NetCabo (problemas?) Trafic Shaping?

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Não faz directamente, mas faz indirectamente, a analise de pacotes é instantanea??? Não me parece, logo por tabela o TS afecta todo o tipo de ligações.

O exemplo é ver videos no Youtube, é apenas uma ligação, e no entanto após a netcabo ter começado com o TS está muito mais lento.


As maravilhas do equipamento da nortel.... a análise é imediata.....
Essa lentidão que dizes provavelmente tb relacionada com o facto da tvc ja n fazer parte da PT o que levou a marconi a apertar a torneira... (leia-se so tens a banda que pagas...)

edit: o que os leva a apertar o cinto a toda a malta...
 
POr acaso acompanho essa "novela" nos USA...

Foram feitas experiências, entre vários users que tentaram estabelecer troce de ficheiros específicos, com esse ISP.

Por A+B, partes dos pacotes nao chegaram ao destino, provando e desmentindo, a aplicação de TS por parte desse ISP...

Comcast:

http://consumerist.com/consumer/lea...rrent-internal-talking-points-memo-315791.php

Insiders e a utilização dum empresa Sandine, para bloquear tráfego P2P:

http://consumerist.com/consumer/ins...-bittorrent-throttling-to-sandvine-315802.php


Resumindo:

Acho que há muita gente que seria feliz, e de certeza não se importa, de estar a usar a ONI um ano atrás.....

Deixem-se de hipocrisias.....:D

O ISP deve ter condições para fornecer um serviço completo.

O bom ou mau uso do mesmo, pertence à consciência de cada um.
OU agora os ISP`s vão virar vigilantes?

Daqui ha pouco, toda a gente sabe tudo de toda a gente....

Entrámos num caminho muito escorregadio......

Cumps,
 
POr acaso acompanho essa "novela" nos USA...

Foram feitas experiências, entre vários users que tentaram estabelecer troce de ficheiros específicos, com esse ISP.

Por A+B, partes dos pacotes nao chegaram ao destino, provando e desmentindo, a aplicação de TS por parte desse ISP...

Comcast:

http://consumerist.com/consumer/lea...rrent-internal-talking-points-memo-315791.php

Insiders e a utilização dum empresa Sandine, para bloquear tráfego P2P:

http://consumerist.com/consumer/ins...-bittorrent-throttling-to-sandvine-315802.php


Resumindo:

Acho que há muita gente que seria feliz, e de certeza não se importa, de estar a usar a ONI um ano atrás.....

Deixem-se de hipocrisias.....:D

O ISP deve ter condições para fornecer um serviço completo.

O bom ou mau uso do mesmo, pertence à consciência de cada um.
OU agora os ISP`s vão virar vigilantes?

Daqui ha pouco, toda a gente sabe tudo de toda a gente....

Entrámos num caminho muito escorregadio......

Cumps,

Ou seja, ha 10 pessoas num nó da netcabo, se 9 delas forem download-ó-compulsivos o decimo que se amanhe, apesar de pagar o mesmo que os outros 9 esta lixado pq tem menos largura de banda...
 
POr acaso acompanho essa "novela" nos USA...

Foram feitas experiências, entre vários users que tentaram estabelecer troce de ficheiros específicos, com esse ISP.

Por A+B, partes dos pacotes nao chegaram ao destino, provando e desmentindo, a aplicação de TS por parte desse ISP...

Comcast:

http://consumerist.com/consumer/lea...rrent-internal-talking-points-memo-315791.php

Insiders e a utilização dum empresa Sandine, para bloquear tráfego P2P:

http://consumerist.com/consumer/ins...-bittorrent-throttling-to-sandvine-315802.php


Resumindo:

Acho que há muita gente que seria feliz, e de certeza não se importa, de estar a usar a ONI um ano atrás.....

Deixem-se de hipocrisias.....:D

O ISP deve ter condições para fornecer um serviço completo.

O bom ou mau uso do mesmo, pertence à consciência de cada um.
OU agora os ISP`s vão virar vigilantes?

Daqui ha pouco, toda a gente sabe tudo de toda a gente....

Entrámos num caminho muito escorregadio......

