E para continuar com a minha série de jogos para a Nintendo Gamecube coloco aqui este que tenho estado a jogar ultimamente. Sonic Adventure 2: Battle é o port/remake do original Sonic Adventure 2 para a Dreamcast da SEGA. É um jogo de Sonic, bem parecido à prequela, com elementos de plataforma. No entanto podem jogar com outras personagens do universo Sonic tal como no primeiro e cada personagem tem características diferentes.
Desta vez existem 3 grupos de caracteres, dois para cada grupo, um do lado Hero e um do lado Dark. O primeiro grupo é o do Speed, que tem o Sonic e o novo rival do Sonic: o Shadow, que igual ao Sonic é uma personagem focada na velocidade. Os níveis deles são rápidos e têm elementos de plataformas. O segundo grupo é das máquinas que tem do lado Hero o Tails e do lado Dark o Dr. Eggman, ambos dentro de uma máquina em miniatura ao estilo dos Powerangers. Os seus níveis têm elementos de puzzle e enigmas. E por último temos o grupo dos caçadores de tesouros que incluí Knuckles e a nova personagem Rouge de Bat. Eles têm níveis virados para puzzles e enigmas aonde o objectivo é coleccionar três peças de qualquer coisa, sejam partes da Master Emerald, ou Chaves para a base do Eggman.
O Jogo tem um modo história aonde pode-mos escolher com qual lado quere-mos jogar, Hero ou Dark. E assim seguimos a história de ambos os lados. O modo história é feito de nível em nível com pequenas cut-scenes pelo meio a contarem a história. Após se ter completado ambos os lados da história é desbloqueado o ultimo que é o climax da história aonde tudo se resolve e aonde os lados Hero e Dark se misturam.
O Gameplay é tal como a prequela um pouco "Glitchy". No entanto pode-se dizer que a versão da Gamecube foi muito melhorada nesse aspecto. Continua a haver alguns momentos de frustração quando os caracteres caiem através de paredes invisíveis e outras curiosidades, mas foi radicalmente reduzido em relação à versão dreamcast. No entanto, continua a ser um gameplay com uma curva de aprendizagem relativamente grande, especialmente no que toca à máquinas e a caçar tesouros. Os níveis com o Sonic e o Shadow são de natureza rápida e raramente têm obstáculos que levem mais tempo a contornar. Correr em frente e saltar é tudo o que precisam de fazer. E isto não é necessáriamente uma coisa má.
À parte do modo história temos o stage select que nos permite rejogar todos os níveis do jogo. Cada nível tem 5 missões, sendo que a primeira é a relevante ao modo história e as outras 4 para highscores. Cada missão que se completa adiciona um Emblema à nossa conta de emblemas. Emblemas são um tipo de "medalhas" que se colecciona quando se completa objectivos no jogos. São necessárias para o feature dos Chaos. Quantos mais emblemas tiver-mos, mais raros são os itens e ovos de Chaos que aparecem no Black Market, mas mais sobre os Chaos mais adiante... existem cerca de 180 emblemas. As várias missões num nível podem consistir em apanhar 100 rings, encontrar o Chao perdido, completar o nível num determinado limite de tempo ou fazer a missão normal no modo hard.
Outro modo, é o modo Boss Atack em que temos de vencer os Bosses do modo história todos de seguida tentando fazê-lo no menor tempo possível. Os Bosses estão divididos em Hero, Dark e All, sendo que All é os do lado Hero e Dark juntamente com os do ultimo modo de história. E por último existe o Kart Racing que se desbloqueia após completar a missão da Route 202 com o Tails ou com a Rouge. É um jogo simples em que cada uma das seis personagens tem um Kart e se fazem corridas com três voltas em três pistas diferentes. Mais tarde é possível desbloquear novos karts e mais duas personagens: um Chao e o Gamma. Tudo isto, quando completado, desbloqueia mais emblemas.
O Modo multiplayer é para dois jogadores apenas. Cada jogador escolhe uma personagem e depois são realizadas competições em níveis semelhantes aos do modo história. Existem no entanto mais personagens por escolher. No modo de corridas existem Sonic, Shadow, Amy e Metal Sonic. Cada um com as suas característas. Nas máquinas existem o Tails, o Eggman, um Hero Chao numa máquina gigante que se parece com um Chao Bébé e um Dark Chao dentro de uma que se parece com um Chao Dark. No lado dos caçadores de tesouros temos Knuckles, Rouge, Tikal e Chaos Zero. Enquanto que os níveis de corridas têm como objectivo chegar antes do adversário ao fim do mapa, os níveis de máquinas são combates básicamente e os caçadores de tesouros tentam encontrar o tesouro antes do adversário. Coleccionando rings o jogador ganha habilidades que pode usar como por exemplo o "Chaos Control" do Shadow que paraliza temporáriamente o adversário.
