Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

O demorar vários meses não concordo muito, mas ok.

Na faculdade, se não tens auto-motivação nem consegues aprender sozinho é um problema.

Com a quantidade de informação disponível na internet podes perfeitamente começar com Java. Eu diria web, que é mais interessante, mas há um problema (iniciei-me na web à pouco tempo também). A programação web é... javarda. Basicamente as tecnologias foram aparecendo como forma de complementar umas às outras e se não organizas bem as coisas pode ser um bocado caótico.

Com Java tens IDEs (ambientes para compilar) bons, que te permitem reduzir bastante os erros e ajudam também. Já para não falar que consegues captar bastantes erros a correr um programa.

Vai com Java. C é muito bom para ententederes bem o que é uma linguagem, mas Java é um contacto mais amigo com a programação (em runtime).

Vai à descoberta e deixa-te levar pela curiosidade. Coisa que eu não fiz no 10º ano e em parte arrependo-me.
 
Estou no 11º e nao no 10º como referi...

Eu vou de facto começar ja a aprender algumas coisas... Eu vi um colega meu fazer uma cena no Java e nao me pareceu dificil... So sei que a resposta era: 2*5=10. Ele fez isso e nao me pareceu dificil...
Mas... Onde vou arranjar o programa? É que tudo o que consigo é o java mas para instalar no PC para poder ver aplicações... Não consigo abrir o Java "Programador"... Onde o vou arranjar?

Recomendam-me começar por PHP e HTML?
 
Estou no 11º e nao no 10º como referi...

Eu vou de facto começar ja a aprender algumas coisas... Eu vi um colega meu fazer uma cena no Java e nao me pareceu dificil... So sei que a resposta era: 2*5=10. Ele fez isso e nao me pareceu dificil...
Mas... Onde vou arranjar o programa? É que tudo o que consigo é o java mas para instalar no PC para poder ver aplicações... Não consigo abrir o Java "Programador"... Onde o vou arranjar?

Recomendam-me começar por PHP e HTML?

PHP é programação Web, não sei se é exactamente o que queres. Um bom programa que podes usar para experimentar Java é o Netbeans.
 
Epá o meu conselho é que vás programando no que te aparecer, vai experimentando linguagens e vê a que te sentes mais confortável e que gostas mais. Isso da melhor linguagem para começar na minha opinião só te vai confundir porque vai aparecer sempre gente diferente a dizer-te uma e outra linguagem, por isso, sê tu próprio a fazer essa escolha e depois vai programando.
Só mais uma achega, se vires que não gostas de programar não programes porque não podes ver isso como uma obrigação. Se não gostas não o faças porque se não tiveres prazer a fazê-lo nunca o vais fazer bem!
 
O primeiro contacto em algo é importante.

Claro que as boas práticas adquirem-se, mas se ele começar já melhor ainda. E na minha opinião programação web (HTML, php) não é das melhores formas para incentivar às boas práticas e não ajuda muito. (Já que é possivel ter IMENSOS erros no código já que para o interpretador(browser) ha sempre uma forma de ver essa informação.)

Para java tens netbeans ou eclipse.

Claro que se tiveres umas ideias para aplicações web, ou umas coisas que tenhas gosto em ver feito dá para ignorar um bocado as boas práticas e ir adquirindo. Gosto está por cima das boas práticas :).

Imagina que gostavas de fazer uma página para disponibilizar informação ou para promover à partilha da mesma. Ou então fazer um programita em Java que te automatize alguma coisa. É importante ao fim de algum trabalho ver resultados a serem produzidos.
 
Bem ja aprendi mais algumas coisitas... É que eu percebo tanto que pensava que havia uma versao do programa java que servia para programar.

E agora desta lista toda, qual é a versao do eclipse que me recomendam?

Há uns que falam em IDE's, outros que falam é EE... Que é isso?
 
Tambem ando no 11ºano mas tenho boas bases porque tou a aprender em VB ja dei java, css, html puro, xhtml e agora estou a dar aspx com o visual web developer é facil porque é parecido com o vb não têm muito que saber o que custa é começar com uma boa base.
 
Pois mas o meu problema é o problema que tu não tens: é que eu estou no ensino curricular, não num curso de informática onde se aprende muito mais...
E depois ainda há outra... É que os tutoriais que procuro nenhum satisfaz as minhas necessidades. Eu preciso de um tutorial que me explique tudo do início, coisa que não encontro.
Eu já tenho o Eclipse... Agora falta-me aprender o resto...
Pelo que vejo não é muito fácil, especialmente quando não temos alguém que nos ajude no momento... Tipo um professor ou até mesmo um colega...
 
Já o tenho :D
Expliquem-me uma coisa... Agora com este programa vou ser capaz de criar o que? Aplicações .java ou páginas web? É que inda não consegui perceber :S
 
Já o tenho :D
Expliquem-me uma coisa... Agora com este programa vou ser capaz de criar o que? Aplicações .java ou páginas web? É que inda não consegui perceber :S

Acho que tu ainda não percebeste bem o conceito de programação.
O programa não te vai criar coisa nenhuma, um IDE é um mero editor de texto com um compilador agarrado. Podes perfeitamente programar no notepad que fazes exactamente o mesmo.
Da forma que falas, parece que tens a ideia que há um programa para fazer programas, e isto é simplesmente errado. Os programas fazem-se escrevendo texto. Depois têm é que ser compilados para aquilo se poder correr.

