Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Esta semana decidi fazer uma prenda a mim próprio.

Ja a bastante tempo que me interesso por fotografia mas sempre usando um telefone (Samsung's Galaxy's).

Estava a divagar pela Internet e lá decidi fazer um investimento, certo talvez um pouco overkill para uma utilização de certo modo casual..

E lá veio uma Canon R8 com a kit Lens + uma 50mm f1.8. + SD 128GB UHS-II

Aproveitando a promoção de cashback da Canon + uma promoção num site na suiço, ficou me tudo por a volta de 1200€ pelo que acho que foi um bom negócio.

Agora é ir tirando fotos para melhorar e ir aprendendo aos poucos 🙏🏽

Para editar, tenho um macbook pro M3 Pro com Capture One.

Já estive a tirar umas fotos ao pequeno e na barbearia de um amigo, e estou a adorar a experiência. Depois publico umas fotos no fórum.

Se tiverem algum conselho a dar a um iniciante, sou todo ouvidos.

Cumprimentos
 
Espero que te traga muito boas fotos :)

Bem, estando a iniciar, há milhões de conselhos que te podem dar.. Deixo-te aqui meia dúzia, que talvez ajudem a chegar ao resto:
- Investe em lentes, na maior parte dos casos é o mais importante
- Tira muita foto de várias formas e feitios, descobre rapidamente o que te agrada
- Não percas muito tempo com manuais e a copiar camera settings, etc, se não é visível na foto pouco interesa
- Também não percas muito com Youtubers, muitos só dão dicas da tanga (triviais, descontextualizadas ou até erradas)
- Livros. É que um livro é "filtrado" pelas editoras, um canal de Youtube ou site publica o que quiser.
- Uma boa foto define-se pela intenção e se a mesma é conseguida (mas explicar isto dava um livro).
 
@Rui Marto
Sim as lentes são sem dúvida o mais importante, na verdade a kit Lens praticamente nem saiu da caixa, preferi comprar logo uma 50mm f1.8 e a verdade é que pelo preço que custa muda completamente os resultados e vale bem a pena.
Vou guardar a kit Lens pois é estabilizada ao contrário da 50 e um dia se precisar de fazer vídeo é capaz de ser melhor.

Já tenho alguma noção sobre os parâmetros e o triângulo de exposição, tenho andado a experimentar os vários modos da camera, e a ver o que me convém mais, por exemplo para tirar fotos no banho do miúdo, tive de usar manual pois reparei que em Aperture Priority, o shutter speed escolhido pela camera acabava por me deixar com efeitos de flickering por causa das luzes..

Quanto aos youtubers, tenho andado a ver uns vídeos mas sem grande atenção, a maior parte é só para recomendar comprar lentes de 2k, o que no meu caso não é de todo necessário..
Mas tem alguns bons vídeos bastante interessantes mais no sentido de perceber as configurações da R8.

Para a semana vou com a família até Turim, acho que vai ser uma boa oportunidade para "treinar"
 
...a maior parte é só para recomendar comprar lentes de 2k, (...) mais no sentido de perceber as configurações da R8.
O problema anda muito em torno disto. Product pushers e muito foco na nerdisse. Depois induzem síndromes de GAS e pixel peeping. As máquinas variam um pouco em specs, mas fora isso é tudo a mesma coisa. Tem umas dials para controlar o triângulo de exposição e um botão para disparar. Não descartes a lente de kit, porque dá-te muitas opções que a 50 não dá, mesmo que a qualidade seja um pouco mais baixa. Habitua-te antes a usar as duas conforme o cenário que achas que cada uma serve melhor.

Se vais de viagem e aproveitar para treinar/experiências, recomendo-te principalmente umas leituras diagonais sobre abertura, exposição e ISO (por exemplo, no exemplo que deste podia ter feito mais sentido subir o ISO que trocar de modo), depois sobre composição e cor. The Photographers Eye costuma ser um bom livro para iniciados e fácil de arranjar.
 
