• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

Já não postava aqui há algum tempo, mas ultimamente tenho-me focado em melhorar este espaço por trabalhar muitas vezes remotamente e passar aqui cada vez mais horas.

Desktop debaixo da secretária + portátil da empresa debaixo da desk shelf a alimentar um LG 34WN780 + um monitor portátil 16" 2K (que utilizo como monitor fixo, nunca sai, apenas foi a solução encontrada porque procurava um monitor com estas dimensões e boa resolução).

mGWrAs6.jpeg
 
Já não postava aqui há algum tempo, mas ultimamente tenho-me focado em melhorar este espaço por trabalhar muitas vezes remotamente e passar aqui cada vez mais horas.

Desktop debaixo da secretária + portátil da empresa debaixo da desk shelf a alimentar um LG 34WN780 + um monitor portátil 16" 2K (que utilizo como monitor fixo, nunca sai, apenas foi a solução encontrada porque procurava um monitor com estas dimensões e boa resolução).

mGWrAs6.jpeg
Espaço muito bonito. Onde arranjaste aquela parteleira em madeira?
 
Aqui fica o meu cantinho
IMG-2162.jpg

IMG-2160.jpg

IMG-2161.jpg
IMG-2163.jpg
IMG-2118.jpg


Mobília

Cadeira MARKUS IKEA - 149€
SECRETÁRIA MALM IKEA - 129€



Torre
Caixa - Lian Li Lancool II Mesh C - 89€
- Tinha uma caixa micro atx e quando foi para reparar o outro pc vi-me à rasca pela falta de espaço, tb me limitou na escolha de peças, pelo que desta x vim para esta caixa e apostei numa com janelinha, nunca tinha tido e decidi experimentar, gosto da caixa tem um airflow excelente.

Board - ASUS TUF B760 DDR5 - 178€ (já descontando cash back de 15€ de promo da ASUS)
- Aqui tinha duas hipóteses, sendo que o objetivo era não passar dos 200€, ir para esta ou para a MSI PRO GAMING B760 DDR5 por 169€, o motivo para este update foi a minha board MSI ter queimado, portanto por uma diferença de 9€ decidi mostar o meu desagrado. Correu tudo bem com a BOARD tirando o facto da patilha da PCI-E se ter partido ao retirar uma 3060 usada que tinha comprado e teve problemas. No entanto, funciona bem sem a patilha.

CPU - Intel I5 12600KF - 220€
- Não querendo ir para AMD foi a melhor opção, o 13500 custava mais 50€ e o 13600kf mais 100€, a diferença de desempenho era nenhuma para o 13500, com este último a ter mais dificuldade em atingir clocks mais altos nas mems e de menos 10 porcento para o 13600kf que achei não justificar os 100€.

Memórias - 32GB Vengeance DDR5 6400MHZ CL32 RGB - 134€
- Comprei na amazon alemã porque tinha de gastar um vale de 30 euros que recebi de uma app de cupões, ainda assim mais baratas que em qualquer outro sítio acabaram por me ficar em 104€, penso que preço caracteristicas não conseguia melhor, funcionaram no perfil XMP delas logo à primeira e passaram todos os testes de estabilidade.

Fonte - EVGA P6 850W Modular - 127€
- Primeira x que tenho uma fonte TOP, de 850W para poder escolher a gráfica à vontade, espero que em caso de problemas me salve os componentes é platinium e top tier em vários reviews pela net fora.

Gráfica - Gigabyte Gaming OC 4070 12GB - 534€
- Este componente foi uma dor de cabeça, comprei uma ASUS TUF 3060, como nova, com 3 anos de garantia, mas tinha um coil whine impossível de tolerar. Devolvi. A seguir pelo mesmo preço (300€), numa loja de usados com 5 anos de garantia, comprei uma 3070 com dois anos mas que deve ter sido usada para mining e se desligava com aquecimento. Devolvi. A seguir experimentei a minha gráfica antiga (RX580 8GB) que funcionava mas dava erro de VGA nas debug lights da BOARD, problema com o qual a board MSI antiga morreu, deitei ao lixo imediatamente e fiquei sem gráfica nenhuma. Acabei por encontrar esta oportunidade numa loja online espanhola, como nova, 534€ com 3 anos de garantia e um modelo porreiro.

