1ª ou um mentiroso de 1ª. :-D

Para quem tiver interesado sobre este assunto: http://www.google.com/search?client...date+windows&sourceid=opera&ie=utf-8&oe=utf-8
 
Acho que não entendes bem o que uma acção destas pode acarretar .

A ms tem de pedir se aceitamos ou não . . . o não cumprimento dessa alinea abre novas portas para situações mais obscuras .

Seja um update ao sistem update ou mesmo um sistem update paralelo .. Tem de ser dada escolha ao consumidor (user) se quer ou não essa funcionalidade ou esse lixo espião .

Afinal todos temos direito a pintar nossas casas de preto ou rosa porque razão temos de aceitar algo que nos foi escondido , nem deram uma explicação aceitável .

Isto é um atentado á nossa liberdade de escolha .

O que foi alterado foram ficheiros DO UPDATER ... e foi uma actualização de segurança ... nem queiras vir um dia a saber o que "hipoteticamente" poderá vir a acontecer a quem não tenha essa "pretensa" falha de segurança no updater corrigida ... se eles assim procederam e atendendo ao tom com que os PR da M$ trataram do assunto boa coisa não era de certeza.

E lembrem-se que neste tipo de coisas a M$ preocupa-se não com o "Zé Piratinha" mas sim com os milhões de users que deixam o proprio PC inseguro ... logo cheira-me a correcção de falha de segurança GRAVISSIMA do Updater. :wow:
 
Mas até hoje sempre que foi preciso update do WU sempre foi pedido essa autorização e é assim que considero correcto.
Tudo isto seria escusado se aparecesse a típica janelinha a pedir o update do WU para continuar a usar o WU.
Assim é que seria correcto.
 
continuo a achar que o update no updater não representa o problema aqui

COMO JA DISSE, entendo o que queres dizer _miguel_ eu sei muito bem do que falas e o que defendes..
mas eu estou a individualizar as coisas..

neste caso prefiro ter um updater actualizado do que problemas no PC..

e o mais engraçado.. é que ainda ontem aparecer no meu windows update (no site) para sacar uma actualização do updater... e eu saquei.. penso que será os updates que falam no primeiro post..

porque me parece que estes gajos que "viram" estes updates tinham era o serviço de instalação automatico activado? :rolleyes:
 
Mesmo estando em automático, tens de ser notificado que há actualizações e se as queres instalar... Eu, por exemplo, neguei sempre as instalações relativas ao Internet Explorer, tendo sempre as actualizações automáticas ligadas... Como é que explicas isto?
 
se eu puser em automatico e para instalar todos os dias a hora X ele nao me pergunta nada.. mas por acaso tenho para escolher o que quero e o que nao quero.. o que é certo é que o meu update ao updater foi feito por escolha minha no site da MS
 
continuo a achar que o update no updater não representa o problema aqui

COMO JA DISSE, entendo o que queres dizer _miguel_ eu sei muito bem do que falas e o que defendes..
mas eu estou a individualizar as coisas..

neste caso prefiro ter um updater actualizado do que problemas no PC..

e o mais engraçado.. é que ainda ontem aparecer no meu windows update (no site) para sacar uma actualização do updater... e eu saquei.. penso que será os updates que falam no primeiro post..
Pessoalmente, também gosto de ter o PC o mais actualizado possível, e na maior parte dos meus PCs as actualizações estão automáticas, ou pelo menos com download automático. Infelizmente, gosto muito da minha privacidade, e não a troco por nada, muito menos por um PC actualizado. Neste campo concordaremos em discordar :P

porque me parece que estes gajos que "viram" estes updates tinham era o serviço de instalação automatico activado? :rolleyes:
Por acaso, pelo que percebi do texto do início da thread, parece-me que, independentemente do estado das actualizações automáticas (ou seja, mesmo que estivesse em "não utilizar as actualizações automáticas"), este update seria instalado na mesma. Parece-me que a única forma de não ser afectado por este "update forçado" seria tendo o serviço das actualizações completamente desactivado na Gestão do PC, o que impede toda e qualquer actualização, porque o "wuauclt.exe" nem sequer arranca.

Cumps.

Miguel
 
mais lenha para a fogueira:

Um estudante de Pequim processou a Microsoft acusando-a de violar os seus direitos legais, ao condicionar a instalação do Windows XP à assinatura de um contrato formal de instalação do programa Windows Genuine Advantage (WGA). Ou seja, uma das típicas práticas de tying agreements, tradicionalmente proibidas por violarem a concorrência...

fonte

ou ainda:
A Justiça Europeia confirmou hoje, no essencial, a condenação, por abuso de posição dominante do gigante norte-americano da informática Microsoft, proferida em Março de 2004, pelo Comissão Europeia, bem como a multa de 497 milhões de euros. link

quem é que estará errado?
 
pa mas sera que vcs nao percebem que aqui ninguem ta chateado com o update, mas sim com o facto de a MS o fazer sem dar cavaco

ninguem pos em causa se o update é necessario ou nao, o que esta em causa é a MS fazer esse update sem o teu consentimento

é tao simples quanto isso
 
lol eu percebi.. mas um dos factos que dei é que o update foi feito a uma coisa da MS e não nos meus ficheiros.. por isso eu disse.. em quanto for nisso para mim está bem (+/-) o resto é que ja nao
 
Back
Topo