Cumps,
A história da Comcast é ligeiramente diferente, e os problemas da net neutrality também o são.

A Comcast enviava pacotes "bogus" para lixar ligações, coisa muito diferente de prioritizar o tráfego (QoS normal).
A história da net neutrality tem muito pouco a ver com pirataria e mais a ver com censura, aliás o caso que trouxe de novo as coisas há baila foi mesmo o da AT&T e do concerto dos Pearl Jam.

Um ISP tem TODO o direito de gerir o tráfego na sua rede interna como quiser, dando prioridade ao que achar melhor. Em relação ás redes, repito, esperem até ao MPLS ou ao PBT-B estar disseminado e então aí o pessoal dos sacanços até vai chorar sangue.
 
Pelo que andei a ler, e pelo que percebi, essas tecnologias fazem com que seja necessário estabelecer conexão/autenticação entre dois pontos finais de uma dada rede antes de ser enviada informação, por oposição ao esquema actual, em que a informação é enviada sem informação se do outro lado está alguém para a receber.

Logo, o impacto para o P2P é que de repente, visto que há um tracking paralelo do estabelecimento da ligação e do que está a ser transmitido, é possível identificar exactamente e no momento o quem, quando e o quê da ligação. A partir daí tira-se rapidamente conclusões...

Se estiver a dizer asneira, alguém que avise :D
 
Pelo que andei a ler, e pelo que percebi, essas tecnologias fazem com que seja necessário estabelecer conexão/autenticação entre dois pontos finais de uma dada rede antes de ser enviada informação, por oposição ao esquema actual, em que a informação é enviada sem informação se do outro lado está alguém para a receber.

Logo, o impacto para o P2P é que de repente, visto que há um tracking paralelo do estabelecimento da ligação e do que está a ser transmitido, é possível identificar exactamente e no momento o quem, quando e o quê da ligação. A partir daí tira-se rapidamente conclusões...

Se estiver a dizer asneira, alguém que avise :D



Muda-se de ISP........

Ou a ONI estava em alta??:D

Tão simples como isso.......
 
Muda-se de ISP........

Ou a ONI estava em alta??:D

Tão simples como isso.......
A ONI foi o primeiro operador em PT a ter uma rede full MPLS. O seguinte é a Clix, não se se admirem de as coisas com a Clix ficarem iguais ás da Oni daqui a uns tempos. A estratégia deles de captar clientes tem estado a funcionar bem, depois da cota que eles querem ser atingida, puff, fez-se o chocapic.

Em relação ao MPLS e ao PBT-B de um modo muito geral são tecnologias de "substituição" (na realidade são coisas um bocado diferentes, porque uma acrescenta funcionalidades extra e outra funciona numa layer intermédia, mas para a explicação considerem-se semelhantes) da tecnologia ethernet, que permitem uma segmentação de rede muito mais apurada e com isso uma engenharia de tráfego muito complexa. Isto é uma descrição muito genérica e não completamente correcta mas deve dar para perceberem
 
Fica aqui mais um testamento sobre a situação do Traffic Shaping da netrabo.

Depois de contactar por e-mail um no dia 18-10-2007 com indicação que teria resposta em 72 horas sendo que o mesmo nunca chegou a ser respondido antes do dia 31-10-2007(temos que nos juntar todos e oferecer umas centenas de relógios de parede, um para cada sala la do edificio da netcaca) sendo que passado estas 72 horas e uma vez que teria o e-mail da supervisão decidi enviar novamente a situação por e-mail para a supervisão(duas vezes para conseguir obter resposta).

Deixo um pequeno excerto do texto especialmente na parte mais importante, nomeadamente no problema P2P.

"
Vejamos então o seguinte, neste momento onde me encontro tenho instalado o WinXP SP2 em PT com todas as actualizações efectuadas,apesar de já ter experimentado tanto em Ubuntu como em MAC OSX para x86 e a situação mantém-se, ligo-me através de um Router Linksys WRT54GC adquirido numa das vossas lojas e como será óbvio já experimentei apenas com o vosso modem mais precisamente o Thomson TCM425 ligado directamente ao computador podendo ser alguma situação de configuração

Como software de antivirus tenho o nod32 com as opções do IMON e AMON correctamente configuradas, nomeadamente no excluir bloqueio do site ou servidor em questão e abertura de porta para ligação.

