Nova revolução das flores: 2/4/8 mbits

Tafinho disse:
Há uma grande diferença entre a PT abrir as centrais, e os ISPs terem € para investir nessas centrais...

Pensa bem e verás que, pelo menos para as centrais que servem bastante gente, a Oni/Novis têm todo o interesse em activarem essas centrais. Falta de dinheiro para investirem? Se eles não investirem e ganharem volume como vão alguma vez ter lucro? Como vejo a situação, penso que só poderão ter algum lucro se massificarem a coisa. Estarem encolhidos em termos de investimento não os leva a lado nenhum.

Além disso, presumo, que apenas estás a fazer suposições? Onde estão dados concretos sobre o que afirmas (falta de € para investir?)?

O que a PT emperra as coisas é no lancete local. De resto é os ISPs que têm de mexer os rabinhos...

Não sei se escreves "lancete" por gralha ou não mas olha que é "lacete" e não "lancete". Já agora o que entendes por "lacete local"? Parece-me que detecto alguma confusão da tua parte a este respeito.

E claro que a PT emperra as coisas no lacete local. O ponto é exactamente esse. E emperra de duas maneiras:

1. Demora muito tempo a dar as centrais como prontas a instalar equipamentos da concorrência.

2. Quando finalmente a central está aberta e os concorrentes colocaram lá os seus equipamentos, demora muito tempo a passar a linha telefónica para a infraestrutura da concorrência.

Claro que fica sempre bem ao pessoal da Clix/Oni dizer que a culpa é da PT, mesmo que não tenham a mínima informação sobre o que realmente se passa.

E tu tens? Como parece que sim responde:

- Quantas centrais tem a PT com possibilidade de fornecer ADSL?

- E dessas quantas já foram desagregadas?

- E quanto tempo está a PT a levar a desagregar uma linha de um cliente seu para um concorrente?
 
johnzap disse:
Pensa bem e verás que, pelo menos para as centrais que servem bastante gente, a Oni/Novis têm todo o interesse em activarem essas centrais. Falta de dinheiro para investirem? Se eles não investirem e ganharem volume como vão alguma vez ter lucro?

Sendo uma empresa, não podes/deves "atacar" em todo sítio ao mesmo tempo para evitar o efeito "tsunami" que causa graves problemas à infraestrutura subjacente.

johnzap disse:
Além disso, presumo, que apenas estás a fazer suposições? Onde estão dados concretos sobre o que afirmas (falta de € para investir?)?

Ver capital social. E relatório e contas da Sonae.com

johnzap disse:
1. Demora muito tempo a dar as centrais como prontas a instalar equipamentos da concorrência.
2. Quando finalmente a central está aberta e os concorrentes colocaram lá os seus equipamentos, demora muito tempo a passar a linha telefónica para a infraestrutura da concorrência.


São coisas distintas. Uma coisa é a central estar aberta. Outra coisa distinta é o desagregamento da linha. Sei por ex. que a central de odivelas tem fibra da clix há quase 5 meses. Mas ainda não aparece como zona clix.

johnzap disse:
- Quantas centrais tem a PT com possibilidade de fornecer ADSL?
- E dessas quantas já foram desagregadas?

Não faço a mínima ideia. Fazes?

johnzap disse:
- E quanto tempo está a PT a levar a desagregar uma linha de um cliente seu para um concorrente?

Cerca de um mês, pelo que tenho visto.
E quanto tempo esse concorrente demora a activar o serviço tendo a linha desagregada.
Quanto tempo demoram os concorrentes a activar uma linha que nunca teve ADSL?
Quanto tempo demoram os concorrentes a activar uma linha nova, que nunca esteve ligada à PT?
 
Tafinho disse:
Sendo uma empresa, não podes/deves "atacar" em todo sítio ao mesmo tempo para evitar o efeito "tsunami" que causa graves problemas à infraestrutura subjacente.

Contigo, já é de esperar estes cortes para canto. Enfim. Uma empresa não pode atacar em todo o lado? Sabes qual a capacidade das infraestruturas em causa para poderes dizer isso? Mais uma vez, falar por falar.