Bom, eu não ia publicar isto hoje, até porque há mais a caminho, mas como surgiu a questão dos livros, decidi antecipar.

Últimas chegadas:


Estes quatro são da colecção Bibliotheca Universalis, da Taschen.
O 20th Century Photography também é um A-Z, mas baseado na colecção do Museu Ludwig, em Colónia. Com isso, não é "imparcialmente generalista", há muitos nomes conhecidos que faltam. Na verdade até nem estou totalmente decidido a ficar com ele, ainda estou a compará-lo com o outro, mas o outro tem textos muito básicos, numa escrita que parece adaptada de tópicos, pelo que talvez acabe por ficar com os dois, para se completarem um ao outro.



Este...vi recomendação pela net, decidi arriscar. Ainda não sei bem do que trata, para ser sincero, mas já vi que é um livro com pouco texto e com muitas fotos (172 delas), parece-me ser mais para ficar a olhar e reflectir do que propriamente a comer palavras. Não conto que seja uma "leitura" fácil.



Mais um álbum da Repórteres sem Fronteiras.



Mais um World Press Photo. Queria o deste ano por causa do 11 de Setembro.



Este estava na lista há anos. Veio de Warehouse, a um preço bastante mais simpático.



Este também andava na lista há bastante tempo. Bis, também veio de Warehouse.
 
Última edição:
Obrigado pela partilha @m4ndr4ke, tenho os ultimos 2. Confesso que já comecei várias vezes ler o livro da Susan Sontag mas nunca acabei. O dos Contact Sheets, é muito bom, muito interessante ver o processo de grande fotografos até chegarem até aquela frame de fotos bem conhecidas, ou mesmo icónicas. Eu na altura comprei o meu livro directamente à Magnum, uma edição especial com a sinatura de vários fotografos da Magnum, foi uma maneira de ter um bom livro e ajudar uma agencia que foi tão importante para o mundo da fotografia.
 
Confesso que já comecei várias vezes ler o livro da Susan Sontag mas nunca acabei.
Sei bem o que isso é :biglaugh:
Comecei duas vezes o Photography — The Key Concepts, do David Bate (demorei, mas consegui terminá-lo, no entanto sinto que tenho que o ler novamente) e, neste momento, estou quase a acabar o Bending The Frame, de Fred Ritchin, à quarta tentativa :biglaugh:
Há leituras que de facto não são fáceis, e também não espero facilidades com o da Susan Sontag.

Já ouvi falar nessa edição do Magnum Contact Sheets, acho que um colega meu a tem. Muito boa, sem dúvida.

Habitualmente não vou atrás de cópias assinadas, nem nada em particular. A minha prioridade é ler/ver/estudar. Se, por acaso, tiver a sorte de ter esse extra, óptimo, mas não costumo investir nisso.

Neste momento estou a ponderar "patrocinar" o próximo livro do João Pina, que está em kickstarter. Ainda não me decidi a avançar, mas estou tentado. Conheço o projecto há alguns anos, acho o tema interessante, o autor é bom...talvez avance.
 
Bem, algumas novas aquisições:

Quatro cartões SD Samsung Pro, dois Ultimate de 128Gb e dois Plus de 64Gb. Os de 128Gb ficaram a 25€ cada e os de 64Gb a 13€ cada, na Amazon ES.
Comprei também uma bolsa Think Tank SD Pixel para os levar, por 16€. Carote mas parece bom. Gostei mais do design da bolsa da Tenba, mas não econtrei abaixo dos 20€.

20240202-185306.jpg
20240202-185321.jpg



Mais uma troca de mala também... Troquei a Vanguard por esta Think Tank Speed Top 15. É ligeiramente mais pequena mas leva o mesmo e ganha vários pontos de funcionalidade (ex: os bolsos exteriores realmente servem para alguma coisa).
Custou 144€ na Amazon ES, o que custa um pouco a engolir por uma mala destas. Só fica porque é realmente muito bem feita e não encontrei muito melhor dentro destas dimensões.
Leva bem três lentes, duas grandes (a 24-105 e a 135) e uma mais pequena (a 35 ou 55) ou talvez até as duas.

