Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

FINALMENTE mandei vir um flash para a XT3... Godox 860III + X2T transmitter. Apanhei uma promo porreira do transmissor e ainda 10% de desconto adicional sobre o total da compra, ficou tudo em 242€.
Agora é esperar que chegue
 
O V1 é porreiro pelo padrão de dispersão que a cabeça redonda produz (aparentemente é mais uniforme e soft quando utilizado como luz directa). Mas como estou a pensar dar mais utilização fora da sapata da máquina (daí o transmissor), acaba por não ser uma vantagem na prática.
Se por um lado tem a vantagem dos filtros que a marca utiliza serem redondos e magnéticos (não adicionando por isso muito volume ao flash), por outro, do que fui lendo, isso pode também ser uma desvantagem porque, não tendo uma forma mais "tradicional", vai haver mais dificuldade em encontrar peças third party para adicionar.
A forma rectangular do 860 está massificada e por isso há muito mais acessórios.
Também já apanhei relatos de que o 860 por vezes vem com uma bateria com mais capacidade.
Outra coisa é que o pé do 860 é de metal enquanto que o do V1 não é (pelo menos na versão para Fuji é assim).
O zoom do 860 também é maior.

Eu gosto muito do V1, mas acho que os pros do 860 acabam por ser mais de acordo com as minhas necessidades. E ainda se poupam uns cobres
 
Última edição:
Bom, uma vez que tenho ainda 4 EF no kit, é frequente elas serem acompanhadas por uma ou duas RF e não tenho perspectivas de, num futuro próximo, chegar a apenas uma EF, nos últimos tempos tenho vindo a pensar na aquisição de um 2º adaptador, para facilitar as trocas de objectivas pois, tendo apenas um, se trocasse de uma EF para RF e, em seguida, de RF para a outra EF, tinha primeiro que ir tirar o adaptador da primeira EF, o que era uma trapalhada. No entanto, andava-me atravessado o preço do adaptador original Canon (eu até tenho um, que comprei com a R6, mas já lá vão anos), pois a vontade de investir em material EF neste momento é nula. Assim, comecei a olhar para alternativas 3rd party.

Ontem recebi este, que apanhei em Amazon Warehouse a bom preço. Ainda não o usei no terreno, só andei pela casa a tirar fotos aos gatos e assim mas, à primeira vista...não noto diferença nenhuma no funcionamento.

Vou usá-lo para ficar com certezas, mas a primeira impressão está a ser positiva. Se se confirmar que é bom, fica o assunto resolvido por menos de metade do preço do adaptador Canon.

1M5A1771.jpg

Meike EF to RF adapter


EDIT: entretanto já usei o adaptador uma vez no terreno. Novamente, não notei nada de diferente, parece-me funcionar tão bem como o original.
A propósito, este é mais leve do que o da Canon em 30 e poucas gramas.

Não tenho intenções de o usar com a 70-200, pois já notei que não é tão rijo como o original; se eu o colocar nessa objectiva, noto que ele cede mais um bocadinho do que cede o da Canon. Coisa pouca, mas está lá. E sim, o Canon também cede.

EDIT2: encontrei um ponto fraco, que falo num post mais à frente nesta página
 
Última edição:
Bom, uma vez que tenho ainda 4 EF no kit, é frequente elas serem acompanhadas por uma ou duas RF e não tenho perspectivas de, num futuro próximo, chegar a apenas uma EF, nos últimos tempos tenho vindo a pensar na aquisição de um 2º adaptador, para facilitar as trocas de objectivas pois, tendo apenas um, se trocasse de uma EF para RF e, em seguida, de RF para a outra EF, tinha primeiro que ir tirar o adaptador da primeira EF, o que era uma trapalhada. No entanto, andava-me atravessado o preço do adaptador original Canon (eu até tenho um, que comprei com a R6, mas já lá vão anos), pois a vontade de investir em material EF neste momento é nula. Assim, comecei a olhar para alternativas 3rd party.

Ontem recebi este, que apanhei em Amazon Warehouse a bom preço. Ainda não o usei no terreno, só andei pela casa a tirar fotos aos gatos e assim mas, à primeira vista...não noto diferença nenhuma no funcionamento.