Ver capital social. E relatório e contas da Sonae.com

E? Já agora a resposta para a Oni é a mesma, presumo?

São coisas distintas. Uma coisa é a central estar aberta. Outra coisa distinta é o desagregamento da linha.

Claro que são coisas diferentes. Primeiro a central tem de estar aberta. Só depois se começam a desagregar linhas.

Não faço a mínima ideia. Fazes?

Pela maneira que falavas tu é que parecias, saber tudo. Daí a minha pergunta.

Cerca de um mês, pelo que tenho visto.

E segundo rezam as crónicas, se for a fazer a operação inversa, deve levar uns 5 dias. É lógico, não é?

E quanto tempo esse concorrente demora a activar o serviço tendo a linha desagregada.

Muito pouco, segundo parece. O tempo de processamento parece ser:

1. Parte burocrática inicial.

2. Espera que a PT desagregue a linha. Normalmente a parte mais demorada do processo.

3. Data para a desagregação: realizada e linha activada nesse dia no novo operador. No meu caso estive para aí um par de horas sem telefone e o ADSL, salvo erro ficou activo nesse dia ou no dia seguinte. Logo, depreendo que a PT removeu o meu cabo e colocou-o no da Oni, que já tinha as coisas preparadas.

Quanto tempo demoram os concorrentes a activar uma linha que nunca teve ADSL?

Em zona Oni, por exemplo? O mesmo que relatei acima. Eu nunca tinha tido ADSL.

Quanto tempo demoram os concorrentes a activar uma linha nova, que nunca esteve ligada à PT?

Continuas a fazer confusões com a questão do lacete local. Não são os concorrentes que activam linhas. Quem activa as linhas é a PT. No caso da Oni tens taxativamente que pedir directamente à PT para te instalar uma linha. No caso do Clix eles fazem isso por ti mas é sempre a PT que trata da instalação da linha. A partir desse momento presumo que seguem os prazos normais. Eventualmente poderá ser mais rápido (no caso da Novis, não da Oni) pois, talvez, a PT ligue directamente a linha ao equipamento da Novis, sem chegar a ligar ao deles.

Vê lá se assentas as ideias sobre o lacete local porque já se falou sobre isto, já tentei explicar como funciona, através de informação obtida junto da própria Novis e continuas a fazer perguntas destas.
 
johnzap disse:
Contigo, já é de esperar estes cortes para canto. Enfim. Uma empresa não pode atacar em todo o lado? Sabes qual a capacidade das infraestruturas em causa para poderes dizer isso? Mais uma vez, falar por falar.

Claro que para ti é falar por falar...
Vamos a um exemplo prático.
Por hipótese um ISP lança um serviço novo a 8Mbps, a servir 1Milhão de possíveis clientes, com um custo associado e imediato, dos quais 10 000 compram o serviço. Desses 10 000, o ritmo de aderência é de 1 000 por mês. Para que tal seja feito, tem de ter perrings que aguentem uma taxa de contenção de 1:20(fictícia), como tal, contrata banda internacional de 40Gbps, das quais 35Gbps estarão às moscas durante pelo menos 5 meses.

Durante os meses em que os possíveis clientes ainda não decidiram aderir ao serviço, já o ISP está pagar os juros dos empréstimos que fez, e cujos ganhos por ter feito feito uma infra estrutura super dimensionada foram zero.

É mais ou menos o mesmo problema das redes UMTS.

Mas se para ti faz lógica lançar o mesmo serviço ao maior conjunto de possíveis clientes ao mesmo tempo, se calhar devias tu abrir um ISP, porque podias ensinar umas coisinhas aos que lá estão.

johnzap disse:
E segundo rezam as crónicas, se for a fazer a operação inversa, deve levar uns 5 dias. É lógico, não é?

Não conheço nenhum caso.
Mas conheço casos de clientes com os serviços antigos de ADSL e que estão agora em zonas não-PT e que estão HÁ MESES para lhes transferirem os serviços.

johnzap disse:
Muito pouco, segundo parece. O tempo de processamento parece ser:

1. Parte burocrática inicial.

Por aquilo que dizes aparenta ser imediato, o que contradiz fortemente os relato que tenho ouvido. Cerca de 1 mês, segundo aquilo que me chegou aos ouvidos.

johnzap disse:
Vê lá se assentas as ideias sobre o lacete local porque já se falou sobre isto, já tentei explicar como funciona, através de informação obtida junto da própria Novis e continuas a fazer perguntas destas.

