Multi Sonic Adventure 2

Gaminger

Power Member
logosonicadventure2battyq9.jpg


Warning: Spoilers disse:
E para continuar com a minha série de jogos para a Nintendo Gamecube coloco aqui este que tenho estado a jogar ultimamente. Sonic Adventure 2: Battle é o port/remake do original Sonic Adventure 2 para a Dreamcast da SEGA. É um jogo de Sonic, bem parecido à prequela, com elementos de plataforma. No entanto podem jogar com outras personagens do universo Sonic tal como no primeiro e cada personagem tem características diferentes.

Desta vez existem 3 grupos de caracteres, dois para cada grupo, um do lado Hero e um do lado Dark. O primeiro grupo é o do Speed, que tem o Sonic e o novo rival do Sonic: o Shadow, que igual ao Sonic é uma personagem focada na velocidade. Os níveis deles são rápidos e têm elementos de plataformas. O segundo grupo é das máquinas que tem do lado Hero o Tails e do lado Dark o Dr. Eggman, ambos dentro de uma máquina em miniatura ao estilo dos Powerangers. Os seus níveis têm elementos de puzzle e enigmas. E por último temos o grupo dos caçadores de tesouros que incluí Knuckles e a nova personagem Rouge de Bat. Eles têm níveis virados para puzzles e enigmas aonde o objectivo é coleccionar três peças de qualquer coisa, sejam partes da Master Emerald, ou Chaves para a base do Eggman.

O Jogo tem um modo história aonde pode-mos escolher com qual lado quere-mos jogar, Hero ou Dark. E assim seguimos a história de ambos os lados. O modo história é feito de nível em nível com pequenas cut-scenes pelo meio a contarem a história. Após se ter completado ambos os lados da história é desbloqueado o ultimo que é o climax da história aonde tudo se resolve e aonde os lados Hero e Dark se misturam.

O Gameplay é tal como a prequela um pouco "Glitchy". No entanto pode-se dizer que a versão da Gamecube foi muito melhorada nesse aspecto. Continua a haver alguns momentos de frustração quando os caracteres caiem através de paredes invisíveis e outras curiosidades, mas foi radicalmente reduzido em relação à versão dreamcast. No entanto, continua a ser um gameplay com uma curva de aprendizagem relativamente grande, especialmente no que toca à máquinas e a caçar tesouros. Os níveis com o Sonic e o Shadow são de natureza rápida e raramente têm obstáculos que levem mais tempo a contornar. Correr em frente e saltar é tudo o que precisam de fazer. E isto não é necessáriamente uma coisa má.

À parte do modo história temos o stage select que nos permite rejogar todos os níveis do jogo. Cada nível tem 5 missões, sendo que a primeira é a relevante ao modo história e as outras 4 para highscores. Cada missão que se completa adiciona um Emblema à nossa conta de emblemas. Emblemas são um tipo de "medalhas" que se colecciona quando se completa objectivos no jogos. São necessárias para o feature dos Chaos. Quantos mais emblemas tiver-mos, mais raros são os itens e ovos de Chaos que aparecem no Black Market, mas mais sobre os Chaos mais adiante... existem cerca de 180 emblemas. As várias missões num nível podem consistir em apanhar 100 rings, encontrar o Chao perdido, completar o nível num determinado limite de tempo ou fazer a missão normal no modo hard.

Outro modo, é o modo Boss Atack em que temos de vencer os Bosses do modo história todos de seguida tentando fazê-lo no menor tempo possível. Os Bosses estão divididos em Hero, Dark e All, sendo que All é os do lado Hero e Dark juntamente com os do ultimo modo de história. E por último existe o Kart Racing que se desbloqueia após completar a missão da Route 202 com o Tails ou com a Rouge. É um jogo simples em que cada uma das seis personagens tem um Kart e se fazem corridas com três voltas em três pistas diferentes. Mais tarde é possível desbloquear novos karts e mais duas personagens: um Chao e o Gamma. Tudo isto, quando completado, desbloqueia mais emblemas.

