Nova revolução das flores: 2/4/8 mbits

Não querendo deitar lenha na fogueira, penso que a vossa discussão esteja já "um pouco" biased ...

Apelo à calma, e discussão fria, baseada em factos ...
 
johnzap disse:
1. A linha que vai desde a nossa casa até à central (da PT) pertence à PT (é parte daquela rede que foi vendida pela Manuela Ferreira Leite à PT para tapar o burado orçamental).

Cherne..... Cherne... cherne..... Este governo fez algumas coisas assim pro burro mas ñ foi estupido ao ponto de vender ao preço da chuva tanto a infrastrutura telefónica nacional nem como os direitos de esploração do petroleo no algarve... pra ñ falar que deu de mão beijada o gás.....
 
factos...

kazuza disse:
Não querendo deitar lenha na fogueira, penso que a vossa discussão esteja já "um pouco" biased ...

Apelo à calma, e discussão fria, baseada em factos ...

Facto 1: Vivemos na républica das bananas... w8, na républica dos bananas. Já dizia um friend meu sueco á 4 anos que se aceitavamos as condições era pq queriamos. Não queres não comes, no clients, falência. O ppl todo que se pusesse a mexer a ver se isto não entrava nos eixos...

Facto 2: Os telcos em PT estão para lá da républica das bananas. nem sabem de nada, nem sequer têm dignidade para assumir que não fazem a minima ideia.

Facto 3: Nesta républica das bananas é de bradar aos ceus a desresponsabilização (ajudado por um sistema judicial deficiente e a cair de podre) mas ninguem se rala. Houvesse penalizações a sério por prometer e não cumprir que logo acabava esta rebaldaria.

Que a PT sucka todos sabemos, isso tem de se combater com eficiencia por parte dos outros telcos, mas quando, como referi, ao fim de quase 3 meses a PT diz que nunca viu os papéis e a Novis admite que não sabe onde eles andam, começas a pensar, exactamente quanta culpa tem a PT? Ou tem só as costas muito largas?

E quando passados outro 2 meses aidna não tens ONI, não sabem de nada, não te dizem nada, mas como conheces ppl por lá dizem-te uma cena "off the record" : "Não dá pra ligar mais ninguem por pelo menos 1/2 meses pq a central já não tem capacidade". Mas continuavam a mandar os comerciais pra vender os pacotes...

E a quem disse que era preciso dar tempo aos novos, man, tem paxorra, eles são todo operadores de telecomunicações á ANOS. Se ainda não se conseguiram organizar internamente, axas que vão conseguir quando?
 
ShadeX disse:
Que a PT sucka todos sabemos, isso tem de se combater com eficiencia por parte dos outros telcos, mas quando, como referi, ao fim de quase 3 meses a PT diz que nunca viu os papéis e a Novis admite que não sabe onde eles andam, começas a pensar, exactamente quanta culpa tem a PT? Ou tem só as costas muito largas?

Até ver os ISPs com acesso directo estão a combater com preço/velocidade/tráfego bastante mais atractivo que as ofertas do grupo PT. Quanto à organização interna da Oni e Novis, creio que o problema estará agravado pela avalancha de novas adesões que se registaram com o Oniduo e 2/4/8Mb. Claro que deviam ter aquilo estruturado para uma resposta mais adequado mas... é a vida. Pelos vistos, em Portugal, desorganização é a norma. Organização e bom serviço, a excepção. Neste e noutros sectores.

Pessoalmente, mal por mal, antes pagar menos com melhores velocidades, tráfego, etc. A organização ou falta dela é mais ou menos o mesmo por todo o lado.

E quando passados outro 2 meses aidna não tens ONI, não sabem de nada, não te dizem nada, mas como conheces ppl por lá dizem-te uma cena "off the record" : "Não dá pra ligar mais ninguem por pelo menos 1/2 meses pq a central já não tem capacidade". Mas continuavam a mandar os comerciais pra vender os pacotes...