Digamos que precisamente por dizeres que a informação vem directamente da Novis não abona NADA acerca da veracidade dela...
 
Supostamente, pelo que me têm dito, mesmo quem já tem linha telfónica activa, o clix demora 6 semanas para activar.
SUPOSTAMENTE ....

(peço desculpa se alguém já disse isto, mas li os tópicos um pco na diagonal).

Para além disso, quando pus via aqui em casa, apesar da pt ter demorado o seu tempo a activar a linha, a via tb não foi propriamente rápida ...

Cumps para todos
 
Desculpem lá o meu post no meio desta flame-war...
Já tenho o Clix a funcionar (não tive 1 minuto sequer sem telefone!!!!)

Downloads brutais (425KB/s da fccn) e uploads idem aspas aspas (tirando a velocidade que é bem menor).

Agora, tou uma beca lixado com a cena das HH. Isso de desligar ter de desligar e ligar o modem à meia noite é bem fatela. Têm mesmo a certeza disso? É que eu acho que não consigo fazer isso com o modem q tenho...
 
Demoras...

Não querendo mandar mais axas prá fogueira, mas quem pensa que são rosas que pense melhor.

Lá na loja onde dou assistência e que funca como cybercafe já tamos pra mudar de Netcabo pra ADSL á ...... MESES!

Primeiro foi com a Novis. Antes destas cenas novas do 2/4/8Mb. Passadas 3 semanas nestum, nada de ligação. Nem de explicações. Passadas 6 semanas, após muitos telefonemas, a Novis lá se desbroncou (com ajuda da PT, estranho mas verdade) e admitiu a verdade. Não sabiam sequer onde estavam os nossos papéis!!!

Esquece Novis, vamos pra ONI. Pacote tipo DUO mas RDIS e empresarial. 2 meses e meio depois, ninguem sabe de nada, lamentam imenso e compreendem se quisermos desistir.

Back to Novis. Contrato pra serviço de 4Mb. Já vamos em 4 semanas. Guess what. Nem um telefonema, ninguem sabe em que ponto está o processo, a PT na sabe de nada nem tem indicações nenhumas, o SAC da Novis não sabe de nada tbm.

E ainda fala o ppl mal da Cabo. ...sssss.

IMHO, nenhum dos ISPs atm sabe pra que lado anda. E já nem se fala sequer em complicações made in PortugalTelecom. Fala-se mesmo de DESORGANIZAÇÃO TOTAL! O problema da net em PT atm parece centrado no facto de todos os ISPs parecerem completamente incapazes de se organizar/gerir internamente. Parece um bocado os primeiros anos da TVCabo, mas com a agravante que a ONI/Novis já cá andam á uns anitos valentes e já tiveram mais que tempo rpa se organizar...

Pra ser sincero, se a Cabo baixasse o preço da Netcabo (ou não me cobrasse o $$$ da TV que nem uso), eu ficava lá. O serviço pode não ser 5*, mas nunca fiquei assim tão pendurado como isso.
 
Tafinho disse:
Por hipótese um ISP lança um serviço novo a 8Mbps, a servir 1Milhão de possíveis clientes, com um custo associado e imediato, dos quais 10 000 compram o serviço. Desses 10 000, o ritmo de aderência é de 1 000 por mês. Para que tal seja feito, tem de ter perrings que aguentem uma taxa de contenção de 1:20(fictícia), como tal, contrata banda internacional de 40Gbps, das quais 35Gbps estarão às moscas durante pelo menos 5 meses.