O Modo multiplayer é para dois jogadores apenas. Cada jogador escolhe uma personagem e depois são realizadas competições em níveis semelhantes aos do modo história. Existem no entanto mais personagens por escolher. No modo de corridas existem Sonic, Shadow, Amy e Metal Sonic. Cada um com as suas característas. Nas máquinas existem o Tails, o Eggman, um Hero Chao numa máquina gigante que se parece com um Chao Bébé e um Dark Chao dentro de uma que se parece com um Chao Dark. No lado dos caçadores de tesouros temos Knuckles, Rouge, Tikal e Chaos Zero. Enquanto que os níveis de corridas têm como objectivo chegar antes do adversário ao fim do mapa, os níveis de máquinas são combates básicamente e os caçadores de tesouros tentam encontrar o tesouro antes do adversário. Coleccionando rings o jogador ganha habilidades que pode usar como por exemplo o "Chaos Control" do Shadow que paraliza temporáriamente o adversário.

No modo multiplayer existe também o modo de corridas de Chao ou Karaté que pode ser jogado também indo ao Chao Garden.

Por último, e para mim o melhor feature deste jogo, e a razão pela qual o jogo ainda, é o Chao feature. Chaos são pequenos seres interactivos dos quais se cuida como se fossem bébés. Eles comem, dormem e... participam em corridas. Chaos têm 5 atributos diferentes. Swim, Fly, Run, Strenght e Stamina. Os primeiros quatro podem ser aumentados apanhando Chaos Drives das corres correspondentes nos níveis do jogo, ou animais em miniatura, sendo que os animais quando absorvidos pelos Chaos dão-lhes partes deles, como por exemplo as orelhas de um coelho. As possibilidades são infinitas. Existem à volta de 25 animais diferentes que dão várias partes aos Chaos. Um Chao pode ter orelhas de coelho mas patas de javali por exemplo.

Chaos podem evoluír e tornarem-se adultos e quando o fazem podem caír numa das 3 categorias, que são Hero, Dark ou Neutro. A categoria em que calham quando se tornam adultos depende do caractere com que cuida-mos deles, que pode ser um dos 6 caracteres jogáveis. Se por exemplo cuidar-mos de um Chao com o Sonic a tempo inteiro, o Chao torna-se num Hero Chao e quando for adulto terá uma aurela a flutuar em cima da cabeça. Por outro lado se for cuidado pelo Shadow terá uma bola com picos. Se foi cuidado igualmente pleo Sonic e pelo Shadow, torna-se neutro.

Cada um dos 5 atributos determina também para que tipo de Chao ele evoluí. O Chao pode ser Hero e ter como atributo principal Swim quando se torna adulto. Para isso acontecer, Swim tem de ser o atributo em que ele é melhor (em que recebeu mais Chaos Drives ou Animais). O atributo em que ele ficar quando é adulto determina a aparência dele. Ele pode portanto ser um Hero, Dark ou Neutro, de Swim, Fly, Run, Strength ou Stamina, que dá um total de 3x5 diferentes aparências. Mas não acaba por aqui... para um Chao evoluír a Stamina ele tem de comer frutas. Mais sobre isso mais adiante.

Quando um Chao evoluí ele pode alterar a sua aparência de acordo com os atributos de 5x5 maneiras diferentes de acordo com os animais e chaos drives que lhes da-mos. Portanto, dentro de um Chao de Swim, ele pode ter uma aparência meia Swim e meia Fly por exemplo. A aparência que está relacionada com os atributos não tem relação com as partes dos animais, ela é apenas relevante ao Chao. Um Chao de Swim tem por exemplo patas com forma de barbatana, enquanto que o Chao de Fly tem asas bem grandes. Existem centenas de possibilidades.

E como se não bastasse, existem também ovos de Chao diferentes. Ovos podem ser comprados no Black Marked que se situa no Kindergarden. O black Marked vende Ovos de Chaos de várias cores e feitoios. Existem Chaos com cores como Vermelho, Azul, Verde e existem Chaos com cores Laranja que brilham por exemplo. Existem cerca de 26 ovos diferentes no black marked. Esses Chaos nascem com uma determinada cor com a qual ficam, mesmo com a evolução do atributo.