Extras

- 4 Ventoinhas P14 Artic Cooler - 30€
- 2 Ventoinhas P12 Artic Cooler - 12€
- 1 Ventoinha Lian Li UNI FAN AL120 V2 RGB - 22€
- Cooler DeepCool AK400 Digital - 49€
- HUB DEEPCOOL PMW 12 Ventoínhas - 6€

Gosto de maximizar o Airflow e a UniFAN e o cooler foi para aquele toque final de RGB - As ventoínhas foram 60 paus a mais que consegui minimizar com a venda das originais da caixa (15€) e das minhas LED da caixa anterior (30€)​

TOTAL TORRE 1399€

Input Output
Monitor - Philips 32" PHL 345B1C 100hz (3440*1440p) -449€
- Gosto bastante deste monitor, até hoje no PC antigo só usei para trabalhar, escrevi la a minha tese e este formato foi bastante útil para ter sempre o word, artigos e zotero ligados. Agora para correr uns jogos? Vamos ver...

Rato - Logitech MX Master 3 - 89€
-
Adoro o feeling deste rato, é ainda altamente personalizável, recomendo.

Teclado - Microsoft Surface BT - 50€ (comprado usado, como novo, 3 anos de garantia)
- Gosto bastante destes teclados chiclet com bom feedback, estava na dúvida entre este e o Logitech MX Keys, vim para este e só sinto falta da luz de fundo.

Atalhos - Stream Deck - XL32 Botões - 178€
- Adoro esta coisa, é um luxo, mas voltaria a comprar, dá imenso jeito para programas como o Notion etc e para atalhos das VDs, niveis de som etc, podia ter isto configurado no PC, ou num teclado barato extra, mas estava me sempre a esquecer quais as teclas que tinha configurado.

Outros
TLML Samsung Note 3 - Velho velho velho, foi caro na altura
- Uso quando não quero ligar o pc para meter a música a dar e controlar a casa inteligente, luzes, ventoínhas, aquecedor etc, ou para por o timer para as minhas meditações.

Impressora - Samsung ET2850 - 259€
- Incrível o preço por página disto, se forem estudantes e imprimirem muita sebenta mais que aconselho, fica paga. Agora para um user comum que imprima meia dúzia de páginas por mês, é overkill.

Ventoínha Xiaomi Mi Standing Fan 2 - 64€
- Muito silenciosa, faz uma brisa agradável e indispensável visto que isto é um sotão sem ar condicionado e estão neste momento 28 graus cá dentro, além disso é inteligente e desliga-se quando o sensor não deteta pessoas sentadas no PC.

Colunas - Creative Pebble 2.0 - 15€
- Tinha umas colunas de 200€ 2.1 THX no PC, de quando o PC era onde via filmes televisão e ouvia música, avariaram e vieram estas, que são mais bonitas e minimalistas e foram quase dadas numa promo da worten. Não se comparam às outras mas para o que eu as uso mais que chegam e não são totalmente ruins.

Webcam - Logitech Brio 4k - 90€
- Vendi algumas peças na tal loja de usados do meu pc antigo e fiquei com cerca de 100 euros em saldo deles, aproveitei para comprar isto. É top para o uso que lhe dou. Mt melhor d que a solução que usava que era o meu Note 3 com a APP DroidCAM instalada.

