Discussão Melhor serviço actualmente - Comparações/ofertas/qualidade

@megamaster já não é a primeira vez que apanho posts teus a dizer que os pings da vodafone para fora do país são horríveis (nomeadamente Austrália). Isso tem algum fundamento em dados ou é só opinião pessoal?

Por curiosidade estive agora mesmo a testar o ping para:
  • syd1.speedtest.telstra.net
E os resultados foram os seguintes (usando vários pontos da rede de cada operador excepto para a nowo que só tenho um ponto disponível):

Vodafone



NOS



MEO



NOWO



Parece-me que se há alguma ligeira vantagem é da MEO.
 
@megamaster já não é a primeira vez que apanho posts teus a dizer que os pings da vodafone para fora do país são horríveis (nomeadamente Austrália). Isso tem algum fundamento em dados ou é só opinião pessoal?
Claro que tem fundamento, não meço pings de olhometro. Indo ás minhas notas, dia 13/10 entre as 13:48 e 17:22:

vdf: 318
meo: 328
nos: 322
nowo: 289

servidor: au-018.whiskergalaxy.com

Mesmo dia e horario, Japão:

vdf: 258
meo: 270
nos: 260
nowo: 229

servidor: hnd-287.whiskergalaxy.com

Daí que afirme que a nowo é a única que me dá pings consistentemente inferiores a 250 para o Japão e 300 para a Austrália. Isto são testes reais em instalações domesticas reais das respetivas operadoras. De notar que nas horas de "prime time" na Australia, manhã cá, que é quando normalmente tenho de falar com clientes, os pings disparam, muito especialmente na vdf. E já agora, os resultados da nowo são em rede DST, numa aldeia do distrito de Leiria, todos os outros são num raio de 30km de Lisboa em rede própria ftth das respetivas operadoras
 
Claro que tem fundamento, não meço pings de olhometro. Indo ás minhas notas, dia 13/10 entre as 13:48 e 17:22:

vdf: 318
meo: 328
nos: 322
nowo: 289

servidor: au-018.whiskergalaxy.com

Mesmo dia e horario, Japão:

vdf: 258
meo: 270
nos: 260
nowo: 229

servidor: hnd-287.whiskergalaxy.com

Daí que afirme que a nowo é a única que me dá pings consistentemente inferiores a 250 para o Japão e 300 para a Austrália. Isto são testes reais em instalações domesticas reais das respetivas operadoras. De notar que nas horas de "prime time" na Australia, manhã cá, que é quando normalmente tenho de falar com clientes, os pings disparam, muito especialmente na vdf. E já agora, os resultados da nowo são em rede DST, numa aldeia do distrito de Leiria, todos os outros são num raio de 30km de Lisboa em rede própria ftth das respetivas operadoras
DST VDF via WIFI
PING.png
 
@megamaster portanto indo às tuas notas a vodafone tem o segundo melhor ping no entanto tu consideras que é a que tem pings horríveis.

Esclarecido.
Se ficas esclarecido com isso, ou estás a descoversar ou não percebes peva do assunto. Não é por um conjunto de resultados num dia que dizes que uma operadora é melhor que outra. Desculpa lá se não vou todos os dias a 4 locais diferentes para sacar pings, agora muitas vezes sim, apanho pings horriveis na vdf e é a rede móvel da meo que me safa. Mais, a vdf é a unica operadora que não ganha num unico teste aue tenha feito nesse dia, e raramemte fica em segundo. Já a nowo ganha para todo o lado menos para Espanha, para onde a nos realmente tem um ping excelente
 
@megamaster não, estou mesmo esclarecido. Os dados que tenho e os que tu partilhaste não corroboram o que dizes mas ok isso já não é um problema meu.
Ouviste-me por acaso dizer que os da nos ou meo não são horriveis para a Austrália? Para ficar esclarecido, acima de 300 eu classifico como "horrivel", no sentido em que dificilmente consegues manter uma videochamada sem falhas ou um stream de video em geral. Basta ver que por aqui muita gente faz alarido com o facto de a lycamobile ter pings acima de 200 para tráfego nacional. Não será portanto desajustado usar adjetivos semelhantes para valores acima de 300... Não é por acaso que eu saliento normalmente que só a nowo tem consistentemente abaixo de 300. Já no global não digo que a nos ou meo têm pings horriveis pois são bons, comparativamente, para a maior parte dos sítios. Já a vodafone é normalmente a pior. Acresce que a vdf tem spikes momentaneos que mandam tudo abaixo, algo que não experiencio na meo ou nowo. Já a nos tem dias..
 
Última edição:
Ouviste-me por acaso dizer que os da nos ou meo não são horriveis para a Austrália? Para ficar esclarecido, acima de 300 eu classifico como "horrivel", no sentido em que dificilmente consegues manter uma videochamada sem falhas ou um stream de video em geral. Basta ver que por aqui muita gente faz alarido com o facto de a lycamobile ter pings acima de 200 para tráfego nacional. Não será portanto desajustado usar adjetivos semelhantes para valores acima de 300... Não é por acaso que eu saliento normalmente que só a nowo tem consistentemente abaixo de 300. Já no global não digo que a nos ou meo têm pings horriveis pois são bons, comparativamente, para a maior parte dos sítios. Já a vodafone é normalmente a pior. Acresce que a vdf tem spikes momentaneos que mandam tudo abaixo, algo que não experiencio na meo ou nowo. Já a nos tem dias..
Não, não ouvi. O que tenho "ouvido" dizer é que os da vodafone são horríveis, de onde se depreende que os outros então serão francamente melhores.