Mas ainda não acabou aqui! Quem tem o Sonic Advance 1 ou 2 para Gameboy Advance, pode ligá-lo à Gamecube e fazer diversas coisas. Existem à volta de 10 diferentes ovos no Chao Garden das versões Advance que incluém Chaos com cor prateada, dourada, de rubi ou safira. Podem ser importados Chaos da versão Gamecube para a Advance e vice versa. Existem também tipos de fruta raros na versão advance que podem ser importados para a versão gamecube que funcionam como animais ou chaos drives e aumentam determinados atributos.

Mas ainda não acabou! Chaos quando se tornam adultos podem juntar-se com outros Chaos e acasalar. A descendência pode ter centenas de possibilidades diferentes no que toca ao aspecto. Tudo depende dos pais, e os atributos também são herdados. Atributos podem ir de E a S sendo que E é o pior e S o melhor. Eles podem ser verificados no médico no Kindergarden, e determinam o quanto um atributo evoluí. Um Chao com Swim de S nada mais rápido que um com E. Por último resta-me dizer que cada atributo pode ser treinado até nível 99. Cada vez que um Chao passa de níveis (por receber animais e chaos drives) o atributo aumenta 25 a 30 pontos (dependendo da letra, pois se tiver um S aumenta provávelmente 30 pontos), podendo atingir um valor máximo de 3000 pontos. Quando um Chao nasce ele está em nível zero em todos os atributos.

Mas para que servem os atributos? São úteis para as corridas de Chaos e o Karaté. Mas existe muita coisa ainda por falar. Isto é o básico. Era muito bom que a SEGA voltasse a fazer um jogo com este feature.
 
Joguei este jogo na Dreamcast:drooling:, não tinha os extras da GC nem os melhoramentos que fizeram (novas texturas, personagens com mais polígonos), mas é dos melhores Sonics... quero ver se o arranjo para a Wii.
 
Eu tenho-o para a GC. Gostei bastante, tinha uma historia decente e é um dos poucos jogos de Sonic em que não é só correr em frente e passa-se o nível.
 
Porque raio foste colocar o texto numa quote tag? As quote tags são usadas para citações, não para textos escritos pelo próprio... :rolleyes:

Quanto ao jogo, é muito fraquinho. Só 1/3 dos níveis se aproveitam (nomeadamente os do Sonic e Shadow), num jogo em que os problemas a nível de câmara e jogabilidade são uma constante.
 
Concordo com o vjoe, tecnicamente é muito fraquinho.
Lembro-me que foi o meu primeiro jogo para a Gamecube, em 2002 e já nessa altura me passava com os bugs do jogo, que são imensos.

No entanto tem uma história bastante apelativa e tem alguns níveis bem desenhados, isto falando, como disse o vjoe, dos níveis do Sonic/Shadow.

Outra coisa bastante interessante que o jogo tem e que ainda hoje lhe pego por causa disso, é o Chao world.

Edit: Também fiquei fã da banda sonora do jogo. lol
 
^ Ditto a 100%, também foi o meu primeiro jogo, também gosto de Crush 40 (banda sonora do jogo).

Meti na Quote porque meto sempre... como a techzone é um forum muito fixe não dá para justificar o texto, e assim engana pelomenos.
 
Mais um voto aqui para o quote. Já o Luigi's Mansion meteste assim e fica horrível. Mas como esse é um excelente jogo não quis encher o tópico com estes comentários :002:
 
Última edição:
Concordo com o vjoe, tecnicamente é muito fraquinho.
Lembro-me que foi o meu primeiro jogo para a Gamecube, em 2002 e já nessa altura me passava com os bugs do jogo, que são imensos.

No entanto tem uma história bastante apelativa e tem alguns níveis bem desenhados, isto falando, como disse o vjoe, dos níveis do Sonic/Shadow.

Outra coisa bastante interessante que o jogo tem e que ainda hoje lhe pego por causa disso, é o Chao world.

Edit: Também fiquei fã da banda sonora do jogo. lol

É normal que se ache os gráficos "fraquinhos", o jogo foi feito para correr numa Dreamcast e foi "portado" com algumas melhorias... além disso ainda se estava no rescaldo da DC e este foi um dos jogos iniciais que a GC teve... por melhor que a GC seja, era o melhor que havia quando o fizeram...

