ANACOM lança portal com informação georreferenciada da cobertura de fibra em cada morada do país

RRJoao

Power Member
Plataforma: https://geo.anacom.pt/publico/home

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1751064

Para além das coberturas, poderá consultar um conjunto de temas, nomeadamente, Planeamento e Gestão do Espectro, Monitorização e Fiscalização do Espectro, Serviços Postais, Estatísticas e Mercado e Infraestruturas. Estes grupos incorporam várias subcamadas de informação georreferenciada, provenientes da ANACOM ou obtidas junto dos operadores, sendo contínua e dinamicamente atualizadas, assemelhando se a um living atlas em constante evolução.

Nestas subcamadas de informação é possível visualizar os resultados das medições da ANACOM sobre o desempenho dos Serviços Móveis e apurar a qualidade do sinal de TDT. É ainda possível visualizar as áreas onde existe cobertura de fibra ótica ou 4G, onde não existem redes de elevada capacidade (“áreas brancas”) [as áreas brancas são as áreas que até 2027 (estimativa) vão ser cobertas por fibra ótica financiada pela UE]


Os operadores devem atualizar a informação na extranet no final de cada trimestre de cada ano civil, sem prejuízo de o poderem fazer, a qualquer momento, sempre que procedam a alterações consideradas significativas nas respetivas redes. Portaria n.º 77/2023
 
Última edição:
Rede Fixa

OperadorTecnologiaDownload (Mbps)Upload (Mbps)
MEOFibra ótica — PON1000400
VodafoneFibra ótica — PON1000200
NOSFibra ótica — PON1000200

Rede Móvel

OperadorTecnologiaCobertura / Download (Mbps)
NOS5G>= 300 e < 1000
MEO5G>= 300 e < 1000
Vodafone5G>= 100 e < 300

Satélite

OperadorDownload (Mbps)Upload (Mbps)
Starlink22025
Nextweb10010
Quantis Global1005
EchoStar Mobile12
Leosat Portugal11
 
Última edição:
Tenho a impressão que haverá alguns erros nessa plataforma...

No meu prédio existe Meo (não sou eu mas já vi instalarem no meu piso) mas na plataforma diz que só existe Nos e Vodafone!!!
 
Confirmo que tem uma ou outra falta de informação. Mas às vezes tem também a ver com o local em que se coloca o pino.

Têm também mais opções de mapas se clicarem na seta do lado direito, só por piada tem lá info interessante
 
Isso é info enviada pelos operadores à ANACOM, portanto os erros são da responsabilidade dos operadores. Vai ser atualizada a 1 de outubro e depois a partir daí de três em três meses
Eu sei que a info é da responsabilidade dos operadores, mas os dados na minha zona são antigos. Talvez do início do ano ou mesmo antes.
 
Na minha zona há qualquer coisa que não bate certo.
Diz que existe em termos de fibra a Meo, e a Nos... quando eu tenho Vodafone, e o vizinho de cima tem... nowo!

:hello: erro?! ou simplesmente uma pedrada no charco?
 
@MacGyver75 da olhada que dei já detetei imensos erros, especialmente em zonas DST. Sem ser DST, numa zona toda fibrada por vdf e meo, com DOCSIS da NOS, só há vdf supostamente numa zona entre prédios, que é uma esplanada da telepizza
 
Bom Dia,

Na minha zona aparecem a MEO, NOS e Vodafone, mas falta a NOWO.

Não está de todo errado.

Aparece o seguinte:

OperadorTecnologiaDownload (Mbps)Upload (Mbps)
MEOFibra ótica — PON1000400
NOSFibra ótica — PON1000200
VodafoneFibra ótica — PON500100

(Adeus Vodafone! Venha a MEO, NOS ou NOWO! Espero bem que não adquiram a NOWO!)

1Gbps de downstream com 400 Mbps de upstream é muita fruta na MEO! :D

Cumprimentos.
 
Na minha zona diz que existe NOWO e é completamente falso... já existe Liga-te e DIGI mas na plataforma não informa...
DIGI é normal que ainda não esteja disponível a informação, pela mesma operadora ainda não ter lançado a sua operação comercial em Portugal, mesmo sabendo que a DIGI se encontra na tua zona!
 
Bom Dia,

Na minha zona aparecem a MEO, NOS e Vodafone, mas falta a NOWO.

Não está de todo errado.

Aparece o seguinte:

OperadorTecnologiaDownload (Mbps)Upload (Mbps)
MEOFibra ótica — PON1000400
NOSFibra ótica — PON1000200
VodafoneFibra ótica — PON500100

(Adeus Vodafone! Venha a MEO, NOS ou NOWO! Espero bem que não adquiram a NOWO!)

1Gbps de downstream com 400 Mbps de upstream é muita fruta na MEO! :D

Cumprimentos.
A VDF também tem 1000/400 à meses.
A única que não tem é a NOS.
 
Back
Topo