20240202-181912.jpg
20240201-155442.jpg


Comprei também uma espécie de Peli para quando preciso transportar a tralha toda. Tenho a mochila, mas quando vai no carro com mais uma tonelada de material, prefiro levar assim. Mais protegido, mais fácil arrumar e amontuar coisas, etc.
Custou 94€, medidas exteriores 464 x 366 x 176 cm, interior 426 x 290 x 159 cm, com divisórias e é 100% à prova de água IP67.
Uma pequena "desilusão" é que tendo 16cm de altura inteiror, com as esponjas, não consigo meter a 90mm ou 135mm na vertical (têm 13cm e 12,7cm respectivamente + tampas). Assim, as lentes maiores acabam por roubar uma slot extra. No entanto a medida acima já é 150€, por isso não justifica trocar, esta já leva tudo o que é importante proteger, o resto pode ir noutra mala/saco/mochila normal.

20240202-181533.jpg

20240202-181523.jpg


Para se juntar a esta deverá vir uma MAX 640, de 62x46x34 internos, para levar flashes, beauty dish, cabos, clamps, etc. Está a 175€ na versão "vazia" (sem espuma ou divisórias).


PS: caiu-me agora a ficha de que a mala e a bolsa de cartões são laranja, que é também a cor da Sony :D
 
Adoro a R6, e tem estado a preços surreais, mas tenho que perguntar: porquê comprar uma objectiva EF nova?

A RF 35 1.8 é boazinha também...opticamente tem um desempenho bastante elevado, para o preço.
 
Mais uma troca de mala também... Troquei a Vanguard por esta Think Tank Speed Top 15. É ligeiramente mais pequena mas leva o mesmo e ganha vários pontos de funcionalidade (ex: os bolsos exteriores realmente servem para alguma coisa).
Custou 144€ na Amazon ES, o que custa um pouco a engolir por uma mala destas. Só fica porque é realmente muito bem feita e não encontrei muito melhor dentro destas dimensões.
Leva bem três lentes, duas grandes (a 24-105 e a 135) e uma mais pequena (a 35 ou 55) ou talvez até as duas.

20240202-181912.jpg
20240201-155442.jpg
Belo saco.

Esteticamente e para meu gosto, apenas preferiria que não tivesse a pega no topo/frente (até porque tem já outra no topo/costas). Tornava o saco mais casual e discreto - e menos "de fotografia", coisa que prefiro.

Pelo que vejo, deverá permitir transportar uma A7IV + 85/1.8 + 55/1.8 + 35/1.8 (uma delas já montada). Confirmas?
 
Belo saco.

Esteticamente e para meu gosto, apenas preferiria que não tivesse a pega no topo/frente (até porque tem já outra no topo/costas). Tornava o saco mais casual e discreto - e menos "de fotografia", coisa que prefiro.

Pelo que vejo, deverá permitir transportar uma A7IV + 85/1.8 + 55/1.8 + 35/1.8 (uma delas já montada). Confirmas?
Yah, também não percebo o porquê das duas pegas, mas uma é uma alça para segurares o saco (e sim, os ímanes são fortes o suficiente para não abrir mesmo com o saco cheio, além de ter uma tranca de segurança na mesma) e a outra será para pendurar em algum lado (sendo que pode ficar pendurada e aberta caso queiras).

Sim, confirmo. O que vês na foto é uma 135 1.8, ao lado de uma 24-105 F4 e na direita a 55 1.8. Creio que qualquer uma das duas primeiras é bastante maior que a 85mm 1.8 e ambas cabem com a A7rIII montada.
A 35 e a 55 quase que até cabem numa só slot, basta modificares para ficar com uma slot maiorzinha e o saco trás mais divisórias para depois dividires ao meio.

