• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

Sigma primeiro espremer o que aqui esta, ainda tem muito para dar :)
Que tal estão as temperaturas? Reparei que não tens nenhuma fan a fazer o ar sair.
Também reparei que a fonte está virada com a ventoinha para cima, normalmente coloca-se ao contrário, mas também admito que não sei se terá alguma consequência da maneira que está. O cooler também não se costuma pôr assim, mas uma vez mais, não serei a melhor pessoa para dizer que "deves mesmo trocar" ou se é indiferente.
 
Flex esta fresquinho :)
A caixa é grande o suficiente, o cooler tem capacidade para o OC e o CPU ja fez delid.
A fonte esta assim por estar em modo passivo, sem grande carga a ventoinha nao trabalha e o calor sobe.
 
Boa pergunta! Sempre tive receio de ter feito o pc sem ventoinha de trás para extrair o ar (na realidade mandei vir as peças e só depois de montado pensei... "ups, sem fan atrás"), mas aparentemente tenho sempre as temperaturas controladas (tenho 2 fans à frente e o cooler, nada mais). A caixa de facto também é espaçosa (Phanteks Eclipse P360A). É "obrigatório" ter fan atrás ou se está bem posso manter?
 
Boa pergunta! Sempre tive receio de ter feito o pc sem ventoinha de trás para extrair o ar (na realidade mandei vir as peças e só depois de montado pensei... "ups, sem fan atrás"), mas aparentemente tenho sempre as temperaturas controladas (tenho 2 fans à frente e o cooler, nada mais). A caixa de facto também é espaçosa (Phanteks Eclipse P360A). É "obrigatório" ter fan atrás ou se está bem posso manter?
Tendo as ventoinhas intake e menos ou nenhuma exhaust(assumindo mesmas velocidades e mesmo nível de obstrução, geralmente na frente tem mais obstrução, por causa do painel ou de filtros) cria pressão positiva e força o ar a sair, desde que a caixa tenha aberturas. Ter uma fan na traseira geralmente ajuda a esse ar a sair, não é obrigatório, podes experimentar colocar uma dessas na traseira para ver se há diferença(ainda assim duas intake devem ser melhor). Se as temperaturas estão boas não precisas de colocar fan só porque sim.
 
Este sistema está quase em upgrade permanente.
Começou com um Ryzen 2600 + MSI B450 + 2*8GB DDR4, Corsair 550W e um monitor de 24' em 2018. Em 2019 levou uma RX570 ( tinha uma HD 7770 só para dar imagem acho )
Em 2020 levou uma 5700 e um monitor de 34' UW1440p. Esta configuração "base" durou dois anos ( fui acrescentando discos e um NVME )

Em 2022 troquei o Ryzen 2600 para um 5700x e Gskill 2*16GB DDR4 3600MHz
Em Novembro de 2023 troquei a 5700 para uma 7900 XT e uma Seasonic 850W.

Pelo meio devo ter trocado ventoinhas. As peças antigas geralmente são vendidas ou vão para segundo sistema. A board continua a original ( update de BIOS para suportar este CPU )


A caixa é uma fractal Meshify que dura desde 2019 também. O vidro é escurecido, pelo qual não se vê muito para dentro. Apenas tenho uma fita de leds sempre da mesma cor ( geralmente vermelho ).

Foto: https://ibb.co/JvRzh2h

Sim, tenho 2mm entre a gráfica e a ventoinha. A nível de temperaturas, apesar de só ter uma a tirar, nada de especial. Configuração virada para silêncio. CPU não costuma passar dos 60ºC e gráfica nos 70ºC a jogar.
 
O meu novo menino, componentes na assinatura:
1704402406707.jpg
 
De volta ao continente de volta ao pc fixo (nos Açores só tinha o portátil).
Aqui ficam umas fotos do PC que tenho agora comigo. Comprei-o já há uns bons meses ao @nilo123 e entretanto já lhe alterei alguns componentes. Todas as informações estão na assinatura.

1.jpg


20231216-121428.jpg


20231216-112637.jpg


20231125-002216.jpg


IMG-20240117-WA0027.jpg


Ps. Não, não tenho nenhuma luz roxa, é das fotos fica assim 😅
 
Última edição:
Boas,

Com a chegada de uma criança "perdi" (com todo o gosto) o espeço de escritório que tinha em casa.
Seguem as fotos do setup de home office/gaming setup que consegui montar na sala.
Está já funcional, mas numa fase ainda de desenvolvimento, portanto qualquer crítica ou sugestão, serão bem vindas.

 
Boas,

Com a chegada de uma criança "perdi" (com todo o gosto) o espeço de escritório que tinha em casa.
Seguem as fotos do setup de home office/gaming setup que consegui montar na sala.
Está já funcional, mas numa fase ainda de desenvolvimento, portanto qualquer crítica ou sugestão, serão bem vindas.


O que estás a achar desse teclado da montech? E o que achas das keycaps?

EDIT: Estás a correr MacOS no pc pessoal?

:beerchug:
 
Boas,
Em relação ao Montech, estou a gostar. mas é o meu primeiro teclado mecânico, portanto não tenho base de comparação.

Em relação ao OS, é apenas uma app que me deixa customizar o o ambiente de trabalho.
 
Resolvi trocar o d15s por outro cooler devido ao peso/tamanho.