A nivel de firewall tinha a Zone Alarm PRO, pelo que para motivos de teste desinstalei a mesma, seguido de uma limpeza da pasta da mesma/registro do windows para garantir que não haveria nenhuma configuração a "estrovar", mantendo apenas a firewall do windows desactivada tanto no centro de segurança como nos serviços do Win.

Mais uma vez tentei fazer alguns updates ao jogo (WoW) mas não passa dos 30Kb's enquanto que há pouco mais de um mês estaria a funcionar até um máximo de 700Kb's.

E quem fala do jogo fala de programas, nomeadamente o Adobe Photoshop CS2 ou o After Effects que utilizam o protocolo P2P para transferência de dados assim como o WoW para garantir uma maior velocidade de transferência dos mesmo uma vez que a largura de banda disponibilizada pela mesma(Adobe) é bastante pequena dai haver esta partilha entre utilizadores do mesmo.

E isto já para não falar do tão famoso Bittorrent que esse foi exprimido até não puderem mais e só não o bloquearam porque senão ai sim ficavam sem clientes."



A resposta a este e-mail veio passado as supostas 72 horas do primeiro e-mail com a indicação mais esclarecedora que qualquer pessoa poderia receber.

"Estimado Cliente,

Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que a situação se encontra em análise e merecerá a nossa melhor atenção.

Contactá-lo-emos em breve."

O mais engraçado é que depois de uma semana contactou-me uma rapariga com uma vozinha toda queridinha como se fosse para suavizar a situação

"ai e tal vamos fazer uns testes" sendo que os mesmos são os que fizeram sempre netstat e download no site da netcabo.

ai perguntei se teriam sequer recebido algum dos 3 emails ao que responderam que sim, dai estarem a contactar, e quando mais uma vez voltei a explicar o problema vieram-me com a resposta "so garantimos velocidades dentro da rede netcabo" pelo que saiu a resposta guardada á já algum tempo "pago 35€ pelo pacote megaplus neste caso segundo o seu espectacular raciocionio para abrir o email e a pagina da tvcabo certo?"

Nessa altura acrescentou como quem nem sequer teve tempo para pensar "paginas da netcabo e do dominio .pt"

Disse que de facto se fosse assim poderia fechar a avaria pela qual me estaria a contactar pois não teria sido isso que reportei.

Liguei para a rescisão directamente, la disseram que o problema era meu e que se quisesse passavam a chamada para um departamento "Pcmedic" pelo que acedi desde que me resolvessem o problema, neste departamento que nao passa de uma linha de apoio tecnico prestado a netcabo, o proprio assistente indicou que o meu pc estava optimo depois de lhe explicar a situação e que o problema e da netcabo mas eles nao queriam admitir.

Mais uma vez para a rescisão disseram que iriam encaminhar a situação mais uma vez, para empatar, e nao tinha passado meia hora ja estava um marmelo a contactar-me a indicar que era do departamento tecnico(muito possivelmente seria ou o supervisor daquela area da rescisao) e depois de tanto tempo disse-me o que queria ouvir e que ja deveria ter sido dito a todos os clientes

"Senhor xxxxxx xxxxx de facto quanto á situação reportada verifica-se de facto que se trata de trafic shaping sendo que este não é de qualquer forma ilegal, sendo apenas uma forma de manter-mos as velocidades de navegação em paginas Web igual para todos os clientes, e uma vez que existe um aumento de novos clientes vimo-nos obrigados a efectuar este tipo de gerenciamento de trafego sendo que estaria a causar um elevado congestionamento da rede"

acrescentou ainda e é por esta parte que estou a pensar rescindir

"Estamos neste momento a efectuar alterações a nível de ligações não só de Pontos de Distribuição mas também a nível de servidores de routing e ligação de zonas de modo a suportar novas velocidades e tecnologias nomeadamente fibra optica, desta forma e depois destas melhorias serem efectuadas o Traffic shaping será automaticamente suspenso, o prazo que temos é para o principio do ano que vem sendo que poderá demorar mais algum tempo nao tendo prazo conclusivo"
 
O apoio ao cliente da netcabo é o que se sabe.. :P por acaso no wow estou com uma velocidades muito manhosas, estou sempre a jogar em amarelo e vermelho :sad:
 
Fica aqui mais um testamento sobre a situação do Traffic Shaping da netrabo.

