Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.

boas noites :)
hoje estava a customizar isto e surgiu-me uma pequena dúvida:
existe alguma maneira de alterar o simbolo do ubuntu que está no canto superior esquedo do ecran? é que queria pôr o ubuntu Mac OSX like, e uma maçãzinha ficava lá bem lol

abraços
 
boas noites :)
hoje estava a customizar isto e surgiu-me uma pequena dúvida:
existe alguma maneira de alterar o simbolo do ubuntu que está no canto superior esquedo do ecran? é que queria pôr o ubuntu Mac OSX like, e uma maçãzinha ficava lá bem lol

abraços
ve isto
para saberes que set de icons tas a usar e onde se encontra basta tentar mudar um ícon qualquer de uma aplicação qualquer que tenhas adicionado à barra.
 
Boas

Já tinha o Ubuntu 6.10 á uns meses mas ontem resolvi instalar o 7.04, correu tudo bem na instalação. ;)

No entanto hoje tentei mudar a resolução para a do ecra do meu portatil (1400*1050) é que só deixava ir até 1024*768 eu ia á opção de mudar a resolução para os 1400 mas depois aparecia tudo desconfigurado.

Já quando tinha o 6.10 tive q seguir um tutorial pa conseguir por a resolução que queria, no entanto nao o guardei e já nao me lembro como se faz, por isso meti-me a experimentar o envy que pelo que li fazia as coisas automaticamente.

Lá instalei o programa e disse pa instalar as drivers ATI (tenho um portatil ASUS com uma ATI mobility randeon 9000), parece que correu tudo bem, fiz o restart recomendado e depois quando devia aparecer o login deu um erro em que disse que nao conseguia carregar o X.

Pelo que andei a ver acho que a minha placa nao dava para o fglrx ou qualquer coisa do genero.

Tentei instalar os driver randeon no modo texto e desinstalei o envy mas continuo sem atinar com aquilo e meter o ambiente grafico a funcionar outra vez. :(

Agradecia umas luzes sobre o assunto, é que nao me apetecia tar a reinstalar o Ubuntu outra vez. :(
 
Hoje tirei o dia para me chatear e instalar isto.
Já devo ter formtado isto umas 3.. não, 4.. ou serão 5? Anyway, já lhes perdi a conta.

Isto é muito engraçado. Detectou-me o wireless logo no live cd e pensei que ia ter uma relação de amor com isto. Pensei que ia seguir a linha que tanto me tinha agradado no 6.10.

Bem, já resolvi alguns problemas que me estavam a chatear desde as 10 da manhã. Mas há um que me deixa algo chateado.

Quando fiz um reboot pela 1ª vez, as horas e o icon do som apareceram no lugar errado. Apareceram "fora" do sitio onde deviam estar, para lá do separador. Eu caguei naquilo, fiz remove from pannel dos items que estavam no sitio certo (para cá do separador) e fiquei naquela. Bem, pelos vistos, escolha errada. Agora não tenho nenhum icon que fique na tray, pois parece que aquilo era a tray.
Resumindo, alguem sabe como recuperar a tray?
Esqueçam. Sou mesmo parvo. Foi só chegar e adicionar uma notification area. Ate me admiro com a minha estupidez.
 
Bem, entretanto pesquisei mais um pouco e lá consegui voltar a ter o ambiente grafico a funcionar.

Usei o comando "sudo dpkg-reconfugure xserver-xorg" e selecionei Ati.

Agora a minha duvida é para o meu portatil (ATI mobility randeon 9000) qual será a melhor solução em termos de drivers de forma a obter a melhor aceleração?

E já agora, como é que consigo por o meu portatil a funcionar com a minha TV lcd ligada por cabo vga.

Agradeço as dicas, é que eu sou bastante noob em ubuntu. :(
 
Última edição:
Agora a minha duvida é para o meu portatil (ATI mobility randeon 9000) qual será a melhor solução em termos de drivers de forma a obter a melhor aceleração?

E já agora, como é que consigo por o meu portatil a funcionar com a minha TV lcd ligada por cabo vga.

Agradeço as dicas, é que eu sou bastante noob em ubuntu. :(

Quanto à placa, que é a minha, não tens escolha. Os drivers proprietários só suportam da 9550 para cima. Os drivers livres ficam activados logo na instalção, é só instalar o beryl e está a bombar. No tweaking, no changing xorg, nothing (o compiz, ou como eles lhe chamam, os dektop effects, funcionam logo só com o live cd, sem instalação, nada ...)

Quanto à questão da tv, a resposta é simples. Não consegues, por causa dos drivers ... ;)
 
Quanto à placa, que é a minha, não tens escolha. Os drivers proprietários só suportam da 9550 para cima. Os drivers livres ficam activados logo na instalção, é só instalar o beryl e está a bombar. No tweaking, no changing xorg, nothing (o compiz, ou como eles lhe chamam, os dektop effects, funcionam logo só com o live cd, sem instalação, nada ...)

Quanto à questão da tv, a resposta é simples. Não consegues, por causa dos drivers ... ;)

Estou com uma X700 mobile, já experimentei os drivers "device ati" e funciona o compiz, mas fico sem aceleração gráfica (glxgears). Instalei os proprietários e tenho direct rendering e 3d acel. mas não é suportado pelo compiz. Com o XGL server, fico com compiz mas com uma aceleração marada.

