MBWAY

@whitelines é o mesmo nível de segurança de um cartão de débito/crédito contactless. E como estão associados à conta MB Way, acredito que dê para ativar e desativar a apartir da APP. Pelo menos na notícia do echoboomer diz que é possível renovar o plafond dos 150€.
Ou seja, no fundo acho que serão novos formatos físicos para um conceito com alguns anos. Acho que há bastante mercado para isso.

Acho particularmente interessante a solução da presilha. A da tag para mim não ficou clara em relação ao tamanho e à relação com um relógio.

Acho igualmente que seriam soluções bem-vindas para substituir os cartões mensais dos passes de transporte públicos ou os títulos de viagens ocasionais.
 
O nível de segurança é o mesmo do que um cartão físico.

Por acaso também achei engraçado a presilha para o relógio, isto se for aquilo que estou a pensar. Para alguém que tem um relógio que não tenha Google Pay, ou daquelas bandas "fitness", pode ser interessante.

De qualquer maneira não me estou a ver comprar isto. Sou daquelas pessoas que não vai a lado nenhum sem telemóvel e carteira, portanto se ficar sem bateria, que não acontece, tenho o cartão.

Está giro, venham mais inovações.
 
@whitelines é o mesmo nível de segurança de um cartão de débito/crédito contactless. E como estão associados à conta MB Way, acredito que dê para ativar e desativar a apartir da APP. Pelo menos na notícia do echoboomer diz que é possível renovar o plafond dos 150€.
Ou seja, no fundo acho que serão novos formatos físicos para um conceito com alguns anos. Acho que há bastante mercado para isso.

Acho particularmente interessante a solução da presilha. A da tag para mim não ficou clara em relação ao tamanho e à relação com um relógio.

Acho igualmente que seriam soluções bem-vindas para substituir os cartões mensais dos passes de transporte públicos ou os títulos de viagens ocasionais.
Sim o nivel de segurança é o mesmo.
Mas normalmente o cartao fisico anda numa carteira, podes ter carteiras com rfid shield etc.
Na minha opinião muito menos vulnerável que um dongle no porta chaves.

Em relaçao aos transportes, sem duvida alguma faz falta umas soluções mais amigaveis.
 
@whitelines sim, um cartão contactless pode ser um pouco menos vulnerável seja porque habitualmente está junto se outros cartões e isso faz com que a leitura/roubo não seja feita com sucesso ou porque está dentro de uma carteira com proteção RFID.

Não obstante, no site do Banco de Portugal é possível ler o seguinte:
Se detetar uma operação não autorizada, contacte imediatamente a entidade que emitiu o seu cartão ou onde tem conta (o seu prestador de serviços de pagamentos/banco). Se esta entidade não lhe tiver solicitado autenticação forte da transação (isto é, se efetuou a operação contactless sem lhe solicitar a introdução de PIN), não deve suportar quaisquer perdas relativas a essa operação de pagamento, exceto se tiver agido fraudulentamente.
 
@whitelines sim, um cartão contactless pode ser um pouco menos vulnerável seja porque habitualmente está junto se outros cartões e isso faz com que a leitura/roubo não seja feita com sucesso ou porque está dentro de uma carteira com proteção RFID.

Não obstante, no site do Banco de Portugal é possível ler o seguinte:
Se assim o é a maior parte dos contratos dos bancos dizem que o és e só assumem depois da data em que indicaste perda, cópia, etc
 
@hobbitayla na prática não sei como funciona mas acredito que um cliente com alguns anos e que tenha tido este problema pela primeira vez, não terá grandes problemas em ter o dinheiro de volta. Porque lá está, trata-se de valores pequenos para um banco e os casos devem ser raros.
 
Hoje fui ao Continente fazer compras, quando vou para pagar, os terminais mudaram e só aceitam pagamentos NFC. Como não há ainda NFC para a app no iPhone (e o meu banco ainda não tem suporte a Apple Pay), fiquei à rasca. Lá uma funcionária passou o pagamento para o caixa de ajuda e consegui pagar, senão ficava tudo atrás.

Alguém já passou por situação idêntica? Então agora os comerciais vão queimar o MBWay nos iPhone?
 
Hoje fui ao Continente fazer compras, quando vou para pagar, os terminais mudaram e só aceitam pagamentos NFC. Como não há ainda NFC para a app no iPhone (e o meu banco ainda não tem suporte a Apple Pay), fiquei à rasca. Lá uma funcionária passou o pagamento para o caixa de ajuda e consegui pagar, senão ficava tudo atrás.

Alguém já passou por situação idêntica? Então agora os comerciais vão queimar o MBWay nos iPhone?
Não dava por código QR?
 
