Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.

Faz sudo konqueror a ver se tens permissões para mudar as permissões nas propriedades ;)

P.S.:
E sim eu sei que o root está desactivado :P Mas é como medida de segurança!!
E BTW só não uso Kubuntu (KDE) por causa de ter muito mais pancas que o Ubuntu (GNOME)... tem problemas a montar discos e a gerir cenas... como te disse o meu disco externo de 500GB em NTFS também me davam problemas desse género... Se conseguires resolver agradeço pode ser que mais tarde (quando sair o proximo Kubuntu por exemplo) volte para KDE.

Só não tenho formatado o disco externo para FAT32 porque infelizmente o FAT32 não permite ficheiro maiores do que 4GB :( e às vezes tenho lá imagens de DVDs e ficheiros compactados com mais de 4GB.


EDIT: Instala o Kubuntu 7.10 pode ser que contigo funcione melhor!! ;)
 
Faz sudo konqueror a ver se tens permissões para mudar as permissões nas propriedades ;)

P.S.:
E sim eu sei que o root está desactivado :P Mas é como medida de segurança!!
E BTW só não uso Kubuntu (KDE) por causa de ter muito mais pancas que o Ubuntu (GNOME)... tem problemas a montar discos e a gerir cenas... como te disse o meu disco externo de 500GB em NTFS também me davam problemas desse género... Se conseguires resolver agradeço pode ser que mais tarde (quando sair o proximo Kubuntu por exemplo) volte para KDE.

Só não tenho formatado o disco externo para FAT32 porque infelizmente o FAT32 não permite ficheiro maiores do que 4GB :( e às vezes tenho lá imagens de DVDs e ficheiros compactados com mais de 4GB.


EDIT: Instala o Kubuntu 7.10 pode ser que contigo funcione melhor!! ;)

Deu-me a seguinte informação:

"carlos@carlos-laptop:~$ sudo konqueror
Password:
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
Major opcode: 144
Minor opcode: 3
Resource id: 0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
Major opcode: 144
Minor opcode: 3
Resource id: 0x0
Failed to open device
konqueror: WARNING: Can't open /root/.kde/share/apps/konqueror/bookmarks.xml
carlos@carlos-laptop:~$"

Presumo, que seja um erro, infelizmente...

O Kubuntu 7,10, já tem suporte para NTFS? Detecta-me automaticamente a partição?
 
Yah o Kubuntu 7.10 vem já com NTFS-3G integrado (ainda que no Ubuntu tiveram mais cuidado na integração da mesma).
EU tava aqui a pensar... EU já usei Ubuntu, aquele em tons de castanho, e preferia esse... Mesmo em termos de estabilidade e até de design...

Qual é a última versão do Ubuntu?

EDIT: É a 7.10 também? Pelo que vejo no site oficial...

Agora tou para ver como é que vou formatar isto, nestas partições actuais do Linux... Ainda por cima com o Boot Loader do Linux... :S

Como é que eu faço agora?????

Se puser a opção "Guiada" ele quer-me formatar os 100GB, ou seja, o disco total, o que está fora de questão...

Se puser a opção "Manual" aparece-me o seguinte erro, eu já estive para aqui a explorar e não entendo o erro:

- imagens demasiado grandes, por favor fazer resize -


Vejam se está tudo bem! Obrigado!
 
Última edição pelo moderador:
[AJuda] Permissoes em LINUX.. mt urgente!

Boas ppl. ontem instalei o Ubuntu 7.0.4. correu tudo bem. acontece k entro dentro de um Disco, neste caso o disco de backup e quero copiar uns ficheiro pra outro disco, so que o ubuntu nao deixa, apresentando o aviso de que nao tenho permissoes pra o fazer. vou as propriedades e diz-me que nao sou o dono.. como é possivel, se fui eu que instalei, que criei user e password. alguem sabe?

cumps
 
eu n percebo mt de linux. posso te dizer que tenho dual boot. e o disco do qual tentava copiar oss ficheiros, é um disco em ntfs, que me serve pros backups em windows.. quanto ao ntfs-3g nao percebi mt bem a cena :S:S:S
 
eu n percebo mt de linux. posso te dizer que tenho dual boot. e o disco do qual tentava copiar oss ficheiros, é um disco em ntfs, que me serve pros backups em windows.. quanto ao ntfs-3g nao percebi mt bem a cena :S:S:S

Estás a copiar de um disco ntfs, para um disco em que tipo de partição?

Se for para copiar para um disco em ntfs tens de seguir o tutorial que coloquei acima, para activares o suporte para escrita nesse tipo de partições.