O eclipse ajuda-te a escrever java, mas tem plugins para tudo o que é linguagem, ajuda-te em praticamente qualquer coisa que queiras fazer.
 
Acho que tu ainda não percebeste bem o conceito de programação.
O programa não te vai criar coisa nenhuma, um IDE é um mero editor de texto com um compilador agarrado. Podes perfeitamente programar no notepad que fazes exactamente o mesmo.
Da forma que falas, parece que tens a ideia que há um programa para fazer programas, e isto é simplesmente errado. Os programas fazem-se escrevendo texto. Depois têm é que ser compilados para aquilo se poder correr.

O eclipse ajuda-te a escrever java, mas tem plugins para tudo o que é linguagem, ajuda-te em praticamente qualquer coisa que queiras fazer.

Ahhhhhhhhhh
Muito bem, muito bem... Já tou a perceber com é que é... Primeiro escreve-se o "programa" num programa próprio (Eclipse, Netbans, Visual Basic entre outros), e depois "converte-se a escrita para a aplicação final. É isto certo?

Então, mas por exemplo... Em vez de criar uma linguagem no Eclipse podia criar a mesma linguagem no Bloco de Notas? Ou o Eclipse só funciona mesmo com linguagem java?

Eu queria mesmo era ver se encontrava um tutorial que me explicasse aquilo do que se escreve no Eclipse... tipo, "public", maximumBooks, entre outros...
Isto sem bases a ingles, e sem professores é mesmo muito difícil, e depois uma pessoa (neste caso eu) torna-se chata porque não percebe nada daquilo...
 
Como deves saber, o computador só trabalha com 0s e 1s.

Só no começo é que se programava com 0s e 1s. Mas à medida que as aplicações aumentavam em exigência, tamanho e complexidade, começaram a ver que era suicidio andar com os 0s e 1s, a decorar as instruções assim de uma forma tão pouco intuitiva e a precisar de dezenas de instruções para fazer algo que era costume fazer várias vezes.

Então surgiu uma camada por cima, uma linguagem de programação mais intuitiva. Já havia algumas instruções intuitivas (em vez de 000010101010 havia ADD, por exemplo).

Uma linguagem de programação é uma ferramenta que te permite criar instruções de uma forma mais intuitiva para depois ser convertida para código máquina.

Um IDE é um ambiente de desenvolvimento. A diferença entre um ambiente de desenvolvimento e o bloco de notas é que o ambiente ajuda. Ajuda a compilar (no bloco de notas guardavas o ficheiro e depois tinhas de compilar na consola), ajuda com indentação de código colocando também mais umas cores para ficar mais legível.

Quanto ao facto de ser difícil de aprender no começo, não duvido. Eu não sei nenhum site de java porreiro, mas assim que achares um é fácil. Informação não falta na Internet e alguma é mais fiável que de alguns professores.

Posso-te dar alguns tópicos para começares a procurar.

Java usa uma programação orientada por objectos. Era bom que entendesses este conceito antes de iniciares a tua cruzada.
Depois começa por fazer o programa mais simples, o Hello World. Não deve faltar esse exemplo na net. Tenta perceber o que está em cada coisa que o hello world usa. O que é o String[] args, ou o class qualquer coisa. Depois vai evoluindo. Criar uma classe matemática por exemplo. Que faz cálculos de equações do segundo grau, sistemas, etc.
 
Última edição:
http://sourceforge.net/projects/eclipsetutorial/files/1. Total Beginners/
Eu tenho os vídeos todos daí. É inglês o que me dificulta um pouco a vida, mas percebo bem. Já vou fazendo sozinho aquilo do package e depois ter de criar a class e tal... Há uma parte em que escrevo HelloWorld... Mas depois À uma parte em que bloqueio, que é nessa tal parte do String... É que não consigo visualizar. Estou a falar da aula 2, já. É suposto meter ("Fred") e depois carregar na lupa para analisar ou o que é, e eu não consigo. Selecciono e nada... Não consigo...
Eu tento ver como funciona aquilo...
Também estou a ler os tópicos que o Armadillo deu...
O tempo também é um bocado pouco, mas sempre que posso aproveito :)
 
Andava neste forum a ver umas coisas sobre C, e ao ver este tópico lembrei-me disto.

Gostas de robótica? Sugeria-te comprares um arduino, e começares a brincar em C.

No site tens tudo o que precisas, desde exemplos (fazer um led piscar até coisas mais elaboradas), e tens uma página própria que te explica as variáveis e funções todas.

http://www.arduino.cc
 
Se dominares o inglês aconselho vivamente a efectuares a visualização de umas aulas da Stanford University, o professor é uma grande moca e destes assim é que eu gostava de ter. Se optares por ver estes vídeos aviso que a primeira aula é de apresentação e não interessa muito, só lá para os 44m22s é que começa realmente a dar a primeira matéria. Com isto já podes ter uma ideia do que poderás ter na universidade num curso de engenharia ou algo do género, não contes é com tanta interactividade nem com rebuçados por perguntas efectuadas. :P

Fica aqui o link para a primeira lição, depois é seguir as próximas no próprio youtube: http://www.youtube.com/watch?v=KkMDCCdjyW8&feature=channel
 
Back
Topo