No modo multiplayer existe também o modo de corridas de Chao ou Karaté que pode ser jogado também indo ao Chao Garden.
Por último, e para mim o melhor feature deste jogo, e a razão pela qual o jogo ainda, é o Chao feature. Chaos são pequenos seres interactivos dos quais se cuida como se fossem bébés. Eles comem, dormem e... participam em corridas. Chaos têm 5 atributos diferentes. Swim, Fly, Run, Strenght e Stamina. Os primeiros quatro podem ser aumentados apanhando Chaos Drives das corres correspondentes nos níveis do jogo, ou animais em miniatura, sendo que os animais quando absorvidos pelos Chaos dão-lhes partes deles, como por exemplo as orelhas de um coelho. As possibilidades são infinitas. Existem à volta de 25 animais diferentes que dão várias partes aos Chaos. Um Chao pode ter orelhas de coelho mas patas de javali por exemplo.
Chaos podem evoluír e tornarem-se adultos e quando o fazem podem caír numa das 3 categorias, que são Hero, Dark ou Neutro. A categoria em que calham quando se tornam adultos depende do caractere com que cuida-mos deles, que pode ser um dos 6 caracteres jogáveis. Se por exemplo cuidar-mos de um Chao com o Sonic a tempo inteiro, o Chao torna-se num Hero Chao e quando for adulto terá uma aurela a flutuar em cima da cabeça. Por outro lado se for cuidado pelo Shadow terá uma bola com picos. Se foi cuidado igualmente pleo Sonic e pelo Shadow, torna-se neutro.
Cada um dos 5 atributos determina também para que tipo de Chao ele evoluí. O Chao pode ser Hero e ter como atributo principal Swim quando se torna adulto. Para isso acontecer, Swim tem de ser o atributo em que ele é melhor (em que recebeu mais Chaos Drives ou Animais). O atributo em que ele ficar quando é adulto determina a aparência dele. Ele pode portanto ser um Hero, Dark ou Neutro, de Swim, Fly, Run, Strength ou Stamina, que dá um total de 3x5 diferentes aparências. Mas não acaba por aqui... para um Chao evoluír a Stamina ele tem de comer frutas. Mais sobre isso mais adiante.
Quando um Chao evoluí ele pode alterar a sua aparência de acordo com os atributos de 5x5 maneiras diferentes de acordo com os animais e chaos drives que lhes da-mos. Portanto, dentro de um Chao de Swim, ele pode ter uma aparência meia Swim e meia Fly por exemplo. A aparência que está relacionada com os atributos não tem relação com as partes dos animais, ela é apenas relevante ao Chao. Um Chao de Swim tem por exemplo patas com forma de barbatana, enquanto que o Chao de Fly tem asas bem grandes. Existem centenas de possibilidades.
E como se não bastasse, existem também ovos de Chao diferentes. Ovos podem ser comprados no Black Marked que se situa no Kindergarden. O black Marked vende Ovos de Chaos de várias cores e feitoios. Existem Chaos com cores como Vermelho, Azul, Verde e existem Chaos com cores Laranja que brilham por exemplo. Existem cerca de 26 ovos diferentes no black marked. Esses Chaos nascem com uma determinada cor com a qual ficam, mesmo com a evolução do atributo.
Mas ainda não acabou aqui! Quem tem o Sonic Advance 1 ou 2 para Gameboy Advance, pode ligá-lo à Gamecube e fazer diversas coisas. Existem à volta de 10 diferentes ovos no Chao Garden das versões Advance que incluém Chaos com cor prateada, dourada, de rubi ou safira. Podem ser importados Chaos da versão Gamecube para a Advance e vice versa. Existem também tipos de fruta raros na versão advance que podem ser importados para a versão gamecube que funcionam como animais ou chaos drives e aumentam determinados atributos.
Mas ainda não acabou! Chaos quando se tornam adultos podem juntar-se com outros Chaos e acasalar. A descendência pode ter centenas de possibilidades diferentes no que toca ao aspecto. Tudo depende dos pais, e os atributos também são herdados. Atributos podem ir de E a S sendo que E é o pior e S o melhor. Eles podem ser verificados no médico no Kindergarden, e determinam o quanto um atributo evoluí. Um Chao com Swim de S nada mais rápido que um com E. Por último resta-me dizer que cada atributo pode ser treinado até nível 99. Cada vez que um Chao passa de níveis (por receber animais e chaos drives) o atributo aumenta 25 a 30 pontos (dependendo da letra, pois se tiver um S aumenta provávelmente 30 pontos), podendo atingir um valor máximo de 3000 pontos. Quando um Chao nasce ele está em nível zero em todos os atributos.
Mas para que servem os atributos? São úteis para as corridas de Chaos e o Karaté. Mas existe muita coisa ainda por falar. Isto é o básico. Era muito bom que a SEGA voltasse a fazer um jogo com este feature.