Também sou fã da música, ouço-a sem ser no jogo, gostava de voltar a ter jogos desta qualidade da parte da Sega...

Fiquei curioso em relação ao bugs que mencionaste... o mal maior que posso apontar ao jogo é a câmara que vem do Sonic Adventure e tem sido sempre o problema dos Sonics posteriores... digo também que já estou mais que habituado a isso de tanto apreciar Sonic, 3D (e 2D claro).
 
Última edição:
Não sei quanto tempo investiste neste jogo mas eu pessoalmente encontrei muitos problemas com a colisão ao explorar os níveis e fazer algumas missões. Por exemplo... se estás a usar o jetpack do Tails ou do Eggman e te encostas a uma parede és projectado para baixo muito rápidamente. Isso é muito chato quando estás a tentar fazer hovering por uma área com paredes e te encostas para fugir a certos inimigos.

EDIT:::

Tal como prometi, aqui têm algumas fotografias que tirei ao jogar com os meus Chaos. Hoje vou-vos mostrar o meu primeiro Chao, a Nami:

nami_l1_sc.jpg
nami_l1_sa.jpg

Estes são os atributos dela. Fui ao médico e ele mostra-os deste jeito. No médico podem também ver que tipo de personalidade o vosso Chao tem e as medalhas/cintos que já ganhou nas corridas e no karaté. Notem que quando a Nami passou de criança a adulto evoluío a habilidade de correr porque era a em que eu lhe dei mais animais durante a infância. Os Chaos só conseguem evoluír uma habilidade por vida.

nami_l1_c1.jpg
nami_l1_c2.jpg

nami_l1_c3.jpg

nami_l1_c4.jpg
nami_l1_c5.jpg


Algumas fotografias que tirei durante a infância da primeira vida dela. Aquele "cocoon" aparece quando um Chao Bébé se torna adulto. Isso acontece normalmente após 3 horas reais de vida (depende do quão bem ou mal trataste o teu Chao). Neste caso particular eu sempre cuidei da Nami com o Shadow e dei-lhe animais que melhoravam a habilidade de correr, portanto tornou-se uma Dark Run Chao (que também tem a alcunha de "Basic Shadow Chao", mas isso explico mais tarde).

nami_l1_a1.jpg
nami_l1_a2.jpg


Estas já são com ela em adulta.

g1.jpg


Esta já tirei à algum tempo. Os Chaos podem ser colocados no Jardim de infância, aonde aprendem as mais variadas coisas. Aqui o "Chao" (é o nome do Chao que está a tocar aquele instrumento) começa a mostrar uma das coisas que aprendeu. Neste caso toca um instrumento. Se algum dos outros Chaos também soubesse tocar um instrumento eles juntava,-se a ele e formavam uma "Banda". Mas como só ele sabe os outros sentaram-se ao pé a ouvir. E no fim bateram palmas, foi muito giro. O Chao do lado direito é a Nami e o outro é a "Yara".

Como podem ver, a Nami tem sempre partes de Animais diferentes. naquela fotografia em que ela dorme está a passar um Unicornio ao lado. Eles aumentam grandemente a habilidade de correr por exemplo. Jaguares também o fazem, que são as partes que ela tem nas fotos de adulta.
 
Última edição:
Não sei quanto tempo investiste neste jogo mas eu pessoalmente encontrei muitos problemas com a colisão ao explorar os níveis e fazer algumas missões. Por exemplo... se estás a usar o jetpack do Tails ou do Eggman e te encostas a uma parede és projectado para baixo muito rápidamente. Isso é muito chato quando estás a tentar fazer hovering por uma área com paredes e te encostas para fugir a certos inimigos.

Só se o port DC->GC foi muito mau. Na versão DC nunca me aconteceu isso, e não joguei pouco (até desbloquear a Green Hill Zone, upa upa.).
 
É normal que se ache os gráficos "fraquinhos", o jogo foi feito para correr numa Dreamcast e foi "portado" com algumas melhorias... além disso ainda se estava no rescaldo da DC e este foi um dos jogos iniciais que a GC teve... por melhor que a GC seja, era o melhor que havia quando o fizeram...

Também sou fã da música, ouço-a sem ser no jogo, gostava de voltar a ter jogos desta qualidade da parte da Sega...