Acabei por comprar um Thermalright phantom spirit 120 EVO (45€). É mais pequeno e ligeiramente mais leve que o d15s mas mesmo assim continua a ser um pouco grande/pesado. A minha board já não está bem direita por ter levado com o peso do d15s durante 2 anos.
Ainda pensei em comprar 360mm AIO. O arctic lf3 ~80€ bate na gráfica (38mm thick), Thermalright frozen edge 360mm ~70€, mas não sei como é a pump em termos de reliability...

Edit: Após uso mais extensivo, é claramente melhor que o d15s no meu setup. ~5ºC a menos com menos ruido.
Com o d15s só usava uma ventoinha. A segunda ventoinha tinha de ser de 120mm max para não bater no vidro da caixa e deixava a ram muito quente em jogos. O PS120 não tem esse problema com a segunda ventoinha, a ram até está mais fresca.



PfbCA2J.jpeg


Noctua d15s 1x stock fan ~1200rpm
w3YPlhp.png



PS120 EVO 2x stock TL-K12 ~1400rpm
vtAzBWu.png
 
Última edição:
Normalmente não gosto de RGB, mas neste cooler nem fica mal. Pena não conseguir desligar o rgb da board sem desligar o do cooler, nem por software nem na bios.
Solução económica para bloquear o topo e não colocar tanto stress no pcb da board... Até pintava o cartão, mas como não se vê com o vidro temperado...
X5MsFJU.jpeg
 
Ora, nova aquisição para o escritorio!
Comprei recentemente nos classificados uma RTX A2000 para usar num lenovo SFF antigo com um i5-6500. A verdade é que é grafica a mais e cpu a menos para jogos recentes.
Como tenho agora destino para o lenovo antigo, encontrei um Asus D500SD com um i5-12400 por 433€ na amazon e aproveitei para renovar o meu pc gaming no trabalho! :D Vem com o win11 Pro original que necessito aqui.
Comprei logo mais 8Gb de ram da Crucial por 13€ e funcionou impecavel. 16Gb ram 3200mhz em dual-channel num sff de escritorio.
A fonte é de 300watts, muito mais que suficiente para esta grafica. A maioria dos SFF só têm 180W e não cabe lá estas graficas.

asus-d500sd-with-12400-and-rtx-a2000-v0-3e6d79kd0coc1.jpg

asus-d500sd-with-12400-and-rtx-a2000-v0-sczravpe0coc1.jpg

asus-d500sd-with-12400-and-rtx-a2000-v0-49ekjlgcqboc1.jpg
 
Penso que nunca cheguei a mostrar como está o meu pc fixo secundário atualmente, por isso aqui fica:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg


As especificações de hardware estão no meu perfil, mas deixo aqui também:

Caixa: Fractal Design R4 window
Fonte: Corsair RM850
CPU: Intel i3 10100F 3.60Ghz
Cooler: Nox H-120 (ARGB)
Board: MSI Z490-A PRO
RAM: Crucial Bal. 16GB 3200mhz RGB
Gráfica: Gigabyte 980Ti G1 Gaming 6GB
SSD: WD Blue SN550 1TB
SSD 2: KingDian S280 1TB
Fan 1: Aerocool DS 14CM (Blue Led)
Fan 2: Aerocool DS 14CM (Blue Led)
Fan 3: Fractal Prisma AL-14 (RGB)
Fan 4: Nox Hummer X140 (ARGB)

Aproveito também pra fazer uma questão. A orientação do AIO está correta? Os tubos não deveriam estar para baixo e não para cima?

Foi o último update que fiz ao pc e, infelizmente, como tenho andado sem tempo pedi montagem numa loja e assim aproveitei e também limparam todos os componentes. Porém, pelo que pesquisei na internet acho que a orientação do AIO está incorreta. Acho que os tubos deveriam estar para baixo e não para cima, mas não consegui chegar a uma conclusão direta sobre a montagem de um AIO 120MM na parte traseira da caixa, por isso se alguém me souber responder agradeço. Acho que até esteticamente ficaria melhor.
 
Penso que nunca cheguei a mostrar como está o meu pc fixo secundário atualmente, por isso aqui fica:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg


As especificações de hardware estão no meu perfil, mas deixo aqui também:

Caixa: Fractal Design R4 window
Fonte: Corsair RM850
CPU: Intel i3 10100F 3.60Ghz
Cooler: Nox H-120 (ARGB)
Board: MSI Z490-A PRO
RAM: Crucial Bal. 16GB 3200mhz RGB
Gráfica: Gigabyte 980Ti G1 Gaming 6GB
SSD: WD Blue SN550 1TB
SSD 2: KingDian S280 1TB
Fan 1: Aerocool DS 14CM (Blue Led)
Fan 2: Aerocool DS 14CM (Blue Led)
Fan 3: Fractal Prisma AL-14 (RGB)
Fan 4: Nox Hummer X140 (ARGB)

Aproveito também pra fazer uma questão. A orientação do AIO está correta? Os tubos não deveriam estar para baixo e não para cima?

Foi o último update que fiz ao pc e, infelizmente, como tenho andado sem tempo pedi montagem numa loja e assim aproveitei e também limparam todos os componentes. Porém, pelo que pesquisei na internet acho que a orientação do AIO está incorreta. Acho que os tubos deveriam estar para baixo e não para cima, mas não consegui chegar a uma conclusão direta sobre a montagem de um AIO 120MM na parte traseira da caixa, por isso se alguém me souber responder agradeço. Acho que até esteticamente ficaria melhor.
Boas,

Sim, deves rodar o radiador para os tubos ficarem na parte de baixo!

Cumps, Wolf
 
Back
Topo