Verificamos agora que, a juntar aos largos conhecimentos em inúmeras áreas, também se pode contar alta "expertise" em Gestão de Empresas. Fazendo apelo aos teus largos conhecimentos nessa área e se te for possível, explica lá:

1. Como é que é indeferente para um ISP que queira usar a desagregação do lacete local da PT, ter poucas centrais abertas por esta, versus ter a maioria das centrais abertas e à sua disposição? Segundo o que tens andado a dizer, não adianta a PT abrir centrais pois os outros ISPs depois não têm €€€ para investir. A pertunta é: não seria melhor para os ditos ISPs terem a gama completa, ou quase, de centrais abertas, para depois irem seleccionando e investindo nas áreas que, potencialmente, lhes possam dar maior e mais rápido retorno ao investimento?

2. Como é isso de o ISP se lançar no mercado e adquirir logo largura de banda para o universo completo de potenciais utilizadores? Obviamente que não fazem isso. A menos que os fornecedores de largura de banda sejam todos extremamente rigidos (não acredito) o mais provável é a Oni, por exemplo, poder contratar uma determinada largura e banda e depois ir contratando aumentos de acordo com as necessidades. Podem perfeitamente ter até contratos que incentivem isso mesmo. Afinal o que os fornecedores querem é vender. Com o tempo que leva a activar um cliente, creio que não será muito dificil irem provisionando a largura de banda de acordo com os pedidos contratuais que lhes vão chegando. Bom, isto claro se existir um mínimo de organização e gestão cuidada...

Mas conheço casos de clientes com os serviços antigos de ADSL e que estão agora em zonas não-PT e que estão HÁ MESES para lhes transferirem os serviços.

Zonas não-PT não existem. O que é isso? Toda a gente está numa zona PT. A PT é o prestador do serviço universal de telefone, lembras-te?

Por aquilo que dizes aparenta ser imediato, o que contradiz fortemente os relato que tenho ouvido. Cerca de 1 mês, segundo aquilo que me chegou aos ouvidos.

1 mês para quê? Para o ISP preparar tecnicamente o acesso ADSL? Muito improvável, aliás, no meu caso, não foi isso que sucedeu. 1 mês e meio total, com a PT a levar 1 mês, que contas fazes? Também com o larguissimo tempo que a PT leva a mudar um simples cabo, creio que, enquanto estão à espera, podem ir adiantando serviço para terem as coisas prontas para o dia em que o funcionário da PT lá vai trocar o cabito.

Digamos que precisamente por dizeres que a informação vem directamente da Novis não abona NADA acerca da veracidade dela...

Enfim, lá andas à volta do assunto. Não te faças de desentendido. Aqui o que se trata é de eu te dizer que nem a Novis nem a Oni instalam linhas aos clientes. Tu andavas a dizer que sim. Ainda continuas a insistir nisso? :rolleyes: Era a essa informação que eu me referia. Quererás dizer que não acreditas que assim seja por alguém da Novis ter confirmado aquilo que parecia evidente mas que, ó horror, contraria a tua opinião?
 
Última edição:
johnzap disse:
LOL. Verificamos agora que, a juntar aos largos conhecimentos em inúmeras áreas, também se pode contar alta "expertise" em Gestão de Empresas.

Aquilo que são os meus conhecimentos ou deixam de ser, penso que é algo que são da minha exclusiva responsabilidade. Se queres acreditar naquilo que digo, acreditas, se não quiseres, é um problema exclusivamente teu, para o qual não perco 1 segundo do meu sono.

johnzap disse:
A pertunta é: não seria melhor para os ditos ISPs terem a gama completa, ou quase, de centrais abertas, para depois irem seleccionando e investindo nas áreas que, potencialmente, lhes possam dar maior e mais rápido retorno ao investimento?

quem te disse que já não é isso que acontece?


johnzap disse:
2. Como é isso de o ISP se lançar no mercado e adquirir logo largura de banda para o universo completo de potenciais utilizadores?

Porque se entrares em por ex. 100 centrais tens de contratar logo à partida 2xE1 que são logo 200Mbps mesmo que não tenhas nenhum cliente.
Algebra básica.

johnzap disse:
Bom, isto claro se existir um mínimo de organização e gestão cuidada...

Que segundo os relatos que tenho lido, não existe. Mas claro que também podes duvidar da veracidade desses relatos...

johnzap disse:
Zonas não-PT não existem. O que é isso? Toda a gente está numa zona PT. A PT é o prestador do serviço universal de telefone, lembras-te?