Vou usá-lo para ficar com certezas, mas a primeira impressão está a ser positiva. Se se confirmar que é bom, fica o assunto resolvido por menos de metade do preço do adaptador Canon.

1M5A1771.jpg

Meike EF to RF adapter


EDIT: entretanto já usei o adaptador uma vez no terreno. Novamente, não notei nada de diferente, parece-me funcionar tão bem como o original.
A propósito, este é mais leve do que o da Canon em 30 e poucas gramas.

Não tenho intenções de o usar com a 70-200, pois já notei que não é tão rijo como o original; se eu o colocar nessa objectiva, noto que ele cede mais um bocadinho do que cede o da Canon. Coisa pouca, mas está lá. E sim, o Canon também cede.
Entretanto identifiquei um ponto fraco no adaptador

Por ceder mais um bocadinho, com as minhas objectivas EF, que são pesadas (a mais leve tem 805 gramas), se tiver uma fonte de luz a incidir por cima, faz flare.

Como só tenho objectivas EF deste calibre, infelizmente ele terá que ir para trás. No entanto penso que para objectivas leves não será um problema, pois levantando a objectiva com a mão eu conseguia fazer a flare desaparecer.
 
Aqui ficam as ultimas compras:

XSqH4qW.jpg

Este cabo da Cobra Tether USB-C a USB-C 10m, que já tinha falado com o @Rui Marto noutro tópico, comparado com o cabo da Tether Tools (o laranja), este é muitíssimo melhor, deixo uns pontos rápidos e se houver interesse abro um tópico sobre o assunto. O cabo da Cobra Tether é muito mais rápido, um pouco mais fino, o que faz com que seja mais leve e cause menos pressão na porta USB-C da câmara.


FVk9oo0.png

Esta mala é inspirada na mala da iWorkcase, a grande diferença é mesmo que a minha interior é a normal espuma que vem com estas malas, a da iWorkcase parece-me ser um plástico meio aborrachado.


godox-qt1200iiim-quicker-studio-flash_2_.jpg

O flash já o tenho a algum tempo, foi mais um para juntar a coleção, vantagem deste e motivo para o ter comprado é a potencia.
 
Aqui ficam as ultimas compras:

XSqH4qW.jpg

Este cabo da Cobra Tether USB-C a USB-C 10m, que já tinha falado com o @Rui Marto noutro tópico, comparado com o cabo da Tether Tools (o laranja), este é muitíssimo melhor, deixo uns pontos rápidos e se houver interesse abro um tópico sobre o assunto. O cabo da Cobra Tether é muito mais rápido, um pouco mais fino, o que faz com que seja mais leve e cause menos pressão na porta USB-C da câmara.


FVk9oo0.png

Esta mala é inspirada na mala da iWorkcase, a grande diferença é mesmo que a minha interior é a normal espuma que vem com estas malas, a da iWorkcase parece-me ser um plástico meio aborrachado.


godox-qt1200iiim-quicker-studio-flash_2_.jpg

O flash já o tenho a algum tempo, foi mais um para juntar a coleção, vantagem deste e motivo para o ter comprado é a potencia.
Da minha parte há :) É um modo que já usava no passado e que agora vou usar cada vez mais também.
Entretanto eu acabei por comprar o de 5m, chegou na segunda mas não cheguei a meter aqui. Do que me recordo é mais pesado que o Tether Tools, foi mais barato e é mais grosso que o Kabeldirekt. As specs são PD 100w e 5Gbps, o Kabeldirekt é 240w e 20Gbps (e o de 5m é 10€ mais caro), mas ambos demoram 1 a 2s a mostrar a foto (medido a olho).

O QT também há de ter uma duração mais curta que os DP não? Tenho ideia de ter lido que eram os mais rápidos da Godox..
 
Da minha parte há :) É um modo que já usava no passado e que agora vou usar cada vez mais também.
A ver se durante o fim de semana crio o tópico, se tiverem perguntas/duvidas mandem mp, ou digam aqui que tento colocar se souber responder quando abrir o tópico.