Caso não seja para um disco ntfs, mete o resultado do seguinte comando aqui:

Código:
cat /etc/fstab
 
fiz o que dizia o guia e nao deu. continua sem me deixar copiar...
eu explico melhor.. eu tinha um programa no windows que é o FolderLock. pra por password em pastas. so que, formatei o pc, e esquecime de retirar a password das pastas, e , mesmo coma re-instalação do programa, nao da pa desbloquear a pasta.

soluçao: pelo linux. o linux nao difrencia se a pasta esta codificada ou nao. eu aqui no linux abro as pastas a vontade. agora, o que eu queria era copiar os ficheiros que estao naquela pasta do disco de backup (ntfs), para a raiz do disco (logo ficavam desbloqueados)
 
fiz o que dizia o guia e nao deu. continua sem me deixar copiar...
eu explico melhor.. eu tinha um programa no windows que é o FolderLock. pra por password em pastas. so que, formatei o pc, e esquecime de retirar a password das pastas, e , mesmo coma re-instalação do programa, nao da pa desbloquear a pasta.

soluçao: pelo linux. o linux nao difrencia se a pasta esta codificada ou nao. eu aqui no linux abro as pastas a vontade. agora, o que eu queria era copiar os ficheiros que estao naquela pasta do disco de backup (ntfs), para a raiz do disco (logo ficavam desbloqueados)

Faz aqui paste do erro por favor.
 
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/hdd1
UUID=d4702722-5776-4af7-aecb-71aeb7807e7a / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# /dev/hdd5
UUID=98b79bcb-9011-427a-afae-331cb6f53f76 none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0
xavi@xavi-linux:~$ cat /etc/fstabcat /etc/fstabcat /etc/fstab
 
Não é por nada, mas não vejo aí o mountpoint para o "backup" nem para o "programas".

Montaste isso à pata, ou foi o ubuntu que montou automaticamente?
 
lol. como te disse n percebo mt disto. simplesmente eu instalei o ubunto . ele fez td sozinho. so sei que tenho acesso a todos os discos do meu pc, embora nao consigo copiar ficheiros nenhuns.
 
Sinceramente, está é difícil perceber o teu esquema de partições.

Tens de dizer de onde queres copiar (e em que sistema de ficheiros está) e para onde queres copiar (e dizer em que sistema de ficheiros está).
 
quero copiar do disco backup (ntfs) para a raiz do proprio disco:

assim:

Z:\Pasta_a_copiar para Z:\


fiz os comandos que me deste, e quando faço enter, aparece a palavra PASSWORD, e quando tento escrever algo ele n escrever nada. nem letras nem numeros :S:S
 
Última edição:
da isto:

xavi@xavi-linux:~$ sudo cp -r /media/externo/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi
Password:
cp: não é possível executar stat `/media/externo/Ficheiros': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `Codificados': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Ficheiro ou directoria inexistente


(onde, Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}, é o nome da pasta que quero copiar)
 
quero copiar do disco backup (ntfs) para a raiz do proprio disco:

assim:

Z:\Pasta_a_copiar para Z:\


fiz os comandos que me deste, e quando faço enter, aparece a palavra PASSWORD, e quando tento escrever algo ele n escrever nada. nem letras nem numeros :S:S

É mesmo assim. Não é suposto aparecer nada.

Eu apaguei o post porque pensei que tinha percebido mal os locais de onde querias copiar.

Sendo assim será qualquer coisa como:

Código:
sudo cp -r /mountpoint de origem /mounpoint de destino

mountpoint de origem - /media/externo, /media/programas, ou seja qual fôr ... não consegui perceber onde estavam os ficheiros que querias copiar e com a resposta que deste também não elucidaste nada :P

mountpoint de destino - se é o disco de linux, é /home/nome_do_teu_user

Depois

Código:
chmode 777 /home/nome_do_teu_user/nome_da_pasta

Para dares permissões para toda a gente poder aceder.

E depois tenta aceder à pasta a ver se dá (pode ser pelo modo gráfico).

EDIT:

da isto:

xavi@xavi-linux:~$ sudo cp -r /media/externo/Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} /home/xavi
Password:
cp: não é possível executar stat `/media/externo/Ficheiros': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `Codificados': Ficheiro ou directoria inexistente
cp: não é possível executar stat `19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}': Ficheiro ou directoria inexistente


(onde, Ficheiros Codificados 19-11-2007.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}, é o nome da pasta que quero copiar)

E a pasta tá no externo, ou tá no programas, ou noutra directoria?

Se estiver, volta a executar o comando mas mete o nome da pasta (só o da pasta ficheiros ...) entre aspas. O espaço é um caracter especial, não podes introduzir assim ...
 
Última edição:
Back
Topo