Se preferires sacos estilo messenger, tens também o Vision 10, é semelhante em termos de materiais e apenas uns 3cm mais pequeno em largura.
 
(e sim, os ímanes são fortes o suficiente para não abrir mesmo com o saco cheio, além de ter uma tranca de segurança na mesma)
Esta ia ser exactamente a minha próxima questão. Obrigado pelas dicas.

Por acaso o que ando à procura é algo mais tipo messenger bag (em termos de aspecto; mais casual), mas a abrir para fora - esta condição é essencial e é a principal razão de andar à procura de um saco novo.
 
Esta ia ser exactamente a minha próxima questão. Obrigado pelas dicas.

Por acaso o que ando à procura é algo mais tipo messenger bag (em termos de aspecto; mais casual), mas a abrir para fora - esta condição é essencial e é a principal razão de andar à procura de um saco novo.

Para ser sincero, eu também gostava, mas não encontrei nada. Todos os sacos estilo messenger que vi, eram realmente messenger, ou seja a abrir normalmente com a aba para nós. Até na série Skyline da Tenba, todos abrem para fora, mas depois o Skyline Messenger já abre como um messenger normal.
Dentro do casual tens o Retrospective, mas é messenger normal e não consigo justificar 210€ pelo saco. Já 144€ por este achei excessivo (está um pouco mais barato na Amazon DE).

O Vanguard Range imita messenger, mas abre para fora. No entanto não achei o saco tão bem desenhado, nem curti dos materiais interiores. Acaba por ser maior, menos confortável, menos funcional e leva basicamente o mesmo.
 
@lift off só uma questão, quando dizes a abrir para fora, é com a aba a abrir para longe do corpo, como no SpeedTop 15. Ou é com a abertura para o lado de fora e a aba a abrir para junto do corpo, como o Think Tank Vision?
 
Bom, há uns dias chegou este:



Here is New York — A democracy of photographs

Ao ler o Bending The Frame este livro foi abordado, e foi isso que me levou a procurá-lo.
No seguimento do 9/11, houve imensas fotografias a aparecerem por todo o lado, dos milhares de pessoas que estavam na zona. Com uma seleção dessas fotos, quer da autoria de fotógrafos, quer da autoria de amadores, foi feita uma exposição com este nome. Essa exposição era constituída por 700 e tal, ou 800 e tal fotografias e era "anónima". Cada fotografia custava 25 USD e, após o pagamento, ficava-se a saber o nome do autor. As verbas serviram para ajudar as vítimas, famílias, etc.
Depois da exposição, foi feito o livro com todas as imagens. Mandei vir da World of Books, é um livro até bastante acessível. Teve um preço de lançamento de 50 USD, há quase 22 anos, mas trouxe-o por uns 17€, em muito boa condição.
O livro é inteiramente fotografias, uma por página. São 4Kg de livro. Achei bem interessante, ainda mal o folheei.



E ontem recebi este menino, para o qual andava a olhar há mais de um ano:


Godox TT350c

É incrivelmente pequeno. Nas fotos, ao lado dum iPhone 12, do Neewer TT560, e do Neewer NW680.
Pesa 277 gramas com pilhas colocadas. Leva apenas duas AA.
Ainda pouco lhe mexi, mas em relação ao NW680 perde menos de 1 stop, o que achei francamente atractivo.
 
E hoje perdi a cabeça!!!!

IMG-3350.jpg


Tenho feito "downgrades" ao meu material, ou seja, vendido as máquinas mais recentes e atualmente o meu "topo de gama" é uma Fujifilm X-T2. As lentes mantenho todas! O dinheiro das vendas tem sido guardado para uma X-T5 ou eventual upgrade.

Há muito que andava a querer voltar a usar filme e com uma Médio Formato. Apanhei esta em aparente bom estado e com 2 Back Film para pode andar com 2 rolos diferentes.

Ansioso por começar a usar :)
 
Back
Topo