Re:
A play3 é um produto que ainda não saiu.
Existe uma arquitectura no caso do processador que já saiu. E pode-se sempre falar sobre ela.....
Talvez por culpa minha, comecei a misturar arquitectura CELL com Play3, o que é muito mau. Apesar de haver alguma relação, são coisas diferentes.
Em relação ao micro-codigo que os SPE's aceitam linguagem C (são programaveis), isso nunca poderá vir a ser explorado no caso da Play3. Pois a sony não vai dar acesso a ele ( foi confirmado em: "Interview with Ken Kutaragi conducted by 'EETimes' Asia" ). Poderá ser explorado é noutros sistemas. A meu ver esse grande avanço que os SPE's poderão inovar e muitos aspectos. Como a proximidade cada vez mais de uma maquina virtual a correr sobre hardware. ( Algo semelhante à maquina virtual de java, reparem que eu digo apenas "proximidade" e é algo especulativo apenas!! ). O que quero dizer é a facilidade como os SPE's poderão simular outras arquitecturas, assim como a possibilidade de correr multiplos SO's ao mesmo tempo. Qualquer das formas é algo que não será possivel na Play3 ( mesmo assim foi confirmado o acesso em algumas funções especificas de controlo por parte desta camada à tempos atrás. Lvl0 ). E já agora nem vale a pena falar muito no ***** capped que o CELL leva, pois esse so está lá a servir maioritariamente de "controladora".
Concordo que todas as optimizações que são exponenciadas por funcionalidades expecificas numa arquitectura nunca poderão aparecer noutras. Mas isso tem sido assim a vida toda....
Tambem concordo que os CELL não poderão substituir os "bluegene", etc.. em tudo. Mas já vão combater nos SuperComputers, o que não é mau de todo.
O "dx" (agora vou ser polemico ), tambem é outro que anda ai arrastar-se e ainda me pergunto-me como é que ele ainda existe, mas tambem foi um exemplo que surgiu aqui offtopic.
Falando de playstation3, ok eu sei que hardware não é o que faz ganhar este mercado e nunca o foi. Logo nunca vou usar esse motivo para dizer que vai ganhar, pois nem é o meu motivo discutir isso. Talvez tenha estado a bater muito nessa tecla por inicialmente quando vim aqui para o este forum tenha visto muitos post's a dizerem mal da coisa. E talvez a igualar o sistema e a arquitectura com coisas que são imcomparaveis. Como já dei agora neste ultimo exemplo a playstation3 vira limitada a muitos niveis e nem poderá mostrar o expoente maximo do que a arquitectura poderá fazer ou dar a mostrar aos consumidores ( de playstation3 ). Mesmo assim, desta vez, será a que apresentará melhor hardware das 3. E sim concordo, isso não irá fazer com que saia melhores jogos para ela.
Em relação à facilidade de programar num sistema que é novo e trás nova complexidade, é algo que as ferramentas, e o tempo vão tirar, e tudo depende do que se for trabalhado nele. Tambem aposto que se fossemos de volta atrás no tempo, a primeira vez que saiu o x86, concerteza que trabalhar nele era algo muito mais complexo do que é agora para uma softwarehouse, pois claro, hoje existe muito mais conhecimentos, trabalhos e ferramentas feitas. Assim como em tudo. Talvez quando maxwell descobriu as suas formulazecas, saber lidar com aquilo era algo extremamente complexo, e nos dias de hoje muita agente trabalha com isso. É algo que é natural quando se cria ou se descobre "algo que é desconhecido ou novo para o ser humano". Mas como ja disseram aqui, o ser humano é capaz de se adaptar e meter as coisas a seu favor. E os programadores tambem o poderão fazer. Obvio que tudo exige tempo e dedicação para se adquirir esse nivel. Se playstation3, falhar assim como o CELL a todos os niveis, se calhar ele será sempre dificil e complexo de trabalhar.
Mas sim eu sei, quando ela sair será a mais dificil. "E é isso que interessa...".