Bom comparar 200ms para tráfego nacional com 300ms para tráfego a 18000km em linha reta não me merece qualquer comentar.

Mas pronto a minha questão era mesmo porque os dados que apresentas (e os que eu consigo obter) dificilmente suportam as tuas afirmações.

Tomei a liberdade de fazer o mesmo exercício para os outros 2 destinos que usaste como exemplo

au-018.whiskergalaxy.com
Vodafone


NOS


MEO


NOWO


hnd-287.whiskergalaxy.com
Vodafone


NOS


MEO


NOWO


Portanto também para estes destinos usando vários pontos da rede (excepto para a nowo por impossibilidade) de cada operador qualquer um deles entrega consistentemente pings abaixo dos 300ms não havendo assim grande diferença entre os vários operadores.

Mas se talvez seja eu que sou um sortudo.
 
Não, não ouvi. O que tenho "ouvido" dizer é que os da vodafone são horríveis, de onde se depreende que os outros então serão francamente melhores.
Depreendes tu... (já falei nisso, uns assimilam mais depressa que outros pensei que já estavas esclarecido 🤷‍♀️)

Bom comparar 200ms para tráfego nacional com 300ms para tráfego a 18000km em linha reta não me merece qualquer comentar.
Talvez porque sejas a mesma pessoa que defendeu a meo vender 8 gigas como 10? Como dizes, estamos esclarecidos 😂. Já eu, vivo no mundo real, interessa-me os valores por aquilo que refletem da experiencia de utilização e não como "pissing contest" de discutir o que é maior feito em termos de engenharia.
Mas pronto a minha questão era mesmo porque os dados que apresentas (e os que eu consigo obter) dificilmente suportam as tuas afirmações.

Portanto fazes videochamadas xpto com pings acima de 300ms. É bom saber 😂

Portanto também para estes destinos usando vários pontos da rede (excepto para a nowo por impossibilidade) de cada operador qualquer um deles entrega consistentemente pings abaixo dos 300ms não havendo assim grande diferença entre os vários operadores.
Continuando no tema da realidade, eu baseio-me em testes reais em ligações domésticas reais, que é o que interessa à maior parte das pessoas, não em testes sintéticos sem toda a modelação de tráfego que normalmente seria aplicada. Eu também sei o que é ter centenas de megas num speedtest da vida e depois não poder ver um stream de netflix 😉
 
@megamaster todos os testes apresentados são em ligações reais de pessoas reais com ligações domésticas. Mas ok, como disso estou esclarecido! Espero que outras pessoas também possam ficar esclarecidas.

Sim eu sou a mesma pessoa que defendo que o que a meo vende são 10gbps tu és a mesma pessoa que achas que não. Eu sou a pessoa que percebe as limitações da tecnologia, tu és a pessoa que ignora as limitações da tecnologia.
 
@megamaster todos os testes apresentados são em ligações reais de pessoas reais com ligações domésticas
hfc? ftth? adsl? Norte? sul? ilhas?

Mas ok, como disso estou esclarecido! Espero que outras pessoas também possam ficar esclarecidas.
Eu não, dicas de como manter uma videochamada em condições com fabulosos e não horriveis 300ms de ping? Talvez um livestream? Acho que todos podiamos nalgum ponto da vida beneficiar desse conhecimento
 
@megamaster ftth, continente dispersa pelo país (excepto a nowo que só tem uma amostra)

Quanto ao resto não precisas de dicas, já tens o teu problema solucionado.

Claro que quanto maior o ping pior serão as condições, mas esse nunca foi o meu ponto nestes posts.
 
Claro que quanto maior o ping pior serão as condições, mas esse nunca foi o meu ponto nestes posts.
O teu ponto parece muitas vezes ser aquilo que "depreendes" do que ou outros dizem, sendo que isso por vezes tem uma ligação ténue com o que eles efetivamente afirmaram. Atenção a isso, é a velha falácia do espantalho.
Quanto ao resto não precisas de dicas, já tens o teu problema solucionado.
tenho? Amanhã é sexta feira, a vdf costuma ter pings divertidos... Deixa estar, pressinto que se não for amanhã não levará muito até eu poder documentar isso (não é todos os dias que ligo para a Austrália ou que o faço a partir de casa)
 
@megamaster o que tenho registado para esse período



Na imagem não é facilmente perceptível mas nesse período (sensivelmente entre as 18.15 - 18.45) existe um ligeiro aumento do ping mas ainda assim a realidade de "ordenação" das redes em termos de ping não se altera e não chega perto dos valores que apresentas.

Só estava a monitorizar para o segundo destino.
 
Back
Topo