Por zona não-PT, entenda-se uma zona cuja infra-estrutura não dependa exclusivamente da PT. Penso que toda a gente percebeu isso menos tu...

johnzap disse:
1 mês para quê? Para o ISP preparar tecnicamente o acesso ADSL? Muito improvável, aliás, no meu caso, não foi isso que sucedeu. 1 mês e meio total, com a PT a levar 1 mês, que contas fazes?

Não foi no teu caso, mas É (tempo presente) em vários outros casos.
Quer por problemas técnicos, quer por problemas burucráticos, que curiosamente, sempre que ligas para lá, a primeira resposta que te dão é que é culpa da PT (por terem perdido o contrato ou o pedido de adesão, mas não deixa de ser culpa da PT).

johnzap disse:
Quererás dizer que não acreditas que assim seja por alguém da Novis ter confirmado aquilo que parecia evidente mas que, ó horror, contraria a tua opinião?


Talvez porque já alguém na Novis disse precisamente o contrário...?
O que aparentemente é comum tanto na Novis como na Clix...
 
xtr3me disse:
Supostamente, pelo que me têm dito, mesmo quem já tem linha telfónica activa, o clix demora 6 semanas para activar.

Não sei se sabes que, dessas 6 semanas, cerca de 4 são passadas à espera que a PT troque um cabo na central? Portanto e tecnicamente, a maioria desse tempo é gasto à espera da PT.

A Novis/Clix e Oni usam parte da infraestrutura da PT, concretamente na chamada "última milha". Desde a casa do cliente até à central da PT é tudo infraestrutura desta última. Dentro da central da PT e caso a central tenha sido aberta e existam nela equipamentos da Novis/Clix e/ou Oni é que o cabo deixa de estar ligado ao equipamento da PT e é desviado para o outro fornecedor.

Chama-se a isto desagregação do lacete local e é sobre isto que as ofertas 2/4/8 Mb da Novis/CLix assentam e o mesmo em relação à Oni quando se trata do OniDuo nas, chamdas, zonas Oni.
 
ShadeX disse:
Esquece Novis, vamos pra ONI. Pacote tipo DUO mas RDIS e empresarial. 2 meses e meio depois, ninguem sabe de nada, lamentam imenso e compreendem se quisermos desistir.

Back to Novis. Contrato pra serviço de 4Mb. Já vamos em 4 semanas. Guess what. Nem um telefonema, ninguem sabe em que ponto está o processo, a PT na sabe de nada nem tem indicações nenhumas, o SAC da Novis não sabe de nada tbm.

Além de desorganização interna que parece evidente, junta-se um, não menor problema: o arranque do serviço depende, parcialmente, da actuação da PT. E como esta leva imenso tempo, aparentemente nunca menos de 1 mês, é fácil perceber que do lado da Novis ou Oni existam muitas dificuldades em saber em que pé estão as coisas.

Se todo o processo se desenrolasse internamente seria de admitir que tivessem mais informação sobre o andamento da coisa mas infelizmente não é assim. Ou até poderia ser o mesmo, sei lá. Queres ouvir o meu caso quando, há uns 3-4 anos mudei de casa e pedi para me transferirem o telefone para a 2ª casa? Como era dentro da mesma localidade e a pouca distância, seria a mesma central e o mesmo número. Pois a boa da PT levou 6 semanas para me fazer isto!!! Bom e em termos de informação ao cliente? O serviço de atendimento **nunca** me conseguiu dar uma explicação cabal sobre o que se passava. Aquilo era um fartote:

- desde explicações peremptórias sobre o atraso que na chamada seguinte eram, igualmente peremptoriamente, negadas pelo outro operador ("o quê? não é possível que seja essa a razão; há-de ser certamente esta....");

- no atendimento apenas tinham acesso a um código genérico do estado do pedido. Para conseguirem descodificar aquilo tinham de ligar para outro departamento mas esse contacto era sempre impossível porque: a) estava sempre impedido; b) não atendiam; c) "é altura de férias sabe, é complicado";

- na recta final da história, o atendimento dizia-me, peremptoriamente (como sempre! LOL) que o problema era que o prédio já não tinha capacidade para mais linhas e que eu teria de arranjar maneira de aumentar essa capacidade. "Mas como faço isso?". "Olhe tem de arranjar alguém que faça isso, nós não fazemos.". Andava eu abananado a pensar como iria descalçar a bota quando, menos de 1 semana depois desta conversa me liga, para o tlm, um individuo a dizer: "Podemos ir aí amanhã instalar a sua linha telefónica"? :-D

E ainda fala o ppl mal da Cabo. ...sssss.