Entretanto eu acabei por comprar o de 5m, chegou na segunda mas não cheguei a meter aqui. Do que me recordo é mais pesado que o Tether Tools, foi mais barato e é mais grosso que o Kabeldirekt. As specs são PD 100w e 5Gbps, o Kabeldirekt é 240w e 20Gbps (e o de 5m é 10€ mais caro), mas ambos demoram 1 a 2s a mostrar a foto (medido a olho).
Compras-te o da Cobra Tether ou Area51?

O QT também há de ter uma duração mais curta que os DP não? Tenho ideia de ter lido que eram os mais rápidos da Godox..
Neste momento dentro da gama de flashes da Godox, a gama QT é a terceira melhor, sendo que a melhor é a P2400 (power pack)onde podemos ligar as cabeças H2400P, conjunto para perto de 5000€.

Depois vêm os AD, que têm versões de quase todas as potencias, mas em que as versões de 400W, 600W e 1200W têm melhor estabilidade de cor que os AD, 100, 200 e 300.

Pela diferença de preço entre o AD1200 e QT1200, pelo preço de um AD comprava dois QT, fui para o QT, uma vez que para esse flash o que me interessava mesmo era a potência extra.

Mas ignorando o P2400 sim o QT é o modelo com duração de disparo mais curta, mas atenção que isso tem um custo, perdemos em estabilidade de cor, o que dependendo do trabalho pode não ser bom.
 
Comprei o Cobra, o Area51 pareceu-me impossível de arranjar para já. Também como é mais para produto, com câmara no tripé, espaços mais pequenos, etc, não me pareceu necessário os 10m, mas o carregar a máquina dá jeito e ficou a dúvida se os de fibra ou hibridos carregam.

Sim, não estava a considerar os P2400/H2400 por serem power packs com cabeças (como os Elinchrom Ranger que costumava usar). Os AD já olhei algumas vezes para eles e sei que os Pro também é suposto serem mais estáveis que os não "pro", mas também não os estava a considerar por serem a bateria e direcionados para uso no exterior. Não os via como sendo melhores que os QT.
 
FINALMENTE mandei vir um flash para a XT3... Godox 860III + X2T transmitter. Apanhei uma promo porreira do transmissor e ainda 10% de desconto adicional sobre o total da compra, ficou tudo em 242€.
Agora é esperar que chegue
Um bocadinho "encorajado" por um topico de ajuda para compra de um flash, e um bocadinho também influenciado pelas tuas dicas, acabei por me decidir a comprar também este flash e o transmissor, para além de um tripe para apoiar a softbox, e um suporte para flash... algum dia teria de ser e foi desta, também influenciado pelas preços da black friday... consegui um desconto bem porreiro, felizmente.
Ainda à espera que chegue, e depois é estudar, treinar e tirar o melhor partido do equipamento,
 
Finalmente, após muito tempo a adiar a compra, lá comprei um Wacom Intuos S.
A ver como corre a experiência!
Surgiu um nos usados da Amazon em estado "Como novo" e aproveitei.
Ficou em 26€... Estava com 30% e ainda juntaram mais 5€ de desconto...
Espero que esteja realmente num bom estado.
 
Grande preço.

Não te preocupes com o estado, aquilo fica tudo marcado pela natureza da utilização. Verifica mas é se a caneta traz as pontas, não vá ter alguém comprado isso só para tirar peças, como foi o caso da minha mochila.

Eu dei 50 ou 60€ pela minha Wacom. Não uso o bluetooth, tem lag, mas por cabo é óptima.
 
Por acaso essa era uma das razões pelas quais queria a versão sem Bluetooth, obrigado pela confirmação ;)

Pois, não me lembrei dessa questão das pontas. Vou estar atento! Obrigado
 
Bem, apercebi-me agora que faz um ano desde que mostrei as aquisições de livros, por isso....vamos às aquisições de livros de 2023 (que ainda não estão fechadas, há mais a caminho😂):









Este Genesis é a nova edição, pequena e com preço acessível (15€ PVPR). Sebastião Salgado não é um dos autores com os quais eu mais simpatize, por isso não quis investir no livro grande.



