Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.

Tens a certeza?

Desde que eu comecei o meu contacto com o Ubuntu, na versão 6.06, sim.

Tirado da wikipédia, no caso ainda estares com duvidas :)

http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_%28Linux_distribution%29 disse:
Since version 6.06 LTS, Ubuntu's disc has served both as a Live CD and an install disc. This disc boots into a fully featured desktop, allowing the user to see whether his or her hardware is compatible and experiment with the applications available. The CD also allows the user to install Ubuntu to the hard disk using the Ubiquity application, and preserves documents created on the live desktop. An alternate install disc using the text-mode debian-installer is also available, aimed towards those with lower system specifications, towards administrators installing Ubuntu on many systems, and for complex disk partitioning.

There are two types of releases: one for desktop and laptop computers and one for servers. The desktop and laptop version is available for x86 and x86-64 computers. The server edition is available for both platforms in addition to SPARC and does not ship as a Live CD (using the text-mode installer exclusively).
 
EI pessoal! Eu tenho estado aqui a experimentar essa coisa qu é o linux, e estou até bastante contente. No entanto, quando quero mexer em pastas como a de raiz ou o usr, ele diz que não tenho permissões!
...
Mas que raio? Alguém podia dar uma mãozinha?
 
acabei de instalar isto num portatil com uma X300 acham q devo ficar com os drivers q ele traz de origem ou seguir algum guia para instalar outros?
 
Boa tarde pessoal,

Não sei se me conseguem ajudar, passa-se o seguinte instalei o ubuntu e como o normal no boot pede-m para escolher entre o ubuntu ou o win, até ai tudo bem...passa-se que cada vez que inicio o pc surge mais uma opção do ubuntu e outa do recory mode:wow: ...ou seja ja la vão 3 ubuntus e 3 recovery mode(vezes que riniciei o pc) mais o win xp (apenas 1)...alguém me consegue explicar o que se passa?:'( :'(

Desde já obrigado.
 
mais uma opção?
isso só aparece uma opção nova quando há um update ao kernel, assim sendo a nova opção que aparece é o novo Kernel

Para apagar os kerneis antigos vai ao Synaptic , procura por "linux-image" e manda remover as versões antigas do kernel que não queres.
 
mais uma opção?
isso só aparece uma opção nova quando há um update ao kernel, assim sendo a nova opção que aparece é o novo Kernel

Para apagar os kerneis antigos vai ao Synaptic , procura por "linux-image" e manda remover as versões antigas do kernel que não queres.


Pois eu fiz os update porque eu instalei a 6.10 e tive que fazer alguns updats...para a 7.04 etc....será que foi isso?

Muito obrigado:)
 
como se faz isso de apagar as veroses antigas? por acaso tenho 7.04 de raiz e so la ta uma mas quando tinha 6.10 ja la tinha uma catraifada delas.

btw, ja algum tempo q nao edito nada no guide vou la hoje dar um achega valente.
 
Como disse o iGama:
Synaptic (por exemplo) e apagar as linux images que não interessam.
Eu costumo deixar 2: a mais recente e a anterior não vá o diabo tece-las e ter de fazer uma nova instalação.
 
Desculpem a pergunta estupida, mas não era por aki (techzone) que diziam uma forma de colocar as leds dos portateis acer do wireless a mostrar se ele ta ligado ou nao? é que já procurei e não consegui encontrar grande coisa :s
 
Não percebi a razão do teu post aqui mas assumindo que esta é uma thread do Ubuntu, mais precisamente da última versão, Feisty Fawn/ 7.04, só me ocorre que essas luzes sejam intermitentes e aquando do wireless ligado (informando quando recebe e envia dados). Mas é indispensável que já tenhas a luz (hardware) no portátil. Neste caso o que precisas é de activar os drivers nativos/ integrados (open-source), nesta última versão basta-te dois cliques.

Caso te refiras a adicionar uma luz (procedendo à abertura do portátil) aconselho-te a consultares a secção Modding ;)
 
Não percebi a razão do teu post aqui mas assumindo que esta é uma thread do Ubuntu, mais precisamente da última versão, Feisty Fawn/ 7.04, só me ocorre que essas luzes sejam intermitentes e aquando do wireless ligado (informando quando recebe e envia dados). Mas é indispensável que já tenhas a luz (hardware) no portátil. Neste caso o que precisas é de activar os drivers nativos/ integrados (open-source), nesta última versão basta-te dois cliques.

