ANACOM lança portal com informação georreferenciada da cobertura de fibra em cada morada do país

Dizem que tem NOS mas na zona não existe Nos direta. SÓ se for via partilha VDF
A NOS não partilha equipamentos ativos com a Vodafone em FTTH no acordo de partilha.

O que partilham são só cabos (é passivo). Mal comparado, é como teres um cabo HDMI instalado pela NOS e depois mudas para a Vodafone e esta aproveita o mesmo cabo para ligar a sua box.
 
A NOS não partilha equipamentos ativos com a Vodafone em FTTH no acordo de partilha.

O que partilham são só cabos (é passivo). Mal comparado, é como teres um cabo HDMI instalado pela NOS e depois mudas para a Vodafone e esta aproveita o mesmo cabo para ligar a sua box.
Bom dia

Vejamos, se no poste de madeira não existe caixa da Nos não tenho Nos?
 
Na aldeia da minha avó no Alentejo diz que tem cobertura boa de Vodafone / NOS que não é nem a realidade. Praticamente não existe cobertura e até hoje em dia só a MEO se disponibilizou a colocar uma antena na junta de freguesia para cobrir a mesma com 4G.

Outro erro é a qualidade do sinal que está completamente errado e nessa zona só existe 4G e não 5G.

Sinceramente penso que esse mapa só sirva as grandes cidades. Se os operadores se seguirem por esse mapa, "meus amigos", estamos tramados não reflete nem de longe nem de perto a realidade do nosso país.
 
@rfilipeg a MEO já me remeteu para outra ferramenta que a ANACOM tem em relação á cobertura de rede, onde se desculpavam que se eu e mais 50 clientes não tinhamos rede era culpa dos telemóveis ou da construção das casas....
A verdade é que nem os técnicos deles quando vêm aqui reparar avarias não conseguem fazer uma simples operação na aplicação deles.
 
bem, este mapa serviu para ver uma coisa engraçada. Na minha rua (Porto), temos um misto de prédios de um lado e moradias do outro. A acreditar na informação, as moradias já têm NOS FTTH os prédios ainda só têm HFC. Daqui só consigo concluir que eles não mudam para FTTH porque não querem ou porque lhes dá trabalho pois teriam de mudar todos os clientes dos prédios que estão em HFC para FTTH ao mesmo tempo. No meu prédio não devem ser muitos pois apenas tem 4 andares e como temos Meo e Vodafone, julgo que os clientes NOS são muito poucos, por isso o trabalho nem seria muito. No prédio ao lado, idêntico ao meu, têm NOS (HFC), Meo e Vodafone, mas também NOWO. No meu não há NOWO. Provavelmente alguém pediu para instalar e colocaram o PDO no prédio.

Curiosamente, num dos prédios da frente, na app woo já aparece como tendo FTTH (admitindo que agora a app da Woo apenas dá viabilidade em FTTH) mas neste mapa ainda tem apenas HFC.
 
Última edição:
Bom dia

Vejamos, se no poste de madeira não existe caixa da Nos não tenho Nos?
O que tem sido feito até por uma questão de capacidade, é isso sim , é adicionar um novo PDO (essa caixa que referes). Mas nada impede (e também acontece em algumas zonas) Vodafone e NOS partilharem o mesmo novo PDO, porque é passivo. Aquilo só deixa passar o sinal. Imagina, aquilo dentro do PDO tem duas cassetes, por exemplo os portos verdes para NOS e vermelhos para Vodafone, depois daí encaminham respetivamente para os equipamentos ativos de cada operador
 
Esse mapa é uma aldrabice. Na zona onde os meus Pais moram a Vodafone nemaobra de 5g e a MEO não passa dos 120mbps. No entanto mo mapa diz queas 3 operadoras oferecem velocidades 5g superiores a 1gbps. Heheh está certo…
 
Ó malta, fui ver no geo.anacom se havia mais cobertura na rotunda dra laura aires, mas só aparece a meo com cobertura, no entanto tenho vodafone fiba com 500mega,
 
Este mapa tem indicações completamente errados.
Na minha aldeia, tem indicações de cobertura 5G dos 3 operadores , nao tenho 5G em nenhum. Alias a Vodafone sinal radio em 4G e muito deficiente, site está mais de 13 km distância da Aldeia.
Resumindo e falacioso .
A nivel de Fibra, tenho a chamada fibra rural da Fibroglobal, tem existido problemas na central, nao instalam pacotes com velocidades superiores a 400 Mbps. Rf nao existe. Isto e Meo.
A rede tem que ser toda alterada , com a criação de um novo CO, com novos OLts mais perto da Aldeia. Olt esta a 20 km da aldeia, tem havido problemas com potências nos pdos.
 
Este mapa tem indicações completamente errados.
Na minha aldeia, tem indicações de cobertura 5G dos 3 operadores , nao tenho 5G em nenhum. Alias a Vodafone sinal radio em 4G e muito deficiente, site está mais de 13 km distância da Aldeia.
Resumindo e falacioso .
A nivel de Fibra, tenho a chamada fibra rural da Fibroglobal, tem existido problemas na central, nao instalam pacotes com velocidades superiores a 400 Mbps. Rf nao existe. Isto e Meo.
A rede tem que ser toda alterada , com a criação de um novo CO, com novos OLts mais perto da Aldeia. Olt esta a 20 km da aldeia, tem havido problemas com potências nos pdos.

Ja se sabe que isso é um pouco a zona, acredito que daqui a um ano o site esteja com as informações mais certas.
Por exemplo, eu clico na minha casa não me da FTTH da NOS, clico no lado de la da rua ja me da FTTH da NOS.


A Fibroglobal nao tem RF ?

O problema do sinal é que a MEO andou a inventar na rede assente na tipologia de SRO e andou a meter splitagem nos PDOs.

Outro dos problemas que isso criou foi abertura da rede a terceiros ser impossível sem fazer alterações na rede de distribuição.
 
Confirmei uma segunda morada na margem sul do Tejo e a cobertura está integralmente correta também. Claro que ADSL aparece sempre a velocidade máxima, não calcula ao km...
 
Boas deixo aqui um ponto interessante, não se vê ainda PDOs da NOS nas fachadas desta rua, mas diz que tem NOS FTTH, e que é 1Gbps/1Gbps, alguém sabe de algo? (:
pBKYn1V.png
 
A informação está tão clara que a minha morada completa me envia para 4 ou 5 km ao lado, numa estrada sem habitações.

Se colocar a posição actual fico no meio da rotunda ao pé do parque da cidade.

Devem ser interferências de tantos serviços aqui...
 
Back
Topo