Têm a vantagem de tratarem de todo o assunto internamente. Se mesmo assim é a salsada que se conhece há que dar um desconto aos serviços que estão dependentes da nossa cara PT.
 
Tafinho disse:
Se queres acreditar naquilo que digo, acreditas, se não quiseres, é um problema exclusivamente teu, para o qual não perco 1 segundo do meu sono.

Ainda bem porque aqui também durmo bem, obrigado. O problema com algumas coisas que dizes, sempre de forma peremptória, é que são pouco apoiadas em factos concretos. Logo existe uma boa margem para se duvidar.

quem te disse que já não é isso que acontece?

Porquê, é? Em qualquer caso o que dizias inicialmente era que não interessava a PT abrir as centrais porque os outros depois não as usavam. Agora a música mudou para isto? Típico.

Porque se entrares em por ex. 100 centrais tens de contratar logo à partida 2xE1 que são logo 200Mbps mesmo que não tenhas nenhum cliente.
Algebra básica.

Dizes isso como se as centrais sejam abertas por atacado, tipo 100 ou mesmo 50 de cada vez. Pelo que se tem visto a abertura é muito mais limitada. Mais uma vez porque, de acordo com as queixas dos interessados, a PT vai abrindo as centrais a conta gotas.

Que segundo os relatos que tenho lido, não existe. Mas claro que também podes duvidar da veracidade desses relatos...

Pois se não existe é como nas empresas PT, tudo a mesma treta ou pior pois no caso deles têm a faca e o queijo na mão e são uma empresa sólida logo deveriam ter mais organização. Apesar disso ainda conseguem apresentar preços substancialmente superiores aos da Oni ou Novis.

Por zona não-PT, entenda-se uma zona cuja infra-estrutura não dependa exclusivamente da PT. Penso que toda a gente percebeu isso menos tu...

Isso não existe, logo não sei o que há para perceber. Em qualquer zona existe uma infraestrutura 100% da PT. O que pode também existir é uma infraestrutura parcial (só da central para o interior da empresa) de outros. Estás a dizer concretamente o quê?

Não foi no teu caso, mas É (tempo presente) em vários outros casos.
Quer por problemas técnicos, quer por problemas burucráticos, que curiosamente, sempre que ligas para lá, a primeira resposta que te dão é que é culpa da PT (por terem perdido o contrato ou o pedido de adesão, mas não deixa de ser culpa da PT).

Sim, faz sentido e deve estar muito bem explicado: perdemos o contrato porque a PT veio cá e deitou-o fora. É evidente que se alguém diz isso é facilmente rebatido e terá de arranjar uma desculpa mais convincente, não é? Será que é mesmo isso que é dito? E não será que, pelo menos em parte dos casos, o problema é mesmo que, a partir do momento em que é feito o pedido à PT para desagregar o lacete, a coisa fica no limbo, em termos de informação e quer a Oni quer a Novis não têm qualquer hipótese de saber o que se passa e portanto de dar explicações consequentes?

O problema é também que a enorme maioria dos clientes não realiza que a PT tem de intervir (desagragação do lacete) e pensam que é a Oni ou Novis que não se despacham. Existe, pelo menos na Oni parece evidente, desorganização mas o problema que relatei é real e quer a Oni quer a Novis não têm arranjado maneira de fazer passar a mensagem. Também convenhamos que tentar explicar que existe uma desagregação do lacete local é algo complicado. "Lacete? Que é isso? É aquilo que os cowboys usam para agarrar os cavalos?!?!?".

Talvez porque já alguém na Novis disse precisamente o contrário...?
O que aparentemente é comum tanto na Novis como na Clix...

