TDT - Tópico Oficial

Em lado algum nesse artigo se fala em acabar com a TDT.

É uma mera alteração de plataforma de distribuição, de feixes hertzianos para cabo, IPTV ou OTT. Relembro que a TDT Complementar também se chama TDT apesar de ser transmitida por DTH. Só por um purismo de linguagem se pode dizer que o regulador defende o fim da Televisão Digital "Terrestre".
 
@FlyingCats a Media Capital também não está (pelo menos abertamente) a propor acabar com o serviço gratuito de televisão, mas sim com a manutenção e pagamento da rede de emissores da Altice, fornecendo o serviço por outros meios alternativos.

Agora, baseia-se no número de 150.000 casas para servir, que:
1. Não sei se é uma boa estimativa;
2. Pode significar limitações. Qualquer pessoa iria poder pedir a instalação na sua casa? O serviço seria realmente universal e acessível?

E de onde vêm os fundos para essa migração? Implica pagamento de instalações e equipamentos pelos consumidores? Por um serviço igualmente pouco variado? Seria estúpido o consumidor/contribuinte ter de financiar a poupança da Media Capital com os emissores TDT.

Agora, se todos os pontos forem endereçados, a mim tanto me faz o tipo de antena ou cabo que traz os canais para casa.
 
@FlyingCats essencialmente o mesmo. Que agora foi proposto!

@bioniclizard a solução satélite para uma caravana não é bem a mesma coisa que a TDT na simplicidade e custo de uso.

A ideia se Portugal deixar de ter uma rede terrestre parece-me neste momento algo descabida.
 
@nipnip A Media Capital é que diz que é uma solução mais barata financiar outros meios de receção em vez de manter a rede terrestre, devido ao baixo número de utilizadores. O regulador é que teria de obrigar a subsidiar equipamentos para, no mínimo, os trazer para os mesmo preços que os atuais.

Se poupa na transmissão, tem de suportar a receção. Se a instalação for mais cara, o serviço perde virtudes e o regulador não pode aceitar. Pode também basear-se em 4G/5G.

Eu acho bastante descabida a ideia, tenho dúvidas que implementar um serviço com abrangência idêntica através de outro meio ficaria mais barato. Mas se as partes interessadas querem, e desde que as condições se mantenham ou melhorem, faça-se a sua vontade.
 
Quero vê-los a ir colocar tdt à minha quinta... Só se vier por power line, porque duvido que patrocinem a colocação duma parabólica num barracão no meio do nada.
 
Quero vê-los a ir colocar tdt à minha quinta... Só se vier por power line, porque duvido que patrocinem a colocação duma parabólica num barracão no meio do nada.
É só mesmo um barracão ou é uma casa constituída na câmara?

Pelo menos a intenção é a internet fazerem chegar a todo o país onde haja casas e armazéns. Vê este mapa
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1738577

Já no que toca à TV no modelo atual tens de cobrir uma parte dos custos da parabólica... Nessas zonas sem DVB-T isto facilmente se resolvia obrigando os operadores a disponibilizarem os 7 canais gratuitos também por fibra. O dinheiro que hoje é para a TDT podia ser canalizado para ali
 
O que eles querem é por toda a gente a pagar para ver toda e qualquer TV e ainda por cima vender as frequências por muitos M€ para outros fins. Relembro que um operador novo como a Digi, que se centra nos dados, vai ter muita dificuldade em fazer concorrência se não houver boa oferta TV de modo independente dos operadores actuais. Acabar com a TDT ajuda a bloquear o mercado a novos entrantes. Esse é o ponto.

Win-WIn pro lado deles. Lose-lose para o cidadão. Agora escolham.
 
@sector_d De que forma é que contratar a distribuição da TDT à MEO + NOS + Vodafone + DIGI + ... pelo meio que quiserem, em vez de à MEO via emissores terrestres afeta isso?

Os canais privados até podem ter o fim da TDT como objetivo final, mas não foi isso que disseram ainda.
 
É só mesmo um barracão ou é uma casa constituída na câmara?

Pelo menos a intenção é a internet fazerem chegar a todo o país onde haja casas e armazéns. Vê este mapa
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1738577

Já no que toca à TV no modelo atual tens de cobrir uma parte dos custos da parabólica... Nessas zonas sem DVB-T isto facilmente se resolvia obrigando os operadores a disponibilizarem os 7 canais gratuitos também por fibra. O dinheiro que hoje é para a TDT podia ser canalizado para ali
É mesmo um barracão de apoio agricola , mas tenho lá uma tv para aqueles momentos mais parados enquanto almoço. Serviço público só tenho mesmo eletricidade que já lá estava quando a comprei, nem água da rede tenho.
 
