Fica aqui mais um testamento sobre a situação do Traffic Shaping da netrabo.
Depois de contactar por e-mail um no dia 18-10-2007 com indicação que teria resposta em 72 horas sendo que o mesmo nunca chegou a ser respondido antes do dia 31-10-2007(temos que nos juntar todos e oferecer umas centenas de relógios de parede, um para cada sala la do edificio da netcaca) sendo que passado estas 72 horas e uma vez que teria o e-mail da supervisão decidi enviar novamente a situação por e-mail para a supervisão(duas vezes para conseguir obter resposta).
Deixo um pequeno excerto do texto especialmente na parte mais importante, nomeadamente no problema P2P.
"Vejamos então o seguinte, neste momento onde me encontro tenho instalado o WinXP SP2 em PT com todas as actualizações efectuadas,apesar de já ter experimentado tanto em Ubuntu como em MAC OSX para x86 e a situação mantém-se, ligo-me através de um Router Linksys WRT54GC adquirido numa das vossas lojas e como será óbvio já experimentei apenas com o vosso modem mais precisamente o Thomson TCM425 ligado directamente ao computador podendo ser alguma situação de configuração
Como software de antivirus tenho o nod32 com as opções do IMON e AMON correctamente configuradas, nomeadamente no excluir bloqueio do site ou servidor em questão e abertura de porta para ligação.
A nivel de firewall tinha a Zone Alarm PRO, pelo que para motivos de teste desinstalei a mesma, seguido de uma limpeza da pasta da mesma/registro do windows para garantir que não haveria nenhuma configuração a "estrovar", mantendo apenas a firewall do windows desactivada tanto no centro de segurança como nos serviços do Win.
Mais uma vez tentei fazer alguns updates ao jogo (WoW) mas não passa dos 30Kb's enquanto que há pouco mais de um mês estaria a funcionar até um máximo de 700Kb's.
E quem fala do jogo fala de programas, nomeadamente o Adobe Photoshop CS2 ou o After Effects que utilizam o protocolo P2P para transferência de dados assim como o WoW para garantir uma maior velocidade de transferência dos mesmo uma vez que a largura de banda disponibilizada pela mesma(Adobe) é bastante pequena dai haver esta partilha entre utilizadores do mesmo.
E isto já para não falar do tão famoso Bittorrent que esse foi exprimido até não puderem mais e só não o bloquearam porque senão ai sim ficavam sem clientes."
A resposta a este e-mail veio passado as supostas 72 horas do primeiro e-mail com a indicação mais esclarecedora que qualquer pessoa poderia receber.
"Estimado Cliente,
Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que a situação se encontra em análise e merecerá a nossa melhor atenção.
Contactá-lo-emos em breve."
O mais engraçado é que depois de uma semana contactou-me uma rapariga com uma vozinha toda queridinha como se fosse para suavizar a situação
"ai e tal vamos fazer uns testes" sendo que os mesmos são os que fizeram sempre netstat e download no site da netcabo.
ai perguntei se teriam sequer recebido algum dos 3 emails ao que responderam que sim, dai estarem a contactar, e quando mais uma vez voltei a explicar o problema vieram-me com a resposta "so garantimos velocidades dentro da rede netcabo" pelo que saiu a resposta guardada á já algum tempo "pago 35€ pelo pacote megaplus neste caso segundo o seu espectacular raciocionio para abrir o email e a pagina da tvcabo certo?"
Nessa altura acrescentou como quem nem sequer teve tempo para pensar "paginas da netcabo e do dominio .pt"
Disse que de facto se fosse assim poderia fechar a avaria pela qual me estaria a contactar pois não teria sido isso que reportei.
Liguei para a rescisão directamente, la disseram que o problema era meu e que se quisesse passavam a chamada para um departamento "Pcmedic" pelo que acedi desde que me resolvessem o problema, neste departamento que nao passa de uma linha de apoio tecnico prestado a netcabo, o proprio assistente indicou que o meu pc estava optimo depois de lhe explicar a situação e que o problema e da netcabo mas eles nao queriam admitir.
Mais uma vez para a rescisão disseram que iriam encaminhar a situação mais uma vez, para empatar, e nao tinha passado meia hora ja estava um marmelo a contactar-me a indicar que era do departamento tecnico(muito possivelmente seria ou o supervisor daquela area da rescisao) e depois de tanto tempo disse-me o que queria ouvir e que ja deveria ter sido dito a todos os clientes
"Senhor xxxxxx xxxxx de facto quanto á situação reportada verifica-se de facto que se trata de trafic shaping sendo que este não é de qualquer forma ilegal, sendo apenas uma forma de manter-mos as velocidades de navegação em paginas Web igual para todos os clientes, e uma vez que existe um aumento de novos clientes vimo-nos obrigados a efectuar este tipo de gerenciamento de trafego sendo que estaria a causar um elevado congestionamento da rede"
acrescentou ainda e é por esta parte que estou a pensar rescindir
"Estamos neste momento a efectuar alterações a nível de ligações não só de Pontos de Distribuição mas também a nível de servidores de routing e ligação de zonas de modo a suportar novas velocidades e tecnologias nomeadamente fibra optica, desta forma e depois destas melhorias serem efectuadas o Traffic shaping será automaticamente suspenso, o prazo que temos é para o principio do ano que vem sendo que poderá demorar mais algum tempo nao tendo prazo conclusivo"