Disse o quê? Que a Novis anda a instalar linhas desde casa do cliente até sabe-se lá onde? Central da Novis, presumo? Pensa um pouquinho e encara a realidade. Se continuas a insistir que a oferta 2/4/8Mb da Novis é baseada em linhas instaladas pela dita cuja não me resta outra coisa senão passar a ignorar essa parte do teu discurso.
 
Tafinho disse:
O que te estou a dizer, é que, aparentemente, nos outros operadores a situação é a mesma.

Espera aí, eu não não te estava a responder a ti, que se passa? :-D

De qualquer modo entende lá uma coisa: para mim a PT é uma empresa sem remédio. Baseiam o seu modo de negócio em muito marketing para enganar o pagode e depois alto preço e baixa ou mediana qualidade no serviço que prestam. Resumindo: muito caro para deficiente serviço. Isto de uma empresa já no mercado há uma eternidade.

Se os outros também são desorganizados, pelo temos têm uma vantagem: apresentam preços mais aceitáveis e como são novinhos a gente dá-lhes um tempo para se organizarem. Se não conseguirem, logo se vê. Daqui a uns tempos os melhores acabarão por triunfar e os que não se conseguirem organizar acabarão por ser afastados ou engolidos.

Nota: para o caso de não teres reparado eu também tenho sido muito crítico dos sistemas de apoio ao negócio da Oni que me parecem ser próximos do anedótico. Mas parte das explicações deles de que algumas coisas emperram por causa da PT são verdade, pelo que não se pode simplesmente descartá-los e dizer que se estão a desculpar sem razão.

Off-topic: fazes ideia se existe alguma maneira de melhorar o aspecto das distribuições Linux em ecrans LCD? Tenho um LCD da Samsung (151 ou algo assim) e aquilo tem uma imagem excelente no Windows XP. As fonts aparecem sempre extremamente limpidas e perfeitas, agradáveis à vista. No Mandrake (e não só), não é que as fonts sejam feias mas nota-se um ligeiro mas desagradável sombreado à volta das letras, especialmente com fundos claros. Isso sucede quer no tal LCD como, por exemplo, com o display de um portátil, embora se note menos, talvez por ser uma pouco mais pequeno. Não percebo nada daquilo mas creio que o sombreado é feito pelo sistema de "anti-aliasing" (será?). Se desligo esse sistema, o sombreado desaparece mas as letras ficam feias, sem contornos suaves. Eu já li que isto é mesmo uma falha do Linux com os ecrans LCD porque, de facto, quando visualizo a mesma coisa em ecrans CRT o aspecto é perfeito. Dá aí uma ajuda, possívelmente poderias mudar esta minha pergunta para outro forum e dar a resposta lá. Thanks!
 
Última edição:
johnzap disse:
Porquê, é? Em qualquer caso o que dizias inicialmente era que não interessava a PT abrir as centrais porque os outros depois não as usavam. Agora a música mudou para isto?

Cita-me.

johnzap disse:
Dizes isso como se as centrais sejam abertas por atacado, tipo 100 ou mesmo 50 de cada vez.

Tu é que querias que fosse feito assim, não eu, nem a novis/oni, nem ninguém com 2 palmos de testa...

johnzap disse:
Isso não existe, logo não sei o que há para perceber. Em qualquer zona existe uma infraestrutura 100% da PT. O que pode também existir é uma infraestrutura parcial (só da central para o interior da empresa) de outros. Estás a dizer concretamente o quê?

Entende aquilo que quiseres entender.

johnzap disse:
Sim, faz sentido e deve estar muito bem explicado: perdemos o contrato porque a PT veio cá e deitou-o fora. Será que é mesmo isso que é dito? E não será que, pelo menos em parte dos casos, o problema é mesmo que, a partir do momento em que é feito o pedido à PT para desagregar o lacete,

Acredita naquilo que quiseres.

johnzap disse:
Se continuas a insistir que a oferta 2/4/8Mb da Novis é baseada em linhas instaladas pela dita cuja não me resta outra coisa senão passar a ignorar essa parte do teu discurso.

Lê a resposta ao 3º quote.
 