Isso é um facto. Quem esteja à espera que a Oni dê algum feedback sobre o andamento dos pedidos, bem pode esperar sentado. Eles mal conseguem responder a quem os interroga quanto mais a quem não lhes pergunta nada.

E a quem disse que era preciso dar tempo aos novos, man, tem paxorra, eles são todo operadores de telecomunicações á ANOS. Se ainda não se conseguiram organizar internamente, axas que vão conseguir quando?

Em relação ao negócio ISP sempre tiveram volumes pequenos e se calhar não havia muitas queixas. Eu aderi ao OniPremium (acesso directo antepassado do Oniduo) em Dezembro de 2003. Na altura não tive nenhum sobressalto. Este aumento, aparentemente massivo, de adesões, é muito recente e é por isso que eu dizia para se dar tempo a se reorganizarem. E como cliente da Oni, queria bem que alguém meta ordem naquilo porque tem sido evidente que se não fazem melhor não é por falta de vontade. Não fazem melhor porque os sistemas de apoio e a organização parece não permiter fazer melhor.

Repara que a Oni tinha, em principios de 2004 apenas cerca de 1000 clientes em ADSL. Muito provavelmente estão a multiplicar esse número por várias vezes com o recente Oniduo. Não sei como é para o Clix mas com inscrições congeladas durante muito tempo, algo similar deve estar a ocorrer com eles?
 
Como adenda aos números de clientes em acesso directo, via OLL (Oferta de acesso local), vulgo zonas Oni ou Clix, estes eram de apenas 1466 em 31.12.2003 e de 4290 em 30.06.2004. Isto para todos os acessos de todos os operadores (Oni e Novis).

O número total de acessos ADSL em 30.06.2004 era de 290.000.

Estes e muitissimos outros dados podem ser consultados no documento da ANACOM com data de Novembro 2004, intitulado MERCADO GROSSISTA DE BANDA LARGA. Os dados acima estão nas páginas 12 e 19. O documento pode ser consultado aqui.

Aproveito para elucidar um utilizador deste forum com alguma falta de informação que, de acordo com o mesmo documento e passo a citar:

"Não dispondo os OOLs de rede própria de acesso, a generalidade das ofertas ADSL de retalho recorre às ofertas grossistas "Rede ADSL PT" e Oferta de Lacete Local (OLL)." (pág. 12 do referido documento).".

Como complemento a esta informação e, a páginas 61, lê-se:

Actualmente, várias empresas que oferecem redes e serviços de acesso em banda larga utilizam o serviço grossista "Rede ADSL PT" porque lhes permite uma cobertura em banda larga a utilizadores que se encontram practicamente em território nacional. [...] No entanto, à medida que essas empresas desenvolvem a sua rede, tendem a adoptar soluções baseadas na OLL [Oferta de Lacete Local], uma vez que isso lhes permite uma maior flexibilidade e diferenciação na prestação de serviços de banda larga e utilizar mais eficientemente a sua rede, rentabilizando o investimento efectuado. Aliás, vários OOLs têm manifestado a esta Autoridade a sua intenção em investir prioritariamente na OLL[...]

Nota: "Rede ADSL PT" é a oferta ADSL que a maioria ou todos os operadores apresentam e cujos preços andam muito a par, a rondar os 35 Euros. Baseia-se em muito maior medida na rede da PT que a OLL.

Se isto não quer dizer que quer a Oni quer a Novis baseiam a sua oferta de acesso directo para o mercado doméstico sempre na rede da PT (via OLL), não sei o que poderá isto querer dizer.
 
johnzap disse:
Pessoalmente, mal por mal, antes pagar menos com melhores velocidades, tráfego, etc. A organização ou falta dela é mais ou menos o mesmo por todo o lado.

Tráfego....?

Se isto não quer dizer que quer a Oni quer a Novis baseiam a sua oferta de acesso directo para o mercado doméstico sempre na rede da PT (via OLL), não sei o que poderá isto querer dizer.