Depois de contactar por e-mail um no dia 18-10-2007 com indicação que teria resposta em 72 horas sendo que o mesmo nunca chegou a ser respondido antes do dia 31-10-2007(temos que nos juntar todos e oferecer umas centenas de relógios de parede, um para cada sala la do edificio da netcaca) sendo que passado estas 72 horas e uma vez que teria o e-mail da supervisão decidi enviar novamente a situação por e-mail para a supervisão(duas vezes para conseguir obter resposta).

Deixo um pequeno excerto do texto especialmente na parte mais importante, nomeadamente no problema P2P.

"
Vejamos então o seguinte, neste momento onde me encontro tenho instalado o WinXP SP2 em PT com todas as actualizações efectuadas,apesar de já ter experimentado tanto em Ubuntu como em MAC OSX para x86 e a situação mantém-se, ligo-me através de um Router Linksys WRT54GC adquirido numa das vossas lojas e como será óbvio já experimentei apenas com o vosso modem mais precisamente o Thomson TCM425 ligado directamente ao computador podendo ser alguma situação de configuração

Como software de antivirus tenho o nod32 com as opções do IMON e AMON correctamente configuradas, nomeadamente no excluir bloqueio do site ou servidor em questão e abertura de porta para ligação.

A nivel de firewall tinha a Zone Alarm PRO, pelo que para motivos de teste desinstalei a mesma, seguido de uma limpeza da pasta da mesma/registro do windows para garantir que não haveria nenhuma configuração a "estrovar", mantendo apenas a firewall do windows desactivada tanto no centro de segurança como nos serviços do Win.

Mais uma vez tentei fazer alguns updates ao jogo (WoW) mas não passa dos 30Kb's enquanto que há pouco mais de um mês estaria a funcionar até um máximo de 700Kb's.

E quem fala do jogo fala de programas, nomeadamente o Adobe Photoshop CS2 ou o After Effects que utilizam o protocolo P2P para transferência de dados assim como o WoW para garantir uma maior velocidade de transferência dos mesmo uma vez que a largura de banda disponibilizada pela mesma(Adobe) é bastante pequena dai haver esta partilha entre utilizadores do mesmo.

E isto já para não falar do tão famoso Bittorrent que esse foi exprimido até não puderem mais e só não o bloquearam porque senão ai sim ficavam sem clientes."



A resposta a este e-mail veio passado as supostas 72 horas do primeiro e-mail com a indicação mais esclarecedora que qualquer pessoa poderia receber.

"Estimado Cliente,

Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que a situação se encontra em análise e merecerá a nossa melhor atenção.

Contactá-lo-emos em breve."

O mais engraçado é que depois de uma semana contactou-me uma rapariga com uma vozinha toda queridinha como se fosse para suavizar a situação

"ai e tal vamos fazer uns testes" sendo que os mesmos são os que fizeram sempre netstat e download no site da netcabo.

ai perguntei se teriam sequer recebido algum dos 3 emails ao que responderam que sim, dai estarem a contactar, e quando mais uma vez voltei a explicar o problema vieram-me com a resposta "so garantimos velocidades dentro da rede netcabo" pelo que saiu a resposta guardada á já algum tempo "pago 35€ pelo pacote megaplus neste caso segundo o seu espectacular raciocionio para abrir o email e a pagina da tvcabo certo?"

Nessa altura acrescentou como quem nem sequer teve tempo para pensar "paginas da netcabo e do dominio .pt"

Disse que de facto se fosse assim poderia fechar a avaria pela qual me estaria a contactar pois não teria sido isso que reportei.

Liguei para a rescisão directamente, la disseram que o problema era meu e que se quisesse passavam a chamada para um departamento "Pcmedic" pelo que acedi desde que me resolvessem o problema, neste departamento que nao passa de uma linha de apoio tecnico prestado a netcabo, o proprio assistente indicou que o meu pc estava optimo depois de lhe explicar a situação e que o problema e da netcabo mas eles nao queriam admitir.