Como utlizador ATI, que opção recomendas? Só quero mesmo o compiz (integrado no feisty)
 
Estou com uma X700 mobile, já experimentei os drivers "device ati" e funciona o compiz, mas fico sem aceleração gráfica (glxgears). Instalei os proprietários e tenho direct rendering e 3d acel. mas não é suportado pelo compiz. Com o XGL server, fico com compiz mas com uma aceleração marada.

Como utlizador ATI, que opção recomendas? Só quero mesmo o compiz (integrado no feisty)

Para a tua placa, segundo sei, só vai funcionar bem com os drivers proprietários, e logo, só com o XGL ...

Como utilizador de ATI, só tenho uma coisa a dizer -- livra-te dela, se puderes (se não for um laptop) e compra uma nvidia ;)

Edit: desculpa, não reparei na palavra "mobile" ... bem, a única opção é mesmo o XGL :(
 
Quanto à placa, que é a minha, não tens escolha. Os drivers proprietários só suportam da 9550 para cima. Os drivers livres ficam activados logo na instalção, é só instalar o beryl e está a bombar. No tweaking, no changing xorg, nothing (o compiz, ou como eles lhe chamam, os dektop effects, funcionam logo só com o live cd, sem instalação, nada ...)

Quanto à questão da tv, a resposta é simples. Não consegues, por causa dos drivers ... ;)

Obrigado pela resposta.

Em relação aos drivers eu estive á bocado a experimentar por os randeon e usei este tutorial .

No glxgears estou com 1974.036 FPS isto é o normal para esta placa ou dá pa obter mais?

Este driver randeon dá melhores ou piores resultados do que o que vem de origem (Ati)?

Em relação aos desktop efects, tavam a funcionar bem, mas agora o efeito cubo já nao funciona, só dá o resto, é por ter estes drivers?!?
 
Para ATI < 9600 existe uma forma de tirar mais FPS, usando o HyperZ, uma funcionalidade existente nessas placas.

Para activar, instalem o Driconf.

$ sudo apt-get install driconf

$ driconf

e activem o HyperZ. Os fps podem aumentar até + 1000 fps
 
Já tive a tentar melhorar o comportamento consegui passar para 2146.988 FPS, só melhorou um bocadinho :(, mas é melhor que nada.

Activei o HyperZ e tive a mudar algumas opçoes da secção "Device" no xorg.conf meti estas que tavam no http://www.guiaubuntupt.org/forum/index.php?topic=153.0:

Section “Device”
Identifier “ATI Technologies Inc Radeon R250 [Mobility 9200]”
Driver “radeon”
Option “AGPMode” “4″
Option “AGPFastWrite” “true”
Option “DisableGLXRootClipping” “true”
Option “AddARGBGLXVisuals” “true”
Option “AllowGLXWithComposite” “true”
Option “XAANoOffscreenPixmaps” “true”
Option “EnablePageFlip” “true”
BusID “PCI:1:0:0″
EndSection

Mas nao melhorou grande coisa.

Entao em relação ao ter a Tv lcd ligada ao pc por vga nao existe mesmo nada a fazer? Lá vou ter que usar o Xispe quando quiser ver um filmesito...

Proximo portatil já sei o que nao vou querer... Uma placa ATI >(
 
Tenham cuidado com as opções que o youbi pôs, na minha 9200 com algumas dessas o X deixa de aparecer. Com a minha outra 9200SE já não há problemas...

Alguém tem ou já teve o mesmo problema?

EDIT:
Entao em relação ao ter a Tv lcd ligada ao pc por vga nao existe mesmo nada a fazer? Lá vou ter que usar o Xispe quando quiser ver um filmesito...

Com os antigos drivers fglrx eu conseguia ter tv-out (cheguei a experimentar) mas agora fglrx já não suporta o Xorg mais actual...
 
Tenham cuidado com as opções que o youbi pôs, na minha 9200 com algumas dessas o X deixa de aparecer. Com a minha outra 9200SE já não há problemas...

Alguém tem ou já teve o mesmo problema?

EDIT:


Com os antigos drivers fglrx eu conseguia ter tv-out (cheguei a experimentar) mas agora fglrx já não suporta o Xorg mais actual...

Sim, com os antigos também consegui, antes destes aparecimentos dos beryls e afins :) ... Mas com o evoliur (para pior, não para melhor) dos drivers a coisa ficou impossível.
 
Pessoal tou vos a escrever do ubuntu 7.04. No primeiro post fiz aquilo do suporte para ntfs mas aparece-me isto:
...
This aptitude does not have Super Cow Powers.
ubuntu@ubuntu:~$

Srry pla noobice

Dude, se não meteres o "install" (sudo aptitude install ntfs-3g ntfs-config) no aptitude ele não vai adivinhar o que queres fazer ;)
 
Entao pf escreve o codigo exactamente como devo por. Ja tentei de varias formas e nao consigo, antes de postar. BTW como ponho o teclado para reconhecer os acentos direitos_ *que belo ponto de interroga;ao e parentesis(

EDIT: Já escrevo bem no teclado! XD

Agora quero por isto a 1280x1024 e pufas... não tem opção
 
Última edição:
Entao pf escreve o codigo exactamente como devo por. Ja tentei de varias formas e nao consigo, antes de postar. BTW como ponho o teclado para reconhecer os acentos direitos_ *que belo ponto de interroga;ao e parentesis(

sudo aptitude install ntfs-3g ntfs-config ... já tinha posto ... esqueceste-te do "install"

Quanto aos acentos é estranho. Não tens o teclado configurado para Português?
 
Back
Topo