Fiquei curioso em relação ao bugs que mencionaste... o mal maior que posso apontar ao jogo é a câmara que vem do Sonic Adventure e tem sido sempre o problema dos Sonics posteriores... digo também que já estou mais que habituado a isso de tanto apreciar Sonic, 3D (e 2D claro).

Ontem voltei a pegar no jogo, muito por força desta thread.

É claro que concordo contigo no que diz respeito aos gráficos, quando disse que tecnicamente é muito fraquinho, refiro-me à cãmara e outros defeitos no campo da jogabilidade, já me aconteceu bater contra uma parede e caír no "abismo", vezes sem conta carrego na tecla do salto e a personagem em vez de saltar avança para a frente, já morri muitas vezes por causa disso.

No entanto eu adorei passar o jogo, adorei a história, o Chaos World dá imensa longevidade, e até mesmo muitos níveis estão muito bem desenhados, só não vou muito à bola com os níveis Rouge/Knuckles e mesmo os do Tales/Robotnik (detesto chamar-lhe eggman) estão muito atrás dos níveis Sonic/Shadow.

Outra coisa que me esqueci de referir, a batalha final é espectacular!
 
Ontem voltei a pegar no jogo, muito por força desta thread.

É claro que concordo contigo no que diz respeito aos gráficos, quando disse que tecnicamente é muito fraquinho, refiro-me à cãmara e outros defeitos no campo da jogabilidade, já me aconteceu bater contra uma parede e caír no "abismo", vezes sem conta carrego na tecla do salto e a personagem em vez de saltar avança para a frente, já morri muitas vezes por causa disso.

No entanto eu adorei passar o jogo, adorei a história, o Chaos World dá imensa longevidade, e até mesmo muitos níveis estão muito bem desenhados, só não vou muito à bola com os níveis Rouge/Knuckles e mesmo os do Tales/Robotnik (detesto chamar-lhe eggman) estão muito atrás dos níveis Sonic/Shadow.

Outra coisa que me esqueci de referir, a batalha final é espectacular!

Sim, o pior do jogo é mesmo os niveis de exploração (Knuckles\Rouge), são demasiados longos e chegam a ser irritantes (não gostei nada do radar, que só assinala 1 cristal e não o mais próximo como no SA1).
 
Sim, o pior do jogo é mesmo os niveis de exploração (Knuckles\Rouge), são demasiados longos e chegam a ser irritantes (não gostei nada do radar, que só assinala 1 cristal e não o mais próximo como no SA1).

Irritantes e cansativos classificaria-os assim, mas só aqueles que se passam na Space Colony ARK, porque os outros fazem-se melhor...

O radar pronto, foi uma decisão tomada pela Sonic Team, isso obriga-te a estar muito mais atento, já descobri muitas quando ia à procura daquela que era sinalizada, e isso aumenta os "bonus points" que recebes... ter o mesmo sistema de localização que o Sonic Adventure trnava isso fácil demais...

É claro que concordo contigo no que diz respeito aos gráficos, quando disse que tecnicamente é muito fraquinho, refiro-me à cãmara e outros defeitos no campo da jogabilidade, já me aconteceu bater contra uma parede e caír no "abismo", vezes sem conta carrego na tecla do salto e a personagem em vez de saltar avança para a frente, já morri muitas vezes por causa disso.
Eu na Dreamcast em jogos como Toy Commander também raramente acontecia bater num sítio e cair no "abismo", mesmo que não aconteça muito na versão DC, é talvez um dos incovenientes trazidos dela... isso aconteceu-me no Sonic Adventure perto do Casinopolis, bati num edifício e caí no meio do nada...

O sistema A-Life nota-se bastante desenvolvido em relação ao primeiro SA... eles agora já não morrem se forem maltratados, tem aspectos variadíssimos (consegui ter um chao com o aspecto do NiGHTS mas ele é rosa) e depois diz-se que existem "encarnações" (esta parte nunca vi, nunca fui tão longe)...
 
Última edição:
E eu tambem recomecei este jogo:p alguem me pode relembrar onde é que se apanha a Mystic Melody que é necessaria para apanhar os Lost Chaos?
 
Back
Topo