30 palavras sem uma única pontuação... eu não consigo perceber o que queres sequer dizer. Mais uma vez, umas aulas de português seriam benvindas.
 
Última edição:
johnzap disse:
Aproveito para elucidar um utilizador deste forum com alguma falta de informação que, de acordo com o mesmo documento e passo a citar:

"Não dispondo os OOLs de rede própria de acesso, a generalidade das ofertas ADSL de retalho recorre às ofertas grossistas "Rede ADSL PT" e Oferta de Lacete Local (OLL)." (pág. 12 do referido documento).".


Curto bués quando as pessoas só citam a parte que lhes interessa. É giro, porque a pessoa que fez a citação anterior teve necessariamente que ler o que vou citar, antes de lá chegar, mas "aparentemente" não lhe interessou...

Já agora, passo também a citar:
Actualmente, além do recurso àquela oferta, os Outros Operadores Licenciados (OOLs) podem oferecer serviços ADSL no retalho através das suas próprias redes (acesso directo) ou através do aluguer de lacetes/sub-lacetes locais desagregados (nas modalidades de acesso completo ou de acesso partilhado).

De onde se depreende que os OOL só não investem no acesso directo, porque não querem ou porque não têm € para investir.
Mas claro, posso sempre ser eu que não esteja a interpretar correctamente o que está escrito, e que por "acesso directo" queira significar outra coisa...
 
Tafinho disse:
Tráfego....?



30 palavras sem uma única pontuação... eu não consigo perceber o que queres sequer dizer. Mais uma vez, umas aulas de português seriam benvindas.

e "bem-vindas" seriam as aulas para ti também Tafinho :P
 
johncool disse:
e "bem-vindas" seriam as aulas para ti também Tafinho :P

"Bemvindo" é um nome próprio, que suponho que não seja isso que queres dizer.
Ou dizes "bem vindo" ou "benvindo". A hifenização é opcional neste caso.

Já houve broncas suficientes com os cartazes do Euro2004 sobre isso, por isso era suposto já estares informado sobre essa situação. Perdeste uma excelente oportunidade para ficar calado.
 
Última edição:
Tafinho disse:
"Bemvindo" é um nome próprio, que suponho que não seja isso que queres dizer.
Ou dizes "bem vindo" ou "benvindo". A hifenização é de uso extremamente discutível neste caso.

Já houve broncas suficientes com os cartazes do Euro2004 sobre isso, por isso era suposto já estares informado sobre essa situação. Perdeste uma excelente oportunidade para ficar calado.

Ou não!

A hifenização não é discutível como tu dizes, pelo menos no meu português.

Escreve-se "bem-vindo" assim como "bem-parecido" e "bem-posto" têm hifenizações.

Agora q o teu português n tenha hifenizações onde deveria ter... isso é problema teu.

Eu só te chamei a atenção porque tu adoras chamar a atenção aos outros qnd dizem ou cometem um erro. Não te esqueças que n estás livre de que aconteça ao mesmo.

Desculpem pelo off-topic.
 
johncool disse:
A hifenização não é discutível como tu dizes, pelo menos no meu português.

Escreve-se "bem-vindo" assim como "bem-parecido" e "bem-posto" têm hifenizações.

Agora q o teu português n tenha hifenizações onde deveria ter... isso é problema teu.

A hifenização é discutível pelo simples facto que ambas as palavras já existem per se e precisamente com o mesmo significado. Portanto é tão correcto escrevê-las separadas, como com hifenização, sendo que a hifenização não adiciona nenhum valor ou significado adicional à palavra final.

"benvindo" forma-se segundo as regras de composição por aglutinação da gramática portuguesa, sendo que o "m" transforma-se em "n" segundo as mesma regras, tendo precisamente o mesmo valor sintático, isto é, é um adjectivo.