Agora, já estou a toa.... A Clix instala as linha ate casa do cliente? é só até a central onde o cliente está ligado? Acho que isso é mais obvio.... Quer dizer, é o que eu percebo.. Duvido que vão ate casa de cada um.... E duvido que fossem usar linhas dos outros, senao fosse assim, como é que uma zona é zona clix? assim todas eram.... Certo?
 
Tafinho disse:

Está bem:

Há uma grande diferença entre a PT abrir as centrais, e os ISPs terem € para investir nessas centrais...

Tu é que querias que fosse feito assim, não eu, nem a novis/oni, nem ninguém com 2 palmos de testa...

Eu queria? LOL. Eu disse inicialmente que era bom que abrissem especialmente as centrais com mais densidade populacional. E mais tarde disse que era bom abrirem tudo para os ISPs poderem fazer uma selecção daquelas regiões que potencialmente lhes dêm mais lucros.
 
tripeiro disse:
Agora, já estou a toa.... A Clix instala as linha ate casa do cliente? é só até a central onde o cliente está ligado? Acho que isso é mais obvio.... Quer dizer, é o que eu percebo.. Duvido que vão ate casa de cada um.... E duvido que fossem usar linhas dos outros, senao fosse assim, como é que uma zona é zona clix? assim todas eram.... Certo?

O Clix e a Oni fazem uso da denominada "desagregação do lacete local". Medida imposta, creio, pela ANACOM de acordo com indicações do governo. Não foi uma invenção Portuguesa. Foi uma medida proposta na Europa e implementada já em vários países.

O que isto significa é:

1. A linha que vai desde a nossa casa até à central (da PT) pertence à PT (é parte daquela rede que foi vendida pela Manuela Ferreira Leite à PT para tapar o burado orçamental).

2. Dentro das centrais da PT e nas zonas com acesso ao Clix 2/4/8Mb foram instalados equipamentos do Clix que estão ligados às sua rede. Portanto não é como tu perguntas, todo o lado seria zona Clix. Não. Para ser zona Clix têm de suceder 2 coisas: a PT tem de ter já autorizado a instalação dos equipamentos do Clix e o Clix, naturalmente, tem de ter já lá colocado equipamentos e estes estarem a trabalhar.

3. Quando tu estás numa zona Clix e pedes para aderir e assumindo que já tens linha telefónica PT, o que sucede é:

a) Entre outros, assinas um papel onde autorizas que o contrato que tens com a PT seja terminado.

b) O Clix envia a documentação à PT, pede para ser anulado o teu contrato e ao mesmo tempo pede para ser feita a desagregação do teu lacete. Quer dizer, a ligação da tua linha telefónica, na central da PT, deixará de estar ligada à rede PT (da central em diante, não da central até tua casa) e um técnico da PT irá desviar o teu cabozinho até ao equipamento do Clix. A partir desse momento o lacete está desagregado e estás pronto a usufruir dos acessos 2/4/8Mb.

4. Se não tens linha PT, fazes o pedido ao Clix, pagas o custo de instalação de uma linha PT (80 e tal Euros) e o Clix contacta a PT em teu nome e pede para ser feita a instalação da linha. Com a diferença que, desta vez, a linha deve ir directamente, dentro da central, para o equipamento do Clix. Se fosse no caso da Oni, terias de ser tu a pedir à PT que instale a linha para de seguida tratares do processo normal de desagregação da linha. O processo do Clix é mais eficiente e provável mais barato também (não pagas 1 mensalidade à PT).
 
johnzap disse:
Está bem:


Tafinho disse:
Há uma grande diferença entre a PT abrir as centrais, e os ISPs terem € para investir nessas centrais...

Eu queria? LOL. Eu disse inicialmente que era bom que abrissem especialmente as centrais com mais densidade populacional. E mais tarde disse que era bom abrirem tudo para os ISPs poderem fazer uma selecção daquelas regiões que potencialmente lhes dêm mais lucros.

Eu disse aos moderadores que me ia "moderar" na linguagem...

Por isso, entende o que quiseres entender com a minha citação. Senão volta para a Primária ter aulas de português básico.
 
Back
Topo