Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Para começar por C: lê "Linguagem C" do Damas, ficas muito bem servido, ou então podes ir procurar na net por tutoriais, que não há assim nenhuma grande dificuldade na parte mais básica.

Não sei se fica bem servido. Diz que é bom para o básico, mas lá mais à frente na parte dos ponteiros e das listas diz que não explica lá muito bem.

Cumps
 
pessoal, estou a aprender fortran e estou um pouco à nora, sem perceber muito bem isto... será que me podiam ajudar? Sabem de algum livro que explique a par-e-passo o inicio da programação em fortran, na plataforma Eclipse? Ou então algum livro? muito obrigado pela vossa ajuda
 
uma parte, que parece-me interessante, é conhecer, a teoria da computação, os primórdios, a base... refiro-me a máquinas teoricas como a máquína de turing, é relativamente fácil de encontrar alguns livros sobre teoria da computação, para ter-se uma ideia de como são os algoritmos, que servem de base...
 
Última edição pelo moderador:
uma parte, que parece-me interessante, é conhecer, a teoria da computação, os primórdios, a base... refiro-me a máquinas teoricas como a máquína de turing, é relativamente fácil de encontrar alguns livros sobre teoria da computação, para ter-se uma ideia de como são os algoritmos, que servem de base...

Concordo que ter Arquitectura de Computadores me ajudou a compreender melhor a parte da programação... Não consigo explicar como, mas como já fui um pouco mais fundo nessa disciplina, já dou por mim a especular sobre certas coisas... Ainda no outro dia estava a especular a "perigosidade" do goto() em C usando conceitos de Acomp... Diga-se de passagem que a minha especulação estava errada, embora o conceito do goto, com Acomp, percebo perfeitamente...

Cumps
 
Concordo que ter Arquitectura de Computadores me ajudou a compreender melhor a parte da programação... Não consigo explicar como, mas como já fui um pouco mais fundo nessa disciplina, já dou por mim a especular sobre certas coisas... Ainda no outro dia estava a especular a "perigosidade" do goto() em C usando conceitos de Acomp... Diga-se de passagem que a minha especulação estava errada, embora o conceito do goto, com Acomp, percebo perfeitamente...

Cumps

Quando eu tive cadeiras como Arquitecturade Computadores não compreendi imediatamente a sua utilidade prática. Mas agora, passado alguns anos, acho que esse background me fez ser capaz de avaliar melhor as minhas escolhas no dia a dia. Compreender como as coisas funcionam ao mais baixo nível pode ser importante para perceber quando é que uma determinada solução é melhor que outra.
 
mauro, havias de gostar de ter SO (sistemas operativos), em parte é ACom + C.

diutsu, vou ter PSIS (programação de Sistemas)... provavelmente será parecido...

[EDIT] Pelo que li do programa das duas disciplinas, parece praticamente igual, só a última parte da matéria é que é diferente...

Cumps
 
Última edição:
mauro, havias de gostar de ter SO (sistemas operativos), em parte é ACom + C.

Se gostaste de SO vais gostar de Redes de Computadores. O único problema é o exame, não sei como é que está o corpo docente agora mas quando o Vargas era o responsável (acho que o retiraram do cargo porque os alunos fizeram um abaixo assinado a reclamar com a dificuldade da componente teórica) era um bocado puxado. O homem a corrigir era do género: "O raciocínio está correcto, os cálculos estão correctos... ah colocou um sinal de '-' no sitio errado, 0% de cotação!" :P
 
boas,
tive a ler o post em primeiro lugar parabens,o post está excelente.

estou a tirar um curso de informatica e estou a dar c++ e ando muito a nora que nao tou a perceber muito bem daquilo.alguem me da uma ideia uma linguagem mais facil para ir começando ate conseguir estar bem com o c++?

cumprimentos a todos
 
Boas pessoal vocês podem me dar uma ajudinha tenho um programa para fazer que é uma agenda elctronica no dev c++ em que consiste em fazer:

O programa deve ter o seguinte funcionamento:
1. Quando o programa é iniciado deve perguntar ao utilizador se deseja criar uma nova agenda ou se deseja utilizar uma existente.
a. Caso escolha utilizar uma agenda existente, tem de pedir ao utilizador o caminho completo (inclui o nome do ficheiro txt) do qual deseja carregar os dados. No final de carregar os dados para o programa o ficheiro deve ser fechado.
2. O programa deve permitir:
a. Adicionar novo contacto, caso já esteja no limite dos 25 deve imitir uma mensagem de erro/alerta.
b. Procurar contacto por qualquer um dos campos.
c. Alterar um contacto.
d. Apagar um contacto, caso se apague um contacto do meio da lista não pode ficar espaços em branco na mesma, devem ser puxados para cima os contactos seguintes.
e. Guardar os dados no ficheiro.
i. Caso seja uma agenda nova, deve pedir o nome do ficheiro ao utilizador no qual deseja guardar.
ii. Caso seja uma agenda existente, deve limpar o respectivo ficheiro e guardar os dados novos.
f. Sair, deve sair do programa, enquanto esta opção não for seleccionada pelo utilizador o programa deve voltar sempre ao menu da gestão de contactos.

curtia k me ajudassem sff vocês percebem bue disso :D
 
Boas pessoal!