@sector_d De que forma é que contratar a distribuição da TDT à MEO + NOS + Vodafone + DIGI + ... pelo meio que quiserem, em vez de à MEO via emissores terrestres afeta isso?

Os canais privados até podem ter o fim da TDT como objetivo final, mas não foi isso que disseram ainda.
Tal como em muitos países, a Digi quer entrar com estrutura leve. Não terá nenhum cabo a chegar a casa das pessoas, só vai oferecer Internet, fixa ou móvel, por rádio (por isso comprou espectro em Portugal). Com oferta TV FTA diversificada (como existe em Espanha) em suporte independente dos outros operadores, estão em muito melhores condições para fazer concorrência como ISP de dados puro.
 
@sector_d Convido-te a visitar o tópico da DIGI em Portugal https://forum.zwame.pt/threads/digi-portugal.1069613/

Estão a instalar fibra em tudo quanto é canto, não vai ser um serviço só por rádio.

Quanto à parte de "suporte independente dos outros operadores" - a TDT atual é suportada pela Altice. Só porque usa uma rede à parte, não a faz independente dos operadores.

Mas enfim, eu não estou a dizer que é necessariamente uma boa ideia acabar com os emissores terrestres, mas não vejo que venha mal ao mundo em diversificar os meios de entrega. Por exemplo, se eu não tenho antena TDT e tenho um serviço só de Net, porque não recebo os canais básicos através da rede?
 
Vai ser difícil a Digi massificar o seu acesso fixo de modo a ter retorno rápido. Talvez em alguns centros urbanos... Era óptimo eu estar errado, venham eles. Mas tanto o passado como o presente apontam para que lhes vá ser muito difícil.

Em relação à complementaridade possível com uma (boa, inexistente) TDT, vejam o que diz o colega starcabo no #2,330 nessa thread:

"(...)
Vai ter pacote TV, os testes que estao a ser feitos são com canais da TDT.
Contratos com operadores Tv, estão em negociações.
Os conteúdos em PT são muito caros, contratos tem muitas cláusulas
que torna as vezes impossível fechar contratos.
Está em cima da mesa iniciar operação sem tv, acrescentar servico mais tarde.
(...)"


Era isto que eu queria dizer, pelos vistos já alguém tinha comentado nessa thread.
 
@sector_d Certo, continua a não alterar em nada a questão. Ninguém nesta thread está a propor acabar com o serviço universal de televisão, então qualquer operador poderia transmitir os canais dessa seleção tal como hoje podem transmitir a TDT. O que se está a falar aqui não piora isso de nenhuma forma - também não melhora a seleção de conteúdos disponíveis, mas isso já é um problema no presente.
 
Recomendam alguma antena interna para TDT? Tenho esta mas tenho bastantes falhas e a imagem congela. https://www.*****/pt/product/mercury-st36a-antena-de-tv-interna-fm-com-amplificador-b-av-120635uk
 
@Onvrb

As antenas internas nem sempre são boas opções, o problema prende-se com a localização, o tipo de construção da casa, e principalmente interferência de sinal, o que resulta no problema que estás a ter, falhas constantes e instabilidade, ai não há antena interna que safe, o ideal será montar uma externa, há zonas onde o sinal TDT é bastante forte que nem se precisa de antena, uma ponta de fio chega, mas isto não é uma realidade em todo o território, existe ainda zonas problemática...
 
Tenho uma casa de férias na aldeia das Hortinhas no concelho do Alandroal. Que eu sei que está perto de Espanha. Pretendo comprar uma antena para ver os canais espanhóis e os portugueses.

Que antena me aconselham para ter a melhor captação possível de canais espanhóis? E que receptor devo comprar? Tenho uma TV Philips que é de 2021 por isso acho que não terei problemas para ter os canais espanhóis.
Já agora qual o emissor de Espanha que está mais próximo da minha localização?
 
@Paulov

Já foi respondido no outro topico a mesma questão, não vale apena postar em dois locais, a resposta continua a ser a mesma, em zona fronteiriça é necessário de duas antenas UHF uma virada a Espanha e outra virada para Portugal, depois é ligar ambas a um misturador de sinal e ligar há tv e fazer busca dos canais, a orientação das mesmas se não tiver um medidor de campo vai ter de ser a olho e dando ajustes até o sinal ficar estável, ultimo caso tem de contratar assistência técnica...

Antenas qualquer modelo modelo tipo "televés dat hd boss" serve visto que é próximo da fronteira.

 
Back
Topo