Todas as palavras que referes podem ou não ser escritas com ou sem hifenização, sendo que ambas têm exactamente o mesmo significado, e também, nesses casos, a hifenização não apresenta nenhum valor ou significado adicional.

Embora em todos os casos transforma um adjectivo e um verbo apenas num adjectivo.

A frase que citas já tinha sido entretanto editada, porque o uso não é discutível (enquanto uso), mas opcional.

No entanto prefiro usar a hifenização apenas quando ela é obrigatória, espcialmente no casos em que estão presentes pronomes, e apenas quando realmente é um pronome. Por ex. "come-se" e "comesse" (e já agora "comece", que é um verbo diferente...), ao contrário da forma como muitas vezes se usa aqui no forum, as quais nem sequer tento corrigir.

Por fim podes tentar explicar-me se o modo de escrever "bem vindo" complica a interpretação de uma frase, especialmente comparando com o não uso de pontuação, como foi o caso, e já agora, qual é realmente o significado da frase que citei, porque até agora não consegui perceber.

Como podes ver, critico os outros não por pendatismo, mas pela simples razão que às vezes a forma de escrever torna impossível a compreensão do que está escrito.
 
Última edição:
Engraçado q n encontrei "benvindo" em nenhum dicionário.


"A palavra Benvindo existe na língua portuguesa, mas é um nome próprio. Para dizer que alguém vai ser bem recebido ou que chegou bem, é necessário usar o hífen: bem-vindo. O nome também pode ser utilizado no feminino: Benvinda."

" O disparate do benvindo a fazer de bem-vindo voltou a fazer das suas, agora em forma de cartazes colocados pela Câmara Municipal [prefeitura] de Lisboa dando as boas-vindas aos visitantes do Euro 2004. O que vale é que, desta vez, nem as televisões – e, em particular, a pública RTP, honrando ao menos uma vez as suas obrigações estatutárias – deixaram de o assinalar, confrontando o próprio presidente alfacinha com o mamarracho ortográfico. O dr. Pedro Santana Lopes escusava é de se ter agastado tanto com a repercussão mediática de um erro que, de fa(c)to, já assume foros de cidadania... Bastava só pedir a um qualquer sr. Benvindo da capital portuguesa que participasse numa sessão pública de cumprimentos aos primeiros adeptos [torcedores] estrangeiros de futebol que chegam por estes dias a Portugal. Quem, assim, não se sentiria ainda mais bem-vindo ao país destas e de tantas outras subtilezas lingu[ü]ísticas?..."
 
Última edição:
Trouble disse:
Engraçado q n encontrei "benvindo" em nenhum dicionário.


"A palavra Benvindo existe na língua portuguesa, mas é um nome próprio. Para dizer que alguém vai ser bem recebido ou que chegou bem, é necessário usar o hífen: bem-vindo. O nome também pode ser utilizado no feminino: Benvinda."


É possível que tenha trocado. Já agora, qual é a fonte?
Só ponho isso em questão pela simples razão que existem bastantes pessoas chamadas "Bemvindo" e não conheço nenhum caso de "Benvindo".

Mas mais uma vez, posso sempre ter trocado os casos.
 
Viva

Tafinho:

http://ciberduvidas.sapo.pt/

Quanto a situação de haver mtas pessoas com o nome Bemvindo só tenho uma coisa a dizer: todos nós sabemos como o registo civil funciona bem :D .


Tenho q perguntar a uma prima minha q trabalha na porto editora acerca deste caso. Ela tira-me as dúvidas todas.
 
Trouble disse:
Tenho q perguntar a uma prima minha q trabalha na porto editora acerca deste caso. Ela tira-me as dúvidas todas.


Já tive umas desavenças com a Porto Editora. Insistem em dar à palavra "encriptar" um significado que não tem, nunca teve e não passa de um estrangeirismo, também incorrecto (leia-se, também é incorrecto em inglês...).