Caso te refiras a adicionar uma luz (procedendo à abertura do portátil) aconselho-te a consultares a secção Modding ;)


Eu sei que esta e a thread do ubuntu feisty -.- tava era mesmo a perguntar como activar a luz de ligado do wireless que os portateis trazem!
 
Eu sei que esta e a thread do ubuntu feisty -.- tava era mesmo a perguntar como activar a luz de ligado do wireless que os portateis trazem!

Neste caso, estás no sítio certo. Sabes o modelo da tua placa wireless? Arrisco tratar-se duma Texas cujo driver será o bcm43xx (uma vez ser bastante comum nos Acer).
Podes executar este comando na consola para confirmar:

lspci | grep Broadcom\ Corporation


Leitura aconselhada: Wiki.

Pessoalmente aconselho a instalação dos drivers proprietários: o bcm43.inf.
Poderás sacar da página do fabricante: Drivers do Windows XP por exemplo e com recurso ao ndiswrapper usá-lo em Linux.
Opinião da maioria é que parece funcionar melhor. E é o tenho usado até ao momento.

Para tal, a melhor forma é instalares o automatix2: vê aqui como fazer
Instalas ndiswrapper. Extrais a pasta tar.gz onde se encontra o ficheiro bcm43xx.inf e selecionas adicionar ao ndiswrapper. Abres a consola e fazes:
echo blacklist bcm43xx | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist
[FONT=&quot]

[/FONT]Depois renicias o pc, e ao pressionares a tecla wireless a luz acende e tens wireless activo ;)
 
Fiz a actualização do 6.10 p/ o 7.04 (Xubuntu) full install, mas as duas partições FAT32 (sda4-partição 5Gb / sdb1-disco inteiro 20Gb) apesar de aparecerem e estarem partilhadas só têm 1,2Gb cada e nem vejo os ficheiros q supostamente lá estão.

Já segui o Guia p/ o mount automático das partições no arranque (ler / escrever) e ao inicializar o fstab:

warning: no new line at the end of the file.

O ponto de montagem é: /media, respectivamente windows1 e windows2.

fstab original:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/sda1
UUID=1d915331-16a0-492e-b40a-56ff37c03d45 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# /dev/sda3
UUID=b2f55375-b04a-4a14-adc9-7e2c02349fcd /home ext3 defaults 0 2
# /dev/sda4
UUID=9C3F-FCE1 /windows1 vfat defaults,utf8,umask=000,gid=46 0 0
# /dev/sdb1
UUID=10C7-CAFC /windows2 vfat defaults,utf8,umask=000,gid=46 0 0
# /dev/sda2
UUID=49605744-ec86-476a-82ad-6c574950cdea none swap sw 0 0
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0


Agradecia uma ajudinha s.f.f., desta vez nem a ler me safei.
obrigado.
 
Última edição:
preciso de ajuda.

tenho tudo instalado e a funcionar bem, mas o problema e a net

Vou a consola e ponho "sudo pppoeconf", as vezes aparece a primeira(aquela janela azul onde se configura a ligação) outras tenho de desligar e ligar o modem, mas quando da ponho tudo bem a net liga mas passado 1 ou 2 minutos desliga-se.

Vou a consola ponho "plog" e aparece isto( ja depois de ela se desligar)

May 2 17:19:14 hugo-laptop pppd[6494]: Serial link appears to be disconnected.
May 2 17:19:14 hugo-laptop pppd[6494]: Connect time 4.5 minutes.
May 2 17:19:14 hugo-laptop pppd[6494]: Sent 45804 bytes, received 162999 bytes.
May 2 17:19:14 hugo-laptop pppd[6494]: restoring old default route to eth0 [192.168.10.1]
May 2 17:19:20 hugo-laptop pppd[6494]: Connection terminated.
May 2 17:19:20 hugo-laptop pppd[6494]: Modem hangup
desculpem la se isto tiver erros mas teve de ser escrito a pressa antes que a net se voltasse a desligar lol

edit: ja consegui, apaguei o ficheiro dsl-provider da pasta etc/ppp e fiz um novo com o comando "sudo pppoeconf"

Edit2: ja nao da reiniciei o pc e voltou ao mesmo alguem sabe o que se passa com isto?
 
Última edição:
Back
Topo