Tenho 16 anos e ando no 12º ano e gostaria de começar a ter umas bases de programação. Acham que com jeitinho consigo começar a aprender C? Ou requer conhecimentos (matemáticos e isso) que ainda não adquiri?

Abraço []
 
Boas pessoal!

Tenho 16 anos e ando no 12º ano e gostaria de começar a ter umas bases de programação. Acham que com jeitinho consigo começar a aprender C? Ou requer conhecimentos (matemáticos e isso) que ainda não adquiri?

Abraço []

Consegues perfeitamente. Acho uma boa ideia começares por C. É uma das linguagens mais utilizadas e está na base de muitas outras.

Compra o livro do Luís Damas que vais-te dar bem ;)
 
Então é o seguinte :P Queria fazer uns plugins para o Amx Mod X e pelos vistos são feitos através da linguagem C++. Isto foi um amigo meu que me disse, mas eu deixo aqui um bocado do código de um plugin,

Código:
new const PLUGIN[] = "SpecList";
new const VERSION[] = "1.2a";
new const AUTHOR[] = "FatalisDK";

new gMaxPlayers;
new gCvarOn;
new gCvarImmunity;
new bool:gOnOff[33] = { true, ... };

public plugin_init()
{
    register_plugin(PLUGIN, VERSION, AUTHOR);
    
    register_cvar(PLUGIN, VERSION, FCVAR_SERVER, 0.0);
    gCvarOn = register_cvar("amx_speclist", "1", 0, 0.0);
    gCvarImmunity = register_cvar("amx_speclist_immunity", "1", 0, 0.0);
    
    register_clcmd("say /speclist", "cmdSpecList", -1, "");
    
    gMaxPlayers = get_maxplayers();
    
    set_task(UPDATEINTERVAL, "tskShowSpec", 123094, "", 0, "b", 0);
}

public cmdSpecList(id)
{
    if( gOnOff[id] )
    {
        client_print(id, print_chat, "[AMXX] You will no longer see who's spectating you.");
        gOnOff[id] = false;
    }
    else
    {
        client_print(id, print_chat, "[AMXX] You will now see who's spectating you.");
        gOnOff[id] = true;

(e o código continua... mas acho que isto chega)
A única vez que programei, se é que se pode chamar programação, foi na calculadora Casio CFX-9850GC Plus. A partir de um jogo simples de perguntas que me mostraram, decidi fazer um jogo de perguntas por pontuação e por níveis. Deixo aqui um bocadinho do código, que nem sei qual é a linguagem utilizada,

Código:
1->Y
Lbl_1
ClrText
1->X
"Inserir pergunta aqui"
"1= Resposta 1"
"2= Resposta 2"
"3= Resposta 3"
1->A
?->A
If A=2     \\ neste caso a opção certa é a 2ª
Then "Certo"
1+X->X   \\ aqui é a pontuação, neste caso se acertasse, ganhava 1 ponto
Goto 2
Else "Errado"
Goto A
...  \\ o resto do jogo é assim
Então se me dissessem qual é a linguagem disto agradecia.

Mas a minha pergunta em concreto é, para aprender C++ é preciso frequentar um curso ou os tutoriais da internet chegam? E quanto aos livros que se podem comprar nas lojas, recomendam algum em especial?

Já agora, o plugin que eu pretendo fazer para o Counter-Strike é, quando alguém entra no servidor tem de aparecer no chat a letras verdes "XXX entrou no servidor". E quando alguém sai aparecer "YYY saiu do servidor". Parece-me uma coisa simples, mas tenho de ter bases para isto.
cumps
 
Boas

reparei que em cima falavam de arquitectura de computadores... alguem falou em MARIE?? nao entendo nada disto

em relaça a programaçao... eu comecei por C/C++ e o livro de Luis Damas deu.me uma grande ajuda para Programaçao 1 e do que vi vai continuar a ajudar.me em Programaçao 2


cumps
 
Estive a ler o início deste tópico e não tendo lido tudo por falta de tempo, gostava de perguntar: quem não percebe de algoritmos e tem falta de raciocínio lógico/matemático, alguma vez vai aprender a programar?
 
Back
Topo