Alguns dicionários chegam ao cúmulo de lhe dar como único significado, o incorrecto, e um deles é o último da Porto Editora.

Eis a razão pela qual gosto de consultar a fonte:

No mesmo site que me deste pode-se ler:

Responde-lhe o muito bom Dicionário Houaiss, na entrada do elemento compositivo bem-: «emprega-se seguido de hífen antes de palavra começada por vogal se com ela se crê haver uma unidade semântica; o que torna difícil para o decisor saber se há essa unidade semântica é o fa(c)to de ela ser mais função da frequ[ü]ência de uso das suas unidades juntas do que mesmo a corporificação da unidade semântica; essa unidade semântica nem é facilmente sistematizável, nem é facilmente interiorizável: bem-acabado, bem-apessoado, bem-educado, bem-estar, bem-intencionado (...); a forma bem- também ocorre com palavras iniciadas com consoante (inclusive b-) desde que a suposta unidade semântica seja considerada: bem-bom, bem-comportado, bem-disposto, bem-falante, bem-humorado, bem-vindo (...); há também formas aglutinadas: bendito, benfazejo, benfeitor, benquisto (....); é patente que ao falante [ou àquele que escreve] cabe uma grande margem de decisão em relação ao fa(c)to de empregar ou não o hífen em ocorrências comparáveis

O que vem confirmar precisamente que tinha dito anteriormente.

Noutra dúvida semelhante pode-se ler:

Bem-vindo, -a, -os, -as escrevem-se com hífen, porque são palavras formadas por outras palavras que constituem um todo, uma unidade, mas que não se aglutinaram, tanto assim que cada elemento conserva o seu acento tónico.

O que vem confirmar a afirmação anterior.



EDIT:

Mais uma brilhante da Clix: ao chegar a casa apanho os folhetos dos 8Mbps do Clix, na minha caixa de correio... Vou ao site "ainda não está disponível", pelo 800 102 030 também me dizem que ainda não está disponível... enfim...
Se calhar é melhor começarem a distribuir esses folhetos no Alentejo... para as pessoas se habituarem.
 
Última edição:
Tafinho disse:
De onde se depreende que os OOL só não investem no acesso directo, porque não querem ou porque não têm € para investir.
Mas claro, posso sempre ser eu que não esteja a interpretar correctamente o que está escrito, e que por "acesso directo" queira significar outra coisa...

Eu ainda curto mais bués quando certas figuras andam sempre a cortar para canto, quando vêm "o caldo a entornar-se". O tema em questão, só para te lembrar, pois gostas muito de te fazer de desentendido, quando te convém, é que afirmas que a Novis instala linhas quando um cliente novo lhes pede um acesso 2/4/8Mb. Eu digo que não e mostrei uma afirmação peremptória onde é dito isso mesmo. Como dizes não entender o meu Português pensei que uma citação directa do relatório da Anacom seria mais perceptível para ti. Afinal concluo que estou em presente de um analfabeto funcional selectivo, coisa de que já suspeitava.

Como é fácil ver não está aqui em causa se os OOLs podem ir por esse país fora a passar cabo até casa do Zé Povinho. Podem mas ninguém o faz, além da PT. Só mesmo alguém que teima em ter sempre razão e não admite quando não a tem, poderia ir arranjar uma citação, que não tem nada ver com o assunto, para procurar defender o indefensável. Enfim, já não fico surpreendido.

Edit: editei o texto para colocar mais umas virgulas, para ver se consegues entender melhor. E sabes? O tema da pontuação nestes forums não tem, sempre, que ver com conhecimentos melhores ou piores de Português. Pode ter também a ver com textos não verificados e/ou pressa a escrever. É a primeira vez que vejo alguém neste ou noutros forums a levantar tal tema. Mas enfim, há sempre um primeiro dia para tudo. Mas quer-me cá parecer que se trata mais de analfabetismo funcional selectivo, tipo, "não me dá jeito perceber". :-D
 
Última edição:
Back
Topo