Este da Diane Arbus na verdade foi para trás porque levou uma bela pancada no transporte, mas já o folheei, gostei e vou encomendar outro.



Álbuns fotográficos da Repórteres Sem Fronteiras. Não sei como não os descobri mais cedo, considero-os um tesourinho. Já comprei vários e tenho mais uns quantos na lista. São em francês, com tradução para inglês nas últimas páginas, mas a maior parte do conteúdo é imagens. Tipicamente contêm 100 fotos do tema ou autor especificado. O número actual pode ser comprado nos quiosques, já comprei alguns anteriores na Amazon, e no site da RSF podem-se comprar quase todos.



Não é propriamente fotolivro, mas comecei a ler a revista Humanista, da Amnistia, e que costuma contar com o contributo fotográfico de diversos fotógrafos portugueses. A revista foi lançada no início deste ano e vai actualmente com 4 edições, das quais já li duas de ponta a ponta. O papel não é o mais favorecedor para as fotografias, mas a mensagem está lá. A revista chega a ter splits, fotos em página inteira e até desdobráveis, com páginas seguidas de fotos. Não sendo uma revista de fotografia, acho que lhe dá bastante destaque.



Este guia de segurança é disponibilizado gratuitamente pela Repórteres Sem Fronteiras em PDF. Eu mandei imprimir e encadernar.




Entretanto, após ter devolvido o adaptador Meike, aproveitei as campanhas de Novembro e consegui trazer um original Canon por um preço uma dúzia de euros abaixo do PVPR. Não foi um desconto espectacular, mas foi o melhor que apareceu durante meses a fio.
E trouxe também um leitor Lexar UHS-II, porque o meu Sandisk avariou há uns tempos. Este Lexar suporta a "alta velocidade" dos cartões Sandisk, consigo ler a 170 os cartões UHS-I que anunciam 200MB/s.
 
Última edição:
Aí está ele!

53398434505_4a50dc4414_z.jpg


53397998376_8607683695_z.jpg


53397063882_b3f6216367_z.jpg


Tudo nos conformes. Não falta nada, não tem qualquer sinal de uso, as 3 pontas estavam no sítio... agora só falta ligar e testar.
Por este preço, foi um achado
 
Só estou à espera que o @m4ndr4ke compre a impressora de cartões para a biblioteca que vai abrir. :p

@kronnuz grande negócio :)

Vou aproveitar para despejar também as aquisições mais recentes.

Começo pela maior, novo monitor para trabalhar - ASUS ProArt PA32UCR-K - 1350€
20231214-212825.jpg


Incluído com o monitor veio um calibrador X-Rite i1 Display Pro - 0€ (e entretanto vendi o SpyderX por 100€)
20231214-212858.jpg


Mas comprei também outro para ligar ao portátil quando estou a fotografar em tethered - ASUS VA27EHE - 95€
IMG-20231214-212447-645.jpg


Assim como um suporte para segurar este último monitor e o portátil - RedBat - 30€
IMG-20231214-212414-676.jpg


Upgrade ao cabo de tethering - CobraTether 5m USB-C a USB-C - 61€
20231214-213208.jpg


Disco SSD externo (para backups imediatos e acelera o processo de passar para o desktop) - Crucial X9 Pro 2Tb - 121€
20231214-212740.jpg


Um leitor de cartões mais rápido - Lexar Multi 2-em-1 USB 3.1 - 12€
20231214-212640.jpg


Um kit de limpeza de lentes - Zeiss Cleaning Kit (toalhetes, soprador, pano, lenspen, liquido de limpeza) - 30€
20231214-213312.jpg


Livro Seeing Things, apesar de ser infantil, comprei para mim - 21€
41kTSZEvJmL._SL1200_.jpg

(quando acabar de ler cedo à biblioteca do m4ndr4ke)

Software:
- Licença anual C1 Pro - 109€
- Licença Pro do SyncBackPro - 50€ (software de sincronização, serve por exemplo para importar cartões automaticamente ou ir copiando fotos para o SSD e NAS à medida que trabalho)

Cursos/Formação:
- ProEdu - quatro cursos - 68USD
- Affinity Revolution - 30€
 
Back
Topo