Mais uma vez para a rescisão disseram que iriam encaminhar a situação mais uma vez, para empatar, e nao tinha passado meia hora ja estava um marmelo a contactar-me a indicar que era do departamento tecnico(muito possivelmente seria ou o supervisor daquela area da rescisao) e depois de tanto tempo disse-me o que queria ouvir e que ja deveria ter sido dito a todos os clientes

"Senhor xxxxxx xxxxx de facto quanto á situação reportada verifica-se de facto que se trata de trafic shaping sendo que este não é de qualquer forma ilegal, sendo apenas uma forma de manter-mos as velocidades de navegação em paginas Web igual para todos os clientes, e uma vez que existe um aumento de novos clientes vimo-nos obrigados a efectuar este tipo de gerenciamento de trafego sendo que estaria a causar um elevado congestionamento da rede"

acrescentou ainda e é por esta parte que estou a pensar rescindir

"Estamos neste momento a efectuar alterações a nível de ligações não só de Pontos de Distribuição mas também a nível de servidores de routing e ligação de zonas de modo a suportar novas velocidades e tecnologias nomeadamente fibra optica, desta forma e depois destas melhorias serem efectuadas o Traffic shaping será automaticamente suspenso, o prazo que temos é para o principio do ano que vem sendo que poderá demorar mais algum tempo nao tendo prazo conclusivo"

tou a passar pelo mesmo k tu e pior ainda, a minha ligaçao cai de noite, e fica down ate de manha. falei com todas as pessoas do predio, o problema é geral, falei com pessoas da rua e tambem o tem. aparentemente isto acontece a partir das 21/22h quando mais gente ta a ver tv, fico sem powerbox e tudo.
e nao posso cancelar contrato pk mesmo eles a prestar um mau serviço, nao fiz um ano, de cliente... vou no segundo mes...
ha coisas fantasticas nao ha?
 
tou a passar pelo mesmo k tu e pior ainda, a minha ligaçao cai de noite, e fica down ate de manha. falei com todas as pessoas do predio, o problema é geral, falei com pessoas da rua e tambem o tem. aparentemente isto acontece a partir das 21/22h quando mais gente ta a ver tv, fico sem powerbox e tudo.
e nao posso cancelar contrato pk mesmo eles a prestar um mau serviço, nao fiz um ano, de cliente... vou no segundo mes...
ha coisas fantasticas nao ha?

Podes cancelar, sim. A partir do momento em que têm avarias reportadas pelo cliente e não resolvidas após 48h, tens todos os argumentos legais para cancelar o serviço por motivos técnicos, mesmo que não tenha passado o período de fidelização, sem teres que pagar o resto dos meses que faltem para o fim desse período.
 
ja se sabia que eles fazem ts agressivo em zonas que estão em manutenção.
na minha zona (carcavelos) estivemos esganados durante 1 mes +- mas agora está bom e recomenda-se....:003:
 
Ou é dos bugs ou o ts ficou mais esperto, já nem encriptado se aguenta muito tempo. Tou à espera de ver o que fazem no fim de dezembro, continuando este ts se acabam com a promo do ilimitado e o desconto na mensalidade deixa de compensar e tenho mesmo de procurar outro isp.
 
Podes cancelar, sim. A partir do momento em que têm avarias reportadas pelo cliente e não resolvidas após 48h, tens todos os argumentos legais para cancelar o serviço por motivos técnicos, mesmo que não tenha passado o período de fidelização, sem teres que pagar o resto dos meses que faltem para o fim desse período.

obrigado pela dica, eles vieram ca ajeitar isto, eu ate abri um thread sobre isso e meti la a explicaçao.
de qualquer forma estou a ver como isto corre nos proximos dias, se nao melhorar a 100% sigo para clix como ja fui cliente deles por 4anos e so mudei porque teve mesmo de ser.
aconselho e recomendo, qualquer ISP nao "publico" ou estatal. empresas publicas = "#$%TYG
 
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