Não dava por código QR?
Não, nenhuma máquina self service tinha o QR ativo, apenas NFC. Confirmei com a senhora do balcão de informação e ela disse que tinham retirado a opção WR Code, só no terminal dela.

EDIT: Andei à procura de alguma coisa na app que desse para passar a situação, pensando que a retirada do QR Code seria por talvez agora dar por NFC ( a europa não ia obrigar a apple a abrir o NFC?) e só me aparecia o MBWay Pulse. A ideia é ter o telemóvel a servir para tudo, não para andar com pulseiras da SIBS no braço -.-'

Se isto se confirmar, é desta que mudo de banco, já me desabituei da carteira e não vou voltar atrás.
 
Acho no mínimo estranho está estória Será que nesse dia existiam questões?

Usei imenso o NFC mas esse tem pancadas, pois por vezes se está muito perto ou longe passa-se e não lê Ou faz reeboot aos Tapas 🙂
 
Acho no mínimo estranho está estória Será que nesse dia existiam questões?

Usei imenso o NFC mas esse tem pancadas, pois por vezes se está muito perto ou longe passa-se e não lê Ou faz reeboot aos Tapas 🙂
Parece-me é que o Continente se está a testar livrar-se da SIBS - cada vez se vê terminais compatíveis puramente com as redes internacionais dos nossos cartões - paybyrd, SumUp, myPOS - até a CGD já tem um TPA Android puramente internacional.
 
Estou com uma dúvida.
Fiz um pagamento numa loja com o cartão do multibanco. Este pagamento, não interessa porquê, foi devolvido por Mbway. No Mbway tenho 3 cartões, além do de multibanco (com que fiz o pagamento) 2 outros de crédito.
Estive a ver e a devolução foi para um cartão de crédito e não do multibanco.
Porquê e como posso corrigir.
Obrigado
Cumps
 
Estou com uma dúvida.
Fiz um pagamento numa loja com o cartão do multibanco. Este pagamento, não interessa porquê, foi devolvido por Mbway. No Mbway tenho 3 cartões, além do de multibanco (com que fiz o pagamento) 2 outros de crédito.
Estive a ver e a devolução foi para um cartão de crédito e não do multibanco.
Porquê e como posso corrigir.
Obrigado
Cumps
Abres a aplicacão do MBWAY > na barra inferior selecionas 'MAIS' > Definições > Cartões > Cartão predefinido > é só escolher os cartões para onde queres que as diferentes operações ocorram

Quando fazes 'Enviar Dinheiro' também podes fazer transferências entre cartões, por isso é só mandares de um cartão para o outro (como é cartão de crédito, não tenho a certeza como funciona)
 
@whitelines é o mesmo nível de segurança de um cartão de débito/crédito contactless. E como estão associados à conta MB Way, acredito que dê para ativar e desativar a apartir da APP. Pelo menos na notícia do echoboomer diz que é possível renovar o plafond dos 150€.
Ou seja, no fundo acho que serão novos formatos físicos para um conceito com alguns anos. Acho que há bastante mercado para isso.

Acho particularmente interessante a solução da presilha. A da tag para mim não ficou clara em relação ao tamanho e à relação com um relógio.

Acho igualmente que seriam soluções bem-vindas para substituir os cartões mensais dos passes de transporte públicos ou os títulos de viagens ocasionais.
Mas o contacrless pelo telemóvel não é feito só com o NFC activo?
 
@m.r.f. sim, mas não estou a perceber onde é que queres chegar.
Então não é como um cartão de debito/crédito.
No telemóvel é mais seguro, basta andar com o NFC do telemóvel desactivado como sempre ando.
Já em um cartão tem que ser o banco a desactivar ou dá para desactivar/activar o contactless do cartão doutra maneira?
 
@m.r.f. tipicamente dá para desativar o contactless dos cartões na app do próprio banco. E acredito que isso também dê para fazer nos wearables do MB Way. Foi nesse sentido que escrevi o comentário inicial.
Mas sim, no telemóvel é mais seguro embora ligeiramente menos prático.
 
@m.r.f.
Mas sim, no telemóvel é mais seguro embora ligeiramente menos prático.
Em relação aos wearables (deduzo que te refiras aos smartwatches) não sei mas no telemóvel discordo que seja menos pratico do que um cartão.
É só activar ou desactivar o NFC.

Só será menos prático do que em um cartão se andares com o cartão com o contactless sempre activo, mas aí será sempre menos seguro.
Pois em transportes públicos poderá ser um problema e tentativas de roubo.

Aliás quando um cartão de débito/crédito novo é entrego ao cliente eles vem com o contactless activo por definição e muita gente ainda desconhece isso.

Eu até já nem ando com nenhum tipo de carteira para nada.
É telemóvel, porta moedas e chaves.
Não presiso de nada mais.
 
Back
Topo