Carregadores para iPhone / hábitos de carregamento saudáveis

Boas,

Já pesquisei e fico na mesma na dúvida, é na boa carregar um iPhone SE 2020 com o charger de 20W da Apple?

Encontro respostas que sim e que n… pois ora dizem que o de 5w, aquele antigo deveria ser o recomendado, etc, mas por outro lado o SE 2020 já suporta o charger da Apple de 20W…

Cumps, Wolf
 
Boas,

Já pesquisei e fico na mesma na dúvida, é na boa carregar um iPhone SE 2020 com o charger de 20W da Apple?

Encontro respostas que sim e que n… pois ora dizem que o de 5w, aquele antigo deveria ser o recomendado, etc, mas por outro lado o SE 2020 já suporta o charger da Apple de 20W…

Cumps, Wolf
Em termos de saúde da bateria, usar um carregador mais lento é melhor porque o aquecimento da bateria é proporcional à velocidade de carregamento, e é o calor que degrada as baterias. Deve ser nesse aspecto que aconselham o de 5w.
 
No de 5 W o aquecimento é menor, mas dura mais tempo. O que é melhor?

E esses comportamentos prolongam em quanto tempo a vida útil da bateria? 6 meses? 1 ano? Nunca ninguém me sabe responder a isto, mas há muitos que vivem em função do telemóvel.
 
A velocidade de carregamento é negociada entre o carregador e o dispositivo.
Em termos de saúde da bateria, usar um carregador mais lento é melhor porque o aquecimento da bateria é proporcional à velocidade de carregamento, e é o calor que degrada as baterias. Deve ser nesse aspecto que aconselham o de 5w.
Sobre isto ja eu sei…

Este SE saiu já a “suportar” fast changing com um Max de 17/18W… a cena é que sendo um tele mto pequeno, a bat idem aspas e n havendo forma de desligar o fast charger num iPhone… o que n encontro é até que ponto possa ser ou n mto pra um tele deste formato (small bat/heat dissipation)… obviamente que até um charger de 100W com fast charging daria pra carregar, obvio max de 17/18W pois é o tele que controla tal.

Uma vez que uma bat tão pequena como esta, terá que ir bem mais do que uma vez por dia ao charger…

Cumps, Wolf
 
Apenas para acrescentar que o SE 2nd gen carregou em 45-50m dos 21-83%, basicamente o mesmo que o 14PM faz.

Em termos de temperatura, no pico parece-me bastante aceitável e quando já por cima dos 70%, o mesmo já se encontra em temperaturas normais de “repouso”.

Cumps, Wolf
 
412nQuWQlpL._AC_.jpg
Alguém tem feedback deste tipo de carregadores?

Isto é MagSafe? Ou é carregamento wireless com íman?
 
Tenho um iPhone 12 Pro comprado no lançamento e nunca tive qualquer cuidado ou preocupação com a bateria. Uso durante o dia e independentemente da carga que tenha no fim do mesmo vai para o carregador MagSafe quando me vou deitar. No outro dia tive de me deslocar a Lisboa a uma consulta e ao fim de meio dia de trabalho (onde pouco ou nada uso o telemóvel), ir para Lisboa de transportes a ouvir música nos AirPods e de vez em quando pegar no telemóvel para usar o Safari, estar na sala de espera e voltar para casa de transportes achei que a percentagem da bateria estava a descer bastante depressa e hoje pela primeira vez fui investigar o estado da bateria além dos 88% de capacidade que o telemóvel me indica.

Usei o coconutBattery.

Design Capacity: 2815 mAh
Full Charge Capacity: 2495 mAh (dá 88,6% da capacidade nominal)
Cycle Count: 522

Isto são valores muito melhores do que a percentagem com a qual muita gente vive obcecada. Mas mesmo assim faltam dados como por exemplo a resistência interna da bateria. A resistência interna da bateria aumenta com a idade/ciclos. Para quem sabe um pouco de electricidade e circuitos eléctricos estão aqui estas imagens:

Battery-circuit-model-with-internal-resistance.png

thumbnail_l.jpeg


Num carro com uma bateria de 12 V a precisar de ser trocada é muito comum medir a tensão aos terminais da bateria com a mesma em vazio e medir 12,7 V, valor este que indica uma bateria totalmente carregada. O problema é que quando ligam o carro, a resistência interna da bateria é muito grande, há uma queda de tensão muito grande na mesma e a tensão que é imposta na carga (o motor de arranque e todos os componentes eléctricos do carro) não é suficiente para rodar o motor de arranque. Muitas vezes o rádio até perde as estações gravadas.

Num telemóvel acontece a mesma coisa. Os componentes do mesmo (a carga da bateria) precisam de funcionar a níveis de tensão muito específicos. Uma bateria velha e cansada com a resistência interna muito alta necessita de correntes superiores para ter a tensão exigida pelo telemóvel. Uma corrente maior a sair da bateria implica maior consumo de energia, menor autonomia e mais aquecimento.

Enquanto estou a trabalhar não uso o telemóvel. De momento chega para as minhas necessidades, mas acho que está na hora de começar a pensar em trocar a bateria.

https://support.apple.com/pt-pt/iphone/repair

De acordo com a Apple são 99€.
 
Back
Topo