Plantas - Variadas LIDL
- Plantinhas que aguentam pouca luminosidade, a lingua da sogra e a ficus elastica

Desumidificador - NEDIS WIFI 20L Dia - 189€
- Tive um ataque de mofo aqui no escritório o verão passado, para combater essa situação tive de investir nisto

Purificador AR - COWAY Air MEGA JET - 165€
- Depois do ataque de mofo fiquei paranóico com a qualidade do ar, visto passar aqui mt tempo enfiado.
 
Última edição:
Já não postava aqui há algum tempo, mas ultimamente tenho-me focado em melhorar este espaço por trabalhar muitas vezes remotamente e passar aqui cada vez mais horas.

Desktop debaixo da secretária + portátil da empresa debaixo da desk shelf a alimentar um LG 34WN780 + um monitor portátil 16" 2K (que utilizo como monitor fixo, nunca sai, apenas foi a solução encontrada porque procurava um monitor com estas dimensões e boa resolução).

mGWrAs6.jpeg
Acho de um bom gosto top :) Minimalista, requintado, espetacular!
 

Nop, já montei dezenas falando apenas dos ryzen 3000 para cima e muito mais para baixo disso, boas maquinas, apenas não ;)

6.4ghz?! :n1qshok: Golden sample + chiller?

Edit: Isso não pode ser all core. Deve ser single core...
Agora só te falta a z790 apex encore.

Não uso chiller tenho radiador moora 3 d5 etc e esta delided, sim é single core all core é 5.9 a 6.1, ainda estou a afinar bem isto.

Relativamente a board não me parece a minha é Z690 extreme é golden sample

cheers
 
Nop, já montei dezenas falando apenas dos ryzen 3000 para cima e muito mais para baixo disso, boas maquinas, apenas não ;)



Não uso chiller tenho radiador moora 3 d5 etc e esta delided, sim é single core all core é 5.9 a 6.1, ainda estou a afinar bem isto.

Relativamente a board não me parece a minha é Z690 extreme é golden sample

cheers

Mesmo assim, 6ghz all core muito bom.

Z690 extreme tem 4 slots e é z690. Nem sei como é que consegues 7200mhz... Apex easy 8000+mhz.
 
Mesmo assim, 6ghz all core muito bom.

Z690 extreme tem 4 slots e é z690. Nem sei como é que consegues 7200mhz... Apex easy 8000+mhz.

Se fores aos foruns da especialidade vês tens alguns modelos de batchs diferentes, não é um ponto certo é preciso ter alguma sorte,

e apex não é easy depende de varios fatores as Z690 tinham varios stresses, batch de 2022 fevereiro eram melhores, a branca na maioria das vezes sim mas ha casos que não, como disse se procurares vês o que digo, o que tenho visto é que na minha board Xmp com alguma afinação funcionam sem problemas, relativamente a overclock é uma questão de perder algum tempo consigo neste kit mais de 7400 mas tambem é um A die muito muito bom e por ex na Z790 hero consigo 8000 com menos voltagens que nesta Z690 mas com os timmings que tenho e 7400 acho que é o ideal para mim.

relativamente a 6ghz all core desde que tires o tempo necessario e tenhas um chip razoavel e não te assustes e perceberes não é nada do outro mundo, este 14900K é mais fresco em delid vs o meu 13900k as mesmas frequencias e com as mesmas voltagens como disse ainda estou afinar isto.

mas já chega de offtopic

cheers
 
serei só eu...ou ha por aqui mais alguém que já se consou de ver as caixas PC em cima das mesas?

prefiro ver a mesa limpa de artefactos
Possivelmente, o meu post foi um dos que te levou a dizer isso. Primeira x que tenho o PC em cima da mesa, eu queria um pc com excelente airflow para poder ter as ventoinhas mt silenciosas. Esta caixa custo/beneficio era top, mas tem janela. Acho que ficou giro, o branco no meio da escuridão, investi cerca de 30e a mais para experimentar ter um rgb minimalista, logo foi para cima da mesa ahah. Mas se tivesse um caixote sem janela, tinha ido para o chão como os outros todos.
 
Back
Topo